sexta-feira, 29 de março de 2013

"Vem aí": um marketing que demonstra a superioridade da Rede Globo

Pela primeira vez a Rede Globo resolveu televisionar um evento que sempre é realizado pela empresa no primeiro semestre do ano: a festa de lançamento de sua nova programação. A emissora costuma reunir seus profissionais, a imprensa e empresários para assistir ao conteúdo que virá a ser apresentado ao longo do ano; entretanto, o maior interessado ficava de fora: o telespectador. Finalmente esse equívoco foi corrigido em 2013 e o público pôde se sentir parte da 'turma'.


Logo de início foi exibido um clipe muito bem produzido com vários cantores ao som de "Vem aí", novo 'jingle' da emissora. Após esse vídeo inicial, todas as figuras conhecidas, incluindo atores, apresentadores e jornalistas da casa, foram surgindo no palco para apresentar o que viria por aí na grade. Todos vestidos elegantemente.

O evento foi dirigido por Boninho, que imprimiu sua marca na festa ao colocar vários atores e apresentadores da casa sentados nas famosas cadeiras dos técnicos do "The Voice Brasil", reality dirigido por ele. O que foi uma ótima ideia, diga-se de passagem. Marieta Severo, Marco Nanini, Galvão Bueno e
Glória Menezes foram alguns dos que apertaram o já clássico botão, girando a cadeira, e se 'apresentando' aos presentes. Ainda teve show de Cláudia Leitte, Carlinhos Brown e Daniel, jurados do reality musical.

Entre as novidades apresentadas, é necessário destacar "A Teia" e "O Dentista Mascarado". Uma série policial, tendo Andreia Horta como grande destaque, que despertou muita curiosidade, e um seriado cômico protagonizado por Marcelo Adnet. O humorista, aliás, fez um stand-up no palco e levantou a platéia. Será muito interessante vê-lo ao lado de Taís Araújo, Leandro Hassum e Diogo Vilela, proferindo um texto de Fernanda Young e Alexandre Machado.

Entre suas novas novelas pode-se dizer que todas --- com exceção de "Flor do Caribe" que já está no ar --- causaram uma ótima primeira impressão. "Amor à Vida", "Sangue Bom", "Saramandaia" e "Joia Rara" apresentaram teasers deixaram o público com gostinho de quero mais. Tudo leva a crer que grandiosas produções estão a caminho.

Enquanto que o entretenimento contou com boas novidades, no setor esportivo a surpresa ficou por conta dos novos novos comentaristas: Ronaldo ficará responsável pela Copa das Confederações e Mundial, enquanto que Rubinho Barrichello comentará a Fórmula 1. O já conhecido time de narradores da emissora agora contará com esses dois nomes para pedir opiniões a respeito do que está sendo visto. Nada que causará grandes mudanças.

O restante da programação da Globo continua sem ser alterada. "Tapas & Beijos", "Profissão Repórter", "Globo Mar", "Amor & Sexo", "Na Moral" e "A Grande Família" voltarão e todos os programas e jornais que estão no ar continuarão. E o interessante é justamente o marketing inteligente da emissora. Mesmo sem ter quase nenhuma novidade de fato, foi feita uma grande publicidade em cima da sua 'nova' grade, despertando o interesse do telespectador. Uma estratégia que qualquer empresa de sucesso costuma fazer para conquistar seu público.

Apesar de ter uma grade engessada, a Globo tem apostado no lançamento de várias séries em regime de temporadas. No entanto, essa atitude só costuma ser tomada em produtos que vão ao ar depois das 23h. Portanto era mais do que previsível que nada de muito novo fosse ser divulgado ao público. Mas mesmo assim o telespectador se viu interessado simplesmente porque a emissora soube atraí-lo com um 'jingle' que pegou, chamadas bem produzidas e exibindo uma festa que até ano passado era restrita aos profissionais da área. E a prova desse interesse foi a audiência do especial: 25 pontos de média.

Carlos Henrique Schroder --- novo diretor-geral da Globo, substituindo Octávio Florisbal --- mostrou que não ficará acomodado. Há 28 anos na emissora, Schroder disse que não tem a pretensão de revolucionar a programação, mas, sim, renovar o que já dá certo. Pelas primeiras medidas tomadas, incluindo transmitir o lançamento da grade para todo o Brasil, deixou claro que sabe o que está fazendo.

42 comentários:

Bruno Marques disse...

