sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Surto de Enrico e coragem de Maria Clara proporcionam ótimas cenas em "Império"

Após um longo período de estagnação, "Império" apresentou boas cenas nos capítulos recentes. O surto de Enrico (Joaquim Lopes) na sua despedida de solteiro, após atacar um travesti que foi colocado em sua festa, movimentou o núcleo principal da novela, implicando em bem escritas sequências em cima do 'não casamento' de Maria Clara (Andreia Horta), que despertaram a atenção do telespectador. A trama, inclusive, obteve um recorde de audiência nesta semana ----- média de 36 pontos na segunda-feira ----, chegando a picos de 40 pontos no capítulo de terça.


Joaquim Lopes pôde mostrar uma faceta ainda desconhecida do grande público com o destempero do seu personagem homofóbico, que perdeu o controle e surtou depois que se deparou com um travesti em sua despedida de solteiro. O ator convenceu nas cenas difíceis escritas por Aguinaldo Silva e mostrou que também tem talento para interpretar tipos mais densos, após ter interpretado dois papéis cômicos em sequência ----- Josué em "Morde & Assopra" e Lucindo em "Sangue Bom".

O desespero de Enrico fez com que o rapaz desistisse do casamento com Maria Clara, por vergonha dos julgamentos alheios, e toda esta situação provocou uma sucessão de boas cenas, principalmente para Andreia Horta e Alexandre Nero.
Os atores puderam brilhar em vários momentos e a cumplicidade presente entre pai e filha ficou ainda mais evidente nos recentes capítulos.

O poderoso comendador se viu desesperado e indignado por não poder fazer nada para impedir o sofrimento da filha predileta, que foi abandonada pelo noivo no dia do casório, situação típica de um tradicional folhetim. Tanto que, por uma ironia, foi Maria Clara quem precisou confortar o pai e acalmá-lo, quando teoricamente era ela quem mais precisava de consolo. As cenas foram ótimas.

Andreia Horta, após meses subaproveitada, pôde finalmente mostrar a grande atriz que é e brilhou absoluta nas sequências. Ela se destacou quando sua personagem desabafou com Zé Alfredo e deu um show no momento que Maria Clara colocou Enrico contra a parede e o humilhou. Para culminar, Andreia emocionou na cena onde a filha de Maria Marta comunicou a todos os convidados da festa que não haveria casamento, mas que a festa iria continuar. Foi seu grande (e merecido) destaque na novela até então.

Já Alexandre Nero mais uma vez se sobressaiu, principalmente nos momentos de ternura do seu duro comendador. Tanto na sequência onde o protagonista dança com a filha preferida, quanto na hora que abre a guarda e convida Cristina (Leandra Leal ótima) para dançar no meio do salão. O personagem é repleto de nuances e o ator domina todas com maestria.

Vale destacar ainda as ótimas cenas protagonizadas por Suzy Rêgo e José Mayer, com Beatriz e Cláudio tendo que lidar com a homofobia de Enrico e o preconceito dos demais. Eles também tiveram chance de brilhar nos momentos do 'não casamento'. Outra atriz que conseguiu boas cenas nestes capítulos recentes foi Lilia Cabral. O sofrimento de Maria Marta, ao ver Maria Clara abandonada pelo noivo, mostrou que, apesar de sempre criticá-la, a matriarca da família ama sua filha.

Todo este acontecimento também serviu para aproximar Vicente (Rafael Cardoso) da irmã (ou prima) de Cristina. Maria Clara e o cozinheiro ficarão cada vez mais próximos, iniciando um relacionamento que promete ser bem mais interessante do que o par insosso formado pelo rapaz e a sobrinha de Cora (Drica Moraes).

"Império" voltou a apresentar bons conflitos através da movimentação do núcleo central, que andava em círculos. Embora as tramas paralelas continuem estagnadas e desinteressantes, a novela de Aguinaldo Silva ganhou um novo fôlego nesta semana, presenteando o telespectador com ótimas cenas.

46 comentários:

Vitor disse...

Ótimas cenas!!! Mas a novela em si eu já perdi o interesse. Mas essa trama da família do Cláudio é a melhor disparada

paulo disse...

