sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Por que o "Estrelas" tem um quadro de culinária?

O "Estrelas" estreou nas tardes de sábado no dia 8 de abril de 2006. Ou seja, completou dez anos neste ano. E a trajetória do programa comandado por Angélica é respeitável. Ao longo deste tempo sofreu algumas modificações, até chegar ao formato ideal, valorizando o bate papo da apresentadora com seus convidados. Entretanto, um dos problemas da atração (e que curiosamente nunca foi solucionado) é a presença de um quadro de culinária.


Angélica já declarou várias vezes a sua falta de aptidão para a cozinha, portanto, são os convidados que fazem os pratos. Enquanto cozinham, há uma conversa quase sempre sem relevância. E para culminar, a apresentadora tem várias restrições alimentares, amplamente divulgadas por ela, inclusive. Não come carne, gorduras e nem chocolate, citando apenas alguns exemplos. Ou seja, alimentos presentes em inúmeras receitas, ainda mais de pessoas que não são cozinheiras profissionais, como é o caso de cada ator, atriz ou cantor que participa.

Portanto, não são poucas as vezes em que Angélica se recusa a provar algum prato. Claro que quando isso ocorre se instaura um clima desagradável, por mais que haja uma tentativa de aparentar naturalidade. E até quem assiste se sente incomodado. Recentemente, por exemplo, João Baldasserini (que viveu o Beto em "Haja Coração") preparou uma carne de panela e ela não comeu.
Ele não escondeu a decepção, embora já soubesse das restrições da apresentadora. Infelizmente, não é um caso isolado. Até porque, como já mencionado, a dieta dela provoca esse tipo de situação com certa frequência.

Um dos casos mais visíveis, no quesito constrangimento, foi o protagonizado por Angélica e Carmo Dalla Vechia. O ator preparou um risoto que levava banha de porco e a apresentadora chegou a contar até três antes de provar, fazendo cara de nojo. Parecia uma criança enrolando para comer brócolis ou tomar um remédio. Os dois caíram na gargalhada, mas foi um momento desconfortável para ambos. E vários exemplos poderiam ser citados ao longo desses dez anos de atração. De vez em quanto, inclusive, para não deixar tão explícita a sua recusa, ela até come o acompanhamento do prato, como arroz ou batata, disfarçando sem muito sucesso.

Nada contra as restrições alimentares de Angélica. Até porque cada um tem o direito de decidir o que quer ou não comer, vide os vegetarianos, veganos, enfim. Entretanto, uma pessoa que se propõe a ter um quadro de culinária em seu programa não pode ter esse tipo de comportamento. Até por questão de educação. E se não abre mão de abdicar da sua dieta nem para experimentar os pratos que os convidados gentilmente fazem, cabe a pergunta: por que ter esse tipo de quadro no "Estrelas"?

O quadro nem faria falta na atração, pois o foco do formato é justamente a descontraída conversa que a apresentadora tem com os atores, atrizes e cantores que participam. A parte da culinária muitas vezes parece servir apenas para preencher o tempo do programa. Ou seja, poderia ser substituída sem problemas por uma outra rodada de entrevistas ou qualquer quadro que não colocasse a apresentadora e o convidado em uma saia justa.

O "Estrelas" é um bom programa e se firmou nas tardes de sábado. Os seus dez anos apenas comprovam isso. Porém, a permanência da 'gastronomia' apenas prejudica a atração comandada por Angélica, que não se mostra disposta a provar todos os tipos de pratos feitos pelos convidados. Seria melhor deixar a culinária somente para a Ana Maria Braga mesmo.

33 comentários:

Olímpia Menezes disse...

Nossa, até que enfim uma pessoa que falou de algo que sempre me incomodou nesse programa. Fico revoltada quando a Angélica se recusa a comer e dá aquele sorrisinho falso dela. Deixa a Ana Maria com a culinária e pare de fazer isso!!!!!

Anônimo disse...

ESSE TEXTO LAVOU MINHA ALMA!!!!!!!!!!!!

Gabriella disse...

Concordo integralmente com o texto. Não faz sentido. Fora que pra comer salsicha da Sadia ela comeu de boa no comercial com o Huck, né? Pra isso não era vegetariana. Pagando bem...

Daniela disse...

Que crítica ótima! Finalmente alguém para apontar o erro mais grotesco desse programa.

chica disse...

Falaste tudo! Realmente não faria falta e poderia entrar mais um quadro e entrevista que ela faz muito bem! abraços, lindo fds! chica

Anônimo disse...

