sábado, 10 de fevereiro de 2018

Abuso sexual em "O Outro Lado do Paraíso" destaca a entrega de Bella Piero e levanta um tema de grande importância

A pedofilia é um dos crimes mais asquerosos do ser humano. Um adulto explorar uma criança indefesa para seus desejos sexuais enoja qualquer um e a questão em torno do abuso sexual também acaba sendo debatida. Portanto, abordar um tema delicado como esse em uma novela não é nada fácil. Walcyr Carrasco, todavia, resolveu arriscar e inseriu esse contexto em um núcleo de "O Outro Lado do Paraíso". E agora, que essa situação ganhou destaque, é possível afirmar que a coragem do autor foi um acerto.


A trama da introspectiva Laura (Bella Piero) foi colocada de forma sutil na primeira fase, pois a atriz era uma criança (a talentosa Luísa Bastos). O olhar de ódio que a menina lançava para o padrasto Vinícius (Flávio Tolezani) era impressionante e ela não tolerava chamá-lo de pai. Dez anos se passaram e o núcleo ficou em terceiro plano, enquanto os demais se desenvolviam. Cada etapa da vingança de Clara (Bianca Bin) destaca um enredo paralelo da novela e agora chegou a vez desse.

A mocinha se vingou de Gael (Sérgio Guizé), o mandando para cadeia por violência doméstica; de Samuel (Eriberto Leão), expondo sua homossexualidade (sempre reprimida por ele); e a próxima revanche é a destruição de Vinícius. Para isso, a mocinha tem investigado a vida do delegado e acabou se deparando com Laura, desconfiando de sua tristeza profunda.
Enquanto a protagonista segue procurando podres dessa família, o público vai acompanhando com mais clareza todo o desenvolvimento da personagem, que vem protagonizando ótimas cenas desde que seu núcleo cresceu.

O romance da menina com Rafael (Igor Angelkorte) se mostrou um dos êxitos da história, tendo a sensibilidade como maior característica dessa relação. Sempre reativa e desconcertada, Laura acabou cedendo aos encantos do sensível médico e os dois iniciaram um namoro marcado pela delicadeza. Não demorou para os dois resolverem casar, mesmo não tendo qualquer experiência sexual até então. A cerimônia foi linda e serviu para iniciar de fato a abordagem do abuso sexual no enredo. A menina não escondeu o desconforto na sua primeira vez e desde então evita maiores intimidades com o agora marido.

O momento mais forte foi quando Laura expulsou Rafael da cama, o empurrando para o chão, após um surto de pânico. Ele naturalmente se assustou e ela chorou copiosamente, implorando por desculpas e sem conseguir explicar o porquê de tanto incômodo com o sexo. O pavor da personagem é transmitido muito bem por uma entregue Bella Piero e Igor Angelkorte também vem tendo um bom destaque na trama. Essa cena, por sinal, durou quase dez minutos e os dois emocionaram do início ao fim. Uma sequência difícil até para atores bem mais experientes.

A desgraça que um pedófilo pode fazer na vida de uma pessoa vem sendo exposta de forma dura e bastante necessária. Embora o enigma em torno desse trauma da personagem tenha durado um certo tempo, era nítido que tudo estava ligado ao padrasto abusador. Walcyr ainda inseriu um outro fator aterrorizante: o medo que Laura sente de tartaruga, incluindo até os bichos de pelúcia. Não se sabia a razão, mas tudo se esclareceu quando o tenebroso passado veio à tona através de sessões de hipnose que ela fez com Adriana (Júlia Dalavia): Vinícius abusava dela perto de um tanque de tartarugas que a família tinha na época.


A cena em que Laura lembrou do abusador primou pela entrega total da atriz e destacou a direção primorosa de Mauro Mendonça Filho, que se inspirou em trabalhos de diretores e cineastas, como Roman Polanski, F.W. Murnau, Peter Jackson, entre outros. Foi agoniante, arrepiante e emocionante. O mesmo é possível observar para a aguardada cena em que Laura enfrentou o padrasto e expôs seus crimes diante de todos, deixando a mãe Lorena (Sandra Corveloni) chocada e Rafael horrorizado. Mais uma grandiosa sequência de Bella, sendo necessário aplaudir ainda Bianca Bin, Flávio Tolezani, Igor Angelkorte e especialmente Sandra Corveloni. Um amontoado de emoções fortes em uma sequência longa.