O Aguinaldo Silva é dos autores veteranos talvez o único que ainda consegue me prender, os novatos e os outros antigos eu nem ligo. Imperio tem um texto leve e inteligente, a novela é boa sim, estou acompanhando com gosto. A ultima novela das 9 que acompanhei foi justamente Fina Estampa que se perdeu mas tinha ótimas cenas da Teresa Cristina com o Crô, e acabou que a novela virou uma grande comedia.
Só uma coisinha: sou mineiro, aqui conhecemos bem esse Aécio Neves, quase arruinou o estado em sua gestão, é um playboy, cheirador, já foi pego dirigindo bêbado, é apoiado por Malafaia, Feliciano e Magno Malta. Odeio o PT mas com esse dai eu vou de DILMA!

Anônimo disse...

Peraí, o Paulo, o leitor mais crítico do blog gostou de Fina Estampa? Sua moral acabou de ser sepultada, amigo.

Pedro disse...

A novela deu uma melhorada com esse (não)casamento mas continua muito cansativa. Os demais núcleos são completamente avulsos e sonolentos.

Anônimo disse...

Andreia Horta merecia essa chance e mostrou a que veio mas sua personagem ainda está aquém de seu talento. Joaquim acho forçadíssimo. E a novela melhorou relativamente mas nada de mais.

Fátima Moraes disse...

Continuo achando a novela bem fraca mas é inegável que melhorou nos últimos dias. Mas só pelo núcleo principal porque os outros continuam de mal a pior. E prefiro muito mais Vicente e Maria Clara do que com aquela chata da Cristina. E hoje a novela já ficou chata novamente, ou seja deve ter sido só fogo de palha.

chica disse...

Gostei bastante e a novela, muito boa! abraços,chica

lia disse...

Oi amigo, acho que são temas muito pertinentes, a interpretação dos atores muito boa, e este tema, especificamente sobre a homofobia e casamento, é bom que seja muito desenvolvido, contextualizando em nossos dias.
Gostei de conhecer teu blog(vim através da Chica). Bom final de semana, abraço, e apareça.

Anônimo disse...

Finalmente Império voltou a andar. O núcleo central é a melhor coisa da novela.

O que você acha do casal Zé Alfredo&Maria Ísis, Sérgio?
Prefiro ele com a Maria Marta. Apesar deles viverem brigando.

Lulu on the sky disse...

Podemos dizer que esses dois atores são as revelações dessa novela.
Sugiro que escreva sobre a novela quatro por quatro que completou 20 anos da estreia.
bom fds.
Big beijos

Lulu on the Sky

Unknown disse...

