terça-feira, 29 de março de 2016

Juliana Paiva se destaca na pele da divertida Cassandra em "Totalmente Demais"

A novela das sete acabou ficando caracterizada como um produto cujo ingrediente principal é o humor, independente da história que é contada. Os poucos folhetins que tentaram fugir dessa 'fórmula' ("Tempos Modernos" e "Além do Horizonte", por exemplo) não deram certo. Só que nem toda trama da faixa que tem comicidade funciona ou é realmente boa (vide a fraquíssima "I love Paraisópolis", citando a produção mais recente). Mas, "Totalmente Demais" merece elogios pelo conjunto harmonioso, onde o humor consegue se mostrar principalmente através da deslumbrada Cassandra, interpretada com competência por Juliana Paiva.


O enredo de Rosane Svartman e Paulo Halm tem uma estrutura dramática muito interessante e não há perfil sem densidade. Tanto que até os tipos cômicos apresentam peculiaridades que os enriquecem cenicamente. Entre os muitos personagens hilários da trama ---- como Dorinha (Samantha Schmutz), Maristela (Aline Fanju), Stelinha (Glória Menezes) e Max (Pablo Sanábio) ----, a Cassandra é uma das que mais se sobressaem, sendo a responsável por vários momentos engraçados da produção das sete. E todas as situações protagonizadas pela menina histriônica divertem, além de quase sempre serem diretamente ligadas ao núcleo principal.

Cassandra é uma garota que faz de tudo pela fama e não se importa em passar por cima dos outros para alcançar seu maior objetivo. Guardadas as devidas proporções, tem uma certa semelhança nesse quesito com a ambiciosa Carolina (Juliana Paes). Entretanto, a personagem é burra, cafona e não tem um pingo de autocrítica.
Apesar de não conseguir quase nada do que planeja, faz questão de mostrar para os outros que é a melhor das melhores, esbanjando arrogância e 'segurança'. Para culminar, manipula o pai Hugo (Orã Figueiredo), que sempre faz as vontades da filha, e vive implicando com a irmã Débora (Olívia Torres), figura que é diametralmente seu oposto (estudada, sem vaidade e discreta).

Ela ainda criou uma rivalidade com Eliza (Marina Ruy Barbosa) desde que a encontrou na porta do bar de seu pai, a apelidando de 'mendiga'. O ódio se transformou em inveja quando Cassandra viu a 'inimiga' conquistando aos poucos tudo o que sempre desejou e sem fazer um terço do 'esforço' que ela fez desde sempre. Ou seja, analisando de uma forma simples, a personagem nada mais é do que uma vilã cômica, onde seus atos e suas trapalhadas funcionam como válvula de escape para o riso, que se faz presente cada vez que a filha de Hugo inventa algum novo plano ou uma armação um tanto quanto condenável.

E embora se destaque pela grande comicidade, é preciso ressaltar que Cassandra também tem um lado mais frágil e carinhoso. Ela não conseguiu superar o 'desaparecimento' da mãe ---- que abandonou Hugo e nunca mais deu notícias ---- e no fundo ama muito o pai e a irmã, necessitando sempre da companhia deles, ainda que várias vezes faça de tudo para não demonstrar muito isso, tentando vestir uma fantasia de 'bem resolvida e independente'. É um tipo com boas nuances.

Esse lado mais humano, inclusive, tem sido cada vez mais explorado pelos autores. Depois de ter sido eliminada do concurso "Garota Totalmente Demais", a personagem resolveu dar o golpe do baú em um homem rico para mudar de vida. O escolhido foi Fabinho (Daniel Blanco), menino que sempre foi fruto da paixão platônica de Débora. Isso, claro, provocou uma situação delicada, abalando ainda mais a relação das irmãs. Para piorar, Cassandra acabou se apaixonando pelo filho de Germano e ele começou a gostar dela de verdade. Entretanto, em uma atitude surpreendente, a garota atrapalhada resolveu romper com Fabinho para deixá-lo livre para a irmã. E todas as cenas evidenciaram o talento da atriz, que se mostra segura tanto nos momentos cômicos quanto nos dramáticos.

