sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

O que a televisão reserva para o telespectador em 2019?

Embora todo mundo espere e torça, o ano de 2019 não será muito diferente de 2018 em relação ao momento que o país vive. Portanto, a televisão terá que manter cautela e não abusar muito dos gastos excessivos. Porém, apesar das dificuldades, todas as emissoras conseguiram apresentar produtos de qualidade no ano que passou. E, por tudo o que vem sendo anunciado e noticiado, a Globo seguirá como a maior investidora, por razões óbvias, e as demais economizarão bastante nos próximos doze meses. Ou seja, é provável que a líder domine ainda mais em 2019, principalmente por estar ousando em produções exclusivas da Globo Play. Vejamos o que o público pode esperar.






"Elis - Viver é melhor que sonhar":
Com redação final de George Moura e direção de Hugo Prata, a série é derivada do filme que recebeu muitos elogios em 2016. A trama conta um pouco da trajetória da inesquecível Elis Regina e Andreia Horta está brilhante na pele da cantora. A produção televisiva terá cerca de 15 minutos de cenas inéditas, gravadas especialmente para a produção. Estreia no dia 8 de janeiro, na Globo, logo após "O Sétimo Guardião". 





"10 Segundos para Vencer":
Com roteiro de Thomas Stavros e Direção de José Alvarenga Jr., a série também é derivada do filme (coprodução da Globo Filmes e Tambeline Filmes) e estreia depois de "Elis". A trama aborda a vida de Éder Jofre, lutador de boxe bicampeão mundial, que disputou 81 lutas, com 75 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, ambas por pontos. Daniel de Oliveira está bem demais na pele do pugilista e faz uma ótima dobradinha com Osmar Prado. 





"Tá Brincando!":
Novo programa de Otaviano Costa estreia já no próximo dia 5, sábado, na faixa do "Só Toca Pop". O apresentador do "Vídeo Show" sonhava com um formato para chamar de seu há tempos e finalmente conseguiu. A atração promete uma disputa divertida entre várias gerações e os mais velhos serão os grandes protagonistas. Tem tudo para entreter e emocionar.





Reprise de "Cordel Encantado":
A novela de sucesso de Duca Rachid e Thelma Guedes foi a escolha da Globo para substituir "Belíssima" no "Vale a Pena Ver de Novo". Apesar de toda a divulgação da trama de Silvio de Abreu, a reexibição fracassou na audiência, assim como a anterior, "Celebridade". O objetivo agora é emplacar uma reprise que atinja ótimos números de audiência para "alavancar" a grade da emissora, que enfrenta um período turbulento com seus folhetins inéditos. O enredo que misturou cangaço com realeza foi o maior êxito na carreira das autoras e resta saber se repetirá esse feito em 2019. 



"Verão 90":
A novela das sete de Izabel de Oliveira e Paula Amaral, dirigida por Jorge Fernando, será ambientada na década de 90 e a trilha sonora da época promete ser uma personagem à parte. Protagonizada por Isabelle Drummond, Rafael Vitti e Jesuíta Barbosa, a história conta a vida de três crianças que fazem sucesso com o grupo "Patotinha Mágica" nos anos 80, mas acabam seguindo caminhos diferentes depois que a formação acaba. Já adultos, se reencontram nos anos 90 e com vários sentimentos mal resolvidos. Vitti e Isabelle são os mocinhos e Jesuíta será o vilão. Camila Queiroz viverá uma patricinha interesseira e Cláudia Raia promete roubar a cena. Estreia no final de janeiro, no lugar de "O Tempo Não Para". 




"Big Brother Brasil 19":
Após a bem-sucedida edição de 2018, resta aguardar a seleção de 2019 da temporada do reality mais popular do país. A audiência não deverá repetir os índices do ano passado, afinal, o "BBB 18" se beneficiou bastante do imenso sucesso de "O Outro Lado do Paraíso" e agora "O Sétimo Guardião" enfrenta dificuldades no Ibope. Mas tomara que tenham escolhido bons participantes e Tiago Leifert seja menos parcial. 





Última temporada do "Tá no Ar":
O melhor programa de humor da Globo infelizmente chegará ao fim. Marcelo Adnet e Marcius Melhem decidiram acabar com a atração no auge para deixar saudades e certamente vai. A sexta temporada tem tudo para ser tão boa quanto as anteriores e estreia no próximo dia 15, logo após o "BBB 19". 



