terça-feira, 20 de novembro de 2012

Novelão da Semana: o quadro que virou a sensação do Vídeo Show

O "Vídeo Show" está no ar desde 1983. A atração é caracterizada pela exibição dos bastidores das novelas e de todos os programas da Rede Globo; além de ter várias entrevistas com os atores e diretores. Sempre fez sucesso e os 29 anos de vida apenas comprovam isso. Porém, há alguns anos, o programa vinha apresentando um desgaste e até perdendo sua identidade. Ainda resolveram extinguir o "Falha Nossa", quadro de maior sucesso e que exibia os erros de gravação das produções. Mas, aos poucos, consertaram os equívocos e inseriram novidades que foram agradando o telespectador. Sem dúvida, o maior acerto dos últimos meses foi o 'Novelão da Semana'.


O quadro é uma espécie de "Vale a Pena Ver de Novo" compacto. Exibem reprises de novelas de sucesso e as apresentam em duas semanas; com direito a narrações das cenas para agilizar e ajudar na compreensão de quem se esqueceu ou não acompanhou na época. É bom lembrar que assim que estreou no "Vídeo Show", o 'Novelão da Semana' reexibia a novela em apenas uma semana, mas devido ao sucesso do quadro, acabaram estendendo para duas. Infelizmente, mesmo tendo mais tempo de exibição, é inevitável não cortarem alguns núcleos das obras, o que acaba gerando reclamações; mas o saldo geral da ideia é muito positivo.

Atualmente estão reprisando "O Beijo do Vampiro", uma trama que marcou a adolescência de muita gente em 2002 e que até hoje é lembrada pelos fãs. Há, inclusive, várias campanhas para que a segunda história vampiresca de Antonio Calmon (autor) --- a primeira foi "Vamp" --- seja reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo". Nas semanas anteriores, o "Vídeo Show" chegou
a reprisar "A Sucessora", "Direito de Amar", "Cambalacho", "Estrela Guia", "Cobras & Lagartos", "Pedra sobre Pedra", "Laços de Família", dentre outras.

Como se pode observar, o quadro acabou sendo um alento para os telespectadores que se revoltam com o fato do "Vale a Pena Ver de Novo" quase sempre reprisar novelas muito recentes. Além da criação do Canal Viva --- emissora da Globosat que exibe várias tramas antigas da Globo ---, o público agora ganhou outra opção para ver histórias que marcaram a teledramaturgia.

O "Vídeo Show" fez importantes modificações e conseguiu dar a volta por cima, após um período bastante cansativo. Além da criação de novos quadros, tendo o 'Novelão da Semana' como principal feito, também acertaram ao eliminar de vez o 'Vídeo Game' --- competição entre atores, apresentada por Angélica ---, que já estava ficando repetitivo. Para melhorar ainda mais, só mesmo se os responsáveis pela atração voltassem com o 'Falha Nossa' e parassem de exibir erros de gravação antigos, fingindo que são inéditos. Mas, por enquanto, cabe elogiar os acertos e deixar esses pequenos erros para depois.

Tendo tantos telespectadores saudosistas e admiradores da boa e velha teledramaturgia, o programa vespertino da Globo teve êxito na criação de um quadro que presenteia essa parcela do público, além, claro, de ainda inteirar as novas gerações a respeito de novelas que marcaram época. Ao que tudo indica, para a alegria de todos, o "Novelão da Semana" nunca mais sairá do "Vídeo Show" e já virou o carro-chefe da atração. Um sucesso merecido.

40 comentários:

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Concordo, Sérgio. O "novelão da semana" é mesmo uma boa oportunidade de matar as saudades de algumas novelas, mas, peca por omissões. A mais gritante, recentemente, foi a da personagem Capitu, tão bem interpretada por Giovanna Antonelli, em "Laços de Família". Um acerto acontece quando, hoje em dia, alguns dos envolvidos nas novelas reapresentadas dão seus depoimentos sobre suas impressões e os bastidores da época.
O "Videogame" era interessante quando era disputado pelos artistas.
Também prefiro o "Falha Nossa" atualizado.
A melhor época do "Videoshow" foi quando era apresentado por Miguel Falabella, na companhia de Cissa Guimarães e Zezeh Barbosa.

Clau disse...

Oi Sérgio :)
Esse quadro 'Novelão da Semana',é bem interessante mesmo.
Mas o que eu mais gostava no Vídeo Show era o Falha Nossa,com os erros recentes...
Bjs!!

Unknown disse...

Querido amigo eu adoro ver esse novelão, da uma saudade mesmo de boas novelas, e ver ainda atores e atrizes que estão trabalhando e alguns que já se foram, com toda certeza Vale a Pena Ver de Novo...adorei esse post
Deixo um abraço de bom final de tarde
Bjuss
Rita!!!!

eder ribeiro disse...

