quinta-feira, 29 de outubro de 2015

"A Fazenda" e a falta de transparência de um reality desgastado

A oitava temporada de "A Fazenda" estreou no final de setembro e chegará ao fim em dezembro. A grande mudança do reality da Record foi o apresentador. Britto Jr. foi desligado da equipe (após vários desentendimentos) e Roberto Justus entrou em seu lugar. No mais, tudo segue na mesma, incluindo a falta de credibilidade do programa, que está totalmente desgastado.


Esta edição conseguiu ter ainda menos 'famosos' do que a exibida em 2014, que já se mostrou muito fraca. A figura mais conhecida é a Mara Maravilha, justamente única participante que tem movimentado o reality, através dos seus surtos e frequentes desentendimentos com todos os demais. A sua eliminação é a aniquilação da atual temporada, sem dúvida ---- ainda que agora tenha adotado um tom mais 'pacífico'. Depois dela, o mais relevante era o cantor Ovelha, já eliminado.

Além dos dois citados, o time de 2015 foi composto por Ana Paula Minerato, Marcelo Bimbi, Douglas Sampaio, Rayane Morais, Carla Prata, João Paulo Mantovani, Thiago Servo, Quelynah, Luka Ribeiro, Li Martins, Rebeca Gusmão, Veridiana Freitas, Edu K. e Amaral.
Ou seja, pelos nomes, fica evidente que a produção encontra cada vez mais dificuldades para a seleção das 'subcelebridades' que topem participar do programa, prejudicando cada vez mais o formato.

Mas, além do fato mencionado, é de se lamentar a falta de transparência da produção que a cada ano, ironicamente, fica ainda mais explícita. É recorrente a transmissão pelo site oficial --- que 'oferece' o conteúdo 24 horas de graça --- ser interrompida nos momentos mais relevantes, somente para os mesmos serem exibidos na edição da tevê aberta. Os fãs sempre reclamaram e nunca houve uma mudança.

Nesta edição, a questão culminou em uma falta de elucidação em cima da intensa briga entre Thiago e Douglas. Tudo começou por causa de uma declaração mal colocada de Ana Paula Minerato, provocando uma forte discussão entre os dois. Thiago estava bêbado, mas pareceu tramar o embate porque já havia decidido desistir do reality. Portanto, ele se mostrou intencionado ao confrontar Douglas, que tem um temperamento explosivo e é extremamente marrento ---- Thiago jogou até uma lata de cerveja nele, levando um empurrão como resposta.

Porém, na hora da briga, o telespectador não conseguiu ver absolutamente nada, a não ser Mara chorando desesperada em um canto. Logo depois, a transmissão foi cortada. Para culminar, a discussão foi muito picotada na edição da Record e vários pontos ficaram sem explicação. Roberto Justus ---- que tem se mostrado um apresentador bem melhor que Britto, embora também fique lendo o teleprompter, deixando tudo artificial ---- narrou toda a situação superficialmente e só fez questão de dizer que Thiago havia desistido e que Douglas não seria eliminado. Ficou por isso mesmo.

E para completar o vexame, na última terça-feira (27/10), dia de votação, vários participantes, entre eles Rebeca, JP e Li Martins, questionaram a idoneidade do programa ao vivo, enfatizando que houve, sim, agressão física e que estavam indo contra as normas do reality. Roberto Justus ficou tão desconcertado e irritado que tentou proibi-los de falar sobre o assunto, alegando que tudo já havia sido resolvido e que todos os participantes veriam as cenas quando saíssem. A questão é que eles vivenciaram, não precisam ver. Bastaria mostrar tudo na íntegra para o espectador. Assim, esse tipo de 'polêmica' acabaria.

