terça-feira, 10 de outubro de 2017

"O Outro Lado do Paraíso": o que esperar da próxima novela das nove?

Após várias novelas problemáticas, tendo como maior catástrofe a equivocada "Babilônia" (2015), o horário nobre da Globo finalmente renasceu. "A Força do Querer" devolveu para a faixa os elevados índices de audiência e ótima repercussão, não obtidos desde o sucesso "Amor à Vida" (2013) ---- sendo necessário citar a boa média de "Império" (2014), outra produção considerada bem-sucedida. Portanto, agora, a missão de "O Outro Lado do Paraíso" será manter os excelentes índices da trama de Glória Perez, deixando a fase de dificuldade definitivamente para trás.


E, curiosamente, Walcyr Carrasco mais uma vez entra após uma novela de sua colega. Aliás, tudo está cercado de situações interessantes. Em 2013, o autor tinha a responsabilidade de salvar o horário, após a problemática "Salve Jorge", que derrubou a média do fenômeno "Avenida Brasil" (2012), sendo massacrada merecidamente pela crítica e público. Era a estreia do escritor no horário nobre, depois de ter escrito para todas as faixas da Globo com êxito. Sua missão foi cumprida. "Amor à Vida" detém a maior média do horário pós-"Avenida Brasil" (36 pontos). Agora, foi Glória que elevou a audiência, conseguindo mais de 35 de média, e com méritos de sobra.

Mas, por tudo o que tem sido visto nas lindas chamadas da nova novela, as chances de manter a qualidade da faixa são altas. Dirigida por Mauro Mendonça Filho ---- parceiro do autor nos sucessos "Gabriela" e "Verdades Secretas", além da já citada "Amor à Vida" ----, a trama é um dramalhão repleto de conflitos polêmicos, prometendo tocar em vários assuntos espinhosos e que rendem bastante quando bem trabalhados.
O elenco é de peso, com grandes nomes em papéis centrais, o que também tem sido um grande chamariz. A narração da esplêndida Fernanda Montenegro enriqueceu as chamadas, que estão com uma fotografia belíssima de Tocantins, parte da ambientação do enredo.

A trama central é sobre a vida de Clara (Bianca Bin), uma jovem do interior de Tocantins que se divide entre dar aulas no quilombo onde vive Raquel (Erika Januza), sua melhor amiga, e ajudar no bar do avô, Josafá (Lima Duarte), com quem tem uma relação de imenso afeto, principalmente após a morte do pai, Jonas (Eucir de Souza), em um acidente durante a exploração de esmeraldas na terra da família. Essas esmeraldas, por sinal, terão grande importância no roteiro, pois serão fruto da ambição de Sophia (Marieta Severo), a grande vilã da história. A menina se envolverá com Gael (Sérgio Guizé), filho da poderosa fazendeira, e a víbora se aproveitará disso para dar um golpe.

O rapaz, aliás, é bipolar e tem um temperamento agressivo. Essa característica já fica ligeiramente exposta em uma das chamadas, quando seu descontrole assusta Clara. Sophia ainda é mãe de Lívia (Grazi Massafera), que é obcecada pelo médico Renato (Rafael Cardoso) ---- o mocinho ----, e Estela (Juliana Caldas), que sofre de nanismo. O autor, inclusive, usará a filha caçula da víbora para tratar desse tema, nunca antes abordado na teledramaturgia de forma séria. A fazendeira terá vergonha da garota e fará de tudo para afastá-la de todos, sempre a humilhando de forma cruel. E a personagem ainda aproveitará a instabilidade do filho para manipulá-lo, além de usar Livia para ajudá-la em seus planos. Ou seja, será uma vilã promissora e Marieta repete com Walcyr a bem-sucedida parceria de "Verdades Secretas".

A vida da mocinha sofrerá uma virada quando a sogra armar para interná-la em uma clínica psiquiátrica, após o casamento da mocinha com Gael, tendo divisão total de bens. Clara ficará isolada nesse lugar por dez anos e resolve iniciar um plano de vingança depois que sai, deixando qualquer traço de inocência de lado. Ela contará com a ajuda de Renato, com quem tinha uma relação de amizade antes da internação, embora ele sempre tivesse esperanças de algo a mais, e de Beatriz (Nathalia Timberg), misteriosa senhora que conhece no manicômio. Essa revanche, embora muitos pensem, não é inspirada na série "Revenge", e, sim, em "Kill Bill" (de Quentin Tarantino). Clara dará o troco em sete pessoas, todas envolvidas em sua desgraça. Afinal, Sophia contará com a ajuda do juiz Gustavo (Luis Melo) e sua esposa, Nádia (Eliane Giardini), do psiquiatra Samuel (Eriberto Leão), e do delegado Bernardo (Flávio Tolezani). Além de Lívia e Gael.