Juliana Paiva está ótima na pele de uma das melhores personagens de "Totalmente Demais" e a atriz conseguiu desvencilhar o perfil da Fatinha, perfil que caiu no gosto popular e foi o maior sucesso da temporada de 2012 de "Malhação" (chamada de "Intensa"). Apesar do atual papel ter algumas similaridades com a querida periguete do seriado adolescente ---- como o humor e a paixão em ser o centro das atenções ----, a intérprete imprimiu um tom bem mais exagerado para Cassandra, que pede mesmo um ar mais caricato, e soube ainda inserir uma dose de extrema ingenuidade, principalmente através do deslumbre da menina, que nem sabe direito se ser famosa é mesmo algo positivo.

Rosane e Paulo, aliás, são quase 'padrinhos' da atriz, pois estão trabalhando com ela pela terceira vez e novamente deram um grande papel para Juliana, que, além da já mencionada Fatinha, viveu a Tize no filme "Desenrola" (longa de grande qualidade, dirigido pela autora). A Cassandra, inclusive, tem se mostrado um perfil tão bom quanto a periguete de "Malhação Intensa" e já entrou para a lista de grandes tipos da intérprete, apesar do seu pouco tempo de carreira. Antes de brilhar na atual novela de sucesso, vale lembrar que Juliana Paiva se destacou como a mocinha Lili em "Além do Horizonte" (2013) e já havia convencido como a Valquíria Spina, no remake de "Ti ti ti" (2011).

"Totalmente Demais" tem se mostrado uma novela das sete muito acertada e um dos muitos pontos positivos da mesma é a camaleônica Cassandra, interpretada tão bem por Juliana Paiva. A menina, que sonha com a fama e o dinheiro sem medir consequências, protagoniza várias cenas divertidas (além de algumas dramáticas) e os autores vem destacando cada vez mais a personagem, valorizando o talento da atriz.

38 comentários:

Kika disse...

Ela está maravilhosa! Rio muito com a Cassandra e já tô shippando com Fabinho.

Fernanda disse...

Ela está ótima mesmo e é um dos melhores perfis cômicos da novela.Nada vejo da Fatinha nessa personagem, a não ser a comicidade. Ela tem muito o que agradecer a esses autores porque sempre confiam no seu talento.Estou achando essa novela uma delícia, Sérgio.

Cassandra disse...

Amo a Cassandra e não é pq tenho o mesmo nome não. hehehe Adorei sua crítica e a Juliana merece.A novela faz jus ao sucesso.

Olivia disse...

Parabéns pela precisa e merecida crítica, Sérgio! Eu concordo totalmente.

Luciano disse...

Sou desses que começa a ficar com saudades de uma novela quando faltam dois meses para ela acabar.

Anônimo disse...

E tá calando a boca dos haters que falam que ela só é boa em cena cômica.Tá brilhando nas dramáticas.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá,Sérgio...verdade, Juliana Paiva está muito hilária como a "louca" Cassandra, em Totalmente Demais e tem razão,também,os autores conseguiram criaram tipos cômicos que apresentam (distintas) peculiaridades que os "enriquecem"...bela análise/homenagem...Obrigado pelo carinho, belos dias, abraços!

Anônimo disse...

A Juliana tem dado show, tanto na comédia quanto no drama. Tem mostrado bem tudo o que a Cassandra quer passar, inocência, carência, malícia e a loucura. Bela critica, Sergio!

Yasmin disse...

Maravilhosa a Juliana e está muito bem mesmo.Adorei o texto e vc foi mt preciso ao falar das diferenças entre ela e Fatinha e das nuances da personagens.

Pâmela disse...

Muito boa sua crítica a Juliana Paiva, merece todos os elogios. Cassandra lembra muito a Darlene de Celebridade, e eu goooooxto disso. rs

Andressa Mattos M. disse...

Ela está muito bem, Sérgio.Adoro a Cassandra e as cenas dela com Olivia Torres são muito boas.Essa novela merece o sucesso e a atriz os elogios.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Você fez um ótimo retrato da personalidade da Cassandra. Divirto-me com ela, pois é uma 'sem noção' muito bem caracterizada. De fato, Juliana Paiva está muito bem como Cassandra e merece reconhecimento pelo seu ótimo trabalho em "Totalmente Demais". Aliás, a novela é uma produção bem gostosa de se ver.