Realmente a Globo soube vender o seu peixe.Aliás a Globo faz isso como nenhuma outra empresa!!
Confesso que vendo os teasers de Amor à Vida e Sangue Bom fiquei com mais vontade ainda de assistir!!!
Saramandaia então me deixou muito ansioso!!!
Acho que o Schroder chegou com tudo e realmente como você Sérgio postou,não ficará acomodado!!!

Carlos disse...

Foi bem legal o especial. Curto e direto no ponto, mas confesso que a parte musical me deu sono. Ok, propaganda do The Voice, mas nossa, dos jurados só o Daniel que não desafinou. As apresentações foram vergonhosas e eles ainda são os técnicos 0_0.

Adores as apresentações: da série A Teia (parece ser legal, uma série fora das comédias), da Grande Família, parece que essa reunião dos personagens dará um gás na reta final da série que parece que vai acabar ano que vem. Aliás, foi bonito ver o clip da série com os anos passando. Outro clip bonito foi das novelas, deu até vontade de ver, mas eu me seguro kkkkk. Confesso que vou dar uma confirida em Saramandaia pra ver os efeitos, que dizem ser de fora. Se bem que a última vez que ouvi isso foi da novela dos mutantes...

Foi uma boa atração antes de dormir: A Teia, A Grande Família e Saramandaia (conferida) já estão na minha lista

Abraços

chica disse...

Adorei ver e foi muito legal! Vamos esperar os programas agora! Muitas promessas boas.Gostei de ver o Ronaldo, sempre simpático! abração,FELIZ PÁSCOA! chica

paulo disse...

Vou ser realista, só pra variar: parece que deu 25 de ibope essa tentativa desesperada e até oportuna diga-se de passagem da globo de dar uma levantada na sua programação. Todo o elenco da rede globo reunido no horário nobre e 25? Meio decepcionante, não? Aí você vai dizer que os tempos são outros, blá, blá...
Bem, não assisti mesmo, não tive vontade, mas pelo seu comentário só posso concluir que para os fãs da emissora foi um deleite e para quem não é fã da globo com certeza tinha coisa bem mais interessante pra fazer ou mesmo pra assistir em outros canais, principalmente a cabo.
Então pra quem gosta um feliz 2013 GLOBAL então, rsrs...

Lulu on the sky disse...

Sérgio,
Gostei de conhecer a programação nova da Globo. É uma forma de atrair mais telespectadores que estão indo pra tv paga. Torço para que o programa do Adnet seja sucesso, o cara por si só merecia um programa só dele já que consegue improvisar muito.
Detestei a Claudia Leitte fazendo cosplay da Ivete Sangalo em tudo: figurino, gestos e modo de cantar.
Big Beijos e Feliz páscoa!

Thallys Bruno Almeida disse...

Perfeito artigo, Sérgio. Foi um acerto da emissora trazer sua festa de "nova"/nova programação para o público. E no ano passado já haviam ensaiado isso quando transmitiram a festa pela internet, apresentando "Avenida Brasil".

1 - Não me incomodo com as piadas recorrentes de Fernanda Young e Alexandre Machado, mas até que seria bom se isso for atenuado no Dentista Mascarado. Adnet e Taís Araújo têm tudo pra formar uma dupla e tanto, se bem que a personagem dela tem um quê da Ellen de C&L (mas acredito que esse "toque" pode jogar a favor dela). Leandro Hassum, por sua vez, tem a chance de se livrar do estigma Zorra Total, como já aconteceu com vários de seus colegas.

2 - A Teia chama atenção por ser uma série policial com um enfoque diferente. A escolha do João Miguel foi perfeita depois do reconhecimento que ele ganhou em Cordel Encantado e O Canto da Sereia. E, pelo visto, Andréia Horta volta a contar com um papel à altura do talento dela. Com uma dupla dessas dá até pra esquecer que o Vilhena tá no elenco.

3 - Das apresentações musicais dos jurados do The Voice, achei a do Carlinhos Brown a menos pior. A ausência do Lulu Santos foi sentida, embora ele tivesse explicado que não foi por conflito de agenda. Foi uma sacada boa apresentar o elenco da emissora por trás das cadeiras.

4 - Maria Adelaide Amaral não brinca em serviço e "Sangue Bom" tem uma premissa excelente. Dos quatro protagonistas, gostei das escolhas da Fernanda, Isabelle, Marco e Humberto (tenho restrições à Sophie e ao Matarazzo). A questão do "ter/ser" finalmente será levada a sério no universo de fama e aparências que será abordado e a nova trama tem tudo pra fazer sucesso.

