sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O adeus a Yoná Magalhães, uma das mais queridas atrizes brasileiras

Em um curto espaço de tempo o Brasil perdeu três grandes figuras: Betty Lago, Luís Carlos Miele e, agora, Yoná Magalhães. A atriz estava internada há mais de um mês na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, em virtude de problemas cardiológicos e teve complicações após uma cirurgia. Ela havia completado 80 anos no dia 7 de agosto e era uma das profissionais mais respeitadas e queridas da teledramaturgia brasileira.


Com algumas peças, filmes e inúmeras novelas no currículo, Yoná começou sua carreira na década de 50 na rádio e na TV Tupi. Em 1965, foi contratada pela TV Globo, sendo a primeira mocinha do recém-criado canal, que viria a se tornar o principal do país. Atuou em produções como "Eu Compro Esta Mulher" (1966) ---- formando um casal com Carlos Alberto (com quem veio a se casar, inclusive), o primeiro par romântico da emissora ----, "O Sheik de Agadir" (1966), "A Sombra de Rebecca" (1967), "O Homem Proibido" (1968) e "A Gata de Vison" (1969).

Na década de 70 foi para a Tv Tupi com Carlos Alberto, onde atuaram em "Simplesmente Maria". Voltou à Globo em 1972, participando de "Uma Rosa com Amor", ao lado de Marília Pêra e Paulo Goulart. Ainda esteve em ""O Semideus" (1973), "Corrida do Ouro" (1974), "O Grito" (1975) e a emblemática "Saramandaia" (1976) ---- interpretando a revolucionária Zélia Tavares, que ficou com Leandra Leal no remake. Brilhou também em "Espelho Mágico", no ano de 1978.
Já no ano seguinte ela voltou para a Tupi e chegou a ir para a Bandeirantes, até retornar para a Globo, em 1984, onde ficou até o fim da vida.

Em 1985, Yoná angariou uma legião de elogios na pele da atirada Matilde, dona da "Boate Sexu`s", e 'rival' da Viúva Porcina (Regina Duarte), que morria de ciúmes da amiga de Sinhozinho Malta (Lima Duarte). Ela ainda formava um trio com Cláudia Raia (Ninon) e Ísis de Oliveira (Rosali). Em virtude do sucesso da personagem, aliás, a atriz posou nua para a Playboy em fevereiro de 1986, sendo a primeira mulher a estampar a capa da revista aos 50 anos.

Esteve também em "O Outro" e "Vida Nova", até chegar um de seus papéis mais emblemáticos: a Tonha, de "Tieta" (1989). A madrasta da protagonista era maltratada pelo marido (Zé Esteves, do saudoso Sebastião Vasconcelos) e sofria muito, mas teve uma virada até hoje muito lembrada: quando voltou lindíssima a Santana do Agreste, graças ao 'toque' de sua enteada. A cena em que Yoná praticamente desfila, deslumbrante, ao som de "Um Nova Mulher" (cantada por Simone), foi marcante demais. "Meu Bem, Meu Mal" (1990), "Despedida de Solteiro" (1992) e "Sonho Meu" (1993) foram outros folhetins que puderam contar com sua presença.

Mas foi em "A Próxima Vítima" (1995) que a atriz voltou a se destacar com um papel à sua altura. Ela interpretou a Carmela Ferreto, a ambiciosa e ressentida caçula das irmãs Ferreto (interpretadas por Tereza Rachel, Aracy Balabanian e Rosamaria Murtinho). Yoná fez várias ótimas cenas ---- algumas delas ao lado de Cláudia Ohana, que viveu Isabela, a filha de sua personagem ---- na trama policial de Silvio de Abreu, que parou o Brasil com o enredo em torno do misterioso assassino que eliminou vários personagens importantes ao longo da novela.

A atriz também mostrou seu talento em "Anjo de Mim" (1996), "Era uma vez" (1998), "Vila Madalena" (1999), "A Padroeira" (2001), "As Filhas da Mãe" (2001), "Agora é que são elas" (2003) e na minissérie "Um só Coração" (2004). Já em "Senhora do Destino", ela divertiu na pele da debochada Flaviana, sogra do marcante bicheiro Giovanni Improtta, um dos perfis de maior sucesso da trama de Aguinaldo Silva. Foram muitas sequências hilárias ao lado do saudoso José Wilker e os dois formaram uma ótima dupla.

Três anos depois, ela esteve em "Paraíso Tropical", onde interpretou a implicante Virgínia ---- casada com Belisário (Hugo Carvana) ----, que vivia brigando com a síndica do condomínio onde morava (a chata Iracema, feita pela talentosa Daysi Lúcidi). Participou também de "Negócio da China" (2008) e "Cama de Gato" (na trama de Duca Rachid e Telma Guedes ela brilhou como Adalgisa, fazendo uma excelente dobradinha com o saudoso Paulo Goulart ---- interpretavam dois picaretas pertencentes ao núcleo do asilo).

