quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Malhação, Lado a Lado, Guerra dos Sexos e Salve Jorge: o que há de errado com as atuais produções da Globo?

O setor de teledramaturgia da Globo não anda enfrentando um bom momento. Mesmo que ainda esteja na liderança isolada, o ibope das novelas está muito abaixo do esperado. Embora os índices de "Balacobaco", na Record ,também estejam pífios e "Rebelde" tenha sido antecipada por causa do fracasso, os números alcançados pela emissora carioca não deixam de assustar. Aliás, a única produção alheia a toda essa suposta crise é "Carrossel", a novelinha infantil exibida pelo SBT, que tem conseguido a vice-liderança com folga. Mas afinal, ignorando a concorrência, o que há de errado com as quatro tramas globais? 


"Malhação" tem obtido em torno dos 15 pontos, índice considerado muito baixo e até inferior ao número da média geral da temporada passada, considerada um fracasso: 16 pontos. Já "Lado a Lado", tem alcançado 17,97 pontos de média geral, até então, sendo que a meta esperada é de 25. "Guerra dos Sexos" obtém 22,26 pontos até o momento e a Globo espera, no mínimo, 30 para o horário das sete. E "Salve Jorge"? A trama de Glória Perez patina no ibope e, levando em conta as últimas semanas desde a estreia, conseguiu uma média de 30,63 pontos, sendo que o padrão do horário é 40 pontos.

Não é possível fazer qualquer tipo de afirmação sobre os atuais desempenhos, uma vez que é difícil saber o que realmente esperar do público, entretanto, algumas suposições acabam surgindo e muitas delas acabam tendo uma certa coerência. O Horário de Verão, por exemplo, ainda é um grande vilão e prejudica muito o desempenho da"Malhação", novela das seis e das sete. Mas não afeta em nada os índices obtidos pela trama das nove. Então como avaliar? 

A verdade é que a vigésima temporada de "Malhação" não merece a audiência que tem. A fase está retratando com perfeição a adolescência, os atores estão ótimos, a trilha sonora foi muito bem escolhida e ainda há destaques positivos no elenco como a Juliana Paiva (Fatinha) e Alice Wegmann (Lia). Outra produção que sofre com um injusto ibope é "Lado a Lado". A novela das seis é impecável, tem uma produção caprichada, texto muito bem escrito, grande elenco e ainda insere fatos históricos relevantes dentro da ficção. A única explicação plausível para os baixos índices dessas duas produções é o fatídico Horário de Verão, que prejudicou igualmente "A Vida da Gente" --- trama escrita por Lícia Manzo no ano passado --- e que também não mereceu o fraco desempenho. Claro que não há como afirmar esse como sendo o único motivo, mas elaborar outras situações acaba sendo mero chute.

Já com "Guerra dos Sexos" as explicações são mais compreensíveis. O remake escrito por Silvio de Abreu substituiu um grande sucesso ("Cheias de Charme"), o que explica o luto inicial do telespectador, e sofreu uma forte rejeição. Além disso, a história gerou críticas e muitos consideram ultrapassada. Ainda há o Horário de Verão que também influencia negativamente o desempenho. Entretanto, a trama tem apresentado uma nítida melhora e vários atores têm melhorado o tom. Roberta Leone (Glória Pires) e Nando (Reynaldo Gianecchini) têm despertado torcida e são alguns dos responsáveis pela elevação da qualidade na novela. O casal funcionou e o triângulo amoroso com Juliana (Mariana Ximenes) promete. Vale ressaltar que, nos capítulos mais recentes, os números reagiram em alguns momentos, mostrando que nem tudo está perdido.

Enquanto o remake das sete evolui, a história de Glória Perez continua de mal a pior. "Salve Jorge" é um amontoado de repetições e o telespectador não conseguiu embarcar nesse imenso déjà vu. Como se não bastasse tantas situações que já foram contadas inúmeras vezes pela autora, ainda há um excesso de personagens inaceitável e um ritmo insuportavelmente lento. A baixa audiência da novela é mais do que compreensível e nesse caso não há nenhum tipo de 'agravamento' por causa do Horário de Verão. Infelizmente, ao invés de aceitar o festival de críticas que os telespectadores vêm fazendo, Glória prefere bloquear todos no Twitter e só dar voz aos elogios, como se tudo estivesse perfeito.

