terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Trama de Estela decepcionou em "O Outro Lado do Paraíso"

Antes mesmo de estrear, "O Outro Lado do Paraíso" despertou uma curiosidade a respeito da abordagem do nanismo. Afinal, pela primeira vez uma novela teria uma anã no elenco fixo e não haveria qualquer característica cômica. Walcyr Carrasco prometeu explorar algo novo na teledramaturgia e a expectativa acabou gerada. No início, o enredo de Estela (Juliana Caldas) realmente despertou interesse. Entretanto, com o tempo, a situação foi se desgastando e se perdeu.


No primeiro mês de novela, a personagem sofria nas mãos da mãe, a maquiavélica Sophia (Marieta Severo), que nunca tolerou ter uma filha anã. Tanto que, no passado, a vilã despachou a filha para o exterior com o intuito de não mostrá-la para os amigos influentes, deixando bem explícita a vergonha da sua caçula. A menina acabou estudando e virou uma pessoa esclarecida e bem-sucedida. Anos depois, voltou ao Brasil para o casamento do irmão, Gael (Sérgio Guizé), resolvendo permanecer no país. Desde então, passou a sofrer várias humilhações da mãe.

A única amiga de Estela é a empregada Rosalinda (Vera Mancini), que a criou desde pequena. E Gael, apesar do péssimo histórico com mulheres, é um irmão amoroso. Pouco depois da mudança de fase e da passagem de tempo de dez anos, Sophia expulsou a filha de sua mansão, a colocando em uma casa simples no interior de Palmas, bem longe dela. O local, então, acabou virando o núcleo da personagem, que se mudou com a fiel escudeira.
Lá, conheceu o doce Juvenal (Anderson Di Rizzi) e inicialmente se apaixonou, sendo correspondida. Porém, ao se deparar com o interesseiro Amaro (Pedro Carvalho), logo dispensou o pretendente anterior, ficando com o segundo.

Foi a partir desse contexto que o perfil se perdeu de vez. Estela passou a viver enclausurada na casa junto com Rosalinda e sempre conversando a respeito de Amaro, fazendo questão de desprezar Juvenal. A única função da personagem era esperar o pretendente e recebê-lo com um bolo, jogando conversa fora. Seu único intuito era casar e ser feliz. A forma infantil como é tratada por Rosalinda também começou a piorar, nem parecendo que é uma adulta estudada. As cenas ficaram repetitivas e desconexas do restante da novela. Até mesmo o romance delicado que parecia ter com Juvenal acabou destruído em virtude do tratamento grosseiro para com ele. A filha de Sophia virou uma mimada irritante.

O preconceito em torno do nanismo e todas as possibilidades que essa condição poderia render no roteiro foram desperdiçadas em um triângulo amoroso que não se sustentou. O autor poderia mostrar como os anões podem ser independentes e bem resolvidos, ignorando os olhares tortos, ou então expor as dificuldades que todos têm em banheiros públicos, lojas e qualquer local frequentado por pessoas "normais". Mas nada disso foi feito. Até mesmo as cenas de crueldade da Sophia rendiam mais, explorando a fragilidade da menina em lidar com rejeição. Ao afastá-la do núcleo principal, até essa situação se esvaziou.

Após meses de cenas repetitivas e que nada acrescentavam ao roteiro, finalmente o enredo de Estela pareceu andar. Ao ser desmascarado por Sophia, que deixou bem claro a sua intenção de não deixar herança alguma para a filha caso ela se casasse, Amaro terminou o relacionamento e foi embora. A personagem, então, acordou e percebeu que estava com um interesseiro. A partir desse término, Estela promete ser uma pessoa mais ativa e dona de si. Até discurso sobre a felicidade de uma mulher não estar ligada a um homem teve. A menininha frágil e boba aparenta ter ficado definitivamente para trás. Ou seja, o autor se deu conta do erro que cometeu com essa personagem.

