sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

"Vidas Brasileiras": o que esperar da próxima temporada de "Malhação"?

Substituir um sucesso é tão desafiador quanto entrar no lugar de um fracasso. Manter os altos índices de audiência de uma faixa é tão complicado quanto reerguer os números abaixo do esperado. Portanto, a missão de Patrícia Moretzohn não será nada fácil. "Malhação - Viva a Diferença" acaba no dia 6 de março e a temporada de Cao Hamburger, dirigida por Paulo Silvestrini, foi um sucesso de público e crítica. A autora agora precisará manter a qualidade do seriado adolescente com "Malhação - Vidas Brasileiras", dirigida por Natália Grimberg.


A ambientação volta para o Rio de Janeiro ---- a atual fase foi a primeira que migrou para São Paulo ---- e será baseada na produção canadense "30 Vies", premiada série que estreou em 2011 e teve 11 temporadas, completando 660 capítulos. É a primeira vez que "Malhação" não terá uma sinopse original. Chegou-se, inclusive, a especular o fim do título "Malhação", mas a força comercial do mesmo acabou recuando os interessados da Globo em encerrar o ciclo. E foi um acerto. Mudar depois de 25 temporadas seria desnecessário, gerando sempre comparações inevitáveis.

Outra novidade é o protagonismo da trama. Não serão os adolescentes e, sim, uma professora, a dedicada Gabriela, interpretada por Camila Morgado. Ela se envolverá com os conflitos dos alunos, agindo como uma espécie de 'anjo da guarda'. Mas também terá família, precisando lidar com seus próprios problemas.
É um contexto parecido com o de Dóris (Ana Flávia Cavalcanti), diretora do colégio Cora Coralina, em "Malhação - Viva a Diferença". O que muda é a estrutura do seriado. Isso porque o formato terá um ousadia e tanto: a cada quinzena, o drama de um aluno será investigado pela professora.

Ou seja, ela é a única protagonista fixa. Os outros serão rotativos e, depois de concluídos os conflitos dramáticos, sairão da trama ou perderão bastante destaque, cedendo lugar para novos. Entre as questões levantadas, estão: a busca pela identidade, machismo, desemprego, diversos preconceitos, corrupção, idealização do corpo, entre muitos outros. Portanto, o elenco estará em constante mudança, desafiando a atenção do público. É uma atitude corajosa, pois será difícil se apegar a algum personagem diante de tanta rotatividade. A cada quinze dias, mais ou menos, haverá a troca de temáticas.

Serão cerca de 25 histórias que contarão com mais de 50 participações especiais ao longo da temporada, incluindo vários veteranos da Globo. Um número que impressiona. Aliás, essa fase nem estreou e já foi esticada pelo departamento da emissora. Outro ato bastante arriscado, uma vez que não se sabe o resultado que alcançará na audiência. O encurtamento de "Malhação - Viva a Diferença" (deveria acabar em junho, como todas as outras), se mostrou incompreensível diante do tamanho sucesso da fase e esse esticamento da substituta acaba sendo, no mínimo, questionável --- ficará mais de um ano no ar.

Malu Mader, Edson Celulari e Ana Beatriz Nogueira serão algumas participações especiais do início da trama, que também contará com nomes como Guta Stresser, Luiz Gustavo, Felipe Rocha, Joana Borges, Pally Siqueira, Mariana Armellini, Bukassa Kabengele, Arlindo Lopes, André Luiz Miranda, Carmo Dalla Vechia, entre outros. E são 17 jovens principais do enredo, que dividirão o protagonismo de acordo com o rodízio estipulado. Porém, vários intérpretes deixam o elenco ao longo da fase, à medida que os ciclos vão se fechando. Não se sabe ainda se esses 17 estão incluídos ou apenas seus familiares.

