sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Troca de casais beneficia história e transforma Marlon e Lili no par principal de "Além do Horizonte"

Entre os primeiros erros de "Além do Horizonte", havia a ausência de um casal que tivesse uma boa história e despertasse atenção do telespectador. Além da trama ter sido conduzida de forma enigmática demais, os poucos casais formados não funcionaram. Não tinha um envolvimento que convencesse o público da relação. Mas ao mexer na trama para tentar alavancar os pífios índices de audiência, os autores ---- depois de acelerar a história ---- resolveram mudar o par principal. E o resultado dessas alterações foi positivo.


Marcos Bernstein e Carlos Gregório separaram Lili (Juliana Paiva) de William (Thiago Rodrigues) e Celina (Mariana Rios) de Mathias (Begê Muniz). Os casais (sendo um deles o protagonista) não deram certo e foram rejeitados pelo telespectador. A saída mais fácil foi aproveitar a imensa química do casal Bruno e Fatinha da temporada passada de "Malhação". Ou seja, os autores juntaram Marlon (Rodrigo Simas) com Lili, praticamente desapareceram com o personagem de Begê e conduziram a trama para que William e Celina se envolvessem.

Essa nova formação foi benéfica para "Além do Horizonte", que já havia melhorado em virtude da aceleração da história envolvendo a Comunidade comandada por LC (Antônio Calloni). A união de Marlon e Lili transformou o casal no par principal da trama. Ela já era a mocinha, mas ele virou o mocinho,
ocupando o lugar que seria de William. A sintonia entre Juliana Paiva e Rodrigo Simas novamente se fez presente e os atores nem precisaram se esforçar muito para convencer.

A mudança também foi interessante para Mariana Rios. Ela teve química com Thiago Rodrigues, apesar do fraco desempenho do ator. Celina e William fizeram um belo par e as cenas da dupla são bonitas. Quem perdeu nessa história foi o novato Begê Muniz, já que Mathias ficou sem função na trama e acabou sumindo.

Porém, não há dúvidas de que o grande êxito foi a junção de Marlon e Lili. A aproximação dos personagens foi conduzida de forma verossímil e o fato de ambos estarem 'presos' na Comunidade ajudou no processo de cumplicidade da dupla. Com a ausência de William (considerado morto, após fugir do lugar), eles passaram a contar apenas um com o outro, tanto na dor da 'perda', quanto na tentativa de investigar a organização da qual fazem parte.

Juliana Paiva e Rodrigo Simas têm sintonia em cena e o entrosamento fica evidente todas as vezes que contracenam. Entretanto, é importante ressaltar que os personagens são completamente diferentes dos interpretados por eles em "Malhação". E os atores conseguiram diferenciá-los com competência. O telespectador vê Marlon e Lili apaixonados e não Bruno e Fatinha.

Repetir casal é sempre um risco. Afinal, pode estigmatizar os intérpretes e limitá-los. Porém, nesse caso não houve alternativa melhor. Os autores até tentaram colocar Marlon com outra personagem (Vitória - Letícia Colin) antes de optar por Lili, mas a tentativa também não deu certo. E a mocinha ainda se envolveria com Rafa (Vinícius Tardio), o que acabou sendo descartado devido ao fraco desempenho do ator iniciante. Infelizmente, entre os muitos equívocos iniciais, houve um erro grave de escalação, que ficou exposto no time de protagonistas, com exceção de Rodrigo e Juliana. Diante do que tinham em mãos, Carlos Gregório e Marcos Berstein optaram pela única saída viável.

E a comprovação do acerto se deu na cena da primeira transa do casal. A sequência foi muito delicada, apropriada ao horário, e conseguiu transmitir todo o sentimento que um sentia pelo outro. Os atores protagonizaram um ótimo momento e a química do par mais uma vez ficou explícita. Coincidentemente (ou não), a música escolhida para embalar o romance foi a linda "Received", de Alanis Morissette, cantora que também foi responsável pelo tema ("Ironic") de Bruno e Fatinha em "Malhação".

"Além do Horizonte" ----- que tem conseguido mais audiência após o término do horário de verão ---- apresentou sensíveis melhoras e ficou bem mais agradável de se acompanhar. Embora ainda tenha núcleos desinteressantes, personagens avulsos, atores desvalorizados e algumas histórias cansativas, a novela tem conseguido manter a atenção do telespectador graças ao mistério que cerca a Comunidade de LC (Antônio Calloni) e ao acerto da troca de casais; que foi benéfico para os personagens William e Celina, além de ter transformado Marlon e Lili no casal protagonista da novela das sete.

56 comentários:

Uma Interessante Vida disse...

A única novela que acompanho é a das nove, Sérgio... rs

Maxxi disse...

Crítica espetacular!

