quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Record é a única culpada pelo atual fracasso de sua teledramaturgia

Na última sexta (26/01), chegou ao fim "Belaventura", trama medieval de Gustavo Reiz, ocupando a faixa das sete. A trama teve seis pontos de média geral, um índice pífio. Mas não foi o único fracasso da Record no atual período. A reprise de "Os Dez Mandamentos" também amarga baixos índices e a novela "Apocalipse" faz jus ao seu título, sendo uma verdadeira catástrofe nos números do Ibope. Entretanto, tudo isso tem uma única culpada: a própria emissora.


Começando pelo folhetim que substituiu a re-reprise de "Escrava Isaura". O enredo de Gustavo teve um começo promissor, mas aos poucos o autor foi se perdendo. A trama tinha poucos acontecimentos e não prendia o telespectador. Para culminar, o casal protagonista teve dois atores limitados: Bernardo Velasco e Rayane Moraes, que não transmitiam emoção. O elenco, por sinal, deixou bastante a desejar com raras exceções (Helena Fernandes, por exemplo, que deu show como a grande vilã Marión).

Ficou claro que o escritor não esteve inspirado, não conseguindo repetir o êxito de "Escrava Mãe" (2016). Todavia, a novela ainda conseguia se manter com uns 9 pontos de audiência. Bem longe do que a emissora pretendia e marcando menos do que a re-reprise que a antecedeu, mas, ainda assim, uma média razoável para a faixa das sete. O naufrágio de "Belaventura" se deu quando a Record resolveu reprisar "Os Dez Mandamentos" na faixa das seis, tentando copiar a Globo com três novelas no ar.
Afinal, a trama bíblica foi exibida em 2015, transmitida nos cinemas pouco tempo depois, e ainda teve uma péssima segunda temporada com o intuito de esticar ainda mais o sucesso. O público naturalmente não aguenta mais.

Reprisar um folhetim que foi exibido há dois anos é o cúmulo do absurdo. O resultado, obviamente, foi o pior possível. Concorrendo com a primorosa "Novo Mundo", na Globo, e as tramas mexicanas do SBT, a obra de Vivian de Oliveira ficou em terceiro lugar e muitas vezes perdia do "Brasil Urgente", da Band. Sofria para alcançar míseros 5 pontos. Tentando plagiar mais a líder, o canal também colocou um jornal local logo depois. Não surtiu efeito algum. O efeito 'dominó' se mostrou inevitável. Ou seja, derrubou os índices da emissora dos bispos, piorando ainda mais a média de "Belaventura", que caiu para 5 pontos. Antes a produção ao menos herdava índices favoráveis do "Cidade Alerta" e se continuasse conseguiria se manter com uns 8 pontos.

O que salvava relativamente a Record nessa época era a exibição de "O Rico e Lázaro", novela bíblica que conseguia ao menos uns 11/12 pontos. Todavia, já havia um claro desgaste desse tipo de formato, observado melhor com o enredo de Paula Richard ---- o folhetim anterior, "A Terra Prometida", marcava por volta de 14 pontos. Havia uma aposta alta em "Apocalipse", por ser de autoria da responsável pelo fenômeno "Os Dez Mandamentos". Também contava a favor da nova obra o fato de ser uma história baseada na bíblia, mas contemporânea, quebrando a longa sequência de formatos de época.

Mas a emissora não tinha ideia do fiasco que viria. O que estava ruim podia piorar. E piorou muito. "Apocalipse" teve um primeiro capítulo com excelente audiência e o enredo de Vivian de Oliveira parecia promissor, apesar de algumas 'tosquices' observadas durante as aparições do diabo, narrado por Sérgio Marone. No entanto, ao longo das semanas, a audiência foi caindo assustadoramente e o clima pesado do roteiro foi afastando o público, assim como a quantidade excessiva de fases e núcleos desconexos. A Record, então, resolveu interferir na produção da autora, mexendo no texto (a própria narração do demônio já era uma imposição da Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo, dono do canal). A catástrofe pôde ser observada com mais clareza quando a igreja católica começou a ser 'satanizada' através de cenas que a revelavam sombria e dominada por um cardeal sem caráter (Stefano - Flávio Galvão). Já o pastor Ezequiel representa a honestidade, interpretado pelo ótimo Zécarlos Machado. A audiência diminuiu ainda mais.