A autora fez questão de elogiar o grande trabalho de Cao e ressaltou que seu maior desafio é manter a qualidade que o colega alcançou na faixa. Patrícia está certa e tomara que consiga. Ela já é uma veterana em "Malhação". Foi uma das escritoras da primeira temporada, entre 1995 e 2000, e também escreveu a ótima fase de 2007/2008, protagonizada por Sophie Charlotte, Nathalia Dill e Mariana Rios. Porém, suas últimas lembranças no horário não foram nada boas: a fase de 2009, protagonizada por Bianca Bin e Micael Borges, foi um fiasco, a ponto de substituírem o mocinho pelo vilão vivido por Humberto Carrão; e a "Malhação - Casa Cheia", de 2013, foi um completo equívoco, parecendo uma novelinha infantil boba e com personagens rasos, incluindo o insosso casal protagonista ----- Ben (Gabriel Galcão) e Anita (Bianca Salgueiro).

Patrícia Moretzohn, agora, tem o desafio de apagar essa má impressão das suas duas últimas temporadas e surpreender com "Malhação - Vidas Brasileiras". Ela será supervisionada por Daniel Ortiz ---- fato curioso, pois a escritora tem bem mais experiência que ele (autor de apenas duas novelas, sendo ambas baseadas em sinopses de terceiros) ---- e a adaptação de "30 Vies" tem chances de funcionar. Resta saber como as abordagens serão feitas e se os dramas cativarão o telespectador. Só assistindo para saber.

35 comentários:

Anônimo disse...

Espero um fracasso...

Pedro Bertoldi disse...

Vou ser sincero, Serginho. Não estou muito animado. Acho válido que se busque novos formatos para o programa. O próprio Cao já fez um grande trabalho nesse sentido, no entanto acho que o formato de 30 viés é bem arriscado. Principalmente levando em conta o público shipper. Com tanta rotatividade de tramas e protagonismo, haverá espaço pra isso? Acredito que provavelmente se houver resposta negativa do publico, o formato voltará ao convencional como Malhação Conectados. E acho Daniel Ortiz bem limitado pra supervisionar o texto. Veremos...

Anônimo disse...

Olha Sergio, eu bem que estou tentando criar algum animo para acompanhar essa nova temporada, mas confesso que ta puxado pra mim. A primeira chamada não despertou minha atenção, diferente de Viva a Diferença, que me conquistou logo nos cinco primeiros teasers (Com a apresentação das cinco protagonistas). Pode ser sofrimento por antecedência pelo fim da atual temporada? Pode (Jorge Bevilacqua feelings rsrs). Mas falando sério, há um conjunto de fatores que que me desagrada quanto a Vidas Brasileiras: A autora e o supervisor, o fato de ter uma protagonista madura (Eu amo a Camila Morgado, só pra deixar claro) em um produto dedicado aos jovens, essa rotatividade de protagonistas pois para aqueles que gostam de shipar, vai ser um inferno... Enfim, é esperar para ver. Enquanto isso, vamos aproveitar cada segundo da reta final de Viva a Diferença como vc mesmo sugere no Twitter rs.

Leitora disse...

Olá! Tô sumida, né? Não acredito que viva a diferença vai acabar já. Não entendo essa decisão da Globo todas as outras temporadas foram até Junho/Julho e essa não chegará nem em Abril. "Ah mais é por causa da copa e..." Não é não. Porque em 2014 a casa cheia acabou um dia antes da estréia do mundial e a Sonhos começou após o fim do mundial esse papo de copa é conversa pra boi dormir e por falar em copa... Será que a interrupção/cancelamento do seriado durante a copa (porque sim vai ter interrupção/cancelamento e etc uma hora ou outra) será que isso não vai prejudicar ainda mais nesse esquema de rodizio? Eu até gostei dessa dinâmica da rotatividade é um estilo que tem seus prós e contras. Pra quem se apega aos personagens, torce por eles, shippa casal e etc não é lá muito legal, agora pra quem já não dá muito bola pra isso (o que é difícil) pode funcionar.
O jovem publico brasileiro já tá bem acostumado com o estilo das séries e seriados estrangeiros então talvez eles não estranhem muito se bem que muitos brasileiros tem síndrome de vira lata. Se é de fora é lindo, perfeito, maravilhoso, se é daqui aí é ruim, não presta, não sei o que não sei o que. Esse formato também pode ser um problema para o publico tradicional porque tem muita gente que já passou dos 20, 25, 30, 40 e etc, mas continua assistindo o seriado adolescente.

Malu disse...