Não assisto e nem acompanho Além do H, porém vi alguns capítulos avulsos até para opinar aqui. Já falei não apenas uma vez, mas diversas em seu blog, recebendo inclusive o descrédito de outro usuário do blog devido ao que considero do Thiago Rodrigues. Sempre o achei um ator péssimo, limitado, mas que teve bons papeis desperdiçados a mão. O problema não era Willian, mas sim o personagem que Thiago construiu. E olhe que não gosto de repetição de casais (vide Thiago e Fernanda Vasconcelos), não vejo com bons olhos, mas nesse caso não teve mesmo para onde correr: Fatinha e Bruno reencarnaram com uma força digna de Amanda e Herculano (vide O astro). Sei que não é possível salvar a novela do naufrágio, mas que ela saia da telinha com dignidadade foi preciso isso.

PS. Preferiria Mariana Rios com qualquer outro ator na trama. O péssimo desempenho de Thiago não a prejudica porque ela tem vida e, na novela, história própria!

Carol Alves disse...

Nem preciso dizer que concordo com teu post né; a novela derrapou inicialmente em vários pontos, principalmente na falta de casais, ou ao menos de um casal que cativasse. Juliana e Thiago não eram nenhum pouco atrativos em cena e creio que isso tb contribuiu muito pra o fracasso da novela, afinal boa trama das 19hs tem que contar sempre com um romance envolvente, coisa que só veio a existir entre a Lili e o Marlon mesmo; a química entre os dois é surreal, são naturalmente um casal como vi poucas vezes na TV, admiro e curto o entrosamento deles. Pena que daqui a alguns capítulos a personagem voltará a estaca zero se envolvendo mais uma vez com Thiago, o que considero burrice dos autores. Em time que se ganha não se mexe - a dita cairia bem pra novela nesse momento. abraço!

Unknown disse...

Algo a comentar...

Além do Horizonte é uma novela que nasceu confusa e, a dada medida, foi amadurecendo aos poucos. E realmente não é uma novela ótima, mas tem seus méritos, e provou isso com a não estagnação da história.

Thiago Rodrigues e Mariana Rios formam um casal bacana, isso porque, o William ficou um pouco mais simpático na sua relação com a professora. Porém, Mariana Rios acaba se sobressaindo nas cenas dos dois. O diferencial deste casal é a confusão mental que ambos estão passando, ou seja, o Willia ainda não está totalmente decidido se fica com Celina ou não. E nos próximos capítulos, ao se reencontrar com Lili, isso ficará mais nítido.

É inegável que Marlon e Lili combinam mais um com o outro e a produção deu as cenas dos dois um tratamento diferenciado que, aliados com a química de Simas e Juliana Paiva, resultou na mesma repercussão alcançada na excelente temporada passada de Malhação.

O clima de romance entre Marlon e Lili é tão cativante que destoa do que vem por aí na trama. A mocinha se reencontrará com o ex-namorado, que era dado como morto, e parece que esquecerá o atual e apaixonado namorado. Os dois fugirão juntos da comunidade, porém logo em seguida serão separados, pois o Marlon será capturado. O que nos mostra os resumos dos próximos capítulos é que a Lili não se apaixonou por Marlon. Ela ficará com ciúmes ao ver o ex com Celina e ainda ficará decepcionada com o apoio que o William dará ao irmão em relação a ela.

Ou seja, não tenho certeza se os autores transformaram Lili e Marlon no casal central da história, pois a mocinha da história voltará aos beijos com William e a ficar perdida em pensamentos por ele.

Sabemos que novelas sobrevivem de conflitos, e os autores precisam ter o cuidado de não transformar essa trama no samba do criolo doido.

Bom é aguardar pra ver.

Chaconerrilla disse...

Olá, boa noite! Adorei a crítica. Acho que espelha muito do que o telespectador, ou a maioria dele está sentindo. Marlon e Lili foram sim, na minha humilde opinião, um acerto da novela das sete. A construção da parceria deles foi muito bonita e delicada. Totalmente diferente de Bruno e Fatinha. Acho que como você disse os atores souberam diferenciar muito bem os papeis das duas novelas e a química entre eles é realmente incontestável. Parece natural. Marlon e Lili tem uma doçura, diferente do fuego que era Bruno e Fatinha. A cada nova cena me encanto mais e mais com a história dos dois. A sensibilidade que eles põem em cena é incrível. Tem tanta delicadeza na história dos dois. Foi tão bem construída e deixa a cada capítulo a sensação de quero mais. Todo dia espero ansiosamente por cenas MarLili. Quero sabe de que forma os autores vã me surpreender. E, sinceramente, eles (nesse ponto) tem superado minhas expectativas. As declarações de amor são uma mais bonita que a outra. Estou totalmente apaixonada pelo casal.

Milene Lima disse...

O estilo açucarado do casal Lili e Marlom me faz querer mudar de canal toda vez que eles aparecem. Ela ficou meio abestalhada, mais cega em relação as coisas da chatíssima comunidade. Ele sempre foi tonto.
Talvez eu seja a única que sinta falta do Matias e preferia os casais de antes, enfim.

Beijo, Sergio.

Unknown disse...

Bom dia de sábado !!
Serginho adoro essas suas postagens a gente nem sempre percebe certas coisas, até agora essa novela não me encantou ainda, quase nem assisto, tomara que tenha um desfecho melhor e agrade aos outros .....Esperar o resultado é para quem assiste mesmo
Abraços e bom final de semana

•°*”˜˜”*°•.ƸӜƷ ✶*¸.•*´✶♥ Rita!!