Então, Sérgio, o q se leva uns seis meses é resumido em uma semana? Como co seguem. Do vídeo show o q eu gostava era as falhas. Abçs.

Demian disse...

Rever cenas de uma obra antiga sempre é um prazer, mesmo que de forma tão resumida como acontece no Novelão da Semana... Bom mesmo é poder acompanhar os grandes sucessos no Viva, já que o Vale a Pena Ver de Novo só exibe sucessos recentes mesmo... Estou acompanhando Renascer diariamente e estou adorando, pois foi uma novela que vi pouco, já que fazia faculdade na época. Aliás, estou observando mto o trabalho da Adriana Esteves por conta das polêmicas que tiveram na época... Adriana está ótima, acho que as críticas foram injustas demais. O problema não está nela, mas acho que na condução da personagem, não sei se por culpa do autor ou da direção... O público fica sem saber se ela é boa, má, vítima inocente ou uma cobrinha dissimulada... Acho que deve ter sido isso que confundiu o público na época e houve essa rejeição com a atriz/personagem... Abçs

Uma Interessante Vida disse...

Bem lembrado, Sérgio... o "Falha Nossa" era ótimo mesmo e fez falta quando deixou de passar e como já tem um tempinho que não assisto ao vídeo show, nem sabia da existência desse "Novelão da Semana", mas quando eu tiver em casa, nos dia e horário que ele passa, vou lembrar de assistir.
beijos e lindo restinho de feriado.

A Viajante disse...

Muito bom a reprise condensada no Novelão... o vídeo show manteve entre as atrações da Globo que mais curto. Um beijo, querido!

Thallys Bruno Almeida disse...

Bem, Sérgio, o "Novelão da Semana" foi mesmo um acerto. Nos permitiu relembrar Celebridade, Laços, Cobras e Lagartos, OBDV, Dancin' Days e também permitiu aos mais jovens conhecer algumas antigas, como A Sucessora e Direito de Amar. Não sabia que Estrela Guia havia passado.

O Falha Nossa inédito de verdade faz falta - seria perfeito demais ver os erros de "Cheias" e "Avenida", p/ex.

O Video Game, que era um acerto, desandou com anônimos, não conseguiu se recuperar na nova fase com famosos e a edição de verão só piorou. Fizeram bem em acabar.

Se não me engano, já vi a Dani Monteiro apresentar com o André Marques e acredito que os dois interajam melhor, sem ficar na cara aquela "falsa espontaneidade" gritante mostrada por André e Ana Furtado. Abç!

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira! Você tem razão, alguns cortes ficam muito explícitos mesmo. O da Capitu foi o pior e agora, em O Beijo do Vampiro, cortaram os núcleos da Zezé Motta, Tony Tornado e Sergio Menezes, o da Marta (Julia Lemmertz) e o do Barata.

O Video Game até com os artistas já estava cansando e tinham até algumas provas parecidas com o extinto "Passa ou Repassa", do SBT, como a torta na cara. Enfim... Também gostava desse trio citado por vc! O entrosamento entre Miguel, Zeze e Cissa era perfeito. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Clau, pois é, o Falha Nossa sempre foi o quadro mais querido e até hoje ninguém entendeu o motivo de terem parado de exibir erros inéditos. Mistério. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Rita, muito obrigado. O quadro é muito bom mesmo. Beijos e desejo o mesmo pra você!

Sérgio Santos disse...

Oi Eder. É bem difícil mesmo, mas até que eles fazem um bom resumão. As falhas sempre fizeram sucesso. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Demian! Olha, também achei as críticas feitas à Adriana muito injustas. Ela não estava tão horrível assim. Eu particularmente não gosto das novelas do Benedito Ruy Barbosa porque são muito lentas. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie, muito obrigado pelo comentário. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Ju! O Vídeo Show é um dos programas mais tradicionais da Globo. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys. É verdade, muitas novelas já foram reprisadas no quadro e muitas outras ainda serão. Estrela Guia foi horrível e acho que foi o único erro até então. Não deveria ser nem compactada.

Também prefiro a Dani apresentando no lugar da Ana, mas ela só apresenta para cobrir as férias da esposa do Boninho. Abração!

Milene Lima disse...

Meu comentário é meio de intrusa, pois não vejo mais o Vídeo Show desde que a senhora-artificial-Boninho assumiu a apresentação junto com o André Marques. Eu gostava do programa, não só do Falha Nossa.

Beijo, Sérgio.

chica disse...