Parabéns pelas bem colocadas considerações.

Abraço.

Unknown disse...

Eu me divirto demais com o personagem dela, realmente é um sem noção. Sem dúvida ela merece reconhecimento pelo trabalho!!! Estou gostando de ver a novela

Beijos, Love is Colorful

MARILENE disse...

Uma abordagem com a qual concordo plenamente, Sérgio. No começo considerei exagerada sua forma de representar, mas foi subindo no meu conceito rsss. Está muito bem. Bjs.

Unknown disse...

Adorei a crítica! Acho Juliana Paiva umas das melhores atrizes de sua faixa etária. Tem um brilho e uma intensidade incomum. Sobre o papel dela em Totalmente de Mais achei pouco explorado pois raramente ela aparecia na trama mais, felizmente parece que agora no final a historia de sua personagem ira se desenvolver. Nada mais que merecido para a Juliana e para nós mesmo também, né?

Anônimo disse...

Ela ta maravilhosa msm e merece todos os elogios no inicio como uma vilã comica e atrapalhada que interferia no nucleo central tanto que uma das armações quase fez o jonatas perder o emprego e a eliza ser demitida,e agora tendo suas complexidades expostas mostrando que apesar de tudo é uma garota fragil que tem medo de se parecer com a mãe e que não superou o fato da mesma ter abandonado a familia,enfim é um otimo personagem pq não é simplismente uma vilã comica tem suas nuances tbm(como todos da novela),e a Juliana Paiva ta brilhando muito mostrando que é maravilhosa tanto na comédia quanto no drama,e como os proprios autores disseram a Juliana Paiva virou a atriz fetiche deles,ja até faz parte da panelinha deles tanto que eles escreveram a Cassandra pensando especialmente nela,enfim espero que ela faça mt mais trabalhos com esses 2 autores que tanto valorizam ela

Anita disse...

Você já percebeu que em todas as novelas da dupla existe alguém que só na juventude descobre quem é seu pai biológico? Na "Malhação Intensa" vimos a Rita e o Mathias, na "Malhação Sonhos" as revelações foram ao quadrado, com Cobra e Gael e Jade e Edgard e em "Totalmente Demais" temos Eliza e Germano.
P.S.: não é uma crítica, é só uma observação.

Anônimo disse...

A Juliana Paiva está muito bem nessa novela, mas continuo achando que ela tem uma vibe maior para tipos cômicos, algo bem parecido com a Deborah Secco. Nem lembrava que ela tinha feito aquela Além do Horizonte, ninguém mais deve se lembrar daquela novela ou de algum personagem de lá. Os maiores papéis da Juliana até agora foram a Fatinha e a Cassandra mesmo.

Unknown disse...

Também gosto da maneira como Juliana Paiva dá vida a Cassandra.Atrapalhada, egoísta e agora apaixonada e querendo consertar seus erros com a irmã Débora e se enrolando cada vez mais.

Sérgio Santos disse...

Tb, Kika!

Sérgio Santos disse...

Nem eu, Fernanda. Assino embaixo.

Sérgio Santos disse...

Faz jus sim, Cassandra!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Olivia

Sérgio Santos disse...

Idem, Luciano. Que falta fará!

Sérgio Santos disse...

Tá calando lindamente, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Ótimo comentário, Felis!

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Yasmin!

Sérgio Santos disse...

Lembra um pouco sim, Pâmela!

Sérgio Santos disse...

Merece muito, Andressa. E a sintonia entre a Juliana e a Olivia é explícita. bjs

Sérgio Santos disse...

A novela é uma delícia, Vera. bjs

Sérgio Santos disse...

Eu tb adoro, Bárbara. bjs

Sérgio Santos disse...

Tá ótima, Marilene. E o exagero é proposital. bjs

Sérgio Santos disse...

Concordo plenamente, Unknown! E ela merecia esse destaqque ainda maior. E tá aproveitando. Ela é mt talentosa e carismática. abçs

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Já reparei sim, Anita. Vc é boa observadora. bjs

Sérgio Santos disse...

Que foram Fatinha e Cassandra é fato, anonimo. Mas ela se saiu mt bem como mocinha. O problema é que a trama foi um fracasso.

Sérgio Santos disse...

Exato, Elvira.