Lucas disse...

Na boa, pra mim essa novela já nasceu morta... sem graça, nenhum do elenco me empolgou e por falar no elenco achei bem fraquinho...um porre

Anônimo disse...

Concordo com lucas essa novela
Nasceu morta sem graca literalmente
Sem graca nao consigo assistir essa
Novela uma das piores novelas do
Horario das sete exibidas na globo
Eu ja assistir muita novela das sete ruim comecar de novo, tres irmas ,
Tempos modernos etc... mais como
Essa nao muito ruim oque e aque e
Aquela historia ridicula de maquina da
Felicidade besta caripeiro fantasma
Por favor sergio essa novela e muito
Ridicula e completamente sem nocao
To contando os dias pra que cheque
Logo maio e quando acaba essa
Porcaria de novela espero que
Geracao brasil seja um pouquinho
Melhor que essa ja comeca no lucro.
Atuamente minhas novelas preferidas sao , joia rara , em familia,
Caras & bocas , aproxima vitima , e
Anjo mau por enquanto e so isso
Sergio bom final de semana pra voce.

Gustavo Nogueira disse...

Concordo Sérgio.O Marlon e a Lili formam um ótimo casal e a química entre os dois personagens é nítida.Além do Horizonte melhorou muito desde que começou, está longe de ser ótima, mas em comparação com o início confuso, está assistível e com mais agilidade.

Thallys Bruno Almeida disse...

Posso dizer que Além do Horizonte melhorou, mas pra mim não foi só um pouco não. Melhorou de vez, até o que eu antes achava cansativo melhorou muito.

É uma pena terem sumido com os personagens do Begê Muniz (nem dava pra saber se ele estava bem ou não) e da Letícia Colin (dela eu gosto desde a Malhação que participou).

Quanto a William e Celina, é visível que a Mariana Rios é quem está conseguindo dar dignidade pro par. Os dois têm química mas ela engole o Thiago em cena. Defino William como o personagem certo na mão do ator errado: só não evolui porque Thiago é menos expressivo que um poste energético.

Quanto à Mariana, fico feliz porque ela, da qual gostei muito na Malhação, se recuperou de dois personagens pífios (Araguaia e Salve Jorge) e agora corresponde muito bem a cada cena que ganhou com o crescimento da Celina. Sem contar o pequeno talento que é o JP Rufino e a ótima parceria dele nas cenas.

Quanto a Marlon e Lili, gosto do casal, acho as cenas bonitas, a trilha combinou bem, a química tá ali de novo, é um acerto, mas há outros núcleos que me agradam mais, principalmente o triângulo envolvendo Heloísa (Flávia Alessandra), Thomaz (Alex Borges) e Flávio (Guilherme Fontes), ainda mais depois que Heloísa adotou uma postura mais ativa ao se declarar pra Thomaz, ir atrás da filha e agora convive com o Flávio (prefiro-a com Thomaz, mas ajuda a movimentar o triângulo).

Tapiré melhorou visivelmente e eu gostei demais das cenas das irmãs Anas no Rio de Janeiro. As três tão ótimas, em especial Luciana Paes (Ana Selma). Sem contar o núcleo da comunidade (Calloni, Cássio Gabus, Sabrina Greve - Angelique, Carolina Ferraz e Alex Nero).

Não acho que ainda haja núcleos desinteressantes nem cansativos, só as desvalorizações. Acho que não vou sentir tanta falta assim dessa novela (quero mais é que chegue logo Geração), mas fico feliz pelos autores terem aparado as arestas.

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
UMA NOVELA QUE COMEÇOU MAL,TANTO QUE VÍ ALGUNS CAPÍTULOS, DOS QUAIS POUCO ASSIMILEI, JUSTAMENTE PELO MAU DIRECIONAMENTO DADO AOS PERSONAGENS JÁ QUE O ELENCO É BOM.
ACHO A FLÁVIA ALESSANDRA MARAVILHOSA, MAS, ACHO QUE ULTIMAMENTE NÃO TEM SIDO VALORIZADA COM BONS PERSONAGENS O QUE ELA MERECERIA PELO TALENTO QUE TEM.
ESTOU ACOMPANHANDO NOVAMENTE E ACHO TAMBÉM QUE OUVE UMA MELHORA, MAS, PARA MIM, PRECISA MELHORAR MAIS.
ABRÇS

http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Além do que????????? isso é uma novela???????

Anônimo disse...

caramba, acho que esse blog é o único lugar onde alguém se dá ao trabalho de escrever sobre essa novelinha, vai gostar da globo assim lá no prozac...

Felisberto T. Nagata disse...

Olá, Sérgio
essa música Received", de Alanis Morissette é muito linda, mesma!
A trama confusa e sem grandes nomes como protagonistas, não empolgava os telespectadores ,e não tinha outro caminho, à não ser, procurar mudar algo no roteiro.E com certeza, a "união" entre Marlon e Lili é uma das tentativas!
Obrigado,belo domingo, abraços!