O único porém de toda essa situação foi o fato de Adriana ter feito as regressões em Laura e não uma psicóloga. A advogada também ser uma 'coach' foi explicado didaticamente em inúmeros capítulos com o único intuito de justificar essa sua capacidade para ajudar a menina no futuro. Porém, além dela, deveriam ter inserido um outro profissional. O Conselho de Psicologia repudiou a abordagem, mas esse fato nem chega a ser significante, pois vários sindicatos costumam reprovar a representação da ''classe'' em muitas novelas. Delegados, inclusive, chegaram a declarar que Vinícius ser pedófilo "mancha" a profissão. Uma bobagem. No entanto, independente da indignação dos psicólogos, realmente não custava nada colocar a própria Adriana como uma advogada com formação em psicologia ou então uma outra psicóloga mesmo ----- por sinal, a psicóloga de Ivana (Carol Duarte) em "A Força do Querer", interpretada por Esther Jablonski, não conseguiu ajudá-la e ainda sumiu no meio da novela passada (ou seja, uma abordagem equivocada também). O fato é que, independente disso, a exploração do abuso no enredo foi importante e preciso.

Folhetim é entretenimento e não tem obrigação alguma de educar ou informar, mas a abordagem da pedofilia na história é importante para o aumento das denúncias ---- vale mencionar o aviso no final de vários capítulos alertando para ligar para o Número 100 ---- e provocou outra virada no enredo, expondo a ruína de mais um inimigo de Clara. A mocinha dessa vez, por sinal, ainda libertou uma menina que carregou por anos um trauma que desconhecia em virtude de bloqueios emocionais compreensíveis. Bella Piero foi uma grata revelação de "Verdades Secretas" (2015), do mesmo Walcyr, e vive um grande momento no atual sucesso das nove, após não ter sido valorizada na problemática "A Lei do Amor" (2017). O drama de Laura vem emocionando o público, destacando a atriz e movimentando o enredo de "O Outro Lado do Paraíso".


61 comentários:

Anônimo disse...

Você sempre cita "A Força do Querer", quando quer dizer algo negativo.

Sérgio Santos disse...

Vc não deve ter lido meus textos elogiosos, anonimo. Amei A Força do Querer, mas a questão da psicóloga ninguém chiou, né??? Faço isso com gosto pra expor a PARCIALIDADE de muitos. Detalhe que eu nunca critiquei essa questão da psicóloga dela na época. Até pq achei de menor importância diante de tudo. Ela injetando hormonio masculino sem um médico acompanhando também ninguém achou desserviço. Mas se fosse nessa eu tenho CERTEZA que falariam. É disso que falo, só isso. O indio fazendo profecia na novela passada tb não gerou problema, mas Mercedes rezando nessa,... Ó QUE HORROR. Acho que vc entende, né. Amo expor a hipocrisia dos outros. E insisto AMEI A Força do Querer. Baste reler todos meus textos. Abraços.

Vinícius disse...

Que texto maravilhoso! Endosso cada palavra e eu não conhecia essa menina. Não lembrava dela em Verdades Secretas e nem sabia que fez A Lei do Amor. Que talento! Bruna Marquezine deveria aprender com ela.

Denner disse...

Disse ontem que seu texto sobre a homofobia em Malhação tinha sido um de seus melhores textos, mas vou ter que repetir o comentário pra esse. Ficou muito bom.

Anônimo disse...

SÉRGIO, EU TE AMO! Eu ia justamente falar sobre a psicóloga ridícula da Ivana que além de preconceituosa não a ajudou em merda nenhuma.Tanto que Gloria Perez desapareceu com a personagem do nada.Mas ninguém reclamou esses hipócritas urubus do uol. O velho bicha e o velho ranzinza. Mas agora é um escândalo. VÁ TOMAR NO CU. E também estou achando essa trama da pedofilia maravilhosa.Bella é uma atriz!!!