Vale mencionar, ainda, o fato de nunca contarem para o público o conteúdo da 'arca' ---- que pode ter uma imunização, voto, prêmio, ou algo do tipo ----, deixando a surpresa para o telespectador junto com os participantes, aumentando assim a desconfiança em torno da manipulação da mesma. E a dinâmica do programa já não desperta a mesma atenção de antes. Aliás, a edição continua lenta, causando um desinteresse inevitável.

"A Fazenda" está em sua oitava temporada e sem motivos para exaltações. O reality vem piorando a cada ano, as 'subcelebridades' selecionadas são cada vez menos relevantes, e há um explícito sinal de esgotamento. Infelizmente, tudo piora ainda mais com a falta de transparência, prejudicando a credibilidade do programa, que já não anda nada bom.

62 comentários:

Pedro Bertoldi disse...

Perfeito Sérgio. Nunca confiei muito na Fazenda por causa disso tudo que você colocou e esse ano a coisa tá mais difícil de engolir. Lembro inclusive daquela edição com anônimos em que o casal de meninas foi censurado. Acho que pega mal pro programa além de ser um desrespeito com o público que gosta desse tipo de programa. Eu não assisto a Fazenda com regularidade e nem me envolvo tanto quanto me envolvo com o BBB (apesar de achar que o BBB também tem falhado algumas vezes nas últimas edições). Enfim era isso. Abraços.

Anônimo disse...

Mas esse lixo ainda existe????? Que horror.

Anônimo disse...

O BIG BOSTA ESTA A QUASE VINTE ANOS NO AR E VOCE ACHA QUE A FAZENDA ESTA DESGASTADA?
Menos senhor puxa-sacos da ex-poderosa. Essa oitava edição esta tendo ótimos números no ibope, você esta desinformado? Falta de credibilidade ou não, esta fazendo sucesso. Com celebridades ou sub-celebridades, a Record esta satisfeita com os números.
Ah, ontem, dia 29, OS DEZ MANDAMENTOS deu uma surra no JN e na Regra do Flop, foi a maior lavada no ibope ate hoje. MAS ISSO JÁ VIROU ROTINA.

leitor disse...

A Rebeca inventou que o Douglas a agrediu, tanto que pediu desculpas a ele, se você assistisse teria visto antes de falar.
E se você não gosta tudo bem, mas reconheça que essa edição esta fazendo sucesso. Os números comprovam.

Pedro disse...

Esse reality é uma ofensa ao telespectador que é descaradamente feito de idiota. Eu nunca tive saco pra ver mas até me dispus por causa da entrada do Justus que faz um ótimo Aprendiz. Mas parei depois do absurdo de não terem mostrado nem metade da tal briga citada no texto e ainda por cima de não terem eliminado esse Douglas. Teve uma lutadora ou atleta sei lá que foi expulsa porque deu um tapinha no irmão do Bruno Gagliasso. E agora mudam tudo? Palhaçada. E pior é esse demente fanático pela Record que comentou acima. Dá pra ver que essa emissora tem seguidores fieís e fanáticos que nem os pastores corruptos tem com os evangélicos trouxas.

Anônimo disse...

OS TELESPECTADORES DA RECORD SÃO TÃO BURROS QUE NEM INTERPRETAR TEXTO SABEM. NO TEXTO NÃO TEM AFIRMAÇÃO ALGUMA QUE O TAL MENINO AGREDIU OU NÃO. APENAS DIZ QUE FICA A DÚVIDA PORQUE NINGUÉM VIU A BRIGA NO AO VIVO E NEM NA ÍNTEGRA PELA TV ABERTA. SE TIVESSE MOSTRADO PODERIAM TER MENTIDO OU DITO A VERDADE QUE NÃO FARIA DIFERENÇA. NÚMEROS NO IBOPE COMPROVAM? COMPROVAM O QUE???? QUE MARCA 7 PONTOS? BELA MERDA.

Anônimo disse...