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Não acompanho esta novela, embora cheguei a ver algumas cenas ao acaso.
Os autores agem muito bem em fazer mudanças nos casais protagonistas quando eles não convencem. A química é muito importante para envolver o telespectador.

Ótimo texto e considerações.

Feliz e agradável domingo.

Beijo.

Filha do Rei disse...

Oi!! Acho o Thiago Rodrigues muito fraco, existem outros atores da nova geração mais talentosos e a troca de casai foi realmente sábio:Marlon e Lili são naturais, passam uma veracidade, as coisas fluem quando eles aparecem juntos.Eu não assistia Além do Horizonte, mas agora estou me agradando e entendendo a história :) Bjss

MARILENE disse...

Sergio, acertaram mesmo. O casal melhorou a novela com sua espontaneidade e química. Aliás, William e Celina combinam mais que ele com Lili. A trama é fraquinha e não se espera muito dela, mas tem ficado mais movimentada nos últimos capítulos. Bjs.

Raquel disse...

Oi, Sérgio!

Sempre achei a proposta de ADH muito interessante e a idéia de fazer algo diferente pra novela me atraiu muito. Só que ela acabou se arrastando durante muito tempo nos mistérios e acabou ficando difícil de acompanhar mesmo. O ritmo foi um dos problemas mais sérios. Demorou MTO tempo pra Lili, Rafa e William chegarem à comunidade e o tema subjetivo da busca da felicidade demorou muito tempo pra ser desvendado. Deu a impressão que quando isso acontecesse, não teria mais história pra contar. Outro problema foi também a escalação dos atores e a atuação do começo do folhetim. Todo mundo estava muito ruim, inclusive Flávia Alessandra e Alexandre Borges e até a Juliana Paiva, que demorou pra se livrar da Fatinha.

Mas eu acho que a novela melhorou muito nas útimas semanas, como um todo. E a troca de casais se inclui nisso. Tapiré e a Comunidade viraram o centro das ações, enquanto o Rio voltou a ser palco das situações mais chatas da novela (nada é perfeito). Mas isso não interfere em nada com a minha novela, já que eu assisto no site mesmo e só faço pular as cenas. :P

Voltando ao tema central do post, eu também nunca gostei muito do casal formado por William e Lili. Nunca goste de casal cão e gato e na verdade eu sentia era vergonha alheia quando eles brigavam, brigavam e do nada se beijavam. Nunca acreditei muito nesse esquema atração fatal... E é justamente por isso que me encantei com Marlon e Lili. Os atores realmente têm uma naturalidade imensa e a aproximação do casal foi feita com muito cuidado e capricho, inclusive pela direção (basta ver como foram bem-feitas as cenas do primeiro beijo e da primeira vez da dupla). Também gosto de William e Celina, mas um pouco menos, talvez por conta do personagem herói-phodão do William, que não me desce de jeito nenhum.

Tenho dito isso, eu não sei se essa troca agradou mesmo a maioria como você fala. Aqueles que acompanhavam (e gostavam) da novela, parecem revoltados. Se vc der uma olhada nos VPA's da novela só tem comentário metendo o pau no casal. Na Kogut também. Isso sem falar na campanha pra desqualificar o Rodrigo Simas como ator. Os argumentos sempre são os mesmos: fizeram isso por causa de Brutinha e campanha no twitter, a aproximação foi forçada, Lili virou uma anta desde que chegou à comunidade, Marlon é um bobo, estragaram a novela... E por aí vai.

Esse barulho todo pode não dar em nada, mas como o esperado aumento de audiência não veio, creio que pode influenciar os autores a deixar William e Lili juntos no final. No resumo que saiu recentemente, Lili vai sentir ciúmes de William, vai ficar pensando nele e ainda por cima vão se beijar com os dois namorados capturados, correndo risco de vida. Sei que em novelas é necessário enrolar os pares até o final, mas ficar nesse puxa-encolhe ninguém merece. Até sábado, Lili parecia apaixonada por Marlon. Daí aparece o William e some tudo? Achava que os autores teriam saídas mais criativas pros conflitos do casal, do que apelar novamente à atração fatal dos dois. Isso sem falar que descosntrói tudo que vimos nas últimas semanas com Marlon e Lili e William e Celina. Eu já deveria ter aprendido: shippar casal de novela é o caminho pra se decepcionar...

Beijos, Sérgio!

Luma Rosa disse...

Oi, Sérgio!
Assisti a primeira semana dessa novela e não me empolguei, assim como aconteceu com a nova novela das 21hs. Ambas, muito drama e pouca diversão, além da pobreza dos diálogos... enfim, o que sei dessas novelas é somente o que repercute por aí. Se "Além do Horizonte" tinha "Lost" como inspiração, conseguiu me deixar "perdida".
Boa semana!!
Beijus,

Sérgio Santos disse...

Eu sei, Barbie. rs bj

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Maxxi! Eu abandonei a novela depois da terceira semana mas Thiago sempre esteve péssimo mesmo. Mas depois das mudanças no núcleo central e a troca de casais, passei a acompanhar sempre. Considero a melhor novela da Globo atualmente, o que tb não é lá grandes coisas levando em consideração as demais.