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Já virou lugar comum eu dizer que seu texto é fodástico né????
Mas fazer o que??? Tu é simplesmente maravilhoso ao escrever e sempre faz textos absolutamente maravilhosos.
A pedofilia é uma realidade assustadora, criminosa e que destrói a vida das crianças envolvidas. É asqueroso, nojento e inadmissível pensar que muitas vezes quem deveria proteger e cuidar, abusa e molesta seres frágeis e de extrema vulnerabilidade, como no caso do padrasto da menina.
Aliás que casal lindo o Igor e a Bella! Que delicadeza, poetice e sensibilidade eles conferem aos personagens Rafael e Laura.
Parabéns pela coragem do autor em tratar um tema polêmico e necessário. Siiiiim é preciso denunciar,é preciso agir e é preciso ajudar.
E parabéns aos atores envolvidos pela entrega na interpretação, na arte e na força da cena.
A propósito eu até cheguei a pensar no fato da advogada ter administrado a regressão, mas há casos forenses em que o tema é discutido.
Excelente feriado pra ti
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Quércia disse...

Bella Piero é uma grande atriz e que bom ver Sandra Corveloni valorizada.Os veteranos são os mais valorizados nessa novela e essa novata me surpreendeu.Fiquei impactada com a grandeza dessa cena! Nunca vi uma novela tratando a pedofilia com tanta coragem.Dane-se a ausência da psicóloga, pouco me lixei pra essa bobagem.Parabéns pela sua crítica bem embasada e detalhada!

chica disse...

Mesmo sem assistir a essa novela, foi bom passar aqui e saber sobre .E a pedofilia é triste, nojenta, vergonhosa e deve ser denunciada sempre! abração, lindo feriadão! chica

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,parabéns pelo texto.na minha opinião,a Bella merece ser protagonista de uma novela futura,no mínimo.e na sua?

Eduardo disse...

Mais uma cena impactante nessa novela. Já perdi as contas. Todos estavam bem nessa cena. E o público correspondeu: em pleno carnaval 41 pontos de pico. Os haters ficam doidos com isso. Os atores brilhando em uma novela de sucesso, mas eles insistem que os mesmos estão detestando seus personagens. O problema é que não queriam que Walcyr fizesse mais sucesso que a ótima A Força do Querer. Depois do novelão, queriam que viessem fracassos ou novelas com números abaixo da dela. Como não deu, agora usam a velha desculpa do "ibope não quer dizer qualidade". O que concordo, mas não dá pra usar quando quer. É que nem uns que vivem dizendo que novela não influencia, mas que agora com esse episódio do "psicólogo x coach" fala que "as pessoas podem pensar que é assim mesmo". As novela influenciam ou não? E volto a dizer, Sérgio: esse debate só alimenta mais ainda a novela, não a deixando passar em branco.

Unknown disse...

Além de importante, traz à tona uma discussão que deve, sim, ser enfrentada pela sociedade e pelas autoridades policias e judiciárias. É justo e necessário que todas as vítimas consigam registrar suas denúncias e sejam amparadas pelo Estado. Não podemos viver numa sociedade cujos crimes de elevado grau ofensivo e danos psicológicos sejam tolerados. Muito importante ao tratar de um assunto extremamente delicado e que encontra resistências em diversos setores.

izabel disse...

Infelizmente não é fácil reconhecer um pedófilo. Isso porque geralmente é uma pessoa, aparentemente, comum e não possui características físicas que as diferenciem de outras pessoas. O pedófilo, tanto mulheres como homens, é uma pessoa adulta que sente atração sexual por crianças e adolescentes, podendo ou não haver contato físico. Mas, o que os pedófilos possuem em comum são alguns comportamentos, com os quais todas as crianças e pré-adolescentes(abaixo de 15anos) devem tomar cuidado e desconfiar. Muitos pedófilos são parentes ou estão muito próximos.
PEDOFILIA: Adulto que sente atração sexual por crianças e pré-adolescentes. É uma doença e tem tratamento. ABUSO SEXUAL: crime cometido pelo abusador sexual (pode ser cometido pelo pedófilo ou por pessoas que não são pedófilas).
EXPLORAÇÃO SEXUAL: dá algo em troca para ter relação sexual com a criança. Muitos adultos acima de qualquer suspeita pode ser pedófilo, abusador sexual e/ou explorador sexual. Disque 100 para denunciar.

izabel disse...

Sociedade de coaching já havia alertado a Globo sobre novela. Em carta, grupo afirmou que ‘O Outro Lado do Paraíso’ deu ‘informações equivocadas sobre o coaching, seu real significado e aplicação’.
O ofício afirma que o maior erro é atribuir a coaches o uso da hipnose. “Coaching é um processo de planejamento estratégico do indivíduo para que ele possa sair de onde está no presente e chegar aos objetivos que quer alcançar no futuro, sem falar, em momento algum, de passado ou utilizar qualquer técnica como a hipnose. Em nenhum momento está ligado ao passado”, diz a carta.