Um outro caso que nem foi mencionado no texto é o fiasco da re-reprise de "Da Cor do Pecado", no "Vale a Pena Ver de Novo". Mas não é necessário elaborar teorias para o fracasso. Basta constatar o grande erro da Globo em reprisar uma novela tão recente, pela segunda vez, em menos de dez anos. Que aprendam a lição e nas próximas vezes reprisem obras que realmente estejam fazendo falta.

Fica difícil dar uma explicação clara a respeito dos números nada interessantes obtidos pelas atuais produções globais, entretanto, a conclusão que se pode chegar disso tudo é que nem sempre audiência reflete qualidade, assim como, muitas vezes, um baixo ibope significa, sim, que o produto não é merecedor de público. Cada caso é um caso. Enquanto que "Malhação" e "Lado a Lado" não merecem o retorno de audiência que têm e "Guerra dos Sexos" tem feito por merecer um crescimento, ainda que pequeno; "Salve Jorge" faz por onde ter índices tão baixos.

52 comentários:

Carlos disse...

O maior erro da Globo foi colocar novelas novas em um curto período. Cheias de Charme acabou e duas semanas depois era a vez de Avenida chegar ao fim. Soma a isso o fato das novelas serem chatas, e sem aquela "pegada", sem um personagem memorável. É difícil de afirmar já que todas as tramas ainda estão no início, mas não escuto ninguém falando de nenhum personagem específico. Tudo bem que tenho visitado menos os sites sobre televisão, mas acredito que não tenha algum ator com uma interpretação cativante. Vejo isso até pela novela Lado a Lado, que gosto, mas não tem um personagem que seria facilmente lembrado no futuro, mesmo tendo um bom roteiro.

Acho que as últimas novelas tbm tiveram fins que deixaram a desejar e um desenvolvimento mto pobre, as últimas das 8 são um exemplo disso: finais corridos, vilões que se dão bem, personagens com finais bizarros, situações inverossímeis, falta de lógica... Isso acaba com a credibilidade de um projeto e cansa o telespectador que demora um pouquinho até "esquecer" e voltar a acompanhar uma trama.

Acredito que a mídia tbm não esteja ajudando. Era chato vc entrar em sites que falavam de Cheias e Avenida, a própria Globo não parava de falar, uma situação que não vejo nas atuais.

Uma coisa eu não acredito: colocar culpa no clima, horário de verão ou horário político, principalmente quando se trata de novela das 9 que todos sabem o horário que começa. Pegando exemplo da novela das 9 anterior, ela não foi prejudicada pelo horário político, ela estava numa fase chata, sem um desenvolvimento significante, logo a audiencia caiu. Pode ver que subiu um pouco antes do horário político acabar de fato, e subiu pq a história melhorou. A atual, pelo que vejo, ainda não se desenvolveu, não tem um grande conflito, e isso vale pra todas as outras. Fica difícil a audiência subir assim.

Abraços

Andressa disse...