O casal está esbanjando química mesmo e as cenas são as mais bonitas da novela. Abçssss

Sérgio Santos disse...

Valéria, concordo com vc, mas em relação a essa recaída, era previsível que acontecesse, afinal, é novela, e eles precisam enrolar. Mas depois de tudo o que foi mostrado, duvido que William fique com Lili. bjs

Sérgio Santos disse...

F Silva, é verdade, a novela começou confusa e era tão lenta que fez o público desistir da trama. Ninguém teve paciência de esperar os mistérios serem solucionados. Mas as mudanças foram positivas, inclusive no ritmo.

Mesmo diante de todos os futuros meandros, não acho que Lili fique com William pq seria incoerente com o que vem sendo apresentado. Aí Marlon e Celina ficariam juntos do nada? Não daria pra engolir. Abçs

Sérgio Santos disse...

Porlapazyporlavida, obrigado pelo comentário. O casal tem mta química mesmo e os atores estão ótimos. É o único casal realmente bom da novela e que empolga. E tudo foi desenvolvido de forma crível. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Jura, Milene? Antes eu é que não suportava nada, tanto que nem assistia. rs bjssss

Sérgio Santos disse...

Rita, a novela é um fracasso e nada conseguirá reverter isso. Não caiu no gosto popular mesmo. O término do horário de verão acabou sendo benéfico pra trama. bjssss

Sérgio Santos disse...

A novela era mt ruim, Lucas, mas melhorou bastante. Ainda está longe de ser maravilhosa, mas tá bem boa.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, tb achei Tempos Modernos, Três Irmãs e Começar de novo novelas péssimas. Mas essa pelo menos procurou melhorar e conseguiu. Boa semana pra vc.

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Gustavo! Abraços!

Sérgio Santos disse...

Não vejo graça alguma nesse triângulo, Thallys. Aliás, acho uma trama mt dispensável, como tudo que envolve o RJ. Apesar da Flávia e do Alexandre estarem mt bem, não vejo química no casal e mt menos dela com o Guilherme Fontes.

Não foi só esse personagem que sumiu, o Isaac Bardavid não é valorizado e há outros personagens que desapareceram mas que nem lembro o nome. Continuo vendo tramas inúteis e situações cansativas, mas o núcleo central está mt atrativo. Eu não sentirei falta alguma dessa novela.

Sérgio Santos disse...

Zilani, a Flávia era mt valorizada pelo Walcyr Carrasco, mas depois que não fez mais novelas dele só pegou bomba. Salve Jorge e agora essa. Uma pena. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado por se dar ao trabalho de escrever esse comentário, anônimo. Sinal que gosta daqui.

Sérgio Santos disse...

Essa música é linda mesmo, Felis. E combinou mt bom o casal. Boa semana.

Sérgio Santos disse...

Vera, obrigado pelo seu comentário e pelo carinho de sempre. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Cléu, a trama agora está mais fácil de compreender e o Thiago é mt fraco mesmo. A mudança de casal foi necessária. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Marilene, assino embaixo do seu comentário! =) bjsss

Sérgio Santos disse...

Raquel, a novela tinha uma proposta boa mas não foi desenvolvida corretamente e, como vc bem disse, demoraram demais pra desenvolvê-la. Impossível prender alguém assim.

E a novela continua com mtas falhas, mas melhorou nitidamente.

Sobre a revolta dos fãs de William e Lili, era previsível. Mas esses ataques de internet não querem dizer mta coisa. E a audiência melhorou com as mudanças. Foi uma melhora pequena, mas melhorou. Agora, com o fim do horário de verão, a novela ganhou mais audiência. Continua sendo um fiasco, mas tá com números melhores.

Se os autores deixarem Lili com William, o que eu duvido, terão jogado fora toda essa situação que construção na novela. E o final será incoerente com o que foi apresentado. Bjsssssss

Sérgio Santos disse...

Te entendo perfeitamente, Luma! =) bjssss

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Viana disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Raquel disse...

Sérgio,

Concordo com você que ainda tem muita coisa a melhorar. A verdade é que a única coisa que me interessa é mesmo o núcleo da comunidade e os outros diretamente ligados a ela. Acho que os núcleos do Rio andam em círculos e vivem situações totalmente desinteressantes. A começar com o relacionamento de Thomaz e Heloísa. Pra mim, parece que o romance adolescente ficou para mãe. Thomaz sofredor também não rola. Imaginei que a coisa ia evoluir com o Flávio e a Fernanda no páreo, mas o casal fica sempre no quero-mais-não-posso. Dá agonia. Inclusive, situação mais ridícula que usaram pra juntar o casal mais uma vez. Criatividade passou longe ali.

Quanto às torcidas shippers, confesso que fiquei assustada com a fúria da resposta às mudanças de casais. Não tenho twitter, nem facebook, mas em todos os outros lugares em que via comentários sobre a novela, o povo contra o casal Marlili parecia maioria absoluta. Achei curioso pra uma novela que tem um IBOPE decepcionante como esse. A audiência melhorou, mas muito por causa do horário de verão e da troca da seção da tarde com o vale à pena ver de novo, não sei se dá pra dizer que as mudanças tiveram alguma coisa a ver com isso.

