terça-feira, 21 de outubro de 2014

O que será do "Vídeo Show"?

Em 2013, o "Vídeo Show" completou 30 anos. Uma idade respeitável. Porém, um dos programas mais longevos da televisão sofreu uma reviravolta no dia 18 de novembro de 2013. Ricardo Waddington assumiu a atração e o diretor fez uma grande faxina na atração. O antigo formato ---- comandado por Boninho, que não andava muito atrativo, é bom lembrar ---- foi deixado para trás e tudo foi reformulado. Mas nada funcionou desde então e até hoje o formato enfrenta constantes modificações.


Zeca Camargo foi colocado como apresentador em um palco com plateia e a impressão causada era de que havia um programa dentro de outro. O público rejeitou a nova ideia e aos poucos Zeca foi perdendo destaque, assim como as entrevistas comandadas por ele. Otaviano Costa foi tendo mais importância e ganhou até um novo quadro: o '8 ou 800', onde anônimos iam disputar um prêmio em dinheiro respondendo perguntas sobre novelas e séries.

Porém, o quadro também não teve vida longa. Mas Otaviano continuou com um bom destaque na atração, enquanto Zeca mal aparecia. Após constantes alterações, eliminaram de vez o palco, focando exclusivamente nas matérias dos bastidores.
Houve uma sensível melhora, uma vez que o "Vídeo Show" sempre teve como principal objetivo cobrir as gravações e o 'mundo do Projac'. Mas o programa segue sem rumo e a situação desagradável fica evidente todos os dias.

A atração não tem mais abertura e muito menos encerramento, deixando explícita uma falta de cuidado com os detalhes. A clássica música da vinheta que abria o programa faz falta e não é suficiente colocá-la somente na ida e na volta dos intervalos. O excesso de repórteres é outro problema que prejudica o programa.

Mariana Xavier e Marcela Valente são as que mais se destacam, enquanto que Pathy Dejesus e Didi Effe pecam pelo exagero. Além dos quatro, ainda há Otaviano Costa e Zeca Camargo, que voltou a aparecer anunciando algumas matérias. Para culminar, contrataram Sérgio Hondjakoff (o eterno Cabeção da "Malhação") para ser mais um repórter. E logo na primeira 'reportagem' ficou claro como não leva jeito para a função. Além dele, Bia e Bianca Feres, as gêmeas do nado sincronizado, também são as novas repórteres da atração. Ou seja, muita gente para pouco conteúdo e pouca duração de programa.

Desde que Ricardo Waddington assumiu a direção do "Vídeo Show" nada mais funcionou, apesar das constantes 'novidades'. E recentemente, Grazi Massafera foi convidada para ser a nova apresentadora da atração ----- provavelmente faria dupla com Zeca Camargo ou Otaviano Costa ----, mas recusou porque prefere focar na carreira de atriz e manter o comando do "Superbonita" no GNT.

Atualmente, o programa não tem apresentador, embora Zeca seja tratado como tal nos créditos. Cada repórter comanda sua matéria e a função do ex-integrante do "Fantástico" é proferir pequenas frases e dar tchau no último bloco. O querido quadro "Falha Nossa" segue reprisando erros já vistos constantemente, exibindo pouquíssimos inéditos. Já o "Novelão da Semana", que fez sucesso quando surgiu, nunca mais voltou ao ar.

A possível volta de Boninho ao comando da direção é dada como certa, mas nada foi confirmado e tudo segue o rumo da especulação, assim como o futuro de um dos programas mais longevos e queridos da Globo.

O "Vídeo Show" precisa urgentemente encontrar um rumo e voltar aos bons tempos. A baixa audiência é reflexo dos problemas evidentes da atração, que merece um maior cuidado dos responsáveis pelo formato, antes que seja tarde demais para consertar os equívocos.

50 comentários:

Mila Duarte disse...

Não adianta inventarem moda, o Vídeo Show tem a cara do André Marques e do Bruno de Luca, sem os dois e o formato antigo não tem lógica. O Novelão da Semana o melhor dos quadros não tinha razão de ser de sair do ar, pois novela é o que não falta...