Ate parece que evangélicos assistem Fazenda. Esses fanáticos da globinho acham que todo mundo que não assiste a ex-poderosa é crente da Universal, kkkkkkkk.
Adoro ver o blog do Sergio Santos nessa fase de decadência da emissora queridinha dele e sua tentativa de desqualificar o sucesso da concorrente, kkkkkkk.

Gabriella disse...

Eu não vejo, mas tentei ver a cena da tal briga e foi bem picotada mesmo. A falta de transparência é gritante. E seria tão mais simples mostrar. Não entendo. Só confesso que acho engraçado os odiadores da Globo tão exigentes de produtos de qualidade puxarem o saco de um produto tão baixo quanto é A Fazenda. Parece que só porque é da Record eles elogiam. Me assusta um pouco.

Karina disse...

Nem vejo esse programa mais, mas gostaria de fazer um adendo. O Sérgio só escreveu textos elogios sobre Os Dez Mandamentos até agora e acabou de escrever um texto criticando I love Paraisópolis. Então, eu pergunto aos haters da Globo e do Sérgio também: - Vocês são burros mesmo ou só se fazem de idiotas para tentar aborrece-lo? A crítica que ele fez a essa Fazenda é mais do que justa e eu sei que esse reality é uma vergonha da enganação porque parei de ver quando roubaram descaradamente a favor daquele Theo Becker e da Nicole anos atrás. Se era assim antes, quando o ibope tinha uns 18 pontos, imagine agora que sofre pra chegar a 9.

Unknown disse...

Adoro A Fazenda, torço pro Douglas. Só espero que a Mara não ganhe.

Ramon Siqueira disse...

Pro recordista aí, pergunto uma coisa: Sucesso aonde nessa edição da Fazenda? Seja menos, pessoa. E o BBB está decaindo a cada ano, mas ele é renovado... assim como A Fazenda. Os dois estão desgastados.
E se Os Dez Mandamentos está sendo um fenômeno é por grande mérito dela mesma, cabe a Record continuar com a ideia de colocar Escrava Mãe como substututa... pois se botar O Rei Davi no lugar, mostrará que o amadorismo ainda persiste nessa emissora.

the crow#### disse...

O autor desse blog é um puxa saco da rede esgoto! Acho que você ainda não percebeu que a rede podre tá CAINDO! Não adianta você falar mal da fazenda !

the crow#### disse...

A rede esgoto vai cair assim como os seus gadinhos seguidores!

rui disse...

A Globo devia ter acabado assim como a Manchete. Era ótimo assistir a globo mas atualmente não dá mesmo. Salva uma ou outra coisinha, o resto joga no LIXO.

Bell disse...

Não sou fã deste tipo de programa.
Não acho que Justos tem perfil para apresentar um programa assim. Para falar a verdade acho ele chato e metódico.
Esses programas existem pq pessoas assistem, e sinceramente não acrescentam nada para a vida de ninguém.

Um lindo dia pra vc =)

Ramon Siqueira disse...

the crow### agindo como o defensor da moral aqui... que preguiça cara, se não quer assistir, você tem livre arbítrio pra isso. Agora querer vir em um blog que você odeia e perde tempo escrevendo comentários do tipo "você é um puxa saco da globo" é no mínimo bem imbecil e desenecessário. Enfim, tem vários livros legais pra você ler ok! Abç

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,a Record está se perdendo de novo.com os equívocos de ´´A Fazenda´´a não valorização de ´´Os Dez Mandamentos´´,colocando uma minissérie bíblica para substituí-la em vez de ´´Escrava Mãe´´,a terceirização de parte de sua programação,ou seja,a Record está jogando tudo o que foi conquistado por ´´Os Dez Mandamentos´´por incompetência,amadorismo e orgulho.

Anônimo disse...

O Sergio Santos detesta realities manipulados, baixos e desgastados. O fã numero um de big bosta é uma pessoa "coerente", não? Imparcialidade mandou lembrança.

Ramon Siqueira disse...

Ignorância e falta do que fazer desses anônimos , a gente vê por aqui no blog do Sérgio Santos!!!!