"Malhação - Toda Forma de Amor":
Emanuel Jacobina volta a escrever o seriado adolescente. O autor foi um dos criadores do formato, mas escreveu duas péssimas temporadas em sequência: "Seu Lugar no Mundo" e "Pro Dia Nascer Feliz". Ou seja, seu recente histórico não é nada favorável ou animador. No entanto, pior que a atual "Malhação - Vidas Brasileiras", escrita por Patricia Moretzohn, é quase impossível ser. Ainda se sabe pouco sobre a trama que estreia em abril, mas a produção marca a volta de Paloma Duarte à Globo, após 14 anos na Record. A atriz interpretará uma das protagonistas: uma médica que adotará uma criança e disputará a guarda com a mãe biológica, uma adolescente. 





"Bom Sucesso":
Após dois imensos sucessos seguidos ("Malhação - Sonhos" e "Totalmente Demais"), Rosane Svartman e Paulo Halm voltarão ao horário das sete da Globo com uma nova novela, que substituirá "Verão 90" no  segundo semestre. A história, dirigida por Luiz Henrique Rios, começa com uma troca de exames. Mãe de 3 filhos, costureira e passista de uma escola de samba, Paloma (Grazi Massafera) decide passar a vida a limpo quando descobre ter pouco tempo de vida. Porém, ela descobre que o resultado do exame está errado e é na verdade o diagnóstico de Alberto (Antônio Fagundes), um senhor odioso que a família almeja ver morto para avançar sobre a renomada editora erguida por ele. Os dois iniciam uma relação de cumplicidade e ele se apaixona. Mas a mocinha nem imagina se apaixonou pelo filho dele, Marcos (Rômulo Estrela), o dono de uma barraca de praia que renega a fortuna do pai. Está formado o triângulo principal. Promete. 




"Jezabel":
A Record planejou a novela "Gênesis" para substituir a atual "Jesus", mas como a produção está bastante atrasada, a emissora resolveu produzir rapidamente uma macrossérie para estrear em março. Escrita por Cristianne Fridmann, com direção de Alexandre Avancini, a trama terá Lidi Lisboa vivendo a personagem-título e nomes como Andrea Avancini, Alexandre Slavieiro, Stephany Britto, Daniel Blanco, Eduardo Lago, Laís Pinho e Aline Prado também foram escalados. Jezabel era uma princesa fenícia casada com o rei de Israel e a emissora investe em mais um enredo bíblico, mesmo diante dos evidentes sinais de desgaste. 



"Órfãos da Terra":
A nova novela de Duca Rachid e Thelma Guedes estreia no final de março, substituindo "Espelho da Vida". A trama das autoras chegou a ser cogitada para a faixa das nove, mas acabou transferida para o horário das seis. O enredo falará sobre os refugiados e terá até depoimentos reais ao longo da história. O ex-BBB Kaysar está no elenco e a escalação não foi por acaso, afinal, todos lembram do seu drama para trazer os pais ao Brasil. Os mocinhos serão vividos por Renato Góes e Julia Dalavia, enquanto os vilões caberão a Herson Capri e Alice Wegmann. Mouhamed Harfouch, Paula Burlamaqui, Osmar Prado, Nicette Bruno, Eliane Giardini, Paulo Betti e Flavio Migliaccio são alguns outros nomes escalados. 



"Se Eu Fechar os Olhos Agora":
A minissérie escrita por Ricardo Linhares, baseada no livro homônimo do jornalista Edney Silvestre e dirigida por Carlos Manga Jr., ficou disponível na íntegra no Now, plataforma on-demand da Net, em 2018. A Globo vai exibi-la na faixa das 23h, no lugar da antiga novela das onze e hoje chamada de "supersérie". Isso porque a emissora adiou para 2019 o projeto de Maria Adelaide Amaral sobre a vida do compositor Carlos Gomes e cancelou a trama de Euclydes Marinho. Ou seja, faltou planejamento. Mas a produção de Linhares --- que explora o interesse de dois adolescentes pela investigação de um assassinato ---- é caprichada e conta com nomes como Mariana Ximenes, Antônio Fagundes, Débora Falabella, Murilo Benício, Xande Valois e João Gabriela D`Aleluia. 



"Assédio":
Também para preencher o espaço na grade, a Globo vai exibir a série dirigida por Amora Mautner e escrita por Maria Camargo, baseada no livro "A Clínica" - A Farsa e os Crimes de Roger Abdelmassih", na íntegra na faixa das 23h, provavelmente depois que "Se Eu Fechar os Olhos Agora" sair do ar. A trama, até então exclusiva da Globo Play, prende o telespectador com um enredo tenso e muitas vezes chocante. Antônio Calloni, Mariana Lima, Adriana Esteves, Hermila Guedes e Paolla Oliveira são alguns destaques. 