E finalmente sobre quem vai ser EndGame, eu sinceramente acho que pode ir pra qualquer um dos lados. Como noveleira, sei que um casal de protagonistas só fica junto no final e que conflitos são necessários pra chegar até lá. Nesse ponto, sempre vi que os autores poderiam ir pra qualquer um dos lados. Só não gostei de como a coisa tá sendo conduzida em relação às "confusões". Imaginei que Lili e William ficariam mais divididos do que aparenta nos resumos e que os autores conseguiriam conduzir essa trama amorosa de forma digna. Sei que não dá pra saber contexto pelos resumos, mas tá parecendo que Lili e William até querem ficar com seus namorados, mas não conseguem segurar o amor (oi?) que os une. Na minha opinião, desvaloriza o trabalho das últimas semanas em tentar fazer Marlon e Lili e William e Celina casais críveis. Ainda acho que tudo pode acontecer, mas me decepcionei um pouco com a escolha de conduzir o quadrado dessa forma. É isso.

PS.: Se Celina e Marlon se apaixonarem, eu desisto de tudo nessa novela e só assisto as cenas do LC!

Raquel disse...

Sérgio, um comentário interessante sobre a novela:

http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2014/02/26/a-novela-e-boa-porque-o-ibope-subiu-ou-o-ibope-subiu-porque-a-novela-e-boa

Concordo que a novela evolui naturalmente. Percebe-se que a história central não mudou de foco e apenas pequenos ajustes foram feitos (como as famigeradas trocas de casais). Mas acredito que o ritmo da novela mudou, sim. Não sei se era o objetivo desde o início, mas com certeza a coisa acelerou desde que Rafa, William e Lili chegaram na comunidade; podiam ter feito isso antes.

Juliana disse...

Bom, concordo com tudo. Desde o início, a novela tinha uma carência de um casal que chamasse atenção, tudo muito morno, nada agradava.

Adorei como desenvolveram o enredo do Marlon com a Lili, um amor que nasceu através da amizade, de forma natural. Sobre a primeira transa do casal que você citou, não sei se foi intencionalmente, mas foram muito mais caprichadas do que a primeira vez do William com a Lili, aliás, o mesmo vale para todas as sequencias de cenas do Marlon com a Lili. Não vejo como voltarem atrás após esse amor que os autores reforçaram e evidenciaram a cada capitulo. Contudo, entretanto, todavia, ela terá uma recaída com o William. Ok, super normal, vejo até como um ponto final. É um mal necessário para a Lili perceber quem ama, servindo como um divisor. Só achei feio como conduzirão, com ela ainda namorando o Marlon, e com ele lá preso. Mas enfim... Novela. Tomara que venha muito arrependimento da parte dela.

Costumo dizer que a Juliana e o Rodrigo se reinventaram. Tão diferentes em tão pouco tempo! De inicio, achei erro não colocarem o Simas como protagonista. Mas só agora vejo que a história ficaria parecidíssma com Malhação (relacionamento entre tapas e beijos) e não teríamos essa virada LINDA que estamos vendo. E, assim como foi em Malhação, Rodrigo virou protagonista.

Ah, sem contar que a Globo passou 3 meses sem investir ou dar importância para algum casal, todos passaram despercebidos. Mas eis que surgem Marlon e Lili, e desde então, não desgrudam da Juliana e do Rodrigo em instagram, twitter, facebook, entrevistas no próprio site de ADH (inclusive, uma das comemorações do capitulo 100 será uma entrevista com eles, com perguntas dos fãs), levando os dois juntos à programas e etc. Isso tudo não pode ser em vão, promover ao máximo os atores, construir uma história com muito mais profundidade entre os personagens para depois desfazer, vai ficar bem incoerente.

Raquel disse...

Oi, Juliana! Concordo com tudo o que você disse, complementou muito bem o meu comentário e ajudou a colocar em palavras o porquê de eu não gostar de como as coisas vão acontecer nas próximas semanas.

É novela, as coisas precisam se embolar pra serem resolvidas no final e estava claro que Lili teria uma recaída com William. Mas precisa ser com os respectivos namorados capturados, provavelmente correndo risco de morte na comunidade? Quem teria clima pra brincar da chuva e se beijar sabendo que os seus namorados estão nessa situação horrível? Eu achei meio feio e nada digno também. Entendo que os autores querem dar a entender que sai faísca entre os dois (como disseram na entrevista dos 100 capítulos), mas acho que ficou puxado. Vamos ver...

Juliana disse...

Ei, Raquel. Concordo plenamente. Ainda não engoli a traição, aparentemente sem culpa e preocupação. Sinceramente, não sei se vou ter estomago para ver. Poderiam fazer a Lili ficar balançada, Marlon percebendo e deixando ela "livre" para decidir (mesmo não querendo, porque né, ele a ama), e aí sim ele e a Celina fossem capturados. E nesse meio tempo ela resolvia a vida dela com o William. E sei lá o que inventariam para William e Celina, talvez a mesma coisa. Aceito e entendo a recaída, mas essa palhaçada que estão fazendo, não mesmo. E sobre essa entrevista que você comentou, apesar de tudo, os autores pontuaram bem. Lili/Marlon e Celina/William tiveram um sentimento de plenitude, e Lili/William.... Soltam faíscas e só?! Sempre achei as brigas sem sentido, repetitivas, chatas. Estou procurando essas tais faíscas há 101 capítulos e nem achei.