Sua última novela foi "Sangue Bom", em 2013. No ótimo folhetim de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, ela deu vida a Glória, uma amargurada e sofrida senhora, que passou a vida toda lamentando a morte da filha. A atriz fez lindas cenas com Marco Pigossi, que viveu o mocinho Bento, neto da poderosa mulher ---- com quem só foi se encontrar na reta final da história, pois não se conheciam. Foi um belo trabalho da intérprete, que, mesmo com um papel pequeno, conseguiu brilhar e se destacar.

Yoná Magalhães foi uma figura de extrema representatividade e fez história na teledramaturgia nacional. Não por acaso, a sua morte provocou uma comoção na classe artística e no público. Sua admirável trajetória está eternizada nos arquivos da televisão, do cinema, do teatro e, também, na memória das pessoas. Ela viveu se doando para a arte. E fará muita falta. Que siga em paz!


29 comentários:

Ernane disse...

Nem sabia que ela estava internada. Foi um choque pra mim.

Quércia disse...

Mas ao menos viveu muito bem os seus 80 anos, isso é um consolo. Muito boa essa sua retrospectiva da carreira dela. Saudade.

Anônimo disse...

Me emocionei lendo o texto.

Olímpia Menezes disse...

Grande Yoná! Era uma de suas maiores admiradoras! Seu melhor papel foi a Tonha e depois a Carmela. Adorei essa sua homenagem e até ia te perguntar se vc não faria um post especial sobre ela depois da sua morte. Gostei muito.

chica disse...

Grande perda! abração,chica

MARILENE disse...

Sergio, você fez uma descrição muito boa sobre a vida da atriz. Uma bela homenagem a ela, que eu muito admirava. Bjs.

Felipe disse...

Que falta ela vai fazer e que pena que não recebia uma personagem á sua altura há tanto tempo.

Lulu on the sky disse...

Fiquei tão chateada ao saber que ela tinha morrido
Bom fds
Big Beijos
Lulu on the Sky

Clau disse...

Oi Sérgio,
Imaginei mesmo que vc faria uma bonita e justa homenagem
a essa talentosa atriz.
Fiquei surpresa quando soube a idade dela,
nunca pensei que ela tivesse 80 anos. Parecia ter muito menos.
Perdemos uma artista maravilhosa.
Eu gostava do Miele e da Betty Lago também...
Beijos!

Tamires Marins disse...

Oi, Sérgio, tudo bem?

Uma grande atriz, né? Ela não aparentava ter a idade que tinha, parecia ser bem mais nova!

Grande perda para a dramaturgia brasileira!

Beijo
- Tamires
Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Rico curriculo desta talentosa e marcante atriz. Gostava muito de vê-la em cena. Sem dúvida, deixa saudades. Fiquei surpresa com a idade dela, pois não aparentava já ter 80 anos. Não sabia que ela havia posado para a Playboy.
Merecida homenagem!

Ótimo domingo.

Abraço.

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
SIM, QUE SIGA EM PAZ, NOSSA INCOMPARÁVEL E ADMIRÁVEL "IONÁ MAGALHÃES", QUE DEUS A TENHA.
LINDO POST, AMIGO.
ABRÇS
-http://zilanicelia.blogspot.com.br/

BIA disse...

Grande atriz! Que descanse em Paz! Belo texto! Boa semana Sérgio! :)

Bjs

Sérgio Santos disse...

Eu tb não sabia, Ernane.

Sérgio Santos disse...

Isso é verdade, Quércia.

Sérgio Santos disse...

Tinha que fazer, Olimpia. bjsss

Sérgio Santos disse...

Grande mesmo, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Marilene. Eu tb admirava muito. bjs

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Felipe.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Lulu. bjs

Sérgio Santos disse...

Parecia ter bem menos mesmo, Clau. E ela era muito adepta aos exercícios, vida saudável, enfim... Por isso me surpreendi ainda mais com a notícia. bj

Sérgio Santos disse...

Tudo indo, Tamires. Ela parecia bem mais nova mesmo. Bjs e boa semana.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Vera. Ela fará muita falta, mas nunca será esquecida. bjs

Sérgio Santos disse...

Que siga em paz, Zilani. bjssss

Sérgio Santos disse...

Grande mesmo, Bia. bjs

Unknown disse...

Yoná Magalhães era boa atriz e muito bonita. Não aparentava a idade que tinha. Bela homenagem a ela, em seu texto, Sérgio. Tive a oportunidade de entrevistá-la, há alguns anos, e vi como era simpática e culta. Uma grande perda, sem dúvida. Que sua alma descanse em paz.

Sérgio Santos disse...

Puxa, que honra a sua, Elvira! Gostei de saber disso. bjs

Filha do Rei disse...

Oi, Sérgio!! A Yoná era daquelas poucas atrizes que nos fazia chorar e sorrir muitas vzs ao mesmo tempo,era um prazer vê-la entrar em cena. As verdadeiras estrelas são aquelas que não agem como "estrelas". Yoná era uma.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Cléu! É isso.