Concordo plenamente com tudo.Lado a Lado é maravilhosa,muito melhor que a sua antecessora,uma pena a baixa audiencia.Mas discordo em partes do principal responsável ser o Horário de Verão,já que ela estreiou em 10/09,cerca de um mês antes dele começar,e a audiencia já era baixa para a meta dos 25 pontos.Quanto a Malhação,acho que a formula 'cansou' o publico.A coisa 'da mocinha e do mocinho separados pelo casal de vilões,que são ex dos mesmos' já foi vista muitas vezes,e a principio pode parecer repetitiva.Porem,se analisarmos o contexto todo,tem umas mudanças nessa historia atual.Pelo que eu acompanhei da historia,a vilã não foi apontada no inicio,como normalmente acontece.Gostei dessa ideia de desenvolver a vilã ao longo da trama,e não ela ser má assim,gratuitamente.E a Alice merece elogios mesmo,tem muito talento essa menina.Já a atriz que interpreta a Ju,não dá o tom certo a personagem,que poderia render muito mais na mão de outra atriz.Guerra dos Sexos acho que o grande problema é ter o mesmo autor da versão original.Talvez se fosse outro,como no caso de TiTiTi,poderia ser um sucesso.Uma pena,porque acho que ela tem um potencial gigante,diretores,atores,equipe,muito competentes.A impressão que eu tenho é q a historia está meio reprimida,retraida,precisava de um algo a mais,um outro autor,fazendo uma especie de releitura da historia,mais adequada aos tempos atuais.As tramas mais interessantes são as mencionadas,Juliana,Nando e Roberta.Tambem gosto muito da Nieta.E 90% do elenco está de parabéns,todos perfeitos!Acho que é a novela atual com mais acertos nesse quesito.Salve Jorge está sendo uma grande decepção.A historia anda em circulos,muito pouca coisa acontece....Talvez melhore quando a Morena for para Turquia.Só espero que não demore muito.Não sei o que está acontecendo com a Glória,sou uma grande fã do trabalho dela,e não estou a reconhecendo.Muitos já criticavam os ultimos trabalhos dela,e eu não concordava com nada do que diziam,sempre adorei todos,via como uma obra de arte,uma coisa de se admirar,mas com Salve...A audiencia de Da Cor do Pecado é uma lição para globo,não é porque re-reprises deu certo com Chocolate com Pimenta e Mulheres de Areia que ia continuar tendo esse mesmo efeito para sempre.Mas no geral,acho que deveria abaixar as metas de todos os horarios,porque se nem os recentes sucessos O Clone(VAPVDN),Cordel Encantado(18hrs),Cheias de Charme(19) e Avenida Brasil(21)atingiram ou ultrapassaram de forma considerável suas metas,mais nenhuma conseguirá.
Desculpe pelo comentário longo,haha,para mim é muito dificil me expressar em poucas palavras.Adoro seu blog!

eder ribeiro disse...

Sérgio, seu texto fez uma bela leitura do q está ocorrendo nas tramas globais. Salve(-me de) Jorge é alimento já mastigado. Abçs.

chica disse...

Falo apenas da Salve Jorge e apesar da aparente movimentação com tantos personagens, está numa mesmice de dar dó! Pena! abraços, tudo de bom,chica

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Concordo com a análise, Sérgio. "Malhação" e "Lado a Lado" são ótimas e não merecem a baixa audiência. A fórmula de "Malhação" parece ter deixado de interessar ao público-alvo, os adolescentes.
Acredito que tramas mais "sérias", como a de "Lado a Lado" e "A Vida da Gente", não agradam muito ao público da faixa das seis e meia.
"Guerra dos Sexos" está melhorando lentamente, o elenco é bem escolhido e alguns núcleos despertam interesse.
A pior novela no ar atualmente na Globo é "Salve Jorge", que não empolga nem pelo enredo, nem pelos personagens, agravada pela lenta direção. Salvam-se Giovanna Antonelli e Totia Meirelles. O público que se acostumou com o ritmo e os personagens de "Avenida Brasil" não consegue se adaptar a ela.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Faltou falar de "Da Cor do Pecado". Desde o início, boa parte do público - entre o qual me incluo - achou prematuro reprisar uma novela tão recente. Havia opções melhores, de novelas mais antigas e mais interessantes.

Lulu on the sky disse...

Falta o público se identificar com os personagens na telinha. O enredo é chato, monótono e cansativo. Big Beijos

Milene Lima disse...

Sério que tem quem elogie Salve(me do)Jorge (adorei isso do Eder) no twitter? A Glória Perez deve ter muitos amigos, porque só assim.

Sabe que essa também é a edição de Malhação que eu mais me lembro de ligar a TV no horário. Gosto das traminhas, ao contrário da anterior que era horrenda.

Lado a Lado é o meu xodó. Adoro!

Guerra dos Sexos, torço muito pra que acabe bem rápido e não venha outra novela tão previsível.

Beijo!

Ricardo Augusto disse...

Dessas novelas só acompanho guerra dos sexos, e vejo que o sucesso que personagens como Nando, Juliana e Roberta vem fazendo é mais fruto do talento e carisma dos atores do que do texto e da direção. Giane é um bom exemplo, já que seu Nando é bem diferente do da 1ª versão, sendo mais dócil e simpático. Aposto que este triangulo amoroso vai render muito. Quase todos os atores melhoraram muito.