A presença de uma anã no elenco de "O Outro Lado do Paraíso" prometia muito, mas infelizmente se tornou uma decepção. Todo o contexto que envolve o nanismo acabou não explorado e o potencial do papel se diluiu. No entanto, essa recente virada na trajetória de Estela pode melhorar o futuro da personagem. Ela, por exemplo, virará professora das prostitutas no bordel da cidade, alfabetizando adultos. Que ao menos a partir de agora a condução da filha de Sophia seja feita de forma competente. A novela vai até maio. Portanto, ainda tem tempo para conserto. Que seja antes tarde do que nunca.

36 comentários:

Anônimo disse...

E os haters do Walcyr ainda te chamam de parcial...Só tombam! kkkkkkkkk

Fernanda disse...

Concordo. Esse núcleo e o do salão são os piores, mas a novela no todo é muito boa e merece o sucesso.Os críticos metidos a inteligentes não se conformam com isso e ainda querem que todo mundo pense como eles, bloqueando quem rebate.E os haters do Walcyr acabaram virando seus haters também só porque você adora a novela. E mesmo adorando mais uma vez mostra que não tapa os olhos pros erros.

Anônimo disse...

é interessante o tema da Estela , a atriz tem um grande potencial , mas o texto da sua personagem é super bobo ... Estela poderia escrever um livro por exemplo . como pode chegar da Europa , formada em Universidade de conceito e nao trabalhar em absolutamente nada ao longo dos anos que ficaram para tras ?

Ao invés de escolher mostrar uma mulher pequena com alma grande, decidida, forte e ativa na vida, Walcyr Carrasco escolheu apresentar uma mulher pequena com alma menor ainda, viciada em vitimização e o pior, discorrida na história como se fosse revolucionária, disputada por dois lindos homens. Aff...
Eu não acho que a atriz tenha um grande potencial. Ao contrário, acho-a fraquíssima, péssima, suas falas são robóticas, não transmite sentimento algum, apenas repete o texto. Decoreba pura. Qualquer garimpeiro contracena melhor que ela que, lamentavelmente, tem um papel de destaque.

Anônimo disse...



já que o tema é sobre o ananismo , porque não falar de forma bacana sobre isso ? já deu essa coisa da Sophia sempre chegar e chamar Estela de mostrenga e Estela ficar chateada por que a mãe não gosta dela . Quero ver uma Estela com atitude , criativa , fazendo parte desse mundo de uma forma mais em movimento enfim ... sempre sentada no sofá , falando sobre quase nada com rosalinda ...

Estela, inclusive, passa aperto não só na forma unilateral com a qual retrata-se a história com a Sophia, mas também em toda a sua história: A personagem passa todos os capítulos conversando com a empregada, fazendo bolos para seus dois pretendentes que tratam-na com infantilismo e condescendência.

só não entendo o pq da empregada ser a porta voz da estela meu deus chega a ser chato o tanto que aquela mulher fala e aparece em todas as cenas q a estela faz... sim essa coisa de fazer bolo , tomar suco com os dois pretendentes e ficar se fazendo de vitima , sem auto estima, não pegou ... a personagem tinha tudo para ser uma tema interessante , no entanto não é . A atriz pode ir mais além ... .. A falta de criatividade do autor walcyr carrasco .

André disse...

Sérgio, é mais fácil apontar o que NÃO decepcionou nessa novela, porque isso se conta nos dedos. 95% dessa novela é um festival de equívocos.

Bell disse...

oi Sérgio não estou acompanhando.

bjokas =)

Welton Elias disse...

Esse papel e a trama dela foi uma decepção, o Walcyr transformou a Estela, que estudou no exterior, em uma mulher totalmente vitimista, preconceituosa com si própria e que só vive em função de homem.Com a mudança da postura dela no capítulo de ontem, quem sabe agora o papel dela melhore, porque como você disse ainda há tempo do Walcyr conduzir bem a personagem e a trama dela.Mas acho a atriz bem fraca.

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,o que você acha dessas novas atrizes nascidas em 1996 que estão surgindo,tipo Vitória Strada,Bella Piero(você pode citar outras atrizes nascidas naquele ano,Sérgio)?pois estamos vendo atrizes tão jovens brilhando na telinha e q vão nos dar muitas alegrias nos próximos anos.

Adriana Helena disse...