5 - Amor à Vida, então, irá nos livrar dessa bomba no ar agora, rs. A escolha da Paola Oliveira pra mocinha principal, pelo pouco do teaser, já não me parece tão arriscada e é a grande chance de ela dar a volta por cima, como ocorreu com a já citada Taís Araújo em CdC. Isso sem contar a turma boa que ele escalou. Fico feliz de vê-lo seguindo essa vibe mais madura. Que venha logo!!!

6 - Realismo fantástico do universo de Dias Gomes transposto para os dias atuais com os super-efeitos da televisão e do cinema de hoje em dia. Essa eu quero ver em Saramandaia. Outro elencaço (Lília, Fernandona, Zé Mayer, Braga Nunes...), eu que não tava muito animado nas primeiras notas agora quero ver como vai ficar essa mistura.

7 - Sobre Jóia Rara: o sucesso de Cordel Encantado animou Duca e Thelma a investir mais nessa linha fantasiosa. Embora eu achasse o título anterior (Pequeno Buda) mais original. Bom que a Amora Mautner pegou muita gente de Avenida. E tô confiante pelo sucesso da nova trama.

8 - A Grande Família vai precisar se reinventar muuuuuuuuuuuito, porque já era pra ter acabado no ano passado, onde os sinais de desgaste eram claros. Tapas e Beijos pode voltar a render, agora que as protagonistas se separaram. Louco Por Elas pagou o preço do retorno precoce, tanto que a atual temporada já não faz o mesmo barulho de outrora. Pé na Cova foi um acerto pela acidez de seu humor, carregado de crítica social.

9 - Na Moral vai ganhar quatro episódios a mais (de 9 pra 13), mas tem que ter uma duração maior pra aprofundar melhor os assuntos. Globo Mar é um formato que cabe muito melhor à Globo News.

O clipe inicial foi bem legal, ainda mais por misturar artistas não muito vistos em TV (Herbert Vianna, Ivan Lins, Zélia Duncan, Titãs, etc) aos já velhos conhecidos (Ivete, Cláudia, Naldo, Arlindo Cruz, etc).

Thallys Bruno Almeida disse...

No mais, mesmo sendo as novidades propriamente ditas em torno de uns 35, 40% do que foi anunciado, foi muito boa a iniciativa da emissora de trazer a festa de sua programação para o público. Investir em divulgação de sua programação, contrariando o colega acima, não é nenhum desespero, bem pelo contrário, uma emissora do porte da Globo tem mais é que ser esperta e vender seu peixe. E o melhor, se promover focando em seus produtos, sem precisar alfinetar nenhuma concorrente, atacar a imprensa ou anunciar "vamos bater tal emissora em 3, 4 anos" (hahahahaha). A entrada do Carlos Henrique Schroder já indica que, nas novidades prop. ditas, vem coisa boa por aí. Abçs e bom feriado!

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Também adorei o "Vem aí" e a proposta de inserir o público nesse grande evento. A produção foi caprichadíssima, a apresentação com o elenco também foi excelente, e curti os shows. Novidades foram poucas mesmo, na verdade meu maior interesse era nas novelas rs. Os teasers foram lindos e convidativos. As cenas de Amor a Vida foram espetaculares, (me parece que terá uma excelente direção) e ainda sob a voz de José Wilker explicando o conceito da trama, de cara adorei a Valdirene e a caracterização da Savalla rs. Com um convite da Mel Maia, Joia Rara já promete. O teaser de Saramandaia ficou show de bola, e despertou ainda mais minha curiosidade sobre a trama, que é tão falada entre os saudosistas. E a novela que mais me chamou atenção foi Sangue Bom, que apresentou um clipe lindo, uma trama jovem e forte, tenho certeza que essa eu vou amar. Sobre as séries também prometem, principalmente o Dentista mascarado, curto muito o Adnet e Taís Araújo é minha musa, e sou fã do texto da dupla de autores. Enfim, que venha a programação de 2013 e que nos surpreenda.

Abraços.

Thallys Bruno Almeida disse...

Errata: dos SEIS protagonistas

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Você dorme pouco, hein? -rsrsrs.

Na verdade, confesso que fiquei com 'preguiça' de assistir ao programa. Já estava inteirada de algumas mudanças que iriam ocorrer e optei por assistir a uma comédia que peguei na locadora e que sequer me fez dar uma risada-rsrs.
Esta iniciativa da Rede Globo foi inovadora e interessante. Sem dúvida, um inteligente marketing da nova direção geral da emissora.

Excelente, Sérgio. Seus textos e resenhas são sempre admiráveis.

FELIZ PÁSCOA!

Beijo.

Unknown disse...

Serginho não pude ver o programa dessa vez, minha mãe não estava bem....mas agora já está melhor....
Nos próximos eu assisto e dou minha opinião..


