domingo, 11 de março de 2012

Expectativa pela estreia de Avenida Brasil ofusca reta final de Fina Estampa

"Fina Estampa" está em em sua fase final e faltam duas semanas para seu término. A novela continua com uma audiência ótima e superior a das cinco antecessoras. Porém, a trama não vem obtendo altos picos, muito frequentes em sua fase inicial . Os índices se estabilizaram, o que não é para se preocupar, haja vista o sucesso que faz; entretanto, repercussão mesmo vem tendo a sua sucessora --- "Avenida Brasil", escrita por João Emanuel Carneiro.


Enquanto "Fina Estampa" continua apresentando situações absurdas --- como as tentativas totalmente despropositais de Tereza Cristina (Christiane Torloni) em tentar assassinar os filhos de Griselda (Lilia Cabral), seu ex-marido (René - Dalton Vigh), sua filha (Patricia - Adriana Birolli), seu capanga (Ferdinand - Carlos Machado) e qualquer um que aparecer em sua frente, além das bobagens envolvendo Solange (Carol Macedo) e seu funk entediante, a redenção de Teodora (Carolina Dieckmann) etc ---, "Avenida Brasil" começou nos mostrando um teaser instigante, onde uma criança reclama que lhe tiraram sua família e roubaram sua casa; e depois, na fase adulta, promete vingança.

Na semana passada --- após a Globo anunciar
sua programação 2012, em um evento para a imprensa e publicitários ---, outras três chamadas começaram a ser divulgadas nos intervalos na emissora. E nas três há a presença da grande vilã, Carminha, vivida pela ótima Adriana Esteves. Foi o estopim para aumentar ainda mais a ansiedade dos telespectadores. Nas redes sociais, já começam as especulações sobre a nova trama e, claro, sobre a víbora que promete deixar Tereza Cristina no chinelo.

A nova novela do horário nobre está cercada de mistérios. Quase nada sobre a trama foi divulgado na imprensa. Só se sabe que  Nina (protagonista vivida pela Debora Falabella) perderá o pai (Genésio - Tony Ramos), que estará casado com a vilã Carminha, que fará da vida da criança um inferno, até abandoná-la num lixão. A trama central girará em torno da vingança de Nina. Tema bastante atraente, não?

O talentoso João Emanuel Carneiro, autor de vários sucessos, tendo "A Favorita" como o seu trabalho mais elogiado --- e merecidamente ---, já começou mostrando a que veio antes mesmo de sua obra ir ao ar. O público está cada vez mais entusiasmado pela estreia de "Avenida Brasil", para o desespero de Tereza Cristina, Griselda, Crô, Pereirinha e toda a turma de "Fina Estampa".

12 comentários:

Fabiano disse...

Sem dúvida alguma Avenida Brasil será um sucesso. Não digo um sucesso de audiência porque o povo não gosta de uma trama inteligente, e sim de um bom e grande clichê. Beira o ridículo a novela Fina Estampa. As tentativas de matar os imortais filhos do Pereirão das Bocadas, a entrada e saída SEM FUNDAMENTO ALGUM de Chiara, a nova trama principal, onde Bia, com toques de psicopatia tenta ter a filha para si, entre outros. O que vale para eu assistir a novela é o Crô e Baltazar (que ele conseguiu estragar também, com Crô esnobando o Zoiudo) e o Pereirinha.
Um detalhe importantíssimo é o bulling. A novela é um poço de bulling. Bigoduda, Jacaroa, Zoiudo, os apelidos dados à Daniele, e os apelidos dados a Crô, por Baltazar, entre tantos outros que permeiam a novela.
E por fim, as próprias tentativas de matar os filhos da Griselda: cobra no carro! Desde quando? Falta de criatividade.
Espero ansiosamente pela próxima novela. Na chamada que Nina é deixada no lixão por Max e corre atrás do carro gritando: "Não me deixa aqui, tio!"; eu realmente me emocionei muito. E a chamada de Cadinho, com suas mulheres? Perfeito! Será um sucesso!!!

Sérgio Santos disse...

Fabiano, muito obrigado pelo seu comentário. Realmente Fina Estampa é um festival de absurdos. Você escreve bem. Tenho muita esperança nessa novela! Vamos torcer para que faça sucesso, caso seja realmente boa. Abraço!