Sérgio, que abordagem sensata!! Parabéns!

Eu também esperava tanto de Estela, como uma mulher inteligente, guerreira e independente e que conseguisse seguir em frente sozinha, sem ter que esperar pelo príncipe encantado, como ficou todo o tempo!!
Inclusive a adorei a sua abordagem em mencionar o Juvenal, personagem tão doce para fazer par com a Estela e ela o rejeitou de forma grosseira... Confesso que a odiei a partir daí...rsrs Sem contar que ela ficou muito chatinha!!

Quem sabe agora o personagem cresça não é amigo?
Parabéns, mais uma vez, pela sensatez!!

Um grande beijo e uma semana maravilhosa!!

Lulu on the sky disse...

Não acompanho essa novela.
big beijos
www.luluonthesky.com

Leitora disse...

Olá eu estava esperando por esse texto e como sempre você não me decepcionou ao contrário da trama da Estela. Outro dia eu estava vendo a novela e pensando nisso: "Calma aí. Essa guria estudou na Europa, conviveu com as mais variadas pessoas e a vida dela se resume a reclamar, lamentar, choramingar e rastejar atrás de macho?" Só uma coisa eu não vejo nenhum problema em uma mulher querer casar, ter filhos e tal assim como também não é um problema não querer nada disso. Problema pra mim é querer fazer maldades pros outros, Mas no caso da Estela esse desejo de casar, de ter um relacionamento não é saudável porque ela colocou a sua dependência emocional nisso a gente entende que por ter a auto estima baixa ela não se acha digna de ter uma pessoa ao seu lado aí quando aparece alguém ela transforma aquela pessoa no seu mundo. Aliás, esse negócio de dependência emocional não vale só pra relacionamentos amorosos, mas pra qualquer tipo de relação e também pra outras coisas na vida.
Voltando pra Estela eu percebi que o preconceito está nela. Sempre que chamavam ela pra sair ela vinha com aquele papinho. "Aí mas eu vou chegar lá e vão ficar olha a anã e mimimi." Claro que o preconceito existe em várias vertentes, pessoas sofrem preconceitos todos os dias por N motivos, mas muitas vezes o preconceito parte da própria pessoa. Veja por ex: O caso Nádia, Raquel e Vanilda (É esse o nome da guria do salão, né?). A Nádia é preconceituosa? Sim e existem pessoas como Nádia? Sim, mas não é todo mundo. A Nádia é um caso a parte. Raquel e Vanilda são negras e Raquel não tem nenhum problema com a sua cor, com a sua raça ela é muito bem resolvida quanto à isso (E é assim que tem que ser) por outro lado a Vanilda tem. A gente vê que a Vanilda é uma negra racista compreende? E a Estela é uma anã preconceituosa sim ela já conclui o que as pessoas pensam dela muito antes e esse é o problema você acha que todo mundo te despreza, te condena por isso ou aquilo.
Espero que agora a personagem e sua trama dê um UP. Que ela veja que não é assim que a banda toca.
Enfim como já foi dito deveriam ter mostrado as dificuldades que uma pessoa com nanismo passa, mas também mostrar que são pessoas que lutam, batalham, e correm atrás como todo mundo e graças a Deus que terminou esse triangulo pavoroso.

Andressa Mattos M. disse...

Um texto de alto nível, bem diferente da critica daquele deprimente Nilson do Uol que usa palavras pesadas e desrespeitosas para atacar a novela de todas as formas, sem conseguir esconder sua total parcialidade.Dá nojo ler aquele egocêntrico que se acha entendedor porque pesquisava novela quando era criança...

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Poderia ser um excelente meio de informação e autoconfiança para enfrentar os desafios.
Quem sabe a Estela ainda dá seu recado de combate ao preconceito, por mais respeito e empatia?
Pela inclusão e políticas públicas já que a maioria dos ambientes são projetados para pessoas com estatura mediana.
A atriz Juliana disse numa entrevista que seu pai é anão e a mãe tem estatura mediana e que ela sempre teve afeto em seus relacionamentos, com certeza poderia desenvolver melhor um relacionamento com o querido Juvenal e um cotidiano mais adulto com a Rosalinda né non?
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

izabel disse...