Tbm achei o perfil da Gabriela muito parecido com a Dóris, oq já me deixou meio assim, né... Aliás os alunos com "estilos diferentes" tbm me parece uma forçação pra imitar VAD, assim como o investimento em tramas de machismo, alcoolismo, corrupção, preconceito, não que seja ruim falar disso, pelo contrário, mas vamos combinar que o principal mérito do Cao foi fazer tudo isso de maneira natural e orgânica, desenvolvendo os personagens a partir desses conflitos e não se limitando apenas ao "merchandising social". Eu adorava a temporada da Angelina e da Débora, e tbm gostei da malhação da Bianca Bin, acho que oq comprometeu na época foi o desempenho fraco do Micael. Agora, no geral não gosto muito dos trabalhos dela e Daniel Ortiz como supervisor é uma piada, nem as novelas que ele escreve prestam. No entanto, gostei bastante dessa entrevista dela, só não consigo me animar por enquanto.

cantinhovirtualdarita disse...

Olá Serginho querido,eu sempre acompanhei toda
serie de malhação e fico feliz qdo vejo os atores já em novelas,dessa temporada gostei e vamos ver como vai ser a outra se vai agradar, é só assistindo mesmo, deixo um abraço e bom final de semana bjussss

Leitora disse...

Ah esqueci de comentar lá em cima eu gostei da Malhação da Débora/Angelina pra mim foi uma das melhores o problema é que foi muito longa. Chegou uma hora que eu estava doida para que acabasse. Eu também gostei da Malhação da Bianca Bin e mudar o par romântico dela pra mim foi ótimo eu sei que isso não era a intenção, mas ficou legal porque fugiu da velha fórmula de sempre onde a gente sempre sabe quem termina com quem. Já a casa cheia... Bem a casa cheia eu vi um capítulo ali e outro aqui não acompanhei porque achei ruim. Dali eu só salvava o Martin e a Micaela quando assistia era por causa deles.
Quanto aos temas eu espero que ela faça uma abordagem ao estilo Cao e não ao estilo Jacobina.

Anônimo disse...

Tô com muito medo dessa temporada ser um completo fiasco e entregar em baixissima audiência pras novelas das 18h. E essa idéia da quinzena é muito arriscada, os shippadores da Tl vão ficar enfurecidos. É até boa essa inovação pra uma autora que faz sempre a mesma coisa, mas acho muito arriscado, ela podia fazer os que não estão em foco na quinzena ganharem pelo menos algumas pequenas cenas nesse tempo, incluindo pra formar um casal. "Casa Cheia" foi um completo lixo por motivos de não ter história, ter péssimo desenvolvimento e tratar nós adolescentes como completos retardados. A supervisão de Daniel Ortiz é compreensível, ele escreve bem, erra as vezes, mas escreve bem.
Enfim, não sei o que esperar de "Vidas Brasileiras", só que se flopar, vai flopar MUITO, jâ que "Celebridade" ficou minutos abaixo dos 10 pontos nessa sexta.

Guilherme disse...

Tb espero fracasso, tanto que nem vou assistir de começo, só se a temporada for boa mesmo...

Lulu on the sky disse...

Não curto muito Malhação.
big beijos

Felisberto T. Nagata disse...

apesar que também nunca acompanhei , acredito e concordo com ti, que vai ser um grande desafio manter a qualidade alcançada na faixa de horário. Acredito que a Patrícia consiga, mesmo porque sendo uma 'veterana' , Malhação está com um formato completamente novo, evitando até possíveis comparações; vamos aguardar, Obrigado , Sérgio, Belos dias,abraços!

Unknown disse...

Eu realmente não sei o que esperar dessa nova temporada, eu torço pra que ela dê certo, pq tem uma galera nova que tá esperando mesmo uma oportunidade nessa carreira tão difícil que é a de ator, mas confesso que tenho zero ânimo pra ver.. A maneira como a Globo decidiu encurtar MVAD e já esticou VB me causou mt estranhamento! Cm uma empresa encurta um projeto que tá dando super certo, que é um sucesso em todos os âmbitos, usando uma desculpa pífia, como o fato desse ano ser de Copa do Mundo, sendo que em outros anos, tivemos temporadas q se encerraram um dia antes do início do mundial? Quiseram dar qualquer desculpa pro público e só...
Substituir MVAD não vai ser fácil, o público tá apegado não apenas a obra, mas tb ao elenco, o que faz muita diferença pra se manter uma audiência, visto que o "apego" a algum ator/atriz motiva muito o jovem a continuar acompanhando, mesmo se não gosta do trabalho que tá sendo desenvolvido, o q nem é o caso, pq a galera tá apaixonada pela temporada do Cao! Em VB com essa rotatividade no elenco, não vai ter tempo pra tanto "apego" e se manter acompanhando a temporada acredito ser um pouco difícil.. Mas cm já disse, a questão é torcer pelas novas histórias e aproveitar o final da temporada mais linda que a Malhação já teve, cm é o caso de MVAD!