ELA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jânio disse...

"Ui, a Record é perfeita e só faz coisas maravilhosas e a Globo é um lixo que merece acabar..." Nível mental de 4 anos. Por isso essa emissora é tão odiada por causa desses fãs retardados que se julgam não manipulados ainda por cima. E o pior é que essa emissora é tão burra que vai jogar fora tudo o que conquistou com Os Dez Mandamentos exibindo uma reprise de Rei Davi. Essa é a emissora que esses imbecis que vieram comentar veneram. Desculpe, Sérgio, mas tive que me posicionar. É muito imbecilidade nos comentários quando vc escreve qualquer coisa da Record.

Anônimo disse...

Sabia que estaria um barraco danado nos comentários. Os fãs da Record são tão previsíveis que é só o Sérgio escrever algo da emissora que o nível dos comentários é sempre o mesmo.Até mesmo elogios para essa palhaçada de Fazenda.Eles, os "telespectadores exigentes que querem qualidade e odeiam BBB e as novelas da Globo que estão de péssimo nível". Olha a comicidade de tudo isso. Eu me divirto e aposto que vc também, Sérgio.

Anônimo disse...

NOSSA, ESSA FAZENDA É UM SUCESSO MESMO. SÓ SE FALA DISSO NA RUA, O BRASIL PAROU PRA VER. HAHAHAHAHHA

ELA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ELA disse...

Oi Sérgio, como sempre seu texto está ótimo. Acho que você fica dando risada ou incrédulo com esses comentários feitos por ignorantes. Já vi vários textos seus elogiando e criticando tanto globo quanto record. Adoro seus textos e estou ansiosa para ler o que você vai escrever sobre Totalmente Demais.

Anônimo disse...

Não sou fã desse tipo de reality tanto que não assisto nem bbb mais é fato que o bbb é bemm melhor que a fazenda,de vdd é um absurdo esses fatos que vc mencionou eu smp achei uma copia do bbb só que piorada (isso pq nem sou fã do bbb como tinha dito)

Heitor disse...

Por isso essa emissora sempre ficará disputando o segundo lugar com o SBT. Não sabe lidar com o sucesso. Depois dos bons números de Os Dez Mandamentos vai enfiar reprise de Rei Davi e José do Egito. Vai jogar tudo no lixo. Enquanto isso, a produção de Escrava Mãe se revolta porque todo o esforço feito para estrear em novembro foi jogado fora.

E um reality de bom nível como o Aprendiz foi extirpado para enfiar o Justus nessa bagaceira de Fazenda. A Globo e o SBT agradecem tamanha burrice.

leitor disse...

Será que esses ignorantes e mal informados puxa sacos da globo sabem que a fazenda não é copia de bbb coisa nenhuma mas sim um formato comprado do original "The Farm"?
Sobre a globo o que me incomoda é que ela não tem respeito por se próprio passado. Criou aquele canal viva em 2010 e ERA excelente pois reprisava verdadeiros clássicos de sua época de ouro. Tivemos o prazer de assistir Globo de Ouro, Chacrinha, a TV Pirata, Armação Ilimitada, Viva o Gordo, Vale Tudo, Vamp, Top Model, e muito mais.
Agora o seu canal a cabo virou um monte de merda, mudaram o logo, colocaram um locutor idiota, encheram a programação desses lixos atuais da globo como Bem Estar, Mais Você, Estrelas, etc. As novelas reprisadas são mal escolhidas, a única que salva no momento é Cambalacho. Os programas de humor uma lástima: Turma do Didi, Mr Bean, Toma lá da Cá... E pra piorar tirou os programas antigos do ar e começou a fazer novos como esse globo de ouro palco viva, ninguém merece.
Por esse desrespeito com o telespectador e com seu próprio passado é que a globo perdeu audiencia, e o respeito do seu publico.

Anônimo disse...