Atualmente, a atual trama de Vivian de Oliveira vem marcando cinco pontos, se firmando como um dos maiores fracassos da emissora. A própria autora demonstra insatisfação e chegou a retirar do seu perfil em uma rede social que era escritora dessa obra. Para culminar, a Record resolveu cancelar a produção de "Topíssima", folhetim que substituiria "Belaventura" na faixa das sete. Escrita por Cristianne Fridman, a história era baseada em um argumento da filha do Edir Macedo e já tinha todo o elenco escalado (e contratado). Sem maiores explicações, a emissora cancelou o projeto e deixou todos os responsáveis apreensivos. Agora o objetivo da cúpula da Record é aproveitar os intérpretes contratados em outros projetos, como séries e a novela "Jesus", que substituirá "Apocalipse" (decisão que também foi de última hora). Ou seja, a obra de Gustavo Reiz ficaria sem substituta.

Porém, novamente houve outra mudança repentina. A emissora resolveu transferir a reprise de "Os Dez Mandamentos" para às 19h45, encerrando sua exibição na faixa das seis. A mudança começou na última segunda-feira (29/01) e até aumentou um pouco a média da reexibição. Portanto, atualmente só há uma novela inédita no ar e sendo produzida pelo canal, que investiu milhões no projeto. O resto virou uma grande incógnita. "Topíssima" voltará a ser produzida no futuro? "Jesus", escrita por Paula Richard, vai realmente sair do papel, substituindo "Apocalipse"? Que séries seriam essas que serviriam para aproveitar o elenco da trama cancelada? Com o fim da faixa das seis e das sete, haverá mesmo só tramas às 20h30?

Lamentavelmente, toda essa catástrofe é fruto da incompetência da própria Record, que demonstrou mais uma vez não saber lidar com o sucesso e nem administrar um setor de teledramaturgia. Tanto que o autor Marcílio Moraes, contratado da emissora e na geladeira desde a excelente minissérie "Plano Alto" (2014), escreveu um texto deixando bem claro que o sucesso da Globo se deve ao fato de sempre dar total liberdade aos autores e planejar muito bem todas produções que vão ao ar. Ele, ironicamente, deteve nos últimos meses a maior audiência da emissora dos bispos, pois a reprise de "Ribeirão do Tempo" (2011), trama de sua autoria e encerrada no último dia 23, conseguia ótimos índices à tarde. Se continuar enfiando os pés pelas mãos em busca de Ibope a qualquer custo, o canal com certeza verá a vice-liderança voltar definitivamente para o SBT, como já vem ocorrendo há um bom tempo, vide o êxito de "Carinha de Anjo", por exemplo. É uma pena que isso ocorra, pois todos perdem: o público, o mercado dos atores e a concorrência.

24 comentários:

Valentina disse...

Uma amadora e não tem planejamento nenhum.Ninguém aguenta mais novela bíblica e ela continua insistindo porque aquela tosqueira de Os Dez Mandamentos fez sucesso.Virou o Chaves da Record. Contratou um bando de ator pra depois não saber o que mais fazer com eles com o cancelamento da nova novela.É uma vergonha!

Anônimo disse...

Que texto foda!

Malu disse...

Como dizem os jovens: eh isto. A Record se empolga com o sucesso, basta ver que a segunda temporada de 10 Mandamentos já deu bem menos audiência e repercussão que a primeira, e que os números da obra no cinema são fraudes, já que rolou aquele esquema de darem ingressos nas igrejas, etc. A verdade é que a melhor fase da dramaturgia da Record foi lá por 2004-2010, quando tinham novelas boas como Prova de Amor, Chamas da Vida, e também a saga dos Mutantes (que eu detestava e achava tosco, mas fez um sucesso inegável). Tanto é que foi nessa época que vários ex-globo foram pra lá, e agora estão voltando. A Record tem que decidir que tipo de dramaturgia querem fazer, porque se for pra ficar na mão dos religiosos, vão ter que se conformar apenas com o público evangélico mesmo, afastando o resto das pessoas e como consequência tendo essa audiência pífia.

Felisberto T. Nagata disse...

tudo isso mesmo Sérgio, a Record precisa rever seus conceitos em relação à teledramaturgia, parar da busca de Ibope a qualquer custo, interferir na atuação dos autores e 'quetais', tentativa de 'plagiar' a plim-plim, pouco que sei tem uma das melhores equipes de produção do país;precisa se 'reinventar', belos dias,abraços!

Lulu on the sky disse...