Pergunta: Por que Walcyr Carrasco não se manifestou ainda sobre esse assunto?

Outsiders disse...

PEDOFILIA: CRIME OU DOENÇA? A FALSA SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE!
Com o fácil acesso a informações e notícias temos a sensação de que os crimes de estupro de crianças têm crescido. Só que se pensarmos melhor esse crime sempre existiu.
O que vem acontecendo nos últimos 10 anos é um maior número de denúncias e de pessoas que vêm a público para contar sua história de abuso na infância.

A cena exibida na novela em que a Adriana explica a Clara, que é coach e que faz hipnose, foi uma ação de merchandising do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Foi divulgado que quando procurado pela Revista VEJA, o instituto afirmou que coaches não fazem uso da hipnose.

Quando o autor Walcyr Carrasco passa a imagem de Tratar o coaching dessa maneira e associar a atividade à hipnose pode, em minha humilde opinião, induzir profissionais da área a atuar de maneira equivocada com psicologia. Além de ilegal, isso se tornaria um problema de saúde pública, o que é extremamente preocupante.

A Rede Globo foi alertada que a abordagem de coach para descobrir abuso sexual infantil não tem nada haver.

Ninguém pode negar que é hediondo este crime sexual, devemos prestar muito mais atenção as crianças!! Elas pode está em perigo

Anônimo disse...

Que garota talentosa essa Bella Piero, está incrível mesmo, ela tem futuro. Em relação as críticas à O Outro Lado do Paraíso, eu concordo com você Sérgio, existe muita hipocrisia. A novela tem falhas, como todas têm, mas quando é o Walcyr quem escreve as pessoas não pensam duas vezes antes de cair em cima.

Paula

Anônimo disse...

Cena forte e impactante, revelando todo o horror e o trauma da Laura, através das simbologias da casinha de brinquedo com o padrasto a observando e as mãos a segurando.. É uma coisa tão pesada e a direção foi sutil e sublime, impecável. A atriz que faz a Laura me arrepiou! Contudo, alguns site chegaram a dizer que as cenas eram bastante semelhantes com as da série Stranger Things, da Netflix.

A cena da Laura foi incrível, pena que não tiveram o cuidado de estudar o que é coaching. Eu, como estudante de psicologia, discordo totalmente da visão falsa que passaram sobre o trabalho de coaching feito por um profissional de direito para descobrir um trauma recalcado, pois não é isso que esse trabalho faz, ainda mais associado a hipnose. O profissional capacitado para trabalhar com a jovem tal trauma é o psicólogo.

E Walcyr Carrasco não foi tão original assim pois 'O outro lado do paraíso' tem semelhança com novela mexicana 'La patrona'!!! E já reparou como se parece com "Revenge".

Anônimo disse...

Tão bom uma novela que não subestima a nossa inteligência, né?
Quem precisa de psicólogo já que a Adriana usa métodos de "coaching" e hipnose para curar Laura do trauma de infância causado por violência sexual
Nem médico quando se tem a ouvidora de vozes Mercedes que curou Raquel de ficar paraplégica com direito a levitamento, anjo e tudo.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Sociedade Latino Americana de Coaching (Slac) criticaram ferozmente a forma como Walcyr Carrasco decidiu sem pesquisa ou conselhos para que a forma como a coach está sendo mostrada na trama, afinal, coach não faz hipnose, nem opina durante as sessões, muito menos conta tudo para terceiros (no caso, Clara, essa mocinha honestíssima) sobre seus pacientes.

Esperto o autor Walcyr Carrasco sabe que em vez de defender sua novela sabe seguir o ditado: "quem come quieto, não passa fome"

Lucas disse...