É mesmo uma ótima chance de rever o que passou. Minha mãe por exemplo, na clínica, não perde a novela que repete, à tarde.
abraços,chica e lindo dia!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia!
Sérgio!
Tudo bem?
...Se tem algo que sou saudosista de plantão é na teledramaturgia!Eu tive a minha fase de "telenoveleiro".As tramas atualmente estão muito repetitivas.Eu gostava das novelas épicas de antigamente... e o Vídeo Show faz bem em resgatar isso!
Obrigado!
ótima quarta feira!
Abraços

Trilhamarupiara disse...

oii amigo, cá estou eu te acompanhando novamente, e de cara já gostei do tema, eu adoro o novelão da semana tenho recordado muitas novelas que associo a determinados momentos da minha vida, rsrsr adoro, tbém acho que o Video Show está dando a volta por cima com os novos quadros! Abraçossss

Filha do Rei disse...

Amo assistir, relembrar belos trabalhos, personagens que marcaram a história da tv.

Ah, gostei muito do teu canto.Parabéns.

Nilson Barcelli disse...

Não faço a mínima ideia, porque não estou no Brasil.
Mas de vez em quando reparo nas novelas que passam em Portugal e fico admirado com o nível dos atores, do texto e da realização.
Um abraço.

Carlos disse...

Novela e mais novela... Por isso não tenho paciência pra ver televisão. É legal recordar, principalmente novelas que não terão chances de reprise graças à censura, mas o video show já perdeu a sua função faz tempo. Só falam de novela e as matérias são bastante rasas. Tiraram o Falha Nossa, tiraram o Video Game com os artistas, mal falam dos bastidores dos programas de auditório... Resumindo, tv pro video show é = novela. Não que eu não goste do gênero, mas tudo em excesso...

Se eles falassem dos bastidores, tivesse um musicalzinho (clipe, sei lá), mas não, é Novelão da semana, é resumão, matéria sobre um personagem de novela, criatividade zero.

Fora o texto decorado dos apresentadores, que não tem carisma e nem espontaneidade como na época do Falabella. Conseguiram tirar isso até do André, que era melhor sozinho, ele e telespectador.

Video Show precisa falar dos bastidores, aí será 10.

Ah, e eu não comentei sobre a Patrícia pq repetiria o que sempre falo dela. Não vou apertar na mesma tecla, embora goste rsrs

Abraços

Sérgio Santos disse...

Oi Milene, você não tem nada de intrusa! Obrigado pelo comentário. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Chica, obrigado pelo comentário! Sua mãe não perde o VAPVDN? Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto, então, teve sua fase noveleira também? Quem nunca, né? rs Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen, como foi de viagem? Espero que tenha descansado bastante. Pois é, o Vídeo Show deu uma melhorada. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Cleo, obrigado! Seja bem-vinda!!! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Nilson, se você está em Portugal deve estar acompanhando Gabriela e Avenida Brasil. Que inveja de você! rs Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Carlos! Olha, o resumão era só de Avenida Brasil mesmo, não tem de Salve Jorge (até pq não há nada pra falar...) e eles tem mostrado matérias interessantes sobre os bastidores e relembram alguns clipes também. Fizeram boas mudanças, embora a ausência do Falha Nossa ainda seja um grande erro.

Sobre a apresentação concordo plenamente. André era muito melhor sozinho. Ah, sim, a Patrícia é fantástica mesmo! rs Abraços!

Marcos Mariano disse...

Eu achei esse quadro uma grande sacada do vídeo show, as vezes quando estou almoçando eu assisto, mas como tenho o Canal Viva em casa não acompanho muito esse quadro do vídeo show, mas o próprio Canal Viva é uma amostra do quando as pessoas gostam de relembrar esses grandes clássico da nossa teledramaturgia, Eu to acompanhando a novela Renascer no Viva e esta sendo uma experiência magnífica relembrar essa novela que fez parte de um momento muito bom da minha vida.

Abraços

paulo disse...

Tirando "estrela guia", "explode coração" e "o beijo do vampiro", tres bombas, realmente ver o resumo dos novelões é muito bom! Abrçs.

Sérgio Santos disse...

Oi Marcos, obrigado pelo comentário! Realmente o Viva é um canal de boas recordações e o Novelão da semana uma ótima sacada. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Paulo, obrigado pelo comentário. Eu fui fã de O Beijo do Vampiro, mas detestei Estrela Guia e também não gostei de Explode Coração. Abraços.

Anônimo disse...

ola assisto video show todos os dias adoro vocÊs e gostaria rever no novelao da semana que vem a primeira verçao da novela selva de pedra.

Anônimo disse...

ola eu gosataria de rever no novelao da semana a primeira verçao da novela selva de pedra em preto em branco

Anônimo disse...

ola eu assisto voces todos os dias e adoraria rever no novelao da semana a primeira verçao da novela selva de pedra em preto e branco

Anônimo disse...

ola sou a jessika e gostaria de fazer um pedido pela minha vo que esta aqui dizendo que gostaria de rever a primeira verçao da novela selva de padra

Anônimo disse...

lado a lado e muito massa mais eu prefiro salve jorje mais emoçao bjsss pessoal do elenco salve jorje,,,,,,,..........

Anônimo disse...

adorooo voces gente amo muito video show