Walcyr Carrasco... Realmente falta verossimilhança ao texto da novela com a trajetória da Estela, bem como em situações propostas. O pano de fundo é bacana, mas o desenvolvimento é sofrível, realmente subestimando o telespectador. Uma pena :(

adoradora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo disse...

Concordo com tudo. Pra mim esse é o pior núcleo da trama. E só de pensar que ela ficou 10 anos sem fazer absolutamente nada, apenas passeando com as amigas (Laura era amiga dela, mas nem se vêem mais), a situação só piora. Tudo bem que nenhum filho de Sophia gosta de trabalhar por ter as esmeraldas (Gael vai praticamente obrigado para o garimpo), mas ela teve um crescimento intelectual, era pra começar a se livrar da mãe quando foi expulsa de casa. Poderiam dar mais destaque aos olhares de preconceito ou de curiosidade também. Ela foi tão mal conduzida, até agora, que se o autor queria que a torcida fosse pra ela e para o Juvenal, isso já nem acontece após tantas grosserias da personagem.

Anônimo disse...

Gosto da novela, mas tenho que concordar com vc que essa trama da Estela foi mal desenvolvida, a personagem é irritante e infantil. Ironicamente os filhos da Sophia sofrem de alguma deficiência e infantilidade, e olha que todos já são adultos beirando os 40 anos. O Gael, por exemplo, sabe que a mãe mandou internar a Clara no hospicio por 10 anos, mas ainda assim continua defendendo a mãe de quem quer que a acuse, o cara ainda depende dela pra tudo, dificil sentir alguma empatia por ele. O filho do Gael é outro que puxou a burrice do pai. E ainda me pergunto, como o Walcyr pretende trabalhar a redenção do Gael se o cara é um completo encostado? E veja bem, Vinicius e Gael são farinha do mesmo saco, a diferença é que Gael agrediu mulheres adultas e Vinicius crianças. Podem transformar o Gael no Papá ou no Batman se quiserem, mas o ranço vai continuar eternamente. E não duvido nada a Clara ter alguma recaida temporária pelo Gael antes de ela ser definitivamente feliz com o Patrick no ultimo capitulo, precisaremos ter muito estômago pra isso. Gael é praticamente uma versão piorada do Ruy da novela passada

Unknown disse...

A trama da Estela é muito mal desenvolvida porém o que eu acho em relação aos tres filhos é uma relação de dependência e abuso psicólogico por parte da mãe com eles. E esse abuso seria traduzido na falta de confiança da Estela, pois, por mais estudada que ela seja, ela quer o príncipe encantado pra mostrar ao mundo que ela também é capaz de encontrar alguém.

Diego disse...

Simmmm, o enredo da personagem foi por água abaixo totalmente e pra piorar, não acho a atriz boa; parece só repassar o que leu no texto, sem emoção. E o pior é ela ter passado 10 anos assim.

Outro que tbm já prevejo ser uma porcaria é o drama da Melissa e do Diego, dois chatos e ela uma péssima atriz (Arthur só vem sendo mal aproveitado, mas ja provou ser bom). Seria mt mais interessante ver um romance entre ele e a Carina.

Sérgio Santos disse...

Eu acho graça, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Discordo, André.

Sérgio Santos disse...

Ok, Bell. bjs

Sérgio Santos disse...

Uma pena, Welton.

Sérgio Santos disse...

Acho excelentes, Matheus!

Sérgio Santos disse...

Tomara, né, Adriana. bjsss

Sérgio Santos disse...

Ok, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Leitora.

Sérgio Santos disse...

Fico honrado, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Luli...

Sérgio Santos disse...

Pena, Izabel.

Sérgio Santos disse...

Exato, Eduardo.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, o problema é que Gael já foi punido. Foi preso, espancado e violentado na prisão. Então, dependendo como for, acho a redenção crível. Mas não pra ficar com Clara, logico.

Sérgio Santos disse...

Isso, Prsicila.

Sérgio Santos disse...

Eu não acho a atriz ruim, Diego...