A Fazenda é a segunda maior audiência da Record, atrás apenas do fenômeno dez mandamentos, LÓGICO, e o cara vem dizer que esta desgastado? Ate parece que uma emissora vai cometer a besteira de tirar do ar um de seus programas de maior ibope! Basta olhar os vídeos da fazenda 8 no youtube, alguns chegam a ter mais de cem mil visualizações. É o único programa que consegue vencer o Ratinho. A Mara é o assunto mais comentado nos últimos dias tanto em rede social como nas ruas. Saia mais de casa Sergio(rsrs). Se isso é desgaste...
Sabe o que esta pra lá de desgastado e já devia ter saído do ar? Malhação, Big Brother, Zorra Total, Faustão, ETC, ETC...
Calma Serginho, vem ai o big brother 16(!!!!), não precisa odiar a desgastada fazenda...

dicasdriver2.blogspot.com disse...

O próprio Marcelo questionou sobre a Arca. A votação de eliminação pode até ser auditada por uma empresa, como o Justus ama dizer em cada quinta feira (o que não impede de manipulação também), mas o restante, é descaradamente manipulado! É impressionante como a Arca sempre beneficia os barraqueiros, em especial a Mara. A produção sabe que ela saindo o programa que já não é dos melhores vai pro ralo, pois o Thiago, outro protegido, acabou desistindo, e teimoso como era, com certeza não aceitou a insistência para continuar. Dizer o conteúdo da Arca,por exemplo, apenas para os telespectadores colocaria um pouco de credibilidade em um programa com roteiro a ser seguido, assim como a apresentação engessada do Justus.

the crow#### disse...

Isso mesmo anonimo! O big bosta já está a quase vinte anos no ar , malhacão a mais de dez anos ai vem falar da fazenda? Inveja mata viu amigo! É difícil admitir que a rede podre ta afundando né? Kkkkkkkkkk

Ramon Siqueira disse...

É... acho que tanto a inveja quanto a ignorância e imbecilidade matam, mas a Record está aí para ser assistida gente e a Globo também, aceitem que ela não vai extinguir pois audiência ela tem, mesmo com a queda bem visível de qualidade em sua programação (programas péssimos). Mas é isso, aceitem e não julguem quem assiste a globo, pois a record é vergonhosa em 90% de sua programação.

Anônimo disse...

O que o pessoal aqui não entende é que ninguém odeia a rede Globo mas sim o que ela se tornou. É lamentável ver um canal que produziu novelas e programas maravilhosos no passado hoje ser isso que esta ai. A Record, o sbt, a Band, todas melhoraram (em vista do que eram, LÓGICO) só a Globo piorou, e muito!

Sérgio Santos disse...

Pedro, vc é igual a mim. Tb não vejo com regularidade e nem me envolvo como no BBB. abçss

Sérgio Santos disse...

Existe sim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Desculpe, anonimo, não era a minha intenção te aborrecer tanto com esse texto. Não queria ter sido o responsável por esse seu chilique.

Sérgio Santos disse...

Leitor, se vc tivesse lido o texto, honrando o seu apelido teria visto que em nenhum momento eu disse ue ele a agrediu. Apenas disse que ficou toda uma polêmica besta em cima de uma situação simplesmente pq nada foi mostrado no ao vivo e na edição tudo foi cortado porcamente. Se tivesse sido mostrado, comprovando a mentira (ou a verdade), ela teria sido eliminada com ainda mais de 76% ou com menos.

Sérgio Santos disse...

Isso eu lembro, Pedro. Foi ridícula a expulsão dessa mulher. Ela deu um tapinha de nada, nem foi agressão. Na edição passada até cusparada teve e ninguém saiu.

Sérgio Santos disse...

No texto não há afirmação alguma que ele a agrediu msm, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Isso é engraçado msm, Gabriella.

Sérgio Santos disse...