Thallys Bruno Almeida disse...

Bem, Sérgio, até um tempo atrás eu dizia que Guerra também merecia as críticas e a baixa audiência, mas agora vejo essa melhora, ainda que mais pelos atores (Glória, Mariana, Drica Moraes, Luana Piovani e o Gianecchini - ele que vem acertando o tom) do que pelas situações. Só espero que essa melhora se confirme MESMO, uma vez que nem tenho visto muita coisa. Se bem que vai ser difícil chegar ao sucesso que Cheias de Charme e TiTiTi conquistaram nos últimos tempos.

Parei de ver Salve Jorge, tanto pelos próprios defeitos da trama, quanto por toda a situação envolvendo Glória Perez e os twitteiros. A autora, de uma forma ou de outra, caiu em meu conceito. A Morena tá insuportável (se a Nanda Costa não tem carisma pra segurar uma mocinha das nove, que dirá, p. ex, pra uma Gabriela, personagem mítica), o par não combina, a música saturou, o tráfico de mulheres foi piorado, enfim, uma zona.

Alice Wegmann e Daniel Bianco são o melhor par de Malhação, enquanto Guilherme Prates (Dinho) deixa um pouco a desejar. David Lucas está bem, embora o estereótipo de nerd ainda seja visível, mesmo que Orelha seja vilão.

Lado a Lado dispensa mais comentários de tão boa que é. Não merece esses baixos índices.

Mas uma coisa é certa: depois de CDC e AVBR, eu desapeguei das novelas, tô dando um tempo, como muitos. Isso também pode contar pra os poucos números. Abçs!

Unknown disse...

Bom de tudo que foi dito ai, reprisar
essa novelas de novo é o óóóóh né
Com tantas boas que deveriam ser passadas novamente
Lado a lado eu adoro assistir, quanto ao resto vejo tbém, mas quem sabe a Dona Globo muda de atitude e melhora!!!
Abraços
Rita!!!

Unknown disse...

Olá sou de um programa de afiliados na internet e convido voce a conhecer o programa ele é totalmente confiavel e paga muito bem

acesse:http://www.kitganhedinheiro.net/?16780

Ricardo disse...

Acho que todos já esperam há muito tempo a novela Roque Santeiro mas eles são fracos demais para refazer esta novela.

Adriana Helena disse...

Olá Sergio, boa noite amigo!

Bem, parece que a televisão está mesmo perdendo ibope não é mesmo?
Das produções mencionadas, eu lamento muito, até já disse a você sobre não poder assistir a novela Lado a Lado! E no caso desta, realmente o horário de verão influenciou muito na perda da audiência da mesma, o que é uma grande pena!
Já Salve Jorge eu não digo mais nada..rsrs e não adianta a Glória Perez querer tampar o sol com a peneira lendo só os comentários lindos no twitter! É uma ilusão!
A Rede Globo tem anunciantes que pagam peso de ouro por segundos de propaganda no horário das 9 horas. Imagina como devem estar sendo agressivos nas cobranças? Sobra para todo mundo!!!

Abração amigo!! Sempre com análises excelentes!!!
Boa quinta-feira!!!

Anônimo disse...

Eu não tenho assistido nenhuma novela, mas pelo simples fato que nenhuma das 3 atuais teve algo que me atraisse ou me prendesse como aconteceu com avbr ou cheias de charme. Acho todas chatas e os personagens não são cativantes. To começando a achar que a Globo acertar a mão é caso de sorte. haha
Enfim, mesmo sem assistir as novelas, continuo vindo no blog e acompanhando sua opinião... Continue com o bom trabalho!

Jurandir Dalcin disse...

Concordo quando diz que Lado a Lado e Malhação não merecem a audiência que tem. Ambas são maravilhosas e as que mais me despertam atenção atualmente, junto com Balacobaco da Record, que depois de um inicio fraco, esta ótima e com uma história mais movimentada que Salve Jorge!

JDComenta: http://www.jurandirdalcincomenta.blogspot.com.br/

Sérgio Santos disse...

