sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Duca, Bianca, Pedro e Karina: um quarteto que honra o protagonismo de "Malhação Sonhos"

Não tem sido uma missão fácil escalar os personagens principais de "Malhação" nos últimos anos. Os problemas acabaram surgindo nos mais recentes perfis centrais, afetando o eixo das histórias, provocando rejeição do público. Em "Malhação Conectados", citando apenas alguns exemplos, a mocinha (Cristal - Thaís Melchior), como não deu certo, acabou virando vilã. Já na "Malhação Intensa", o mocinho Dinho (Guilherme Prates) precisou ser trocado pelo Vitor (Guilherme Leicam). E em "Malhação Casa Cheia", o casal principal (Ben e Anita) era infantilizado e os atores não convenceram. Porém, contrariando esta 'regra' presente nas últimas temporadas, "Malhação Sonhos" acertou em cheio com seus protagonistas.


Duca, Bianca, Karina e Pedro são personagens muito bem construídos pelos autores e Arthur Aguiar, Bruna Hamu, Isabella Santoni e Rafael Vitti estão honrando o posto de protagonistas da temporada. O quarteto central move a história escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm e os intérpretes são muito exigidos, pois os perfis estão presentes em todos principais os núcleos da trama. Ou seja, se os atores fossem fracos ou os papéis rasos, a credibilidade do roteiro seria facilmente afetada.

Porém, a equipe responsável pela escalação e pela construção dos personagens estava inspirada. O resultado é a completa sintonia vista entre os intérpretes e a química presente nas relações ficcionais. Duca é um mocinho íntegro, mas que passa longe de qualquer tipo de pedantismo.
Lutador de Muay Thai, se dedica ao esporte e cuida da sua avó paraplégica (Dalva - Iná de Carvalho) com muito carinho. Ainda batalhou para ir atrás do irmão rebelde (Alan - Diego Amaral) que se fingiu de morto. É apaixonado por Bianca, uma mocinha que não tem nada de politicamente correta e vive enfiando os pés pelas mãos com o intuito de acertar.

A menina é uma típica romântica e tem uma forte ligação com a irmã, cuja personalidade é completamente oposta. Enquanto Bianca é mais delicada, feminina e quer ser atriz, Karina é agressiva, desleixada e sonha em ser lutadora. As duas vivem brigando, mas apesar das constantes discussões, as irmãs têm uma imensa cumplicidade e estão sempre unidas. Bruna Hamu tem uma ótima química com Arthur Aguiar, assim como tem uma imensa sintonia com Isabella Santoni, que por sua vez combina muito cenicamente com Rafael Vitti, intérprete do Pedro.

O filho de Marcelo (Felipe Camargo) e Delma (Patrícia França) tem uma irmã muito mais nova (Tomtom - Bianca Vedovato) que é bem mais madura que ele. Atrapalhado e bobo, Pedro tem uma banda e luta para fazer sucesso. Acabou se apaixonando pela esquentadinha, apelido que deu para Karina. A relação é voltada para a comicidade e os intérpretes estão ótimos, transmitindo toda a química necessária para o par funcionar. O casal 'Perina' é um dos muitos pontos altos da atual temporada.

Já o romance protagonizado por Duca e Bianca (apelidado de 'Duanca') é mais voltado para o romantismo e os personagens são tão bem delineados quanto Pedro e Karina. A preocupação que um sente pelo outro envolve quem assiste, assim como a relação do casal, que ficou estremecida após o rapaz descobrir que a namorada pagou para o guitarrista ficar com sua irmã. Situação típica, aliás, de qualquer boa comédia romântica.

Arthur Aguiar está muito seguro na pele do mocinho e Bruna Hamu convence em todas as cenas de Bianca, que lembra um pouco a romântica Ju (Agatha Moreira), da "Malhação Intensa", dos mesmos autores. Já Rafael Vitti esbanja carisma e está completamente à vontade no papel ----- seu Pedro é o personagem mais engraçado da atual temporada -----, enquanto que Isabella Santoni tem se mostrado uma grata e promissora revelação na pele da cativante Karina, cuja personalidade é um pouco parecida, guardadas as devidas proporções, com a da Lia (Alice Wegmann), perfil também presente na temporada de 2012 ("Intensa").

Os quatro personagens principais compõem um harmônico conjunto, onde o drama e a comédia são muito bem dosados e equilibrados. Os casais funcionam assim como os conflitos de cada um deles, que têm diferentes personalidades. As relações interpessoais e intrapessoais são construídas de forma densa e verossímil.

Os tipos que compõem o quarteto central de "Malhação Sonhos" foram muito bem escritos por Rosane Svartman e Paulo Halm, e os personagens estão sendo interpretados com competência pelos atores, que honram o protagonismo da história. Duca, Bianca, Karina e Pedro são típicos adolescentes, cujos problemas e dramas cativam o público, facilmente fisgado pelos capítulos da tão atrativa temporada. Em suma, bons papéis na mão de promissores talentos.

93 comentários:

Anônimo disse...

Sérgio, sou sua fãzona! Te acompanho sempre no Twitter e concordo com mais esse texto maravilhoso. Tem sido uma sina acertar nos protagonistas não só da Malhação como das novelas no geral. Mas essa temporada Sonhos foi de uma felicidade rara. Acertaram em cheio mesmo com esses 4 e tanto os atores quanto os personagens são bons. Estou adorando acompanhar mesmo já tendo passado da idade.