Oi Sérgio, gostei muito do seu post sobre a novela Império. Durante essa semana notei que apareceu uma luz no final do túnel e eu estou me referindo a novela Império. Resolvi parar para assistir aos capítulos dessa semana e eis que vi ótimas cenas envolvendo os personagens do José Mayer, Joaquim Lopes, Suzy Rêgo e Andreia Horta. Ver as cenas desses personagens me fez até esquecer daqueles personagens chatos que em nada acrescentam a novela. Mas será que os próximos capítulos serão tão interessantes quanto os dessa semana? É esperar para ver.
As cenas envolvendo esse núcleo tem sido mais interessantes que as tramoias das ´´vilãs´´ de Império, que infelizmente não vingaram. Não consigo enxergar Maria Marta como vilã, e as cenas com sua filha durante essa semana realmente comprovaram isso, ela é apenas amargurada, por dentro ela é uma boa pessoa. Já com relação a Cora, a vilã não tem feito grandes coisas até agora e tem ficado mais na comédia. Mas apesar das vilãs serem desinteressantes as atrizes são ótimas obviamente.
Outros aspectos que continuam desinteressante, na minha opinião, são os romances dos protagonistas José Alfredo e Maria Marta (essa semana descobri que Carmo Dalla Vecchia esta na novela fazendo par com Lilia Cabral). O romance do comendador com Maria Isis continua super chatinho (talvez até agrade as adolescentes, nada mais que isso) e não vi muito sentido em colocarem um novo par para Maria Marta. As melhores cenas de José Alfredo e Maria Marta são as que envolvem seus filhos como ficou comprovado essa semana, os atores estavam ótimos.
Caio Blat, Adriana Birolli, Maria Ribeiro e Daniel Rocha continuam ótimos e estão defendendo bem o núcleo central da novela.
Enfim, se a novela Império conseguiu dar uma engrenada durante essa semana foi graças ao núcleo de Cláudio, o que acabou beneficiando vários personagens do núcleo central como a excelente Andréia Horta. Provavelmente Leandra Leal e Rafael Cardoso também consigam se beneficiar visto que o personagem de Vicente se envolvera com Maria Clara (torço muito por isso). Joaquim Lopes também esta ótimo mas vale lembrar que o ator estava sofrível e péssimo no começo da novela, somente agora conseguiu melhorar e muito. Seria interessante que o personagem Enrico arrumasse algum par na novela visto que não teve nenhuma química com a excelente Andréia Horta. Espero que Rafael Cardoso seja melhor aproveitado nos próximos capítulos visto que ele só tem aparecido naquela ´´cozinha´´.
Ao contrário de Geração Brasil que não conseguiu achar uma luz nem mesmo na reta final, Império parece ter encontrado a sua, somente espero que a novela não volte naquele circulo de semanas atrás. Aguardaremos.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Excelente crítica.
Conforme já lhe disse, apesar das chamadas 'barrigas', eu tenho gostado de assistir a novela. Interessante que eu não conhecia a atriz que incorpora Maria Clara (Andreia Horta) e desde o início da trama a atuação dela tem chamado minha atenção. Ela foi mesmo brilhante nas últimas cenas, assim como Joaquim Lopes, interpretando Enrico. As cenas do surto de Enrico e da discussão dele com pai foram irrepreensíveis, a meu ver. Nem preciso repetir que gosto demais da figura do Comendador, representado muito bem por Alexandre Nero. Enfim, endosso suas considerações sobre os demais personagens e cenas.

Ótimo final de semana.

Abraço.

Filha do Rei disse...

Oi, Sérgio. Realmente foram cenas fortes, cheias de emoções e com atitudes inusitadas.
Tenha um abençoado fim de semana. Bjs

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Também gostei das cenas e das atuações mencionadas por você, Sergio, mas achei excessivo o número de capítulos dedicados a esse casamento que não houve: três.

MARILENE disse...

A movimentação que aconteceu na novela, nos últimos dias, realmente nos proporcionou ótimas cenas. Você as abordou de maneira impecável e concordo, plenamente, com seu posicionamento. Bjs.

Vitor disse...

Chocado que o Paulo gostou de Fina Estampa kkkkkkkk Quem assistiu Tieta, A Indomada e Senhora do Destino, não engole aquela baboseira

Andressa Mattos M. disse...

Sérgio, não tenho acompanhado essa novela porque acho muito cansativa e desinteressante, mas a cena do não casamento eu vi. Concordo com os elogios a Andreia Horta que deu um banho em cena. O surto do Enrico na festa eu não vi. Mas não sabia ue isso tudo durou 3 capítulos como disse a leitora Elvira. Então foi excessivo mesmo e só comprova aquela barriga que foi postou no texto passado. Fora os núcleos secundários, que vc bem endossou na postagem, continuam ruins. Um beijo.

Flávia disse...

Essa novela prometeu muito e cumpriu pouco. Minha saudade de O Rebu só aumenta, Sérgio. Mas eu vi a cena da Andreia Horta no casamento e ela foi ótima. E sou do time dos chocados que o Paulo gostou daquela ridícula Fina Estampa. Realmente reclamar de Avenida Brasil, O Rebu, Amor à Vida e tantas outras não cola mais. A moral foi catapultada. kkkkk bj

Gustavo Nogueira disse...