Mais absurdo ainda foi ela ter publicado, há alguns anos, um livro de receitas dos convidados do programa, considerando as restrições alimentares dela e a inabilidade dela na cozinha. Esse quadro, como bem colocado, acaba criando situações constrangedoras e a Angélica que sabe entrevistar bem seus convidados, acaba sendo deselegante.

Paula disse...

É verdade, eu vi o programa com o Carmo e achei um absurdo a cara de nojo que ela fez pq o arroz tinha banha de porco. Ainda é ignorante pq a banha é mt mais saudável do que óleo industrializado.

Anônimo disse...

O Estrelas não tem a necessidade de existir. É uma copia barata do Video Show, só que com uma apresentadora/Entrevistadora fixa.
Mesmo a Angelica sendo uma boa apresentadora, isso por si só não influência na audiência e assim como o Video Show falta algo.
A duraçao do programa é curta demais e não há quadros que chamam atenção( entrevistas já estão batidas). Por isso que um quadro de culinária em um programa como esse nem fede nem cheira.
Uma boa solução seria a inserção do quadro Video Game e aumentar sua duração que é muito curta.

Lina disse...

Falou pouco e com propriedade

Unknown disse...

Olá, Sergio

Concordo com tudo. Ah, se eu disser que adoro seu blog, fica muito repetitivo? Kkkk Bjs, querido

Unknown disse...

Acho esse quadro totalmente dispensável.

Anônimo disse...

Já comentei muitas vezes sobre isso. N sei pq existe esse quadro, já q ela n come e n entende tanto do assunto.
Eu lembro da vez do Carmo, pegou mal.
Poderia tirar esse quadro, totalmente desnecessário.
Gosto da Angélica, mas esse programa n é bom n.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz que tenha gostado do texto, Olímpia! Isso sempre me incomodou. bjss

Sérgio Santos disse...

Que bom, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Gabriella.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Daniela.

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Nem sabia disso, Monica...

Sérgio Santos disse...

Tb fiquei mt constrangido, Paula.

Sérgio Santos disse...

Eu acho um bom programa, anonimo. Mas realmente passa longe de ser excelente. Só que ocupa bem uma parte da faixa vespertina do sábado.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Lina!

Sérgio Santos disse...

Rafaela, fico honrado. E faço pra vcs mesmo. Fico feliz que goste. Bjão!!!!

Sérgio Santos disse...

Idem, Elvira.

Sérgio Santos disse...

Não tem razão para existir msm, anonimo. Só serve pra provocar constrangimento.

Sérgio Santos disse...

Ah, anonimo, eu acho que o Video Game já tinha dado o que tinha que dar.

Clau disse...

Oi Sérgio,
É verdade, cada um come o que bem entende,
mas esse quadro de culinária dentro do Estrelas,
não faz o menor sentido, afinal mesmo querendo mostrar naturalidade,
Angélica acaba sendo deselegante com seus convidados, quando
se recusa a provar algum alimento.
Ótima análise, como sempre!
Beijos!

Anônimo disse...

Oi Sérgio, faz um tempo já, mas na época achei um disparate. Se te interessar, mando o link da matéria:

http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL462472-9798,00-LANCAMENTO+DE+LIVRO+DE+RECEITAS+DE+ANGELICA+REUNE+ESTRELAS+NO+RIO.html

GSW disse...

O Estrelas tem sofrido com a audiência,está perdendo pro pica pau da Record e o programa já deu o que tinha que dar,a Globo já acendeu seu pisca alerta em razão da baixa audiência,seria muito interessante a Globo exibir o Vale a Pena Ver De novo aos sabados no lugar do estrelas ou Os Caras de Pau,alavancaria a audiência do horário.

Anônimo disse...

Eu acho muita falta de educação! E pouco de frescura, já q ela não come pq tem restrição alimentar (não é celíaca ou diabética) mas pq ela não quer engordar... e não custava nada dar uma ou duas garfadas para ser simpática... afinal não ia engordar por causa disso... Eu mesma sou super neurótica com peso, não como gordura, fritura e nada do tipo, mas minha família por parte de pai é italiana e com tal cozinha para mostrar afeto... se eu vou na casa de uma tia querida, obviamente como a comida q ela fez com tanto carinho...

Sérgio Santos disse...

Exatamente isso, Clau. bjs

Sérgio Santos disse...

É um disparate msm, Monica. bjsss

Sérgio Santos disse...

Acho aquela reprise de Os Caras de Pau um tapa buraco desnecessário, GSW.

Sérgio Santos disse...

Acaba sendo falta de educação msm, anonimo. Cada um come o que bem quiser, mas se ela tem mil restrições não tenha um quadro de culinária. Nesse sábado msm ela se recusou a provar a carne feita pelo Jayme Matarazzo.