Calma galera, tem gente aqui que não sabe bater papo, já cai na porrada. hehehe... 1º WC não escreve bem, isso todo mundo já sabe, porém, agrada a maioria das pessoas e dá ibope.Na boa, novela é uma ficção baseada na vida real , mas não é uma copia fiel dela. O "problema" do famigerado autor é a forma simples com que ele resolve os problemas, tramas frouxas e o humor então, credo, aquele núcleo do salão me dá medo hehehe. 2º novela é novela, sempre vai ter quem goste e quem odeie o autor, eu particularmente não gosto do dessa novela, e o dono desse blog tem todo o direito de reverenciar ele, cada um no seu, com suas preferencias e não vai ter problema. 3º O fato é que nem os colegas de empresa aliviam para o autor, a Patrícia Kogut já deu varias notas 0 para o texto, o figurino, as reviravoltas alucinadas do autor... 4º essa sena da hipinose foi muito fraca e loca hehehe... de verdade eu curto muito novela, desde moleque, e depois de casado continuo curtindo, mas as do WC não me descem, até a trama central, apesar de batida, é boa, mas o estilo dele escrever fod* tudo

Lucas disse...

em sena leia-se cena (antes que os doutores em linguística caiam de pau em cima...hehehe)

Anônimo disse...

Sobre o meu comentários sobre o fato da personagem Mercedes curar Raquel de ficar paraplégica com direito a levitação, anjo e tudo, desejo esclarecer que é a critica é sobre a cena.

De forma alguma estava criticando a importância da FÉ no processo de cura das pessoas pois é fato para uma pessoa de fé, nunca houve qualquer dúvida de que a fé e a oração tem o poder de curar. Porém, pesquisas feitas com vários médicos nos principais hospitais e universidades em todo os EUA mostraram conclusivamente que a crença em Deus é realmente boa para uma pessoa, fazendo-a mais saudável e feliz, e também contribui para uma vida mais longa. E que a crença em Deus no tratamento, no médico, em si mesmo e na recuperação é extremamente importante e pode ajudar inclusive no resultado e na cura de diversos problemas.
Como defenderam, a fé pode ser uma grande aliada da saúde, faz bem para a imunidade, melhora a resposta a processos de quimioterapia ou radioterapia, por exemplo, e ainda pode ajudar a combater depressão, ansiedade e problemas de sono.

Anônimo disse...

Com "A Força do Querer", você enumerava cada uma das falhas, e muitas você tinha razão, mas com "O Outro Lado do Paraíso" não, você nunca critica o texto didático, forçado e artificial do Walcyr, esperava ao menos uma crítica sua à cena bizarra da morte do Natanael, por exemplo, só pra citar.

Anônimo disse...

É que como o autor do circo é o walcyr, ele nunca vai citar os exageros, o texto didático medonho os perfis dos personagens etc.. Acho que esse tal de Sérgio Santos anda dando pro escritor da atual novelinha das nove. Só isso explica essa total falta de imparcialidade. Walcyr Carrasco te paga quanto pra tu sempre elogiar ele? Hipocrisia não, hein

Anônimo disse...

Para os dois últimos comentários acima (Que, acredito eu, sejam da mesma pessoa), esse papelão vc (ou vcs) estão pagando em dinheiro ou no cartão? Na boa viu Sergio, vc vai ganhar um espaço no paraíso só por aguentar esse povo chato. Rsrs

Anônimo disse...

Dar a opinião é ser chato? Não gostar do texto do Walcyr é ser chato? Poupe-me!

Nina disse...

Falam do texto do Walcyr mas vomitam grosserias e nem sabem usar vírgulas direito. Haters vergonhosos.

Anônimo disse...

"Falam do texto do Walcyr mas...", vergonha deveria ter você, que vem querer dar aula de pontuação e erra.

Nina disse...

E o que você entende de texto de novela??? Nem deve ler um livro por mês. E dar opinião é uma coisa, OFENDER quem discorda é diferente. Xinga o Sérgio porque não concorda com ele. Tem 6 anos?? Vá ler aquele pedante do Nilson que não esconde o ódio que sente pelo Walcyr. Vai dar o rabo pra ele. Não é assim que você
e age? Um argumento mais imbecil que o outro.

Anônimo disse...

Vou ler mesmo, amo Nilson Xavier, adiós..bjinhos rs..

Lucas disse...

Gente, qual a necessidade disso, tô de queixo caído aqui! :o

Anônimo disse...

Respondendo ao Lucas, são esse haters do Walcyr (e por tabela, daqueles que apreciam o trabalho dele), que enchem o saco por aqui. Na ausência de um bom argumento para fazer uma crítica, eles recorrem a baixaria e saem xingando a todos, ainda dizem que estão dando opinião. Simplesmente isso.

Reinaldo SP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reinaldo SP disse...