♥•.¸¸.•´¯`•.♥ ♫ ♥•.¸¸.•´¯`•.♥ ♫
Bom dia de sexta feira feriado, e
dia de refletir sobre tudo que tem
nesse Universo de Deus
Dia de agradecer a vcs pela bela amizade de sempre
Desejo um dia alegre cheio de paz
Um bom final de semana
E uma feliz Pascoa
Abraços com carinho
Rita!!!
♥•.¸¸.•´¯`•.♥ ♫ ♥•.¸¸.•´¯`•.♥ ♫

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Bom texto, Sérgio, mas vi poucas novidades na programação, exceção para "A Teia" e "O Dentista Mascarado", como você mencionou.
Quanto aos filmes, fico esperando o ano inteiro pelos anunciados, cujos melhores acabam ficando concentrados em dezembro.
Bem que mais minisséries poderiam ser anunciadas, do tipo da maravilhosa "Doce de Mãe".
Achei que este especial foi produzido também para atrair o público que pode estar migrando para os canais concorrentes.

Verinha disse...

Olá Sérgio.
Não assisti mas fiquei feliz em ler as novidades por aqui, que bom que a Globo estará inovando. Adorei as novidades, eu adoro a grande família, esta eu não perco.
A você e sua família uma páscoa de muito amor, saúde, paz e renovação. Meu abraço de feliz páscoa.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Sérgio
Sem dúvidas uma bela ação de marketing da Globo. Fazer um programa especial do que "vem por aí".Espero que venha a atender o interesse de um público que desafia a fazer uma televisão cada dia melhor,pois se não for assim, a migração para as TVs pagas é inevitável.
Assisti os melhores momentos e gostei do que vi.
Obrigado!
Feliz e Santa Páscoa para vc e seus familiares.
Abraços

Clau disse...

Oi Sérgio :)
Estou curiosa pra assistir 'O Dentista Mascarado',acho que será legal.
Mas o Ronaldo,como comentarista...nem de graça!
Bjs!!

Tio Ben disse...

Globo realmente sabe demostrar sua grande superioridade as demais emissoras, e mostrou isso muito bem.

MARILENE disse...

Temos que admitir que eles sabem o que fazem. Produziram uma chamada significativa e o público ficou interessado. Os projetos novos não são muitos, mas acredito que vale a pena conhecê-los.
Desejo-lhe uma abençoada Páscoa. Bjs.

A Viajante disse...

Sérgio, eu gostei de algumas coisas, outras, mais do mesmo. Gostei de saber da nova temporada de Entre tapas e beijos. Me parece que a nova novela das nove será mais empolgante... vamos ver... beijão!

Sérgio Santos disse...

Oi Bruno. É verdade, soube vender seu peixe muito bem. E nessas horas vemos ainda mais a superioridade da emissora. Também fiquei empolgado com os teasers das novas novelas. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Não se segura, não, Carlos. Larga de ser teimoso. As chamadas com as novas novelas foram muito boas e despertam imensa curiosidade.

A Teia vai mirar no policial e se for tão boa quando Força-Tarefa já valerá a pena. Os show dos cantores eu não gostei porque não gosto desses estilos deles. Mas da vinheta com tudo quanto foi cantor eu achei ótima. Abração.

Sérgio Santos disse...

Chica, obrigado pelo comentário. bjsss

Sérgio Santos disse...

Sim, Paulo, vou dizer que os tempos são outros e não é blábláblá. Vc não pode querer que uma atração dessas dê 48 pontos se Salve Jorge consegue 39 a duras penas. Esse número é excelente para o horário que foi exibido, levando em conta que terminou quase meia noite.

A festa nem era pra tevê e sim um evento restrito. Dessa vez, ainda bem, resolveram televisionar. E pelo resultado é provável que repitam isso daqui pra frente.

Mas sabia que vc jamais iria ver e ainda desceria a lenha. Fiquei até surpreso que vc não me chamou de puxa-saco... Já é um progresso. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Lulu. Acho que o Adnet se sairá muito bem nessa série da Fernanda Young. Vamos ver o que virá depois disso pra ele. Não gosto das músicas da Claudia e nem da Ivete. Odeio axé. rs Beijos.

Sérgio Santos disse...

Thallys, é verdade. As novidades deixaram o público com gostinho de quero mais. Todas as novelas despertaram interesse assim como as séries.

Li que A Grande Família ainda terá todo esse ano e o ano que vem no ar. Aí depois acaba. Na minha opinião 2013 deveria ser o último, mas ainda não será.