Oi Carlos, você tem razão quanto a isso, mas acaba sendo relativo. Claro que o fato das tr~es novelas terem começado praticamente juntas tem um fator que pesa contra, mas Cheias e Charme e Avenida Brasil também começaram quase que no mesmo período e logo emplacaram. Por isso fica difícil criar uma tese. Tanto que nem me atrevi a elaborar no texto fatores, mas fiz algumas observações pertinentes.

O Horário de Verão é um fator prejudicial da Malhação, novela das seis e sete; isso sempre causou uma queda considerável, mas em cima da trama das nove, é verdade, nada tem a ver. Enfim, abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Andressa, obrigado pelo carinho! Adoro comentários longos, não se preocupe.

Olha, a atual temporada de Malhação não tem isso de vilã tentando separar casal de mocinhos, pelo contrário, não há vilões e sim praticantes de bullying e meninas que querem se vingar e tem lá seus motivos. É o retrato da adolescência. Aliás, a temporada retrasada, que tinha Daniella Carvalho e Bruno Gissoni como protagonista, também fugia dos clichês e era ótima. Pena que muita gente acha que é tudo igual e nem vê.

Lado a Lado sempre enfrentou baixa audiência, mas antes do horário de verão ela enfrentou o horário político, mas é fato que não é só isso que explica a baixa audiência, ela poderia ter ao menos uns 20 pontos diários. É tudo uma incógnita, com suposições no meio.

Guerra dos Sexos eu nunca achei esse horror que muitos pintavam, mas sabia que não era incrível, no entanto, vejo muita melhora e não sou o único. Já Salve Jorge tá péssima mesmo.

Concordo com seu comentário sobre o VAPVDN. Beijos!!! =)

Sérgio Santos disse...

Oi Eder, muito obrigado. Abraço!

Sérgio Santos disse...

Oi Chica, pois é, a movimentação é só aparente mesmo, porque, olha, tá complicado acompanhar. Bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira, concordo com absolutamente tudo! Malhação e Lado a Lado são ótimas mesmo e não mereciam o ibope baixo. Guerra vem lelhorando e Salve Jorge tá muito ruim. Também gosto da Totia e da Giovanna, mas fica difícil ver algum destaque ou algo que atraia. Hoje só vi o finalzinho da novela e me deparo com a mãe da Morena sendo expulsa da mesma forma que os pais da Sol, em América, foram. Só não teve o trator demolindo a casa. Cadê criatividade?

E o fiasco da re-reprise é merecido, quem sabe assim não param para ouvir um pouco o público. Beijos.

Marcos Mariano disse...

Cara, na minha humilde opinião é que os enredos parecem ser sempre o mesmo, mudam os atores os cenários os diretores, mas ainda sim a sensação é aquela de que já vimos isso antes, pelo menos é o que eu sinto, salvo Cheias de Charme e Avenida Brasil que conseguiram fugir de todo esse contexto de mesmice. É sempre aquela velha história, o mocinho que se apaixona pela mocinha e alguém tentando destruir o amor dos dois, pow falta enredo, falta história, falta criatividade, só mudam as roupas pq as histórias são sempre as mesmas e isso cansa.

Abraços

Sérgio Santos disse...

Oi Lulu, obrigado pelo comentário! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Milene, olha, acredito que tenha gente que goste mesmo, mas muitos dos que fazem elogios a Glória, fazem apenas para bajular, pois muitas vezes se percebe que muitos nem assistem.

Malhação tá bacana mesmo, tento ver sempre, e Lado a Lado tá ótima. Beijão!

Sérgio Santos disse...

Oi Ricardo, também acho que esse triângulo vai render muito e o trio está ótimo mesmo. Mariana Ximenes, Gianecchini e Glória merecem os elogios que vêm recebendo. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys, sim, entendo o que você quer dizer. Malhação e Lado a Lado começaram muito bem e não decaíram em um só momento e Guerra dos Sexos vem evoluindo. Já Salve Jorge pouco se tem o que comentar! Gosto muito da Glória como pessoa, mas também me decepcionei com essas atitudes bobas dela. Enfim, nada se pode fazer... Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Rita. Pelo que percebi no seu comentário, Lado a Lado também é sua novela predileta. A história tem agradado bastante mesmo, embora o baixo índice de audiência. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi ADM, obrigado pelo dica. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Ricardo, acho que Roque Santeiro não deveria ter um remake. Regina Duarte e Lima Duarte estão imortalizados com os personagens e não há substituição aceitável. Melhor deixar como está. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Adriana, obrigado pelo carinho! Pois é, e eu tenho certeza que você iria adorar Lado a Lado.

