terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Suzana Faini é valorizada como merece em "Espelho da Vida"

A atual novela das seis está a cada dia melhor. "Espelho da Vida" sofria da falta de ritmo, mas agora está bem mais ágil e repleta de boas cenas. O elenco tem protagonizado várias sequências convidativas e uma atriz que merece citação especial é Suzana Faini. A autora vem proporcionando para a veterana grandes momentos e agora a presenteou também com uma personagem no passado.


A misteriosa Guardiã da mansão abandonada de Júlia Castelo (Vitória Strada) aparecia muito pouco no início da novela de Elizabeth Jhin. No entanto, todas as suas aparições eram marcantes. Ninguém, até então, sabia se era uma senhora solitária ou um espírito que assombrava a casa. Muito menos se era confiável ou não. E Suzana conseguia transmitir todo o ar de mistério que seu papel exigia. Suas cenas com Vitória Strada, por sinal, são maravilhosas.

As tentativas da Guardiã em ajudar as viagens ao passado de Cris provocam muitas vezes embates entre as duas, destacando o talento da veterana. Suzana ainda expõe o lado intimidador de sua personagem quando Isabel tenta invadir a mansão.
Suas cenas com Alinne Moraes sempre engrandecem a história, sendo necessário citar o lindo cachorro branco que a acompanha, claro. A rivalidade das duas virou um trunfo à parte do enredo.

Agora, a Guardiã vem aparecendo cada vez mais e vale citar a bonita cena protagonizada por Suzana e Otávio Martins, quando a senhora se mostrou gentil pela primeira vez ao ver Jadson e chamou o menino de Henrique, em uma alusão ao passado de 1930. Isso porque a verdadeira identidade daquela pessoa tão enigmática finalmente foi exposta: Dona Albertina, mãe de Eugênio (Felipe Camargo) e avó de Júlia Castelo. Como Henrique era o filho do violento coronel com a amante Maristela (Letícia Persiles), ela também era avó do menino. Sua primeira aparição como a matriarca da família Castelo foi nesta segunda (07/01).

A cena proporcionou uma nova guinada na história e já está claro que a mãe de Eugênio não era nada agradável. Tão machista e enérgica quanto o filho, a personagem logo iniciou uma leva de ironias contra Piedade (Júlia Lemmertz) e fez questão de menosprezar Júlia. É a típica ricaça que se acha acima dos outros. Suzana mal apareceu em 1930 e já virou um dos trunfos do passado da protagonista. As sequências em torno da viagem no tempo da mocinha com certeza ficarão ainda melhores com essa nova 'vilã'. O fato, inclusive, comprova que a Guardiã é um espírito e está presa naquela casa abandonada para pagar pelos seus erros.

A experiente atriz estava afastada das novelas há seis anos, quando participou de "Salve Jorge", em 2012. Seu papel era uma figuração de luxo na trama de Glória Perez. A sua última boa personagem na televisão foi Antônia, uma sensitiva governanta em "Escrito nas Estrelas" (2010), da mesma Elizabeth Jhin que a trouxe de volta agora. Mas Suzana tem uma galeria de participações em novelas, séries e filmes. "Irmãos Coragem" (1970), "Selva de Pedra" (1972), "Dancin`Days" (1976), "Top Model" (1989), "Irmãos Coragem" (1995) e "A Favorita" (2008) foram apenas algumas. E, claro, é preciso mencionar a sua sensível participação em "Sob Pressão", ano passado, na pele de uma senhora que sofria do Mal de Alzheimer.

Suzana Faini é uma atriz que merece mais espaço na televisão e a autora de "Espelho da Vida" tem valorizado essa profissional admirável da forma como ela merece. A Guardiã é uma das melhores personagens da novela das seis e sua importância vai aumentar ainda mais na pele da cruel Albertina.


14 comentários:

Letícia disse...

Como eu gosto dos seus textos, Serginho. Ela está maravilhosa e amo a Guardiã. Há tempos ela merecia um papel como esse.

Yasmin disse...

Amando cada vez mais essa novela e torcendo pra sua ideia da guardiã reencarnar como filha de Cris e Daniel ao lado de André seja verdade.

Anônimo disse...

No começo eu achava esse lance da guardiã meio sem nexo, mas aos poucos fui entendendo a personagem e adorei que ela apareceu no passado.

Fernanda Mendes disse...

Esperando seu comentário sobre o fim do video show :(

Anônimo disse...

Ela é maravilhosa e seu texto é mais do que merecido!!!!

Adriana Helena disse...

Sérgio, que texto incrível amigo!
Você escreve de uma maneira tão leve que mesmo quem não acompanha a novela como eu fica com vontade de assistir!
Sempre achei a atriz Suzana Faini um talento incrível, pouco valorizada mas que agora conseguiu um papel que faça jus à sua interpretação!
Parabéns querido, por estar atento a valorizar os talentos que nem sempre tem o destaque necessário!!
E aproveito para desejar um FELIZ 2019!!
E vamos que vamos com tudo amigo!!
Lindo restante de semana!
Beijos!! :)))))

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Gosto muito dessa personagem da Guardiã. As conversas dela tentando convencer a Cris a aceitar e prosseguir com a sua missão (principalmente agora que a mocinha não quer mais ir no passado) são as melhores e tenho gostado muito também desse lado mais "humano" que ela demonstrou com Jadson e Américo. Suzana Faini é mesmo sensacional, mesmo não sendo tão frequente em novelas.
Agora, confesso que, depois dessa revelação do passado da Guardiã como avó da Júlia, fiquei me perguntando por que todos os outros reencarnaram e ela permaneceu como espírito, presa à casa; será que isso tem alguma relação com o assassinato ou foi por outro motivo?
No mais, é isso. Abraços!!

Sérgio Santos disse...

Fico honrado, Leticia.

Sérgio Santos disse...

Tomara, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

É tudo mt bem entrelaçado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Postei texto, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Grato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sempre carinhosa, Adriana. Obrigado. bjsss

Sérgio Santos disse...

Ela deve ter roubado o filho da Julia, Germana...Vamos ver. bjs