Louco Por Elas deveria ter voltado agora junto com o restante da programação. Escrevi um texto meses atrás criticando isso. Agora se desgastou cedo demais.

Paola está linda com esse novo visual e sempre gostei da escalação dela pq só a detestei em Insensato Coração. Vamos ver como se sairá agora. Será um prazer ver o Walcyr no horário nobre.

As outras novelas também agradaram.

A Globo soube fazer um marketing inteligente dela mesma e sempre precisar atacar qualquer concorrente. Já a Record lançou sua nova programação (só com duas novidades) ironizando a líder, como de costume. Deprimente.

Abraços e bom feriado!

Sérgio Santos disse...

Foi muito bom mesmo, Rafael. E somos noveleiros, então é normal que as novelas estejam na nossa lista de prioridades.

A Savalla de chacrete e a Tatá Werneck de periguete foram bons aperitivos para o que virá da nova trama do Walcyr. Não vejo a hora de começar.

As séries e as outras novelas também me agradaram.

A festa foi muito caprichada e que bom que dessa vez nós fomos inseridos no evento. Afinal, nós, o público, somos os maiores interessados. abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Vera. Tenho dormido pouco mesmo. rs

Quer dizer que não viu e ainda pagou por um filme ruim? rs

Sim, essa ideia da Globo de televisionar o evento foi muito bacana. Vamos ver o que vem por aí.

Beijos e obrigado pelo elogio. Boa Páscoa!

Sérgio Santos disse...

Ainda bem que sua mãe está melhor, Rita. Obrigado pela mensagem. Beijos e boa Páscoa!

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira. Sim, sem dúvida não houve muita novidade e por isso que a estratégia de marketing foi genial: deu um ar de novidade mesmo sem ter.

Seria ótimo se Doce de Mãe entrasse para a grade mas a Fernanda estará em Saramandaia e talvez por isso não puderam concretizar isso. Torço para que não abortem a ideia. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Verinha, obrigado pelo comentário. Que vc e sua família tenham uma ótima Páscoa também. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Felis. Sem dúvida, a estratégia é a alma do negócio e isso a Globo sabe bem. Feliz Páscoa e tudo de bom! Abraços.

Sérgio Santos disse...

Clau, também estou otimista com O Dentista Mascarado. Parece divertido. Também não vi nada demais em ter Ronaldo comentando futebol e Rubinho corrida. Grandes coisas... rs Beijos.

Sérgio Santos disse...

Ela sempre demonstra isso, Ben, mas nesses eventos isso fica ainda mais explícito. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Marilene. Sabem mesmo, fato. Souberam atrair o público mesmo sem ter grandes novidades para apresentar. Beijos e boa Páscoa!

Sérgio Santos disse...

Oi Ju. A boa impressão sobre a nova novela das nove foi geral. Tapas & Beijos se desgastou ano passado mas vamos ver se volta aos bons tempos em 2013. Beijos!

Patricia P. Galis disse...

Tirando as novelas o resto não trouxe muita novidade, salvo algum seriado..mas enfim foi um belo trabalho.
Páscoa é ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte. Páscoa é renascimento, é recomeço, é uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós.Deus abençoe vc e toda sua família.

Uma Interessante Vida disse...

A Globo não faz sucesso por acaso, Sérgio... eu vi o programa e concordo que foi sensacional! beijos e Feliz Páscoa.

Lu Nogfer disse...

Ola querido!

Sempre que venho aqui fico admirando seus textos tao bem elaborados!Parabens!

Nao posso falar do programa porque acabei dormindo de cansaço mas confesso que gostei do inicio e achei inovador pela parte da Globo. Uma Rede com um alto nível de audiência ha que inovar nao é mesmo? Senao acaba cansando! Tomara que continue as novidades pq cabeça por lá é o que nao falta!

Um forte e carinhoso abraço e os votos de que a sua Páscoa seja linda e recheada de coisas boas!

PS:Deixei um recadinho a todos os amigos lá no comentário do bloguito!

Até!



Sérgio Santos disse...

Patrícia, obrigado pelo comentário! Beijos e tenha uma linda Páscoa!

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie, sem dúvida! Beijos e Feliz Páscoa!!!

Sérgio Santos disse...

Oi Lu, muito obrigado pelo carinho! Beijos e tenha uma ótima Páscoa!

Vane M. disse...

Confesso que estranhei quando vi que haveria um show para apresentar a nova grade...é o pessoal do marketing trabalhando para tornar o velho, novo, como bem disse...ótima semana!

Sérgio Santos disse...

Verdade, Bia. E foi muito bem feito. Beijos e boa semana!