Ana Carolina disse...

Sérgio, essa Malhação me conquistou e sempre que posso faço questão de assistir. Historinha muito gostosa e concordo sobre os 4 protagonistas. Adoro os casais, cada um a sua maneira, e os personagens. Vc escreveu mt bem.

Anônimo disse...

Essa temporada aí tá dando uma aula de teledramaturgia pra muita novela que está no ar.

Anônimo disse...

Duanca é chatinho demais, o casal ao longo do tempo perdeu o fôlego e a graça. Os melhores casais dessa temporada, sendo super sincera é Cobrade e Perina. Esse sim, é o quarteto que vem agregando audiência e graça a trama. É deles os maiores Fandons de malhação! Duca e Bianca estão sendo rejeitados por boa parte do público, que prefere ver Duca com qualquer uma, menos Bianca.

Anônimo disse...

Essas pessoas que reclamam de Duanca são daquele time de loucas chamadas Megavi daquela novela que me recuso a pronunciar o nome. Adorei o texto, Sérgio, perfeito como sempre. E que eu saiba, Cobra e Jade, apesar de ótimos, não são protagonistas.

Andressa Mattos M. disse...

Sérgio, como vc já sabe essa Malhação me conquistou. E olha que nunca fui chegada nessa novelinha. Mas vc escrevia textos tão elogiosos e eu confio tanto nas suas análises que me vi obrigada a conferir. E pronto, vi e fui fisgada. Já me arrependi pq nem sempre posso ver. rsrs E seu texto está ótimo. Enquanto Duca e Bianca formam um casal no estilo mais clássico dos pares românticos, Pedro e Karina representam os estabanados no melhor estilo Sherk e Fiona. Adoro os personagens e os atores são promissores. Beijo e bom fim de semana.

Kauê disse...

Sérgio, mais um texto mt bom!

Estou adorando essa atual temporada de malhação, e esse quarteto protagonista está fantástico.

Acredito que o maior destaque é a Isabella Santoni que honra e defende a Karina com louvor, desde a caracterizão em que ela teve que cortar aquele cabelão já estava totalmente entregue à personagem.
Enfim, estão todos ótimos! Ganharam bons personagens e estão fazendo bonito!!!!

Abraços! :)

Milene Lima disse...

Eu gosto também dessa Malhação. O Pedro é uma delícia, as trapalhadas dele são divertidíssimas. Arthur Aguiar é um lindo e talentoso. As meninas, também, embora eu ache a menina que faz a Karina melhor que a outra.

Um beijo, Sérgio.

Zyon Waisterg disse...

Parabéns pelo texto. Vc tem uma capacidade para analisar produções e personagens admirável. Acompanho essa temporada quando posso e gosto do que vejo. É uma história para todas as faixas etárias e esses dois casais honram mesmo o protagonismo da temporada. Bruna e Arthur são talentosos e combinam. Isabela e Rafael fazem sucesso e merecem. Dois casais diferentes para diferentes tipos de gosto. E 4 personagens bem delineados pelos autores e por vc com esse texto.

Martha disse...

Duca e Bianca formam um lindo casal e Pedro e Karina divertem muito. Adoro o quarteto e a temporada que é uma das melhores já escritas. Vc disse no Twitter que esses autores podem escrever ótimas novelas das sete e estou de acordo com vc.

Anônimo disse...

Nossa Sérgio, ia fazer um adento quanto ao casal Duca e Bianca, mas diante da postura agressiva de uma de suas leitoras, fã do casal acima, prefiro me abster de comentar. As pessoas precisam entender que opinião é uma coisa polarizada, ainda bem, e nem sempre quando se critica algo, é pessoal. Apenas questão de gosto. Sou daqueles que também não me sinto atraído pela história de Duca e Bianca, gosto mais da combinação do lutador com Nat. Mas respeito o público do casal. Democracia povo!

No mais,resta apenas parabenizá-lo pela crítica. Você escrever muito bem!

cantinhovirtualdarita disse...

Bom dia Serginho querido, vc sabe que sou fanzoca de Malhação, e essa temporada eu adorei, acho um enredo muito bom e construtivo, quando vejo a carinha de sonso do Pedro acho incrível , ele apanha mas tá sempre de bom humor, enfim eu adoro assistir me divirto e aprendo muito

Bjuss de bom final de semana

└──●► *Rita!!

Raquel disse...

Sérgio,

Você falou tanto dessa temporada no twitter que acabei dando uma conferida. Eu gostei, mas não acho essas maravilhas todas; talvez a idade me impeça de curtir a trama que eu acho meio bobinha.

Também descordo com você com relação a Duca e Bianca. Pra mim ela é uma chata controladora e ele é mais um daqueles mocinhos bom-caráter e zzzzzzzz... Aliás, como vejo pelo site e não ao vivo, pulo todas as cenas com eles.

Perina é fofo, mas na minha opinião é muito infantilizado. Pedro era engraçadinho, mas agora já ficou cansantivo. Sem falar que os conflitos do casal são muito bestas. Cobra e Jade é um casal legal e os personagens tem uma ótima história, mas pra mim é só mais um casal de vilões de malhação.