E agora estão querendo transformar o William como o salvador da pátria, cão arrependido e sentimental. Não mereço ver o William jogando tudo na cara da Lili de novo sobre o LC e se achando o máximo por estar certo, não mereço.... Com certeza a Lili é a chave da libertação do Marlon, por causa da formula, e tomara que seja ele o responsável por ela abrir os olhos. Agora resta esperar.

Chaconerrilla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chaconerrilla disse...

Concordo com vocês (Juliana e Raquel). Não gostei da forma como vai ser conduzida a recaída de Lili e William. Achei que não condiz com os personagens, que teoricamente se importam com os outros e fazem de tudo para salvar a quem ama. Achei muito fria da parte dos autores. Como é que William o "herói" que faz o possível e o impossível para ajudar seus amigos, fará isso justamente com o irmão e com a Celina que esteve ao lado dele durante todo esse tempo? E como lili que contou com o apoio e a força de Marlon depois de "perder" um grande pode não fazer (pelo que li nos resumos) pra ajuda-lo?
Acho que eles erraram na mão, ao escrever o reencontro de William e Lili e jogar pra escanteio Marlon e Celina. Acho um pouco repugnante, mas pode ser exagero meu, não sei.
Jesus, espero que isso seja apenas uma recaída e um ponto final (como já aconteceu em tantas novelas)do casal.
Boa noite e bom carnaval!

Sérgio Santos disse...

Raquel, exatamente. O núcleo da Comunidade está ótimo, mas os demais continuam mt fracos. Esse do RJ, então é triste. O casal Thomas e Heloísa parece que está avulso e o romance não convence. O msm vale pra todas as situações daquele contexto. Parece uma novela paralela.

Li essa crítica do Stycer e até comentei lá. Subiu pq ficou mais ágil e tb por causa do fim do horário de verão e a mudança que a Globo fez na grade.

Acho que da forma como conduziram a trama, seria incoerente Lili ficar com William no final. Só seria válido se a relação dela com Marlon fosse exclusivamente carência pela dor, o que não foi o caso. Espero que os autores não destruam isso. bjssssss

Sérgio Santos disse...

É isso que penso, Juliana. Essa recaída que eles terão é normal em qlq novela, afinal, é preciso enrolar. Mas de acordo como tudo foi desenvolvido, seria incoerente ela ficar com William.

Eu nem vi a transa da Lili com William pq nessa época tinha abandonado a novela, já que havia um conjunto de erros, incluindo a ausência de um bom par romântico.

Sim, por um lado foi bom mesmo Rodrigo não ter sido o William, mas poderiam ter escalado pro papel um ator melhor que Thiago Rodrigues. Enfim... bjssss

Raquel disse...

Juliana, nem sei se você vai ler meu comentário aqui, mas estou doida pra conversar sobre esses rumos da novela e no fórum que eu frequento, ninguém gosta do Marlon, então nem adianta falar. :P

O capítulo de ontem acabou com qualquer esperanças minhas de o quadrado ser conduzido de forma digna. William e Lili indignados com os seus namoros e simplesmente esquecendo dos seus respectivos namorados lá do seu lado. William jogando na cara da Lili que ele está certo e o Marlon calado o tempo todo... Marlon voltou ao estado de insegurança perante ao irmão e a Lili, o que me deu muita raiva! A impressão é que os autores querem reforçar a posição do William como herói da trama, da Lili como mocinha voluntariosa e do envolvimento dos dois como uma "coisa que eles não conseguem segurar".

A verdade é que eu sempre achei que o Marlon sempre foi mais empolgado com o relacionamento do que a Lili; tanto é que as declarações apaixonadas sempre partiam dele. Mas confesso que fiquei decepcionada com essa regressão ao estado "vidrada no William" que ela voltou tão rapidamente. Na próxima semana a gente só vê Lili pensando em William e vice-versa e nenhuma vez eles pensando nos namorados lá presos na comunidade. Eu não sei de você, mas me levanta todos os tipos de sinais. Tá faltando esforço aí pra mostrar que eles estão divididos.

Raquel. disse...

Sérgio, eu não boto a minha mão no fogo por autor de novela, não mesmo! Acho que as últimas semanas foram essenciais pra colocar uma dúvida nas pessoas nos destinos amorosos dos personagens. Lili e William podem ser felizes, e de fato foram, com outras pessoas. Mas daí vem as próximas semanas pra mostrar que os dois ainda não conseguem se segurar quando estão um perto do outro. Ou seja, parece que o que rolou antes não era tão verdade assim...

Pode chamar de incoerência, pra mim nada mais é do que os autores querendo impedir que as torcidas abandonem o barco. Mas no final vão escolher o casal que mais gostam, que agora está parecendo ser William e Lili.

Sérgio Santos disse...