Concordo totalmente com você, Sérgio.Império, que até então estava muito parada e cansativa, ganhou um novo fôlego e teve ótimas cenas essa semana.Após estar fazendo uma figuração e pouco aparecendo, Andréia Horta finalmente ganhou seu merecido destaque.Brilhou em todas as dificeis cenas que teve, convenceu e mostrou para o público o seu ótimo talento.Após ter criticado o Joaquim Lopes no começo, ele melhorou bastante e também convenceu.Também gostei das cenas de mãe e filha que a Lilia Cabral e Andréia Horta tiveram, em que a Maria Marta abraça a filha.Ela ama todos os filhos e não apenas o José Pedro, como foi noticiado no começo na novela.É uma personagem ótima e muito bem construída.Também gostei da cena em que a Danielle viu o José Pedro com a Amanda e se chocou.Caio Blat e Maria Ribeiro estiveram ótimos desde o começo, apesar de terem pouco destaque e Adriana Birolli alterna altos e baixos nessa personagem.

Gustavo Nogueira disse...

Também gostei das cenas entre o José Alfredo com a Cristina, em que os dois dançam juntos e ele se lembra de Eliane.Isso mostra que um foi um erro o Aguinaldo ter matado a Eliane, ela poderia render muito ainda e com certeza ótimos conflitos iriam vir.Não precisava existir aquela personagem insuportável da Maria Isis rs.Alexandre Nero e Leandra Leal estão ótimos e fazendo uma ótima parceria.Até que gosto do Vicente e Cristina, não chego a achar eles um dos piores casal do horário das 9, mas concordo que o casal é cansativo e ele parece ter muito mais química com a Maria Clara.

Raquel disse...

Sérgio,

Também vi e gostei muito das cenas, apesar de achar a motivação pra tudo isso muito besta. Apesar de todos os atores terem se saido muito bem e esses capítulos mto bons, não deixo de achar que rolou um exagero muito grande em vários momentos e Agnaldão exagerou um pouco nas tintas. O que era pra ser um momento emocionante, pra mim ficou devendo um pouco.

Vamos ver se continua com momentos bons como esses ou se voltamos à barriga. Hj Agnaldão já deu uma de Walcyr e botou um barraco pra acontecer na mesa de jantar. Walcyr fazendo escola...

Não gosto muito de Vicente e Cristina, mas tb não gosto da Maria Clara, que me parece uma sonsa beijanso o anel do comendador. Prevejo interesse 0 nesse casal e o Vicente vai pegar mais um romance zzzzzzzz. Nessa história mesmo estou interessada pra ver como será a aproximação do Enrico com a Cristina que o Agnaldo já disse que vai acontecer. Vai que com alguém menos politicamente correto do lado, Cristina não deixa de ser chata?

PS.: Duvido que esse Paulo que comentou aqui seja o Paulo que sempre comenta nos seus posts. Tem muito paulo por aí, né, gente?!

Anônimo disse...

Por isso que vc é imparcial. Já deixou claro que não tem gostado da novela mas fez questão de escrever um texto elogiando as boas cenas que foram ao ar. Parabéns.

Anônimo disse...

Realmente tenho que admitir que pela primeira vez a novela Império apresentou ótimas cenas durante a semana passada em especial as que envolveram José Mayer, Joaquim Lopes, Andreia Horta e Suzy Rego.
Mas continuo achando a trama central bem desinteressante, até agora a Cristina não fez o bendito teste de DNA (até em Boogie Oogie esse tema tem avançado bastante), os conflitos pessoais envolvendo José Alfredo e Maria Marta também são desinteressantes, a história envolvendo aquele diamante é insuportável. Mas claro que os atores são ótimos e fazem ótimas cenas com seus filhos na trama, mas o resto realmente é chato.
Notei que a trama agora não está tão interessante quanto na semana passada, Maria Clara vai ficar meio antagonista, me pergunto que rumos tomara a novela a partir de agora.

Sérgio Santos disse...

A novela não anda grandes coisas msm, Vitor.

Sérgio Santos disse...

Paulo, vc é o Paulo que sempre comenta aqui? Se for, estou surpreso com esse seu gosto pela desastrosa Fina Estampa. Quanto ao quesito votação, fui de Marina e depois Aécio e fiz minha parte pela alternância de poder. Mas preferiram deixar tudo como está, ok. E Aécio tinha esses apoios, mas Dilma tem Maluf, Collor, Renan Calheiros... portanto dá na mesma.