Mas não me aborrecem, não, Karina. Só acho irônico mesmo e até engraçado de vez em quando. E obrigado pela defesa. bjs

Sérgio Santos disse...

Unknow, vc apagou o comentário mas gostaria de agradecer o seu carinho e a sua defesa.

Sérgio Santos disse...

Por mim tanto faz, Luiz.

Sérgio Santos disse...

Eu gosto mt do Justus, Bell. Aliás, O Aprendiz é o melhor reality da emissora e é triste que esse ano não tenha tido. Mas em A Fazenda ele não se adaptou msm, mas ainda é melhor que o Brito.

Sérgio Santos disse...

Não tá fácil, Ramon... rs

Sérgio Santos disse...

Matheus, o SBT e a Globo vão agradecer mt essa terceira reprise de Rei Davi que vão enfiar. Nunca vi estratégia mais estúpida.

Sérgio Santos disse...

Pois é, anonimo, e vc que odeia BBB, ama A Fazenda. Coerência absurda tb...

Sérgio Santos disse...

Td bem, Jânio. Mas isso é coisa de torcedor fanático mesmo. Parece coisa de criança realmente.

Sérgio Santos disse...

Com certeza, anonimo. Mas nem ei se 'diversão' é a palavra.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Ale, já me acostumei. E eu tb tô ansioso com a estreia de Totalmente Demais. Tomara que cumpra o que vem prometendo.

Sérgio Santos disse...

Na verdade esse formato é comprado, anonimo. Mas é mais parecido com A Casa dos Artistas, esse sim ótimo. Todas as edições com as 'subcelebridades' foram ótimas e geraram repercussão.

Sérgio Santos disse...

Heitor, essa estratégia foi imbecil demais. Claro que a audiência ia cair com Escrava Mãe, mas isso com qualquer outra substituta até pq esse caso de Os Dez Mandamentos é uma exceção. Ao invés de fidelizar ao menos parte da boa audiência conquistada, resolvem reprisar pela terceira vez uma série.

Sérgio Santos disse...

O fato de ser a segunda maior audiência significa o quê, anonimo? Que os demais produtos, com exceção de Os Dez Mandamentos, tão mal, né? E vencer Ratinho é motivo de comemoração? Pra uma emissora que almeja a liderança não.

Sérgio Santos disse...

Excelente o seu comentário, Johnatan. É a isso tudo a que me refiro. Abçss

Sérgio Santos disse...

PÔ, anonimo, não odeiam a Globo? Realmente, nota-se pelo teor dos comentários amigáveis e nada ofensivos...

Vera Lúcia disse...


Oi Sérgio,

Não assisto, mas marido assiste e já comentou comigo que a Mara é quem está segurando a audiência com as suas intemperanças-rsrs.
Realmente, transparência é fundamental para a credibilidade de um reality show.
Parece-me que Roberto Justus, apesar do grande talento como comunicador, não possui o perfil para um apresentador de um reality show como 'A Fazenda'.

Abraço.

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,por que a terceirização de setores como a dramaturgia e o jornalismo é um risco q a Record está correndo?

Clau disse...

Oi Sérgio, boa tarde :)
Estava querendo saber sobre este programa mesmo!rs
Afinal, não assisti nenhum dia, mas pelo visto,
parece que não perdi nada.
Fico imaginando o Justus apresentando,
ele é muito marrento, o tipo de cara que se acha.
Já os participantes, só conheço a Mara e o Amaral.
E a audiência do reality, será que é boa?
Ótimo fim de semana pra vc! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Até ela sossegou, Vera. Tá bem ruim essa edição. bjs

Sérgio Santos disse...

Porque gera desemprego, Matheus, e tira o domínio dela com as produções.

Sérgio Santos disse...

A audiência é mediana, Clau. Boa semana. bjss

Sérgio Santos disse...

Ah, Matheus, é péssimo tb porque todo o investimento no tal Recnov, uma tentativa de copiar o Projac, fica desativado.