"Topíssima":
A trama de Cristianne Fridmann estrearia na faixa das sete logo após "Escrava Mãe", mas foi engavetada pela Record por não ser bíblica. Mas, a emissora resolveu produzi-la em 2019 e Camila Rodrigues foi escolhida para protagoniza-la. Ela será Sophia, uma mulher rica e bem-sucedida que se apaixona por um rapaz pobre e humilde, vivido por Felipe Cunha. Um clichê máximo. O enredo substituirá a reprise de "A Terra Prometida" em maio e o elenco ainda conta com Camila Amado, Silvia Pfeifer, Denise Del Vecchio, Sidney Sampaio, Kadu Moliterno, Isabel Fillardis, Cristiana Oliveira e Emilio Orciollo Neto. 



"Aruanas":
O título faz alusão à ONG em defesa do meio ambiente coordenada pelas protagonistas Débora Falabella, Leandra Leal e Taís Araújo. Coprodução Globo - Maria Farinha, a trama tem criação e roteiro de Marcos Nisti e Estela Renner, com colaboração de Pedro Barros e direção de Carlos Manga Jr. (junto com Estela). A jornalista Natalie, a ativista Luiza e a advogada Verônica --- juntas com a estagiária Clara (Thainá Duarte) ---precisarão lidar com a ambição da lobista Olga, vilã vivida por Camila Pitanga, em meio a um desastre ambiental iminente. Será conteúdo exclusivo da Globo Play. Promete. 




"Dias Felizes":
A Globo não deixa Walcyr Carrasco tirar nem um ano de férias. Após o fenômeno "O Outro Lado do Paraíso", o autor foi chamado para escrever outra novela no horário nobre e a estreia está prevista para maio. A trama terá direção de Amora Mautner e Walcyr escalou Juliana Paes para viver a protagonista. Ela viverá um doceira humilde que venderá bolos de pote e sofrerá com as humilhações da esnobe filha, vivida por Agatha Moreira. A protagonista, no entanto, conseguirá construir um império graças ao seu ofício de boleira. Paolla Oliveira também foi escalada e será uma blogueira fútil, enquanto Reynaldo Gianecchini formará um triângulo com Juliana e Agatha. Laura Cardoso, Nathalia Timberg, Marcos Palmeira e Caio Castro são outros nomes escalados. 



Terceira temporada de "Sob Pressão":
Após dois anos vitoriosos, a série de Jorge Furtado, com redação final de Lucas Paraizo e direção de Andrucha Waddington, tem tudo para ser tão irretocável quanto as temporadas anteriores e Drica Moraes engrandecerá o já talentoso elenco. A atriz será uma médica que entrará para o time de Evandro (Julio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano). Os problemas na saúde continuarão sendo o foco da trama e a greve dos caminhoneiros (ocorrida em 2018) será tema de um dos episódios. A expectativa para esse terceiro ano é a melhor possível e tomara que ao menos em 2019 a produção seja indicada ao Emmy Internacional porque merece muito. 






"As Five":
O sucesso de "Malhação - Viva a Diferença" foi tanto que Cao Hamburger está trabalhando em uma nova série que contará a vida das cinco protagonistas do seriado adolescente já adultas, precisando enfrentar novos desafios e dramas. Como no final da história exibida em 2018 cada uma seguiu um rumo, agora elas se reencontrarão no enterro de Mitsuko (Lina Agifu), mãe de Tina (Ana Hikari). A partir desse novo encontro, as cinco meninas voltarão a conviver. Resta saber como o autor vai explorar essa nova fase e como estarão Benê, Lica, Keyla, Ellen e Tina. Ao menos há a garantia de todas as atrizes escaladas. Primeiramente, os episódios estarão disponíveis na Globo Play e só depois irão para a emissora aberta. Mas, como Daphne Bozaski acabou de ter um filho e Gabriela Medvedosvki está escalada para "Nos Tempos do Imperador", próxima novela das seis, é possível que o projeto previsto para 2019 seja adiado para 2020. Mas nunca se sabe.



"Nos Tempos do Imperador":
A novela das seis substituirá "Órfãos da Terra" e a estreia está prevista para o dia 1º de outubro. Alessandro Marson e Thereza Falcão são os autores e planejam contar o que aconteceu anos depois do término de "Novo Mundo", folhetim primoroso que escreveram em 2017. Eles, inclusive, escalaram Guilherme Piva e Vivianne Pasmanter para interpretarem novamente os impagáveis Licurgo e Germana. A premissa da nova história será a chegada da Condessa de Barral (Mariana Ximenes) à Corte, em 1856. Ela desembarcará no Rio de Janeiro para ser a preceptora de Isabel e Leopoldina, filhas de Dom Pedro II, vivido por Emílio Dantas ---- a Condessa, inclusive, será sua amante. Michel Gomes e Gabriela Medvedovski serão os protagonistas jovens. Já Andreia Horta deverá ser a Princesa Isabel. 