Meus personagens favoritos dessa temporada são Cobra e Karina e adoraria se rolasse algo entre eles (note-se que eu nem falei de EndGame, só um trelelê mesmo). Nas cenas dos dois juntos eu vejo muita química. Mas também já sei que você acha que tudo isso é carinho de irmão; eu tenho minhas dúvidas. De qualquer forma, é só o que eu acho. Meus dois cents aqui pra discussão. ;)

Raquel disse...

Aliás, carinho de irmão quem tem pela Karina na minha opinião é o Duca. Já vimos que ele se preocupa muito com ela e faz de tudo pra não magoar a menina, inclusive não contando nada sobre o dinheiro que a Bianca deu para o Pedro namorar a irmã.

Mas a gente nunca viu Duca de olho comprido pro casal Perina como o Cobra fica. Nem sei o que os autores pretendem com isso, se vão investir na história mesmo ou não. Mas que eles deixam aberta essa possibilidade, ah, deixam! Ficam provocando os fãs com essas cenas, colocando enquete no site, extra sobre a possibilidade de Cobrina...

Bom, eu torço pra rolar. #prontofalei Mas se não der em nada, sem problemas tb. :P

Lulu on the sky disse...

Não acompanho malhação, só vejo você comentar empolgado sobre a novelinha


Bom fds.
Big beijos

Lulu on the Sky

Lulu on the sky disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Perfeito, Sérgio. Amei a sua crítica, são dois lindos casais e quatro promissores atores.

Agora esse povo viaja. Tipo, Cobra e Karina nada a ver! Que horror! Nunca vi algo ser tão rejeitado pelo público, como essa possível formação, e olha que tudo não passa de especulação. Cobra e Karina possuem uma linda e simpática amizade, relação fraternal como dois irmãos. Envolver os personagens é destruir e pôr em risco essa bonita relação de irmãos que eles têm. Os casais já estão muito bem formados e delineados, Perina, Duanca, Cobrade, Dandadel e Majeff.

Unknown disse...

Olá Zamenza,

É sempre um prazer ler uma crítica sua. Também acho os quatro atores escolhidos ao posto de protagonista ótimos em seus respectivos papeis. Contudo, se você me permite, discordo somente quanto à sintonia do casal Bianca e Duca. Não sou Hater do casal, antes que alguém me acuse, só não vejo neles o mesmo entrosamento que nos outros pares da novelinha. Bruna Hamu e Arthur Aguiar estão excelentes como, Bianca e Duca, são talentosos e muitos promissores, mas como casal eu não sinto liga. Acho que a história de Duanca começou muito rápida, o telespectador mal sabia que eles eram, e o casal já estavam namorando, formado, não deu tempo de ver a construção do casal. E o desgaste, ao menos para mim, ficou evidente. Duca e Bianca não apenas tornaram-se coadjuvantes de Pedro e Karina, os protagonistas de fato e direito, como também foram ofuscados por casais até então secundários que hoje se mostram mais verossímeis que eles. Não são fofos nem românticos como Marie e Jeff, tampouco possuem a química e ousadia de Cobra e Jade.

Sobre Cobra e Karina especulado pela leitora acima, acho que não tem a menor possibilidade. Eu como telespectadora iria ficar profundamente descontente. Nota-se que os personagens se gostam como irmão, amigos. Qualquer envolvimento afetivo entre eles seria de uma incoerência sem tamanho. Além de que ambos já estão em perfeita sintonia com seus respectivos pares, Pedro e Karina, Cobra e Jade.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Não vejo Malhação, mas me parece que de lá surgem grandes talentos.
Apesar de não assistir, li seu texto com muito prazer, pois você se posiciona com muita competência em suas considerações e análises, tanto dos personagens quanto das tramas e respectivos autores.

Ótimo final de semana.

Beijo.

Unknown disse...

Sérgio, desde de sempre acompanho Malhação, e essa temporada está maravilhosa e concordo plenamente com vc. O quarteto é muito bom, Bianca não é uma mocinha sem graça como de outras temporadas ela não é perfeitinha. Perina, como não amar esses dois. O Duca também está muito bem, adoro as cenas dele com a avó. Vai ser difícil a próxima temporada superar Malhação Sonhos, mas vamos aguardar. Bjsss e bom final de semana.

MARILENE disse...

Sergio, mesmo não assistindo Malhação, é com prazer que leio sua postagem. Você faz apanhados envolvendo o lado e bom e o ruim dos programas que analisa, o que muito valorizo. Tenha um lindo final de semana. Bjs.

Anônimo disse...

A crítica apresentada de um leitor acima sobre o personagem do Rafael Vitti eu compreendo, mas não concordo, acho o Pedro um excelente personagem e traz em si uma boa parte cômica da novela e quem não se diverte com as trapalhadas do rapaz... Prevejo sim um certo amadurecimento dele com os próximos acontecimentos.

O casal perina e bem construído e logo se nota uma liberdade com os atores para compor as cenas dos dois.

Sérgio sempre acompanho as suas criticas e adoro suas observações, obrigado por compartilhar sua opinião.

Ulisses disse...

Acho boba essa rixa que alguns amam criar entre casais. Tanto na Malhação quanto nas novelas. Pra gostar de um casal tem que depreciar o outro. Não pode gostar de mais de um? Concordo com seu bem escrito texto e os dois casais foram acertados assim como a escolha dos atores. Outro bons casais são Cobra e Jade, Sol e Walace e aquele menino que dança balé com a cantora. A temporada é leve e agradável.

Anônimo disse...

Estou adorando malhação, e amo cobra e jade.

