terça-feira, 17 de novembro de 2015

Com boas provas e ótimos participantes, "MasterChef Júnior" se mostra tão atrativo quanto a versão adulta

Apostando no sucesso da primeira e da segunda temporada do "MasterChef", a Band resolveu lançar a versão infantil do reality culinário, que também já é produzido em vários países, assim como a versão original. O "MasterChef Júnior" estreou no dia 20 de outubro, mantendo os mesmos jurados, a mesma apresentadora e o esquema de sempre: uma prova de imunidade (que pode ser em equipe ou não) e uma de eliminação.


Mas ao contrário do que ocorre na versão com adultos, não houve a etapa de seleção ---- onde vários candidatos apresentam seus pratos para o juri, sendo aprovados ou reprovados para a próxima fase. O programa já começou com vinte participantes selecionados e logo na estreia quatro foram eliminados. Outra diferença na edição com as crianças é a forma da eliminação. Isso porque são sempre duas por vez e não uma. O intuito é evitar que o eliminado (a) se sinta sozinho (a) na despedida.

A edição vem se mostrando tão atrativa quanto a adulta e as crianças impressionam pela capacidade que têm de cozinhar. Elas fazem todas as provas com dedicação e mostram um domínio que muita 'gente grande' não tem.
Aliás, é algo até um pouco 'assustador', uma vez que não é comum ver meninos e meninas tão profissionais e conseguindo lidar tão bem com os utensílios da cozinha, incluindo facas bastante afiadas.

Claro que elas passaram por 'treinos' com os pais e não aprenderam tudo sozinhas. Porém, fica evidente que todas estão ali porque querem, e o amor que sentem por cozinhar se evidencia em vários momentos. As crianças ainda se mostram muito mais solidárias do que os adultos. É gratificante vê-las se ajudando e preocupadas umas com as outras durante as provas. Até serve para reflexão, uma vez que muito disso se perde quando se cresce.

Os 'chefinhos' são muito carismáticos e a escolha da produção foi bastante acertada. Aisha, Daphne, Eduardo, Ivana, Laura, Lívia, Lorenzo, Sofia, Valentina, Mateus, Tomás, Johnny, Vivi, Andrey, Hytalo, Piera, Gleyson, Luiza, Augusto e, principalmente, o cativante Matheus B. ---- um poço de simpatia e espontaneidade (pode até ser considerado a "Jiang" da edição, levando em consideração o carinho do público) ----, compuseram muito bem o time infantil da edição "Júnior".  E os jurados merecem elogios pela postura diante dos pequenos.

Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Paolla Carosella estão bem menos duros nas análises e o trio se preocupa em não deixar as crianças tensas ou tristes. E isso não alterou em nada a essência deles, uma vez que os três criticam quando necessário e procuram apontar todos os defeitos dos pratos. A diferença fica mesmo por conta do tom adotado. Embora os jurados façam sucesso pelas ironias e broncas dadas na versão adulta, os mesmos têm conseguido conquistar por meio da 'delicadeza' com que tratam os candidatos mirins.

Ana Paula Padrão, assim como o juri, não está mais tão incisiva na hora de controlar o tempo das provas para não estressar ainda mais os participantes. Ou seja, ela também soube se adaptar bem ao novo formato, que premia o vencedor com uma viagem à Disney, com direito a cinco acompanhantes, um curso de culinária com os chefes do programa, um kit de eletrodomésticos e R$ 1 mil por mês em compras por um ano, além do troféu, obviamente.

O "MasterChef Júnior" se mostrou como outro acerto da Band e a emissora fez bem em explorar mais o reality culinário que virou o seu produto de maior sucesso, ainda mais em um ano complicado, onde quase nada foi lançado ou teve êxito em sua programação. A versão infantil tem tudo para ser tão duradoura quanto a adulta, tendo fôlego de sobra para muitas outras temporadas. Um divertimento para adultos e crianças.


18 comentários:

Tainá disse...

Tá muito boa mesmo, tô adorando.

Gabriella disse...

Tô amando e torço pro fofo do Mateus!

BIA disse...

Que legal o "MasterChef Júnior", uma fofura! O novo layout do seu blog ficou bem bonito e tem tudo a ver! Ótima semana Sérgio! :)

Bjs

Rafaella disse...

Adoro esse programa e me dá preguiça esses chatos sempre reclamando que as crianças não podem ser colocadas em situações de estresse e bla bla bla. SONO...

Karen disse...

Acho até melhor que a versão adulta porque os jurados ficam menos prepotentes, mais simpáticos, e as crianças são bem mais solidárias e cativantes.

ONG ALERTA disse...

Adoro ver....
Abraço Lisette.

Elisa disse...

Muito bom esse programa e adorei a crítica. Tô triste pq o Matheus saiu ontem.Ele era o mais fofo.

Clau disse...

Olá Sérgio,
Minha irmã não perde esse programa!
Essa versão brasileira nunca assisti.
Ouço as pessoas falarem bem do 'MasterChef Junior'
e agora lendo sua postagem,
pude comprovar que a atração é bem legal mesmo.

P.S.: Ficou ótimo o novo visual do seu blog!
Bjs!

Lulu on the sky disse...

Oi Sérgio
Fico emocionada com a eliminação das crianças sabia? Parecem bem mais dedicadas do que os adultos
Big Beijos
Lulu
http://www.luluonthesky.com

Sérgio Santos disse...

Tb estou, Tainá.

Sérgio Santos disse...

Infelizmente ele saiu na última terça, Gabriella. Tb torcia por ele.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Bia. Bjão!

Sérgio Santos disse...

Tb me dão mta preguiça, Rafaella.

Sérgio Santos disse...

Isso é verdade, Karen. Mas eu gosto dos esculachos deles na versão adulta.

Sérgio Santos disse...

Tb, Lisette.

Sérgio Santos disse...

Era mesmo, Elisa.

Sérgio Santos disse...

Que bom que gostou, Clau. E o programa merece todos os elogios que recebe. bjs

Sérgio Santos disse...

Eu tb fico, Lulu. E parecem mesmo. Além de mais solidárias. bjss