Anônimo disse...

O Ricardo jogou esse programa no esgoto. O que ele fez era motivo para uma demissão por justa causa e olha que o Boninho também tava mal pra caramba. Mas conseguiram piorar.

Ana Carolina disse...

Sérgio, boa crítica. Pra mim esse programa foi destruído pela total incompetência de seus realizadores que não souberam renová-lo, mantendo a sua identidade. E pelo visto reverter isso será difícil.

Anônimo disse...

Boninho com certeza voltará pra colocar essa joça nos eixos. Do jeito que está não dá mais pra continuar.

chica disse...

Era tão bom quando com Falabella. Depois, pra mim, perdeu a graça, nunca mais acompanhei! abraços,chica

Silvana Oliveira disse...

Eu acho que o vídeo show assim como a zorra total, já deu o que tinha que dar!

bjs

www.tpmbasica.com.br

Clau disse...

Oi Sérgio,
O Vídeo Show já foi bom.
Acho que estou saudosista,
mas gostava de ver Miguel Falabella
e também a Ciça Guimarães.
Acho que isso foi em 1900 e bolinhas!!
Já faz tempo que pra mim, este programa perdeu o rumo.
Bjs!

Pamela Sensato disse...

Já foi bom Serginho hoje está horrível o programa...
rs

Beijos
* Blog da Pâm

Unknown disse...

Sérgio, faz muito tempo que o Vídeo show perdeu a graça. Adorava ver os bastidores da Tv, o falha nossa era muito bom, só que atualmente eles quase não mostram. O novelão da semana era ótimo . O novo formato era muito chato, Zeca camargo é muito exagerado.
Talvez deveria mudar o horário, os apresentadores. bjsss

OX disse...

O problema desse programa foi a falta de planejamento. Colocaram um diretor sem experiência no formato pra dar um jeito e deu nisso. O Ricardo é bom em dirigir novelas mas o Vídeo Show não.

Melina disse...

Sérgio, querido, esse programa se perdeu completamente. E o que fizeram com o Zeca foi muita sacanagem. Foi tirado do Fantástico para colocar o péssimo Tadeu e ainda colocar ele nesse programa que nada tem a ver. O programa está sem rumo mesmo e sua análise está impecável. E não vejo solução não. Um beijo.

Rafael disse...

Hj eu vi esse programa e tenho uma surpresa pra vc. Aquelas gêmeas do nado sincronizado viraram repórteres do programa. Mais gente pra fazer compania a essa cambada de incompetentes.

Lulu on the sky disse...

A melhor época do Video Show foi com o Miguel Falabella. Quadros como Falha Nossa, túnel do tempo, agenda cultural eram ótimos.
Gostei tb quando o Marcio Garcia apresentava o programa.


Big beijos

Lulu on the Sky

Gustavo Nogueira disse...

Concordo totalmente com a sua crítica, Sérgio.O Vídeo Show realmente se perdeu e nem acompanho mais.Gostava quando o André Marques apresentava, apesar de achar a Ana Furtado bem forçada no quesito de demonstrar simpatia.Gostava dos quadros espelho mágico, falha nossa e claro também do novelão da semana, que infelizmente foi extinto do programa.Também sinto falta do Vídeo Game, que era muito bem comandado por Angélica e tinha várias provas e jogos interessantes.

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
PARA FALAR A VERDADE NÃO GOSTEI DESDE O INÍCIO, QUANDO PASSOU A SER APRESENTADO PELO ZECA CAMARGO, SÓ NÃO HAVIA PARADO PARA PENSAR NO QUE ME DESAGRADAVA, AGORA LENDO TEU POST, COMO SEMPRE BEM ESCRITO E ESCLARECEDOR ME DEI CONTA E CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO.
ABRÇS

http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Alexandra disse...