Rosane Svartman disse...

Como sempre, é um grande prazer ler suas análises tão precisas. Bem interessante a comparação com 2012 - me fez refletir, claro, sobre semelhanças e diferenças. E os comentários dos seus leitores enriquecem esse diálogo. Obrigada.

Unknown disse...

Algo a comentar...

Discordo de você Sérgio. E muito!

Essa temporada de Malhação é tão agradável quanto a de 2012, porém mais uma vez vemos um casal protagonista ofuscado pelos coadjuvantes, isso mesmo, os personagens de Isabella Santoni e Rafael Vitti, são coadjuvantes e está acontecendo com "perina", guardadas as devidas proporções, a mesma coisa que aconteceu com "brutinha" em 2012.

Percebo que você costuma usar adjetivos como "ótima química" entre Bruna Hamu e Arthur Aguiar. Não vejo essa "ótima" química entre eles, se for assim, o que dizer então de Rodrigo Simas e Juliana Paiva? Uma "extraordinária química"?

O Arthur Aguiar é um dos melhores de sua geração, mas Bruna Hamu não convenceu, ela fraquinha, fraquinha.

Sobre as mudanças ocorridas em Malhação 2012, houve comentários que o Gui Prates, o Dinho, havia sido rejeitado, por isso, foi trocado por Leicam. Mas o casal Lia e Dinho era querido pelo público nas redes sociais. Glória e Rosane, as autoras, explicaram na época o motivo da troca. O triângulo amoroso central da história tinha fechado seu ciclo.

E agora vai acontecer novamente o mesmo fenômeno. O casal central já perdeu o fôlego, e há muito tempo, e os autores, atentos a isso, estarão mexendo na história novamente. Nat (Maria Joana) se encantará com a sensibilidade de Duca, que é o posto de Alan (Diego Amaral) e Lobão (Marcelo Faria). Os dois vão se envolver cada vez mais, só que Alan reaparecerá em cena para colocar mais lenha na fogueira. Enquanto isso, Bianca conhecerá o empreendedor Henrique (Michel Joelsas) e se contentará com as investidas dele.

Já Perina terá conflitos em forma de triângulo amoroso, pois do jeito que tá, não terá fôlego para muita malhação pela frente...

Um abraço...

Anônimo disse...

F Silva anda bem desinformado. Karina nunca foi coadjuvante. Isabella, Bruna e Arthur formam o trio central da mesma forma que na época de 2012 formava Guilherme Prates, Alice Wegmann e Agatha Moreira. Mas Guilherme foi rejeitado e saiu. As redes sociais não representam nem 1% do público. Não tem ninguém ofuscado na trama, todos são valorizados tem tramas próprias atraentes. E que papo é esse do triângulo ter fechado seu ciclo? Então fecha e jogam um personagem fora? Isso foi lorota. Não deu certo e pronto, ao contrário de agora, onde tudo está mt bom. Sérgio, ótima crítica. Parabéns.

Flávia disse...

Sérgio, não tenho mt tempo pra ver essa Malhação mas fico orgulhosa de vc vendo a autora da temporada fazendo questão de comentar aqui no blog e agradecer suas críticas. Vc merece.

Felipe disse...

Concordo com o texto, Sérgio. Os quatro atores estão muito bem e há sim química nos dois casais. Só que são casais diferentes e tem gente que não entende isso. E acho ótima a entrada da Nat na relação de Duca e Bianca para movimentar e tb vai entrar a Manu Gavassi pra atrapalhar Karina e Pedro. Isso não tem nada a ver com casal ter dado errado e sim pq trama precisa de conflitos. E como o Duca foi ofuscado se a trama dele é a que mais move a história? Não estou falando com vc, Sérgio, é bom esclarecer. Seu texto tá ótimo e legal ver a Rosane sempre aqui no seu blog interagindo.

Anônimo disse...

e a melhor malhaçao desde a temporada de 2009 que tinha como protagonistas humberto carrao e biana bin.tds os casais sao bons.para mim p mais morno é duanca mas nao é de td ruim.artur aguiar é toimo atuar e a bruna seu par esta começando mas esta bem.mas a historia deles nao apaixonou os telespectadores como aconteceu com PERINA.este ultimo é de fato o casal protagonista de malhaçao.isabela santoni ja desponta como uma grande revelaçao e rafael vitti é o personagem preferido do publico teen que assiste malhçao.o casal tem uma quimica arrebatadora.Conheço mta gente que assiste so para ver perina.eles sao uma verdadeira febre.ofuscaram tudo e tds nessa malhaçao que por sinal é otima

Polly Galvão disse...

O núcleo em geral esta agradando e entretendo com sucesso, as críticas sociais foram representadas com precisão e o que não falta na novelinha e qualidade. Em relação ao quarteto esta sendo mesmo um grande acerto, são todos ótimos sem exceção.
Pedro e Karina conseguiram o meu carinho, vale ressaltar que os dois personagens são ótimos tanto em conjunto como individualmente... Enfim, que malhação continue rendendo.

Sérgio obrigado por compartilhar sua critica apurada conosco.

Unknown disse...

Algo a comentar...

Sérgio permita-me responder a um anônimo.