Detesto as novelas da Record. Trama arrastada, atores inexpressivos e colocam nomes dificeis nos personagens. Entendo que são tramas biblicas, mas nem todos se identificam
big beijos

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? O telejornalismo é o ponto forte da Record. Exibir cinco novelas na grade de programação foi uma total loucura.... Agora, acertaram, a grade de programação. E os índices já reagiram no IBOPE. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Luli Ap. disse...

Puxa Sérgio concordo plenamente com você, perdem todos: o público,a concorrência e o mercado de trabalho para os atores.
E só a emissora é responsável por ter chegado a esse ponto.
A saturação foi demais e mesmo com muita boa vontade não dá para acompanhar :(
Quem sabe no futuro as coisas não mudem de figura né?
Vamos torcer :)
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Anônimo disse...

Que texto, meus amigos, que texto! Única novela da era atual da Record que acompanhei foi Escrava Mãe - que pra mim foi muito boa dentro de suas possibilidades -, mas quando começou a fazer sucesso, foi destruída pela Record com resumos intermináveis no começo e no fim dos capítulos, além de intervalos longos e (sei lá) uns 10 minutos de novela inédita. As tramas bíblicas nunca me chamaram atenção, mas acho que o sucesso de Os Dez Mandamentos foi sorte da emissora, senão, o público ainda estaria lá. Tentei assistir Apocalipse. Não entendi nada, além de achar extremamente boba com aquela sombra preta, aquela Itália mais fake que nota de $3 e a narração desnecessária. Voice over funciona no cinema ou em alguma adaptação curta pra TV; ponto final. Em novela, é brega, pra dizer o mínimo. Uma pena que a Record esteja mal das pernas em se tratando de teledramaturgia (como você falou: É ruim pra todos!), mas acho que é meio lei do retorno porque até uns anos atrás a novela deles era só tráfico de drogas (lembro que Vidas Opostas começou maravilhosa e se tornou insuportável de assistir com o tempo porque a história central se perdeu em prol das rivalidades entre os traficantes) e agora eles ficam vendendo ate esmalte de unha de novela bíblica e usando apresentadores de grande apelo popular pra criticar a novela da emissora do lado pra conseguir uma migalha de audiência. Vamos aguardar e ver o que acontece, mas acho que depois de chegar em "Jesus" (se é que chega) não sobrará mais nada a ser adaptado da Bíblia. Alias, quero ver chegar em Jesus via novela sem contar uma história de amor

Anônimo disse...

Alias, nem era Italia, era NY

Anônimo disse...

Concordo totalmente com o texto. A Record é amadora no campo das novelas. Não têm tradição alguma nisso, se fazem sucesso é por pura sorte, como foi no caso de Os Dez Mandamentos. Foram incompetentes em administrar esse "sucesso" (não sei nem como fez sucesso) e estão atropelando outras produções. Como que essa emissora ainda não faliu?

Com essa novela Apocalipse, ficou mais evidente tbm a doutrinação que eles querem fazer em todo mundo, apenas visando mais dizimistas para a Universal. Colocam a filha do dono da IURD como diretora de teledramaturgia pra ela cagar lindamente o setor, como tá fazendo. E não bastando isso, ainda coloca outros pastores metendo a colher na história.

Um dia desses, me peguei assistindo uma dessas novelas que tá sendo reprisada à tarde e é notório que é um texto sem graça, que vai do nada a lugar nenhum. Isso prejudica muito os atores, que precisam fazer um verdadeiro jogo de cintura para passar a emoção necessária para a cena. A direção parece tão preguiçosa que não dá o tom certo para os mesmos.

Débora disse...

Record sendo Record.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Valentina.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Malu!!!!

Sérgio Santos disse...

Pois é, Felis...

Sérgio Santos disse...

Esgotou a fórmula, Lulu. bjs

Sérgio Santos disse...

Reagiram mais ou menos, Fabio...

Sérgio Santos disse...

Quem sabe, Luli... bjs

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, anonimo. E que comentário excelente o seu. Assino embaixo.

Sérgio Santos disse...

Bom comentário, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Pois é, Débora...

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Outsiders disse...

Não seria possível fazer um exame sobre grade de programas do SBT, Band e TV Cultura? Tem outros programas de novelas, reality show, documentários que tem lados positivos e negativos para analisar sobre essas emissoras. Acredito que fazer analises pode trazer críticas construtivas e desenvolvimento para TV brasileira!

Sérgio Santos disse...

Quem sabe, Daylights...