Raquel, eu acho que ele terão essa recaída justamente para colocar um ponto final nesse ciclo. Outros casos parecidos já aconteceram em novelas. Mas não dá pra saber o que farão. Só sei que essa novela acaba em maio, ou seja, tem novela pra caramba ainda. Então talvez enrolem por causa disso. bjssss

Juliana disse...

Porlapazyporlavida L, essa recaída está bem forçadinha mesmo, por isso que estou achando que é só a primeira de outras que terão. E ADORAM colocar o William com heroi, mas quando é o irmão e a namorada que estão presos, ele vai brincar de chuva com a ex e ainda solta um "não há nada que possamos fazer". Tenha paciência. Lili ainda se mostrou um pouquinho mais preocupada.

E Raquel, eu vi!! Agora eu que acho que você não verá, mas enfim, também adoro discutir sobre os possíveis rumos s2 hahahahah Não entendo essa birra do povo com o Marlon, acho o melhor personagem. Leu o resumo da próxima semana? Prepare-se para passar mais raiva, o bom é que a Lili se sentirá culpada e confessará ao Marlon o que aconteceu, e me alivia eles darem um tempo. E após decidir com quem ficar, ela ouve uma conversa e desiste da decisão. Como o Sérgio disse, a novela vai até maio, tem que enrolar. Não duvido nada que até lá os autores coloquem ela com o William de novo.

Essa cena da Lili falando que estava com o Marlon foi de cortar o coração, foi uma revidação tão infantil, igual criança mostrando para o coleguinha que o brinquedo novo dela é mais legal. E outra, também não suporto essa insegurança do Marlon. O triste é que ele se sente inferior mesmo, teve a até uma cena dele perguntando para a Lili se ela via o William nele, se era por isso que ela gostava dele. Tadico.

Acho que o Marlon era mais empolgado pois tinha certeza do sentimento dele, a Lili passou pela fase de não aceitar, e foi começando a gostar pouco a pouco. Sem contar com o fantasma do William no começo. Continuo achando que William/Lili é fogo de palha mal resolvido, a Lili só precisa de algo que reafirme e dê certeza ao que ela já sabe: que ela é apaixonada pelo Marlon.

Raquel disse...

Oi, Juliana!

Que bom que vc apareceu de novo! Também adoro conversar sobre o que vai acontecer, mas no fórum que eu frequento, só fico mais deprimida quando eu falo disso...

Quanto ao Marlon, eu consigo entender que quem goste de um personagem como o William, que é metido a herói, cheio de razão e desconfiado, não ia se interessar por um personagem que é inseguro, ingênuo e até influenciável. Mas fora isso, eu vejo como implicância porque o personagem ganhou destaque nas últimas semanas, dividindo o posto com o William. Tudo o que o Marlon faz é ruim e tem más intenções. Disseram até que ele foi falar com o William sobre a Lili pra marcar território e que ele não se preocupa com o irmão. Se eu for listar o tanto de coisa que ouço sobre o Marlon que eu acho um tremento exagero, eu não sairia daqui hoje.

Mas que bom que você ainda está confiante em Marlili, porque eu tow achando é que esse shipper vai afundar bonito. Até esse resumo de agora, eu acreditava que existia alguma possibilidade de Lili ter se apaixonado de vdd pelo Marlon, mas agora eu estou totalmente cética. Ela só pensa no William, esquece o pingente que o Marlon deu pra ela na tribo e parece que vai decidir voltar pro Marlon simplesmente porque entende que William nunca vai aceitar o LC. Tá puxado. O que tá ficando claro é que os autores estão colocando que o empecilho pra Lili e William ficarem juntos é essa discordância sobre o LC. Quando isso for resolvido, e a Lili descobrir quem é o pai, o conflito termina e os dois ficam juntos. Podem até enrolar um pouco mais fazendo Lili e William ficarem com Marlon e Celina por culpa, ou sei lá, mas até agora, não há nada que prove que eles estão realmente dividos.

Estou descrente e pessimista. Acho que todo o barulho em volta de Juliana e Rodrigo foi pra chamar audiência pra novela que tava muito mal. Mas nada indica que os autores mudaram de idéia que o casal principal continua sendo William e Lili (apesar de eles não assumirem).

Juliana disse...

Raquel!!! Eu estava em estado de negação com ADH, mas agora tudo se ajeitou! Os autores derraparam bonito no triangulo/quadrado, meio que quebrou o encanto nessa confusão da Lili entre paixão e amor, mas agora as coisas estão melhorando. Aposto mais do que nunca num final Marlon e Lili. A sequencia do Marlon saindo do efeito da máquina foi LINDA. O discurso dele na hora, as falas da Lili nas cenas seguintes também... Enfim. Agora só falta acabar com a comunidade. Sempre detestei esse status de heroi do William, acabou que ele salvou foi ninguém, Marlon e Lili que estão planejando tudo! Lindezas.

Provavelmente você não verá isso, mas vale a tentativa hahahhaha E desculpe a demora. (Se resolver fazer uma conta no twitter ou algo do tipo, avise aqui, vou ficar de olho. Queria muito papear sobre essas ultimas semaninhas)