Sérgio, o vídeo Show realmente parece não ter mais rumo, infelizmente. Atualmente as reportagens pecam pelo exagero e falta de assunto, e a abertura faz falta. Não assisto mais desde a época do Novelão. Isso em 2012/2013. Ricardo Waddington é um ótimo diretor de novelas, mas aqui, fez estrago. Época boa do VS era quando o Falabella e a Cissa apresentavam, e com o André e a Ana tb era bom. Uma pena estar tão ruim.

Unknown disse...

Algo a comentar...

Sérgio, já comentamos aqui sobre o Vídeo Show, você deve lembrar.

Várias mudanças foram efetuadas, sem muito sucesso. E como comentei aqui da outra vez, acho que o formato do programa está desgastado para ser diário.

Eu acredito que se o programa voltar a ser semanal, como era nos seus primórdios ( inicialmente aos domingos, depois foi transferido para os sábados) com mais tempo de duração e com a mesma ideia de sempre, que o de mostrar os bastidores da televisão e usar o acervo da Globo.

A ideia original na qual o programa foi concebido pelo Boni no início dos anos 80 continua interessante.

Portanto, podemos resumir que os problemas do Vídeo Show são dois: O desgaste do formato diário e os equívocos na concepção do programa, que você muito bem descreveu nos dois posts sobre o mesmo.

Um grande abraço...

Anônimo disse...

O Video Show esta ruim porque a globo esta ruim. Oras, me parece tão obvio. A quem interessa ver bastidores dessas novelecas atuais? Erro de gravação? Como são feitas as aberturas(lembra) se as de agora são tão sem graça e todas no computador? Pode trocar apresentador, mudar cenário, o escambau que nada adiantará. A não ser que o VS se resumisse a ser um programa retrô relembrando novelas e programas do passado mas a globo renega seu passado, não sei o motivo, mistérios...

Bell disse...

Já tem um tempo que eu não acompanho.
Os programas que ficam anos no ar, vão perdendo a graça, e hj em dia não tem como inovar muito, acabam ficando na mesmice.

Um lindo dia pra vc =)

Patricia P. Galis disse...

Apesar de achar o Otaviano tudo de bom, pra mim já poderia ter acabado faz tempo o vídeo show perderam a essência.

MARILENE disse...

Sergio, o programa já foi tão bom! Lamento que estejam todos perdidos, pois não tenho mais prazer em vê-lo. Bjs.

Maxxi disse...

Olha, Sérgio, minha opinião é muito radical...

Primeiramente, acho que o Vídeo Show nunca esteve tão ruim como na época do apresentado pela Ana Furtado... Eu simplesmente não conseguia ficar na frente da tela, era irritante vê-la apresentando. Mas aí veio a proposta de renovação que para mim poderia ser traduzida apenas como a saída da Ana. Porém, eles reformularam tudo, não aproveitaram nada do formato anterior... Mas se for pela volta da Ana, prefiro o formato atual...

Por outro lado as razões do desinteresse do público são mais profundas. No momento, estamos com a horrorosa Geração Brasil e a inerte Império. Se tem menos gente na frente querendo vê-las, imagina quem quer ir abdicar de seus quinze minutos de sono vespertino para ver os bastidores de um negócio que não assiste? è preferível que o Vídeo Show invista quase que exclusivamente nas produções antigas, no quadro Novelão, Túnel do tempo, reexibição de aberturas, curiosidades, depoimentos de autores de novelas já passadas, enfim. A receita é simples. Desde que não venha temperada com aquele desassossego chamado "Ana Furtado.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Penso que 'queimaram' o Zeca Camargo quando o colocaram nesse programa. Gostava do 'Vídeo Show' na época do Miguel Falabella. Hoje, já não tenho interesse no programa e há muito deixei de assisti-lo.
Gostei de ler sua análise.

Abraço.

paulo disse...

O Video Show é o típico programa facílimo de ser atrativo, e a globo consegue a proeza de fazer o CONTRARIO. Com o arquivo que ela tem riquíssimo poderia fazer quadros super legais lembrando aberturas, novelas, programas, cenas, atores e atrizes do passado. Mas não, prefere mostrar bastidores de suas produções atuais, fulano de tal nas ruas, matérias bobinhas com aqueles "repórteres" chatissimos, sem contar o intragável Jeca Camargo. É a incompetência em forma de programa. Depois quando eu digo que a globo caminha pro fim...