Reginaldo Alves disse...

João Emanuel Carneiro (autor de "Avenida Brasil") tem sido muito elogiado pelas tramas que escreveu no horário das 7, como "Da Cor do Pecado" e "Cobras e Lagartos". Com isso, conseguiu um merecido espaço entre os autores das novelas das 9. Gostei muito do seu último trabalho como autor principal, "A Favorita", essa foi a última novela que, de fato, me "prendeu" na frente da TV desde o teaser (onde Flora e Donatella, lado a lado, diziam simultaneamente que a outra era uma assassina; lembram-se?) até o último capítulo.
O teaser de "Avenida Brasil", igualmente instigante, é um bom aperitivo do que vem por aí. Tenho certeza que será mais um ótimo trabalho desse excelente autor, João Emanuel Carneiro.

Estou seguindo o blog.
Abraços!

Sérgio Santos disse...

Reginaldo, obrigado pelo comentário. Seja bem-vindo ao blog. Gostei de todos os trabalhos do João Emanuel Carneiro até agora. E pelo que tenho visto, gostarei do próximo também. Vamos aguardar. Abraço!

Anônimo disse...

Espero uma grande novela, acho que "Avenida Brasil" promete dar um up no horário e repercutir positivamente. Parece estar mais aguardada que as novelas antecessoras.
Lucas - www.cascudeando.zip.net

Sérgio Santos disse...

Sem dúvida, Lucas! Dá pra ver claramente como vários telespectadores, e a própria crítica, estão interessadíssimos na novela. Apagou a reta final de Fina Estampa.

Dualys F.Souza disse...

Já era para João Emanuel ter escrito outras novelas há muito tempo! Ele sabe prender a atenção do espectador. Quem não se lembra de "A Favorita" ? Aquela novela marcou minha infância. rs Quanto a "Avenida Brasil", sem duvidas será uma grande produção recheada de suspense, ação e drama. Sem contar na boa fotografia e direção que percebi em suas chamadas.Enfim, basta aguarda-la para ver como se sairá...

Sérgio Santos disse...

Concordo, Dualys! JEC fazia falta no horário nobre e até hoje os telespectadores não se esquecem de A Favorita. Avenida Brasil tem tudo para ser uma grande novela. Abraço!

Mary Miranda disse...

Sérgio,

Na minha opinião, "Fina Estampa" não disse a que veio até hoje, e não é "Avenida Brasil" que está tirando os seus holofotes.
Se o ibope prova o contrário, que é uma novela bem assistida, a mim não prende, acho os personagens caricatos, e até a maravilhosa Lília Cabral, que poderia brilhar e abrilhantar a ficção, teve seu personagem ceifado pelo personagem cretino e trapalhão de Christiane Torloni.
Gosto de Aguinaldo Silva como autor de novelas, mas essa nem de longe pode ser comparada a muito bem escrita e conduzida "Senhora do Destino"!
Depois que vemos uma novela daquelas, fica difícil engolir "Fina Estampa"...
Vou com tudo para "Avenida Brasil", do meu atual autor favorito, João
Emanuel Carneiro!
Já estou ansiosa pela estreia e creio que ocorrerão vários shows de interpretação de Débora Falabella, Murilo Benício e Adriana Esteves, entre os muitos outros personagens que estarão num contexto bem inteligente!...

Um abraço,
Mary:)

Sérgio Santos disse...

Mary, obrigado pelo comentário. Fina Estamá é a pior novela do horário nobre dos últimos tempos. Concordo inteiramente com você. abraço!

Thallys Bruno disse...

Bom texto, Sérgio. Fazia tempo que eu não via a expectativa de uma nova novela apagar a reta final da que está no ar. Aguinaldo Silva está irreconhecível. É difícil acreditar que o mesmo autor que fez obras geniais, como Senhora do Destino e A Indomada, foi capaz de criar isso.

JEC começou com o pé direito no horário das sete e honrou sua primeira novela das oito. E ao que tudo indica, Avenida Brasil promete ser ainda melhor. Não tenho medo de apostar nessa nova trama.

Ah, parabéns pelo blog. Abraço!

Sérgio Santos disse...

Thallys, vc me achou! Que legal vc aqui! Seja bem-vindo! :) Aveida Brasil está me despertando uma ansiedade que há tempos eu não tinha. Que venha logo!