Olá Zamenza, acompanhei esses capítulos referente à trama da Laura, realmente tivemos cenas impactantes e que serviram de ótimo alerta, pois, infelizmente, casos como esse escutamos aos montes. Walcyr foi corajoso em abordar um tema tão pouco explorado. Porém, vale mencionar que já tivemos uma abordagem similar em Chamas da Vida (época em que a Record fazia boas tramas), com a personagem da Letícia Colin, só não lembro se a garota era adulta ou adolescente, e na época causou bastante polêmica, e anos depois voltamos a sentir esse mesmo impacto na novela das 9. Claro que nem tudo é perfeito, identifiquei alguns erros na abordagem das nove, como o uso do coach. Fora isso, acharia bem difícil prenderem o delegado estuprador baseado apenas em memórias da vítima, e na prática é preciso muito mais que isso, mas independente disto, o incentivo à denuncia desses tipos de crimes foi algo que já valeu bastante. Mérito do Walcyr.
Mudando de assunto, fico um tanto impressionado com essa rivalidade entre os fãs da novela e os que não são fãs, é chato ver sempre os mesmo tipos de comentários por aqui, fica parecendo aquelas brigas entre fanáticos de partido político. É cansativo e desnecessário ver essas turmas se ofenderem uns aos outros, e ainda envolverem pessoas renomadas como Nilson ou Kogut nessa baixaria. Admiro muito esses dois grandes profissionais, e jamais faria escândalo ou os ofenderia apenas por discordar deles, ou de você também, que sempre tem ótimas opiniões. Respeito é que mais falta infelizmente. E se os fãs da novela e os que não são fãs querem brigar, que façam isso longe daqui, em suas próprias contas, aqui é um local de gente civilizada, que sabe concordar e discordar com respeito.

Gustavo Nogueira disse...

Essas sequências foram ótimas mesmo Sérgio.Bella Piero foi uma grande surpresa e mostrou que é mt talentosa.Sandra Corveloni como sempre foi ótima, assim como Flávio Tolezani.A novela tem defeitos, mas essa perseguição com a novela está exagerada, aquele Nilson Xavier chega a ser irritante de tanto que pega no pé da novela, dá para ver que não é uma mera crítica e sim porque odeia o Walcyr Carrasco.Considero essa novela melhor que Amor à Vida, que pegou pelo excesso de tramas paralelas e atores desvalorizados.

Anônimo disse...

Essa falta de educação, bom senso e respeito nos comentários gera um ambiente hostil que desmotiva os indivíduos em se expressar.
Por isso é importante saber dialogar. E ser flexível é uma tarefa nada fácil para qualquer pessoa, mas são habilidades primordiais para uma boa comunicação, pois inflexibilidade apenas gera conflitos e impede o próprio crescimento seja pessoal e/ou profissional.

Débora disse...

VOCÊ É MARAVILHOSO, SÉRGIO. Tem toda a minha admiração e meu respeito.

Ninguém enxerga a campanha maravilhosa contra o assédio sexual que o Walcyr tá fazendo, todo mundo só sabe enxergar os defeitos e o que é pior, criar defeitos que nem existe. Por puro ódio e despeito. Que horror, a que ponto chegamos.

Os atores estão dando show atrás de show. Como é bom ver grandes atores em cena.

Dóris disse...

O texto foi bem preciso. Espero que esse assunto da pedofilia não seja esquecido, é um assunto realmente grave e delicado, que o incentivo às denúncias seja um exemplo a ser seguido. E acho que essa história da Laura tem sido um dos poucos atrativos dessa trama frágil. Tinha ótimas expectativas pela personagem da Grazi Massafera, a qual admiro muito, mas acho que Lívia deverá ficar atrelada apenas à trama da guarda do filho. A vingança da Clara, apesar de frágil também, ainda tem movimentado a novela. Walcyr é um autor que sempre faz boas histórias, mas assim como todo mundo, também tem seus tropeços. As únicas novelas dele que não gostei por completo foram A Padroeira, Morde e Assopra, Amor a Vida e, agora, OOLDP. Com relação a novela atual, eu acho que uma boa produção mesmo é aquela que mistura boa audiência e qualidade artística, e analisando bem, apenas Malhação se enquadra nesse quesito. Tempo de Amar é bonita esteticamente, mas tem um enredo arrastado. Deu Salve o Rei é bonita também, mas ainda não disse a que veio. OOLDP tem tramas boas e tramas ruins, e uma baixa qualidade. Mas apesar disso, as três são sucessos incontestáveis de audiência. O caso de OOLDP me lembra bastante o fenômeno Fina Estampa, na época muito se contestava a alta audiência dela em meio a uma trama de baixa qualidade, e vemos que o mesmo caso se repete agora. OOLDP entretém, mas dificilmente ficará marcado na memória dos telespectadores a ponto de queremos um Vale a Pena Ver de Novo. Espero que Onde Nascem os Fortes e Segundo Sol nos traga de volta aquela qualidade deixada por Novo Mundo, Rock Story e A Força do Querer. Ah, e quero muito voltar a ver Walcyr em uma novela das 23h, tenho certeza que ele emplacará algo estrondoso como foi com Verdades Secretas, gosto dele às 18h e às 19h também, ainda tenho saudades de Eta Mundo Bom, eh lasqueira.