Sérgio Santos disse...

Calma, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Pedro...

Sérgio Santos disse...

Seus questionamentos são bem pertinentes, anonimo...Mas tomara que seja boa...

Sérgio Santos disse...

Tá sim, Leitora. Bastante sumida...Bom que voltou. Tb acho tudo muito arriscado, mas torço para que mantenha a qualidade da faixa. Só que essa fará muita falta e também acho o encurtamento um absurdo.

Sérgio Santos disse...

Confesso que tb não consigo, Malu...

Sérgio Santos disse...

Vamos ver, Rita. Bjão!!!

Sérgio Santos disse...

Eu amei a temporada de Angelina/Debora, Leitora, mas odiei da Bianca Bin. Uma das piores... E Casa Cheia foi muito ruim... Tomara que ela reverta o jogo agora.

Sérgio Santos disse...

Há muitos riscos mesmo, anonimo...Aguardemos.

Sérgio Santos disse...

Vamos ver como se sai, Guilherme...

Sérgio Santos disse...

Ok, Lulu.bj

Sérgio Santos disse...

Um imenso desafio, Felis. abração!

Sérgio Santos disse...

Excelente comentário, Ana Paula!!!

Debora disse...

Olá Sergio tudo bem???


Hummmm confesso que estou ADORANDO essa temporada de Malhação e acho a ideia dessa nova temporada bem arriscada, tomara que não seja um fiasco e acabe com tudo o que a atual temporada conseguiu...


Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

Chaconerrilla disse...

Acho uma ideia arriscada, mas ainda assim válida. As vezes é bom mudar. Só não sei como essa rotatividade vai ser capaz de prender o telespectador que se apega muito a um personagem, a um casal etc... Vai até quando Vidas brasileiras? Aliás, o que a copa tem a ver com o encurtamento? Como alguém disse acima, não é pior pra próxima temporada ter a copa no meio? Se bem que a Rússia, dependendo onde será o mundial, tem a hora muito avançada...

Filha do Rei disse...

Fazia um tempinho que não acompanhava uma temporada inteira de Malhação e a atual tem sido atrativa, as meninas talentosas, os assuntos tratados com humanidade , pena que já vai acabar.
pelo que eu li a próxima temporada será um grande desafio para os autores e diretores e para nós :) Mas um desafio sempre é bom.

Eslane Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eslane Costa disse...

Outro ponto que também me preocupa bastante, o Daniel Ortiz é de fato limitado com seus roteiros, é fraco e sem grandes emoções, isso é preocupante para uma trama que deve cativar o público adolescente. É torcer para da certo

Eslane Costa disse...

O caro amigo disse Tudo. Não focar no público Shipper é arriscado, pois o público da trama pede isso. O cao foi tão bom que mesmo Gunê tendo um único beijo em 11 meses, ainda sim o público gostou. O não se apegar aos personagens é difícil, pois de fato entra aí um aspecto de série. Só o fato de ser remak já é difícil de aceitar pq isso parece muito com o Daniel Ortiz

Eslane Costa disse...

Eu torço para da certo de verdade. Mas espero que o Daniel surpreenda pq os textos do msm não costuma agradar. Mas o que de fato me intriga e que sou fã assídua da malhação, desde o início, e shippar faz parte, isso não acontecendo com a rotatividade meio que traz um desânimo de verdade

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Débora...

Sérgio Santos disse...

Pois é, Chaconerrilla... Acho que vai até junho de 2019...

Sérgio Santos disse...

Um desafio msm, Cléu...

Sérgio Santos disse...

Exato, Eslane...Aguardemos... Bjsssss