Olha, acho que apesar dos baixos índices os anunciantes não se importam muito, não, porque a Globo continua líder com larga vantagem e as novelas dão muita visibilidade para os produtos, por piores que sejam.

Beijão! =)

Sérgio Santos disse...

Oi "Anônimo", muito obrigado pelo carinho! Que bom que mesmo sem estar vendo novela alguma você ainda venha ao blog. Fico feliz. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Jurandir, obrigado pelo comentário. Malhação e Lado a Lado têm recebido muitos elogios e todos merecidos. Sobre Balacobaco eu não posso opinar porque nunca mais vi, mas o primeiro capítulo eu achei horrível. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Marcos, obrigado pelo comentário. As novelas costumam ter um padrão, mas ainda assim, se bem escritas e produzidas, sabem inovar e atrair o público. Abraços.

MARILENE disse...

Não vejo todas, mas o horário de verão pode, de fato, estar prejudicando Lado a Lado. A novela é encantadora. Gosto do tema, das interpretações, dos valores predominantes à época contrastando com as mudanças efetuadas por mulheres fortes... Tudo agrada.
Mas Salve Jorge está uma lástima.
Bjs.

paulo, o eterno saudosista disse...

Serei saudosista ao extremo agora, vamos comparar essas produções com o que ia ao ar em 1985: série adolescente era Armação Ilimitada, novela das 6 era A Gata Comeu, das 7 Ti-Ti-Ti, das 8 nada menos que Roque Santeiro, e ainda tinha a minissérie Grande Sertão Veredas as 10. Tá bom ou vc quer mais? Eu poderia citar aqui qualquer ano daquela decada que só tinha novelão, as 6, 7 ou 8 horas. E voce vem me falar de malhação e CIA? E as trilhas sonoras daquela época comparadas com as de hoje? E os ATORES e ATRIZES(inclusive os jovens) de ontem e os rostinhos bonitos de agora? Ai, vou parar por aqui, abrçs meu jovem sérgio!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde!
Sérgio
bem...não é de hoje que a PLIM PLIM sabe que o horário de verão interfere na audiência das telenovelas, principalmente na faixa das seis. Por outro lado, a mesmice, e o "ar"monótono das telenovelas, também, vai afastando os telespectadores, que procuram novas alternativas! Mesmo sem assistir as novelas, continuo acompanhando sua sempre sensata opinião...Belo trabalho!
Obrigado!
ótima sexta feira!
Abraços

Carolina Lima disse...

Confesso que tenha adorado o sucesso da novela Carrossel. A novela foi o símbolo na minha infância e a nova geração está precisando de bons programas.

Abraços,
Carol
www.umblogsimples.com

Anônimo disse...

Oi Sergio

Lado a Lado foi a novela que me fez ligar a tv depois de 5 anos sem assistir nenhuma produção da globo.

Aliás não foi Lado a Lado, foi você, porque até eu ler aqui a sinopse dela eu sequer teria a chance de saber que iriam tratar de tema tão interessante na tv aberta.

Adoro a temática, adoro os esclarecimentos de fatos históricos tão próximos do nosso tempo e que acabaram definindo parte de tudo que vivemos hoje, acho interessantíssima a novela. Não gosto das fórmulas que sempre usam em qualquer novela, como o tal casalzinho feliz que se desencontra e passa a novela toda sofrendo pra se reencontrarem ao final, que nesta novela é em dose dupla, acho isso clichê, antigo e repetitivo, mas gosto de todo o resto na novela.

Beijos

Uma Interessante Vida disse...