Anônimo disse...

Alguns chegaram a dizer que as cenas eram bastante semelhantes com as da série Stranger Things, da Netflix, e o diretor Mauro Mendonça Filho resolveu rebater todos esses comentários. Em seu perfil no Twitter, ele explicou como as cenas foram feitas e disparou um palavrão.
“Fiz as duas cenas da regressão de Clara, inspiradas em Polanski, Clouzot, Peter Jackson, Pina Bausch e Murnau. Acabou parecida com Stranger Things, que só fui ver, depois de gravar, acredite se quiser (também, se não quiser acreditar, f*da-se! rs)”, disse ele.
No comentário, no entanto, ele acabou se confundindo e dizendo que foi Clara que passou pela hipnose, mas tratava-se de Laura .

O autor e o diretor fazem os capítulos da trama especialmente para cenas de uma novela. Sendo assim, essa novela é um produção tanto do diretor quanto do autor. Ambos, participam ativamente .
Diante disso, por que Walcyr Carrasco não se manifestou?

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Vinicius.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Denner.

Sérgio Santos disse...

Fico honrado em ler isso, Luli. bjao

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Quércia.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Chica.

Sérgio Santos disse...

Merece, Matheus. Mas vamos aguardar um pouco mais.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Eduardo.

Sérgio Santos disse...

Isso, Oath.

Sérgio Santos disse...

Bom comentário, Izabel.

Sérgio Santos disse...

Devemos, Daylights.

Sérgio Santos disse...

Exatamente isso, Paula!!!!

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Parte da crítica nunca suportou o Walcyr, Lucas, e nem fazem questão de esconder. Alguns até tentam disfarçar, mas falham.

Sérgio Santos disse...

Anônimo já fiz três ou mais textos criticando a novela, basta ler. Mas o texto não vejo problema pq como já disse N vezes é característica dele. Walcyr sempre teve um texto simples, desde Xica da Silva. Cada autor tem sua peculiaridade. Inclusive no texto. Tanto que quase nunca critico texto de novela alguma.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, vc quer falar de qualidade de texto e não tem um pingo de educação. É assim que vc age quando discorda de algo? Quanto te pagam pra vc ser um imbecil?

Sérgio Santos disse...

Gente insuportável, anonimo...kkkk

Sérgio Santos disse...

Nina, os haters do Walcyr sempre surtam com os sucessos dele. E ainda ficam putos quando são chamados de haters. Os argumentos deles são esses; xingar e desqualificar quem gosta, como se fossem os entendidos... Sem problemas odiar a novela, mas seja educado e saiba embasar sua critica.

Sérgio Santos disse...

Excelente comentário, Reinaldo. E eu vi Chamas da Vida e concordo que a abordagem foi mt boa. Digo no horário nobre mesmo e com tamanho destaque. E, sim essa guerra é deprimente, mas quase sempre os haters iniciam isso... Parece que quem odeia o autor é culto e inteligente e quem admira é burro... Enfim... abçssss

Sérgio Santos disse...

Tem isso sim, Gustavo...

Sérgio Santos disse...

Perfeito, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico honrado, Débora.

Sérgio Santos disse...

Dóris, eu já acho que a novela ficará lembrada pra sempre mesmo...Cenas como o retorno da Clara, o julgamento do pedófilo, por exemplo, entraram pra história... bjsss

Sérgio Santos disse...

Pelo que tenho visto, anonimo, Walcyr deixou de se esquentar com essas pedradas que ele sempre levou da crítica. E faz bem.