A trama ---- cujo clipe pode ser conferido aqui ---- terá duas fases e ambas ambientadas em Palmas/Tocantins. A primeira será focada na aproximação de Clara e Gael no Jalapão, enquanto a segunda explorará a fuga da protagonista da clínica e o seu plano de vingança. Outros temas importantes serão abordados, como racismo e homofobia. Raquel se mudará para a capital, conseguindo emprego como doméstica na casa de Gustavo e Nádia. Ela se apaixonará pelo filho deles, Bruno (Caio Paduan), sendo correspondida. Porém, os pais não aceitarão o romance porque ela é negra. Já Samuel será casado com a exuberante Suzana (Ellen Roche) e transbordará homofobia. Mas, a verdade é que o médico é um gay enrustido e terá um caso com  Cido (Rafael Zulu). Também terá espaço para a questão religiosa, tão em voga hoje em dia, pois a grande Zezé Motta viverá a Mãe do Quilombo e tem tudo para protagonizar situações interessantes.

O núcleo protagonizado por Glória Pires é outro que desperta atenção. Ela é Elizabeth, uma mulher de origem humilde, que vivia no Tocantins, e acabou se mudando para o Rio de Janeiro quando se casou com o diplomata Henrique (Emílio de Melo), com quem teve uma filha, Adriana (Lara Cariello/Julia Dalavia). A personagem sofrerá nas mãos do sogro, o diabólico Natanael (Juca de Oliveira), que nunca aprovou o casamento e teme que ela prejudique a carreira do filho. Apesar de íntegra, Beth se entristece com as ausências do marido (em virtude da profissão dele) e acaba caindo no plano do sogro, que arma com a suposta melhor amiga da nora, Jô (Bárbara Paz), para a esposa de Henrique trair o marido com Renan (Marcello Novaes). O plano acaba resultando em uma tragédia, pois o rapaz morre caindo da escada e ela acaba incriminada. Sem saída, a mulher forja sua morte e muda de identidade.

O elenco ainda conta com a já mencionada Fernanda Montenegro, vivendo a vidente Mercedes ---- que terá um romance com Josafá ----, Juliano Cazarré, Mayana Neiva, Anderson Di Rizzi, Vera Mancini, Arthur Aguiar, Thiago Fragoso, Ana Lucia Torre, Genésio de Barros, Tainá Muller, Milhem Cortaz, Fernanda Rodrigues, Sandra Corveloni, Fábio Lago, Igor Angelkorte, Alejandro Claveaux, Bella Piero, entre outros. Haverá também a luxuosa participação da grande Laura Cardoso, vivendo a cafetina Caetana na primeira fase, protagonizando um triângulo amoroso com Fernandona e Lima.

"O Outro Lado do Paraíso" tem todos os elementos de um novelão e as imagens estão deslumbrantes. Walcyr Carrasco tem uma galeria de sucessos para provar que sabe agradar o público. Resta saber se o enredo será bem desenvolvido e se realmente essas primeiras impressões farão jus ao conjunto que está prestes a estrear no horário nobre.


24 comentários:

Anônimo disse...

Tá prometendo. Curtindo as chamadas.

Flávia disse...

Tambem estou animada e me divirto com os haters do autor praticamente rezando pra média geral de A Força do Querer passar em décimos Amor a Vida. Eles n]ao se conformam até hoje com o sucesso de Ibope e repercussão da novela. kkkkkkkkk

Samara disse...

Espero um elenco de estrelas pra amenizar a tosqueira que foi aguentar Fiuk em papel de destaque. VEM MARIETA, LIMA, LAURA E FERNANDA!!!!!!!!!

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Elenco peso pesado heim?
As chamadas estão instigantes e a fotografia então nem se fala: maravilindaaaaa.
Vamos acompanhar e torcer para um roteiro bem executado que prenda a atenção.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Joana Limaverde disse...

Sua memória e seu detalhismo são formidáveis. Quando eu ia lembrar que foi o mesmo Walcyr que substituiu a Gloria depois da horrível Salve Jorge. Essa novela está parecendo bem boa. A atual eu gostei, mas não achei essa maravilha que muitos acharam.

Lulu on the sky disse...