Sérgio Santos disse...

Pedro, depois dessa sequência de bons acontecimentos a novela caiu de novo.

Sérgio Santos disse...

Concordo com vc, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Fátima, tb prefiro Vicente com Maria Clara pq aquela Cristina é uma insuportável. E a novela já decaiu novamente msm.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Chica. bj

Sérgio Santos disse...

Lia, seja bem vinda ao blog. Bjão!

Sérgio Santos disse...

Não vejo graça nesse casal, anônimo, tb prefiro com Maria Marta. Mas a novela já decaiu novamente.

Sérgio Santos disse...

Lulu, vou escrever sim, só não sei quando ainda. bjs

Sérgio Santos disse...

Liveware Lu, houve mesmo uma luz no fim do túnel com grandes cenas mas a novela já deu uma decaída novamente. E os núcleos paralelos são mt desinteressantes. Maria Marta nem pode se considerar vilã mesmo e Cora foi uma promessa não cumprida.

Tb acho Zé e Maria Isis um casal cansativo. No caso do Carmo, seu personagem entrou para se vingar da família do comendador. Maria Clara e Vicente formam um casal infinitamente melhor que ele com a mala da Cristina. Enfim, achei seu comentário ótimo e Geração Brasil não conseguiu nem exibir uma reta final decente. Abçs

Sérgio Santos disse...

Vera, mt obrigado. Fico feliz que tenha gostado. E Andreia Horta é uma atriz maravilhosa! Bjão e boa semana.

Sérgio Santos disse...

Boa semana, Cléu. bjs

Sérgio Santos disse...

Pois é, Elvira, foram mts capítulos msm. Mas eu gostei pq assim que acabou o não casamento a novela já voltou a ficar cansativa. bjssss

Sérgio Santos disse...

Marilene, mt obrigado! =)

Sérgio Santos disse...

Tb achei Fina Estampa péssima, Vitor.

Sérgio Santos disse...

Andressa, os secundários continuam mt ruins e deslocados mesmo. Mas ao menos essas sequências foram mt boas. Bjão

Sérgio Santos disse...

Flávia, que saudades de O Rebu, a nossa melhor novela do ano. Mas eu acho que o Paulo seja outro Paulo. Ou não. rs bjs

Sérgio Santos disse...

Gustavo, eu tb acho que o Aguinaldo não deveria ter matado a Eliane. Era o grande amor do José Alfredo. E todas as cenas desse casamento naufragado foram boas, inclusive a dança do Zé com Cristina. Andreia brilhou absoluta assim como Joaquim. A novela deu uma boa melhorada na semana passada. Pena que tenha decaído novamente. E concordo com seus dois comentários. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Raquel, a motivação foi meio besta mesmo e sem sentido, afinal, ele desistir de casar pq o pai é gay é sem nexo. Mas as cenas foram mt boas. E eu sou fã de barracos em jantares, um clássico de todo folhetim. Mas Aguinaldo copiou o Walcyr mesmo.

Eu acho Vicente e Maria Clara um lindo casal e odeio Cristina. Mas uma aproximação dela com Enrico talvez seja interessante. bjs

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anônimo. Olha, imparcial eu não sou pq quando se coloca a sua opinião pessoal sobre algo vc deixa a imparcialidade de lado. Mas eu tento sim ser sempre coerente com minhas opiniões e justo. Nem sempre consigo, mas tento. Abçss

Sérgio Santos disse...

Anônimo, tb notei que a novela voltou a ficar desinteressante. Mas eu acho o núcleo central o único interessante, embora essa parte do diamante seja um saco msm assim como o núcleo da Cora que virou uma bobagem. Mas a novela andava estagnada até msm no núcleo principal. Torço para que não volte a esse rumo.

Trilhamarupiara disse...

Adorei o desfecho da história com a Maria Clara dando a volta por cima apesar de tudo, foram cenas muito bem interpretadas! Parabéns a todos os envolvidos! Abraços

Sérgio Santos disse...

Foram excelentes cenas mesmo, Kellen! bjs