Eu não estou desinformado. Assim foi divulgada a sinopse oficial da 22ª temporada:

"A trama se passa na Academia de Artes Marciais do Gael e na Escola de Artes Ribalta. A temporada conta a história de amor entre Duca, que sonha em ser um grande campeão de muay thai, e Bianca, que sonha em ser uma atriz tão boa quanto sua mãe era antes de falecer. Mas a confusão começa quando Karina, irmã de Bianca e aluna de muay thai, também se apaixona por Duca, e quando descobre que sua irmã está namorando com o mesmo, inicia uma guerra com ela. Duca e Bianca terão de enfrentar diversos outros obstáculos e dilemas da fase adulto-juvenil, tais como a primeira vez de Bianca."

Portanto, Duca e Bianca são o casal protagonista. Agora em relação a serem ofuscados pelos coadjuvantes "Perina", é minha opinião de telespectador.

As informações sobre o Guilherme Prates foram dadas na época pelas duas autoras, Rosane e Glória Barreto no site oficial. Personagens saírem e entrarem em cena é bastante comum em teledramaturgia, não tem nada a ver em ser "jogado fora".

Outra coisa que o anônimo se equivoca é em relação as redes sociais. São importantes para se medir a aceitação do público. Apenas 1%? Você é que está desinformado.

Gosto do "De olho nos detalhes", e o Sérgio nos deixa a vontade para postarmos nossa opinião, concordando ou discordando dele, e na minha Bruna Hamu não me convenceu como atriz.

A história individual do Duca é que é interessante. Por isso, Rosane e Paulo vão aproveitar isso, e investir num possível triângulo amoroso entre Duca, Nat, irmão dele, e ainda tem o Lobão. Esse fato, com certeza, é bem melhor que o romance "Duanca" e movimentará mais essa excelente temporada de Malhação.

Um abraço a todos...

Raquel disse...

Gente, na boa, acho que tá precisando de um pouco de amor aqui nesse post. Quando alguém diz algo assim: não gosto disso porque blablá..., ou na minha opinião blablá... as pessoas estão dando as suas OPINIÕES sobre a trama/personagem. O que seria do verde se todos gostassem do amarelo?

Não vi ninguém sendo mal-educado nas suas análises. Nada é unanimidade, que aliás como dizem é burra. Se não for pra debater e ver opiniões diferentes que graça tem em ler um blog de análises?

Enfim, Sérgio, eu amo o blog e adoro suas análises. Mas à vezes a gente concorda e às vezes não. Vc sabe que não é falta de amor, né?! ;)

Beijos!

Uma Interessante Vida disse...

Parece que a Malhação voltou aos velhos tempos... uma pena eu não ter tempo para ver. bjs

Vane M. disse...

Olá, Sérgio, como vai?
Não acompanho muito Malhação, confesso que achei essa temporada um pouco sem graça, talvez falte empenho na hora de assistir, kkkk. Um abraço!

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
CONCORDO QUE ESTA TEMPORADA DE MALHAÇÃO ESTÁ ÓTIMA E O QUARTETO DE JOVENS ATORES ESTÁ DEMAIS.
ABRÇS

http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Sérgio Santos disse...

Anônimo, mt obrigado. Eu tb já passei da idade mas gosto mt. bjs

Sérgio Santos disse...

Valeu, Ana. bjs

Sérgio Santos disse...

Tb acho, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, tb acho Cobrade e Perina excelentes. Mas discordo de Duanca e o casal tem boa torcida tb. A mais forte de todos é a Perina, mas os demais tb têm bastante. E não vejo rejeição.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, que bom que gostou do texto.

Sérgio Santos disse...

Andressa, que responsabilidade. Mas que bom que vc confia em mim. Essa temporada tá mt boa mesmo e o quarteto foi um acerto. bjs

Sérgio Santos disse...

Kauê, obrigado. E a Isabella é um talento promissor mesmo. Ela tá ótima! Mas o quarteto foi um grande acerto mesmo. abçs

Sérgio Santos disse...

O Pedro é hilário, né Milene? Me divirto mt. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Nossa, Zyon, muitíssimo obrigado mesmo. Fico feliz. abçs.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Martha, eu tenho certeza que os autores escreveriam uma deliciosa novela das sete. A Globo tem que dar essa oportunidade a eles. bjs

Sérgio Santos disse...

Com certeza, anônimo, opinião cada um tem a sua e temos sempre que respeitar. E mt obrigado pelo elogio.

Sérgio Santos disse...

Sei sim, Rita, e essa temporada está uma delícia. Pedro é uma figura! rs bjs

Sérgio Santos disse...

Que bom que vc resolveu dar uma conferida, Raquel. Mas acho que não tem a ver com a idade, não, pq eu tb já passei da fase mas sou vidrado nessa temporada.

Acho Bianca uma mocinha que enfrenta quem quer que seja e é mt ciumenta mesmo, o que a deixa com defeitos, tirando da chatice de ser pura, correta e mimimi. Duca é íntegro mas pra mim passa longe de ser pedante.

Acho Perina um casal hilário e tem tramas mais infantis mesmo. Cobra e Jade já é algo mais de forte atração. Cobra e Karina jamais ficarão juntos pq os finais estão bem definidos, mas caso tenham algum envolvimento, ok. Mas eu vejo relação de irmãos mesmo. E Duca tb se preocupa como um irmão. Mas ele não provoca o Pedro pq tem um temperamento bem diferente do Cobra. Enfim... bjsss

Sérgio Santos disse...

