quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Através de Eurico, conservadorismo foi explorado de forma criativa em "A Força do Querer"

A um dia do seu fim,  "A Força do Querer deixará saudades. E um dos muitos pontos positivos da novela de Glória Perez foi a figura de Eurico. A autora se mostrou muito criativa na abordagem do preconceito, machismo e conservadorismo, evitando o tradicional maniqueísmo e expondo a ignorância de uma pessoa íntegra. Humberto Martins se destacou cada vez mais na história e a cena mais aguardada foi ao ar somente no penúltimo capítulo: a descoberta da vida dupla de Nonato (Silvero Pereira).


Após meses achando que seu motorista era um conquistador nato e típico machão, Eurico o viu se apresentando como Elis Miranda em um desfile de moda e entrou em estado de choque. Antes de se dar conta que era Nonato no palco, o empresário chegou a elogiar o talento da artista. Esse momento era um dos mais esperados da trama e é uma pena que Glória tenha deixado apenas para o final, deixando de aproveitar todo o período de entendimento e aceitação daquele homem tão machista.

Afinal, o personagem representou uma união de preconceitos. Nunca entendeu a homossexualidade e sempre recriminou o cabelo longo de Nonato, achando coisa de 'maricas'. Achou um absurdo Ivana (Carol Duarte) ter se descoberto trans, virando Ivan, e nunca tolerou mulher mandando mais que homem. O lado criativo dessa situação foi o fato de Eurico não ser um canalha. Pelo contrário, ele é um homem justo, honesto, atencioso com a esposa e fiel.
A autora acertou em cheio ao mostrar que nem todo preconceituoso é um sujeito sem caráter e sem salvação. Até porque há vários Euricos na família de cada telespectador.

A forma bem-humorada que tratou a condução do personagem também merece elogios, pois Humberto protagonizou vários momentos impagáveis ao longo da novela e muitos de humor involuntário. Eurico sempre se achou o homem mais esperto do mundo, mas no fundo era o mais burro. Enganado o tempo todo pela esposa, Silvana (Lília Cabral), viciada em jogo, e pelo motorista, uma travesti que bancava o hétero na frente do patrão. A própria maneira de expor seus preconceitos era engraçada, pois ficava evidente que ele não falava na maldade. Era mesmo ignorância. E há bastante gente assim.

Não por acaso o perfil virou um dos mais queridos da novela, crescendo cada vez mais e destacando o talento do ator. Sua parceria com Lília Cabral e Juliana Paiva foi maravilhosa, assim como a dobradinha ao lado de Silvero, uma das gratas revelações da trama. E, através dessa pessoa, Glória mostrou que o preconceito pode ser revertido, principalmente vindo de alguém que transborda princípios. Até mesmo um sujeito estudado pode ser ignorante e conservador. Isso, entretanto, não implica em falha de caráter. Há gente cruel demais nesse mundo, mas há também apenas quem precisa de tempo para compreender e aceitar. Pena que tenha demorado tanto para exibir a cena do flagra, pois teria rendido outras grandes sequências antes do final.

Eurico se choca e rejeita Nonato, mas depois, claro, entende e aceita o motorista como ele é, resolvendo até patrocinar os shows de Elis Miranda. "A Força do Querer" se mostrou um folhetim de muitos acertos e um deles foi justamente essa abordagem da intolerância, mesclando bom humor com situações mais pesadas (envolvendo as agressões sofridas pelo travesti nas ruas, por exemplo), usando a figura de Eurico para deixar claro que o preconceito pode vir também de pessoas de boa índole. Humberto Martins esteve ótimo.

16 comentários:

William O. disse...

Vc não cansa de surpreender não, Sérgio? Um texto melhor que o outro. Tu trabalha mais que os críticos de grandes portais...

Unknown disse...

Que texto maravilhoso! Esperei muito e que bom que você o fez. Eurico foi um perfil sensacional e a parceria dele com Silvero merece ser repetida em outra novela. Show!

Anônimo disse...

SIMMMMMMMMMMM! EURICO FOI GENIAL!!!!!!!!!!

Jamanta Não Morreu disse...

Tb gostei do Eurico e acho uma pena q as situações dele se resolvam apenas no último capítulo (enquanto as questões de Ritinha, Ivan e Bibi já apresentavam barriga).

Paula disse...

Penúltimo texto sobre a novela maravilhoso, Sérgio. Assino embaixo!!!!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu publicarei meu tradicional balanço dos pontos positivos e negativos de A Força do Querer. Já estou com saudade da novela!!!!!! Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Um escândalo, de competência e criatividade, a interpretação de Humberto Martins, não só pela forma que ele expressava seus pensamentos retrógrados, mas também pela maneira como ele encontrava uma maneira de "viver um mundo à parte com as pessoas que amava", quase como uma "visão seletiva".
Ameeeeeeeeeei Eurico e a dobradinha com Nonato teve um timing perfeito!
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
No início eu achei que o Eurico ia ter uma reedição do Ramiro Cadore, de Caminho das Índias, mas ainda bem que eu tava completamente enganada porque, apesar de serem interpretados pelo mesmo ator, não lembram um ao outro nem de longe.
Eurico tem, como foi dito, um humor involuntário que reside justamente no fato dele ser sério, sisudo e se achar muito esperto, quando na verdade todo mundo consegue enganar ele.
E eu concordo plenamente com a questão do acerto na abordagem do preconceito e do conservadorismo. Nem todos são hipócritas sem caráter, as vezes as pessoas são só ignorantes ou apenas reproduzem certas falas por puro costume, sem refletir muito sobre isso.
Nesse caso, também dá pra lamentar um pouco a condução, pois realmente descobrir toda a verdade sobre o Nonato antes renderia boas cenas; mas do jeito que aconteceu também ficou aceitável, pois Eurico acatou a vida de artista do motorista, mas sem perceber (ou preferindo ignorar) a sua condição de homossexual, ou seja, ele não mudou as suas convicções do nada.
No mais, é isso. Abraços!!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, William!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Johny.

Sérgio Santos disse...

Foi,, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Jamanta.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Paula.

Sérgio Santos disse...

Ok, Fabio!

Sérgio Santos disse...

Eu tb amei, Luli. bjssss

Sérgio Santos disse...

Pois é, Germana. O final ficou forçado pq ficou tudo pro último capítulo. Poderia ter feito bem antes. Lamentável.