Resta torcer para que ao menos a grande maioria das novelas, séries e programas listados honre a expectativa e presenteie o telespectador com produções de qualidade em 2019. Aguardemos.

22 comentários:

Heitor disse...

Gostem ou não, Walcyr virou o salvador da Globo. Por isso ele nao tira férias. E ele sabe prender a audiência com histórias ágeis. É disso que a emissora tá precisando diante de todas produções fracassadas atuais. E também me animo com Bom Sucesso pelos autores de Totalmente Demais.

Anônimo disse...

Neste ano de 2019 investirei apenas na novela "Bom Sucesso" e na série "As Five" (que pode ser adiada para 2020).

Yasmin disse...

Animada com a novela do Walcyr, com Bom Sucesso, Elis e a novela da continuação do Novo Mundo. Essa Verão 90 me cheira a flop com a autora de Geração Brasil que não sabe fazer casais e essa Órfãos da Terra tem tudo pra ser tão chataa quanto Joia Rara. Não quero que Espelho da Vida acabe.

Anônimo disse...

Mentira que vai ter série das Five!!!!!!!!!!!!

Nina disse...

Querendo a novela do Walcyr logo porque essa do gato é muito ruim!!!

Anônimo disse...

Quanto à "Malhação - Toda Forma De Amar", não tenho expectativas, mas concordo com você, Sérgio, quando afirma que pior do que "Malhação - Vidas Brasileiras" é quase impossível ser. Ler os resumos semanais do que acontecerá daqui a duas semanas a cada semana que passa é de provocar desesperança em quem assiste à TV do fim da tarde até o da noite. Acredito que até "Segundo Sol" (2018) e "O Sétimo Guardião" têm mais qualidade do que essa "produção televisiva" cujo nome tento pronunciar o menos possível.

Anônimo disse...

Hum essa novela do walcyr tive déjà vu com vale tudo.

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,eu tive acesso à lista de indicados do Troféu Internet,q será junto com o Troféu Imprensa,no dia 28 de Abril,e eu vou te falar uma coisinha só,Sergio:fiquei abismado com essa lista,que é tão injusta quanto a dos´´Melhores do Ano´´do Faustão,então vamos lá:
Cantor:Rincón Sapiência,nunca ouvi falar dele
Ator:insjustça aos montes.como podem Bruno Gagliasso,Cauã Reymond e Dudu Azevedo estarem na lista?
Atriz:como podem Bruna Marquezine,Larissa Manoela,Marina Ruy Barbosa e Sophia Valverde estarem
entre as dez finalistas?
como pode existir ainda a categoria de Melhor Programa Infantil,Sérgio?
Revelação:como podem estar lá Ana Clara Lima(só tá lá por causa dos fã-clubes dela) e Vivian Amorim e deixar de fora Kelzy Ecard?menos mal q Cláudia Di Moura e Bella Piero estão entre os finalistas,apesar q eu acho q ganha a Rebeca,por ser filha do Sílvio,e por ser a doçura em pessoa,tanto é que ajudou um idoso com AVC no Roda a Roda.
o que vc achou dessa lista de injustças no Troféu Internet,Sérgio?abraços,cara

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Espero que as telenovelas ganhem força em 2019. Realmente, em 2018, foi complicado.. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Elisabete disse...

Há muito por onde escolher.
Bom domingo.

Filha do Rei disse...

Oi, Sérgio!! Desejo um ótimo 2019!!!
Grandes novidades na tv para 2019!! Fico feliz com a volta de muitos talentos à telinha, pois assim só temos a ganhar.
Agora é só esperar.
Bjs

Sérgio Santos disse...

Isso é fato, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, anonnimo.

Sérgio Santos disse...

Confesso que tenho os seus mesmos medos, Yasmin...

Sérgio Santos disse...

Vai, anonimo..

Sérgio Santos disse...

Que seja boa, Nina.

Sérgio Santos disse...

De acordo, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Vale Tudo não inventou a filha que tem vergonha da mãe, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Nem sabia, Matheus, e lendo o que vc postou achei péssimo.

Sérgio Santos disse...

Vamos ver, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Elisabete.

Sérgio Santos disse...

Feliz 2019, Cleu. Saudades de vc aqui. Bjsss