Comento mesmo, Lulu. ;) bj

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anônimo. Tb acho que os casais já estão bem delineados e vejo Cobra e Karina como irmãos mesmo. Os pares que vc citou são todos ótimos.

Sérgio Santos disse...

Alexia, obrigado pelo carinho! E claro que eu permito. ;) Mas eu achei a relação de Bianca e Duca mt bem construída, assim como Pedro e Karina. Mas são casais de estilos completamente distintos. Além de Cobra e Jade, Mari e jeff, e tantos outros que deram certo, como Gael e Dandara, enfim... Tb não vejo possibilidade alguma de Cobra e Karina. São irmãos mesmo. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Vera, vc sempre carinhosa. =) E Malhação é um celeiro de talentos mesmo. Por isso defendo a longevidade da novelinha. bjssss

Sérgio Santos disse...

Juliana, assino embaixo do seu comentário. Bjsss

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Marilene! =)))) bjsss

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, anônimo. Tb acho o Pedro um ótimo personagem e me divirto com ele. Obrigado pelo elogio. abçs.

Sérgio Santos disse...

Tb acho desnecessário isso, Ulisses. E é bem comum de acontecer. E o garoto que dança balé é o Jeff e a menina que canta é a Mari. Ótimo casal tb.

Sérgio Santos disse...

Tb gosto mt, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Rosane, é uma honra pra mim ter vc aqui. E mais uma vez vc é um poço de carinho. Novamente te parabenizo por esta temporada tão boa. Aliás, a cena de hj da Jade batendo a cabeça foi mt bem feita e forte. Bjs!

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, F Silva. Mas Karina nunca foi coadjuvante. Ela protagoniza a temporada com Duca e Bianca. O Pedro sim era coadjuvante que cresceu na trama quando se juntou com a esquentadinha.

Na época eu falei da espetacular química entre Bruno e Fatinha. Porém, isso não afetou a ótima química entre Ju e Gil, outro ótimo casal da temporada. O msm ocorre agora, Pedro e Karina transbordam química mas isso não afeta a química de Duca e Bianca.

Discordo de vc, acho Bruna Hamu ótima e mais uma grata surpresa da temporada.

É normal que os autores tenham falado isso até pq é preciso ter educação com o ator. Mas vc há de convir que eliminar um protagonista pq "a trama se fechou" não dá. Houve rejeição e ele saiu. Mas as autoras fizeram mt bem em usar essa explicação.

A Nat é uma ótima personagem e chegou para movimentar a trama central, assim como Alan. E está dando certo. Mas isso não significa que Duca e Bianca tenham dado errado. Até pq a Manu Gavassi entrará pra ser par do Rafael Vitti, o que nada tem a ver com o par Perina ter dado errado. Pelo contrário, é tudo para render bons conflitos. Senão cai no marasmo. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anônimo. E realmente Isabella, Bruna e Arthur sempre foram os atores principais. O Rafael é que foi roubando a cena.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Flávia. =) bj

Sérgio Santos disse...

Felipe, fico feliz que tenha gostado do texto. E concordo com seu comentário. abçs

Sérgio Santos disse...

Anônimo, respeito sua opinião mas achei essa temporada de 2009 péssima. Aliás, foi outra que o casal principal deu errado. Micael Borges sumiu para dar espaço ao Carrão que de vilão virou mocinho. Mas a história era mt ruim. Bem diferente dessa, que é ótima.

Sérgio Santos disse...

Polly, eu que agradeço a presença de vcs aqui, interagindo. Fico feliz que tenha gostado e estou de pleno acordo com seu comentário. bjs

Sérgio Santos disse...

F Silva, sem dúvida vcs podem ficar à vontade pra falar sobre o que bem entender. Sempre. abçsss

Sérgio Santos disse...

Claro que sei, Raquel. bjsss

Sérgio Santos disse...

Voltou sim, Barbie. bj

Sérgio Santos disse...

Eu adoro, Bia. rs bjsssss

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Zilani. bjssss

Unknown disse...

Bom dia, Sérgio.

Concordo, pela primeira vez acho que consigo gostar de todos os protagonistas. Trata-se de quatro bons atores, talentosos, e muito carismáticos, ambos têm ótimas chances de emplacar mais trabalhos na emissora do plim plim. Basta lhes darem oportunidades, porque talento eles têm. Nenhum dos dois casais é o meu “preferido”, mas tenho simpatia pelos pares formados, gosto de Perina e Duanca cada uma ao seu estilo. Agora bonito mesmo, é a relação das duas irmãs Bianca e Karina. Curioso que mesmo brigando feito “cão e gato”, na hora em que uma está mal, a outra sempre a defende e a ampara. Bem coisa de irmãs mesmo, transmitem muita veracidade. Relação bacana a delas! A descoberta do pagamento da demo vai abalar um pouco esse relacionamento, mas logo elas voltam a se entender. No fim, o sangue e o amor fraternal acabam falando mais alto.

Sérgio, perdão. Sei que para um escritor / crítico é péssimo quando o leitor foge do tema proposto a discussão.