Confesso que não estou muito animada sabe? Prefiro o Walcyr escrevendo novela das 6
big beijos

Sérgio Santos disse...

Idem, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Enem vai, Flávia. Vai empatar msm. Vão ter que se conformar e sempre citar AAV quando falar de sucesso pós-Av Brasil...rs A diferença é ter agora a igualmente ótima AFDQ pra dividir merecidamente.

Sérgio Santos disse...

Eu ri, Samara... rs

Sérgio Santos disse...

Pesadíssimo, Luli. Promete. bjus

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Joana!

Sérgio Santos disse...

Ok, Lulu. bjss

Fernando Oliveira disse...

Eu já estava animado, depois desse resumão: que chegue logo 23 de outubro!

Anônimo disse...

Não vejo novelas da Globo há séculos, principalmente depois que adotaram essa imagem desbotada e feia. São todas tão chatas, tão desinteressantes, admiro esse blog ter paciência de ver uma atrás da outra. Novela pra mim só as que passam no Viva, essas eram boas.

Kaio Alves disse...

Promete.
Só espero que na novela não tenha aquela faixa preta que tem nas chamadas.

Raquel disse...

Só uma coisinha: essa história de se vingar de um por um dos responsáveis por algo que traumatizou a mocinha já não foi o mote de Chocolate com Pimenta, outra novela do Walcyr? Está certo que o tom dos folhetins será provavelmente totalmente diferente, mas dizer que a novela será inspirada em Kill Bill e "esquecer" de Chocolate com Pimenta é meio complicado, não!?

Anônimo disse...

Sinto lhe decepcionar, mas não me empolguei com as chamadas de O Outro Lado Do Paraíso. Não vi química alguma da Bianca Bin com aqueles dois atores, aliás, esses três já me dão sono. Paduan e Januza como casal? Sei não. Mas pra quem já shippou Gerusa e Osoriozzzz em Êta Mundo Bom, esses casais da trama não devem ser nada, rsrsrs. Vale lembrar que os temas sociais de Amor à Vida foram porcamente desenvolvidos, a mesma coisa deverá ocorrer nessa nova novela. Provavelmente teremos uma pintada de comédia aí já que o autor só consegue se sustentar nisso, e nota-se desde já que o núcleo da Marieta Severo estará recheado disso. E outra: o sucesso de uma novela se mede por sua repercussão, qualidade e aceitação do público e ´´crítica especializada´´ e não por sua audiência. Desde Avenida Brasil não se via uma trama com tamanha comoção como a que estamos vendo agora. Fina Estampa, Haja Coração, Sol Nascente estão aí pra provar essa tese da audiência. A propósito, li por aí que Patrícia Pilar chegou a ser convidada para essa novela, mas exigiu ler o roteiro antes. Fez bem, pois uma atriz desse quilate não pode sair por aí colocando textos chulos dentro de sua boca, ainda bem que optou ir para a promissora Onde Nascem Os Fortes, essa sim a maior aposta do próximo ano. Abraços.

Anônimo disse...

Nunca curti muito Walcyr Carrasco,especialmente os temas sociais, aquele caso da menina com autismo de Amor á Vida foi pavoroso. Espero que ele desenvolva bem o enredo, que pelo seu texto tem elementos bem interessantes. E, quanto a Kill Bill, não sei, me parece que a inspiração dele está mais para Sidney Sheldon e a trama de "Se Houver Amanhã", que mais do que uma vingança, conta da perda da inocência da protagonista. Esperar pra ver.

Sérgio Santos disse...

Vamos ver, Fernando!

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Não terá, Kaio.

Sérgio Santos disse...

Bem, Raquel, foram palavras do Mauro Mendonça Filho. E vingança é um dos,clichês mais antigos da teledramaturgia.

Sérgio Santos disse...

Não entendi, anonimo. Patricia Pillar recusou pq achou o texto ruim? Duvido. Mas, ainda que fosse, então Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, Laura Cardoso, Lima Duarte, Marieta Severo, Juca de Oliveira e Gloria Pires toparam pq acharam o texto bom? Confio ais neles, hein.

E Amor à Vida não teve repercussão? Oa Solano até hj é chamado de Félix e a Tatá Werneck virou fenômeno por causa da novela. Média de 36 pontos empatada com A Força do Querer, resta aceitar. Repercussão no mundo todo com o beijo gay e a cena do Félix com o pai. Quer mais? E pq vc me decepcionaria? Eu nem sei quem vc é... rs

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, anonimo.