Sérgio Santos disse...

Mila, tb acho que não podiam ter tirado o André Marques que era a cara do programa. Já sobre o Bruno eu discordo. Mas a saída do Novelão foi um erro mesmo. bjs

Sérgio Santos disse...

Pioraram mesmo, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Ana. Tomara que consigam. bjs

Sérgio Santos disse...

Tb acredito que Boninho volte, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Silvana, eu acho que o VS não tinha que acabar pq acervo é o que não falta na Globo. Só é preciso organizar.

Sérgio Santos disse...

O Falabella e a Cissa eram incríveis mesmo, Clau. bjssss

Sérgio Santos disse...

Pois é, Pamela, uma pena. bjs

Sérgio Santos disse...

Juliana, o Falha Nossa é o melhor quadro. Não entendo pq reprisam tantos erros antigos e não mostram quase nada novo. Enfim, tá com muito problema o programa. bjs

Sérgio Santos disse...

Tb acho que o Ricardo é fera na teledramaturgia, OX, mas não foi nada feliz com o VS. abçs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Melina. Tb acho que o Zeca entrou num programa que nada tinha a ver com ele e tinha que continuar no Fantástico msm. Acho até que se arrependeram, mas não tem como voltar atrás. bjs

Sérgio Santos disse...

Nossa, Rafael, mais gente? Etnão vou atualizar o texto. abçsss

Sérgio Santos disse...

A do Falabella foi a época mais marcante mesmo, Lulu. bjs

Sérgio Santos disse...

Gustavo, o André nunca deveria ter saído. Tb achava a Ana mt exagerada. Concordo com os seus elogios aos quadros, mas discordo do Espelho Mágico pq é um merchan disfarçado e não curto a falsa-espontaneidade que colocam ali. Enfim, uma pena o programa estar tão perdido. abçs.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Zilani. Eu tb não gostei desde a entrada do Zeca. Nada funcionou desde então. bjs

Sérgio Santos disse...

Ainda há esperança, Alexandra, mas precisa ser reformulado logo e de vez. Acho que com o André e a Ana já estava ficando ruim mas não tanto quanto agora.

Sérgio Santos disse...

Lembro sim, F Silva. Aliás, vc desapareceu. Acho que o problema não é ser diário pq há acervo de sobra para colocar ali, incluindo atualidades e antiguidades. Mas do jeito que estão fazendo não dá mais. Matérias desinteressantes, quadros ruins, muito repórter e pouco conteúdo, enfim... Abraço!

Sérgio Santos disse...

Discordo, anônimo. O programa está ruim pq está com quadros ruins, falta de boas matérias, extinção de quadros que faziam sucesso, enfim.

Sérgio Santos disse...

Bell, obrigado pelo comentário e boa semana. bjs

Sérgio Santos disse...

Patricia, prefiro o Otaviano no Amor & Sexo, onde seus exageros cabem mais. Bjssss

Sérgio Santos disse...

É uma pena mesmo, Marilene. bj

Sérgio Santos disse...

Maxxi, tb acho que a volta da Ana Furtado não é a solução. E sim, quiseram inovar muito e jogaram todo o formato antigo no lixo criando um que nada tinha a ver com a essência da atração. Os problemas viriam mais cedo ou mais tarde. Vieram mais cedo mesmo. Abçsss

Sérgio Santos disse...

Concordo, Vera. O Zeca foi queimado mesmo e ficou totalmente deslocado, fora os seus exageros que constrangiam. Obrigado pelo carinho. bj

Sérgio Santos disse...

Paulo, vc tinha sumido. Tb acho que o programa tinha tudo pra ser ótimo, mas ultimamente não tem feito nada que funcionasse.

José Guimarães disse...

O programa precisa voltar ao que era antigamente. Isto é, falar de vídeo show de verdade. Ou seja, não apenas repetir programação da Globo.

joseguimaraesesilva disse...

* https://www.contaoutra.org