Mas como um fã da sua escrita, das suas críticas, e linguagem textual. Há a possibilidade de um dia, não agora, pois eu sei que raramente um crítico escreve textos seguidos de um mesmo produto, mas no futuro, existem chances de nós fãs do casal Cobra e Jade termos um texto seu dedicado ao eles? Sei que Cobrade não é do time dos “protagonistas”, mas inegavelmente é um casal que cresceu muito na trama, vem se destacando, e conquistou uma torcida forte ao longo desta temporada. Além de sermos admirarmos e fãs dos seus comentários e resumos diários a respeito deles por meio do twitter. Se um dia tivermos o prazer de um texto seu dedicado ao casal, certeza que a “Cobradelândia” vem a baixo de tanta felicidade. Do contrário, sem problemas também, seguiremos fãs e admiradores do seu trabalho e escrita da mesma forma.

Grande abraço, e parabéns pela excelente crítica.

PS: Fico admirado com a sua paciência em responder todo esse povo . Rsrs. Abç

Gustavo Nogueira disse...

Também gosto desses personagens Sérgio, os atores estão muito bem e os casais esbanjam química.Mas gosto mais do casal Karina e Pedro do que do casal Duca e Bianca.

Sérgio Santos disse...

Bruno, gosto de responder aos leitores pq é uma atenção que faça questão de dar. Nem sempre consigo responder com rapidez, mas tento. E obrigado pelo elogio. Eu tb gosto muito dos quatro protagonistas e dos respectivos casais. A relação das irmãs também é mt bem construída e as atrizes têm um ótimo entrosamento.


Olha, com certeza irei escrever sobre Cobra e Jade. Não sei quando ainda, mas escreverei sim. Os dois personagens são ótimos tb. Abração.

Sérgio Santos disse...

Os atores estão mt bem mesmo, Gustavo. E Pedro e Karina protagonizam cenas mais engraçadas o que faz com que sejam mais populares. abçs.

Mariana disse...

Essa Malhação, de fato, foi na linha contrária às últimas temporadas. Os casais protagonistas, como foi bem dito no texto, foram bem escolhidos e tem bons textos.
O casal "Duanca" tem uma relação mais perto da realidade, podendo as vezes entediar os que buscam mais "ação". Porém, esse "problema" foi prontamente solucionado com a entrada de novas pessoas para atrapalhar a relação. Adoro a cumplicidade que a Bruna e o Arthur conseguem passar em cena. Deixam Bianca e Duca um casal por quem é fácil torcer!
Pedro e Karina são uma graça! As cenas são engraçadas e "sem noção" mas que divertem muito a criançada (e os adultos!). Por vezes acho que exageram tentando fazer rir, contudo, os atores são uns fofos!
E não foi só nos protagonistas que essa Malhação acertou não. Os "vilões", Cobra e Jade, são tão queridos que não sabemos se amamos odia-los ou odiamos ama-los. A química entre Anaju e Felipe Simas é bem nítida.
E ainda tem outros personagens que merecem destaque e aplausos: Joaquina, D. Dalva, Sol, Gael, João... Ah, são tantos! Que bom ver Malhação voltando a ser digna de (vários!) elogios.

Laís Molina disse...

Estou admirada com repercurção que essa temporada tem tido! Realmemte, está muito envolvente e pra mim, já é a melhor temporada da década.
Respeito a opinião de todos, mas não entendo de onde tirou que o Rafa Viti é um dos protagonistas. Os principais da trama são Arthur Aguiar, Bruna Hamú e Isabela Santoni.
Sim, o casal Perina conquistou o posto de "casal modinha", mas são muito infantis e seu enredo, bobo demais. Se continuarem assim, brevemente perderão a graça.
Isabela tem se mostrado um attiz em ascensão e se destaca de Bruna Hamú, muito fraquinha por sinal. Rafa Vitti é engraçadinho, mas tem ainda que comer muito "arroz com feijão" ainda, às vezes tenho a impressão de que ele interpreta "ele mesmo", isso quando não se mostra bastante caricato nas cenas.
Destaque para Arthur Aguiar, um excelente ator e ótima aposta para o sucesso da trama. Ele possui bagagem, pois já fez ótimos trabalhos na Record, merece reconhecimento e tem futuro na atual emissora.
Enfim, se continuar assim, a trama tem tudo para prosseguir com o sucesso. Acredito que a futura troca nos casais, deixe a temporada ainda mais badalada!

Ana Carla. disse...


Me causa estranheza quando menosprezam um ator para em seguida exaltar outro, deixa transparecer um certo incômodo ao sucesso e aceitação de um.
Arthur e Rafael estão se saindo muito bem com seus respectivos papeis, ambos conseguem cumprir o que lhe foi proposto, em relação ao ator Rafael Vitti o seu personagem que obviamente é um personagem cômico, retrata o humor com sucesso como também consegue mostrar outra faceta ao encarar cenas de tensão.
É claro não deixando de lado a personalidade construída do seu personagem na trama, se ele não havia sido considerado um dos protagonistas no inicio, logo se tornou ao longo da temporada.
Será que os que afirmam que perina é um ''casal modinha'' se baseiam isso em sua popularidade ou por se tornarem um dos casais mais queridos do público. Digo com convicção que eles não teriam conseguido esse feito com uma trama boba, ou sem a realização de um trabalho bem feito por parte dos dois atores.

Anônimo disse...

Basta olhar a abertura da novela pra saber que Rafael Vitti é um dos protagonistas. Inclusive foi ele o primeiro personagem que apareceu, na primeira cena. E a trama envolvendo seu sonho de formar uma banda movimenta alguns núcleos da novela. Trata-se obviamente de um ator que está começando, e como todos os outros tem muito a evoluir, mas tem feito um trabalho muito digno, além de ser dono de um carisma como há muito eu já não via na televisão. Também espero que seu personagem amadureça na história, e que o casal mais amado, Perina, passe os vários perrengues, mas não se perca um do outro. Conseguir destruir esse casal seria um grande tiro no pé. E por favor, karina e Cobra NAO!

Lara disse...

Sérgio adoro acompanhar suas criticas, as minhas observações sempre coincidem com as suas. E quase que unanime que todos do elenco estão agradando e isso é resultado de um bom trabalho de todos os envolvidos.
Mas fugindo do tema queria que esclarecesse uma duvida minha, acha que existe possibilidade de haver uma primeira vez do casal perina?

Sérgio Santos disse...

Mariana, concordo com vc. E a temporada tem feito por merecer muitos elogios mesmo. Pedro e Karina são voltados para a comicidade, enquanto que Duca e Bianca estão mais para o romantismo clássico. Já Cobra e Jade naquela relação com muita atração física, enfim, casal pra todos os gostos. E os demais personagens tb são mt bons.

Sérgio Santos disse...

Tá boa mesmo, Laís. E merece os elogios que recebe. O Rafael Vitti realmente não era protagonista, já que o trio central sempre foi Duca, Bianca e Karina. Mas ele virou quando Pedro se juntou com Karina. O personagem cresceu com sua esquentadinha e ganhou mta importância. Agora tem o msm peso dos outros três. Por isso o coloquei como personagem central, até pq ele é msm.

Não acho a Bruna Hamu fraquinha, acho mt talentosa, assim como os demais. Mas respeito sua opinião, obviamente. E não creio que os casais perderão a graça até pq está tudo tão bem construído. Enfim, bjs.

Sérgio Santos disse...

Ana, também não vejo nenhuma trama boba, pelo contrário, vejo uma trama bem entrelaçada e com ótima construção dos perfis. E cada personagem tem a sua personalidade. Arthur e Rafael estão ótimos mesmo, assim como Bruna e Isabella. Aliás, praticamente 99% do elenco está bem. bjs

Sérgio Santos disse...

Anônimo, sinceramente, não espero que o Pedro amadureça, não. A graça dele é justamente ser um bobão atrapalhado. E não há pq se preocupar pq Pedro e Karina ficarão juntos assim como os demais casais. Mas pra trama fluir é preciso brigas, conflitos e afins. E Karina e Cobra têm uma relação mais fraternal.

Sérgio Santos disse...

Lara, mt obrigado. Fico feliz. =) E com certeza terá a primeira vez deles, até pq tá óbvio que Karina é virgem. Agora só não sei quando, mas tem mta trama pela frente. Só acaba em julho. bjssss

Filha do Rei disse...

Aprendi a amar este quarteto a cada episódio: eles nos conquistaram, cada um com suas características e carisma.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mi disse...

Realmente, está Malhação está muito boa! A brincadeira com A Megera Domada, de Shakespeare, no perfil das irmãs Bianca e Karina (Catarina), misturada a uma pitada de Romeu e Julieta (na imagem da mãe das protagonistas) traz toda a graça da novela. Gosto muito de Bianca e Duca, mas Karina e Pedro realmente tem roubado a cena. Com diálogos engraçados, fofos e emocionantes, os autores têm mostrado suas habilidades em cada cena do casal. Os intérpretes também vestiram a camisa de seus personagens que não os imaginamos de outra forma. Isabela e Rafael são uma grata surpresa. Espero que com o triângulo isso não se perca. E não podemos nos esquecer de Mestre Gael que tem sido interpretado fantasticamente por Eriberto Leão.
Enfim, Malhação Sonhos é construída por personagens que gostaríamos de encontrar na esquina, na academia, na escola, no jornaleiro, etc., e bater um papo leve e divertido. Menos Lobão, né?! Desse queremos distância! R

Sérgio Santos disse...

Milena, achei seu comentário excelente! Concordo com tudo. Bjsssss

Sérgio Santos disse...

Concordo, Cléu. bjs

Anônimo disse...

Amo malhação e para mim os melhores são Pedro,Biana,João,Sol e Karina!

Anônimo disse...

Adoro malhação estou torcendo pra carina volta pra casa do mestre Gael

Katy disse...

Confesso que foi a primeira vez que entrei no blog, mas amei principalmente os comentários e análises de todos. Gostei muito do respeito as opiniões, até porque se todos pensassem iguais o mundo não se desenvolveria. Gosto dos quatro personagens, mas confesso minha preferencia pelas histórias do Duca e da Karina, o Pedro me cansa um pouco com toda "infantilidade" que é demonstrada, o personagem trabalha numa linha muito tênue entre a comédia e o ridículo.
Sei que meu casal favorito não irá acontecer, mas de fato gosto bastante da relação que foi construída entre Karina e Cobra, não vejo que eles se percebem apenas como irmãos, mas que os envolvimentos deles com Pedro e Jade fizeram o momento não ser ideal para um envolvimento amoroso. Assim como Duca e Nat me agradaram mais como casal do que Duca e Bianca. Ainda sim vejo que o trabalho dos atores e a construção dos personagens foi bem desenhada, desde a temporada de Fatinha e Bruno não me interesso tanto em assistir e procurar saber mais. Pena que meus casais favoritos vão permanecer na minha imaginação.

No mais parabéns Sérgio pelo Blog e por manter essa boa convivência de opiniões.