Sérgio, a novela "Lado a Lado" parece ser interessante pela temática que tem, gosto de temas de época, mas não estou assistindo... "Malhação", não vejo e o mesmo digo de "Guerra dos Sexos", mas "Salve Jorge", eu tô gostando (só pra contrariar... *risos*), mas falando sério, é porquê esse é o melhor horário para eu assistir algo e a história tem prendido minha atenção, como os assuntos de adoção ilegal, tráfico de mulheres brasileiras para o exterior e parece que já está se aproximando de onde começou, pois hoje, a Morena recebeu a notícia da Wanda de que vai trabalhar no exterior como "garçonete", quem sabe a partir daí as histórias tenham o "movimento" que o público espera? ;) beijos e tudo de bom!

Uma Interessante Vida disse...

Ps.: Mas sua crítica está bem escrita, pois de fato, as produções globais não tem agradado o público tanto assim e sendo uma emissora grande como ela é, se continuar assim, outras emissoras ganharão vantagem mesmo, principalmente, por quê é "um erro atrás do outro". ;)

Rafael Barbosa dos Santos disse...

A questão de audiência é meio complicada, lembra de Fina Estampa, odiada pela crítica mas sucesso incontestável de audiência. Quanto á repercussão, que é o que melhor indica o sucesso de uma novela, essas tramas atuais não tem nenhuma. Lado a Lado é boa mas não é um estilo que arrasta a maioria. Guerra dos sexos não tenho visto, mas acho que o problema é a falta de novidades, pelo que todos dizem a trama é copia fiel da original e por isso parece ultrapassada e Salve Jorge é aquele negocio né, lenta, repetida, excesso de contingente e substituta de um fenômeno. Enfim depois de uma boa fase na teledramaturgia com Avenida Brasil e Cheias de Charme, a globo está nas época de vacas magras, todas que estão no ar infelizmente não trazem nada de novo, são muito "normalzinhas" e acho que este é o grande problema. Malhação não sei porque não vejo, mas todos estão elogiando, mas por melhor que seja a grande maioria já cansou. É isso

Abraços

Sérgio Santos disse...

Oi Marilene, concordo com você! Enquanto Lado a Lado encanta o telespectador, Salve Jorge se torna cada vez mais decepcionante. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Paulo, gostei da composição do seu nome que você colocou. rs Ator ruim, infelizmente existe desde sempre, só que antes, muitos deles sumiam, o que era ótimo, já hoje em dia eles acabam continuando na televisão, para a nossa desgraça. Mas há muita gente boa também e novas revelações.

Olha, não me xingue, mas quando eu vi Armação Ilimitada achei um show de horrores. rs Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto, obrigado pelo carinho de sempre. É verdade, o horário sempre foi um prejudicial, mas dessa vez os índices estão até mais baixos que o normal nessa época. Umas tramas merecem, outras não. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Carolina, também fiquei feliz pelo sucesso de Carrossel, embora não esteja mais acompanhando. O SBT fez por merecer essa retomada da vice-liderança. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Van. Puxa, que bom que graças aos meus textos você resolveu prestigiar Lado a Lado. Vale a pena mesmo, é uma produção encantadora. Beijão!

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie, muito obrigado pelo comentário. Sim, a novela das nove acaba sendo mais fácil para grande parte das pessoas assistir.

Olha, mesmo enfrentando essa fase de baixa audiência, a Globo continua com larga vantagem em cima das adversárias, que também têm apresentados quedas. Bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Rafael. É verdade, audiência sempre foi difícil de explicar e continuará sendo. Fina Estampa é um bom exemplo, uma novela massacrada por público e crítica (merecidamente, diga-se) e um sucesso de ibope. Vai entender... Abração.

Cíntia Nogueira (cintiana2) disse...

Adorei a sua crítica diz muita coisa. Eu assisto Lado a Lado e adoro! E concordo que Malhação e Lado a Lado não merecem a audiência que tem! Não sou a espectadora típica de novelas, mas Lado a Lado me fez voltar a assistir novela, é maravilhosa em diversos aspectos. Já Malhação eu não assisto realmente, mas como passa antes de Lado a Lado, as vezes pego uma parte, e realmente me parece boa. Pena que não tenha audiência. Assisti o primeiro capítulo de Guerra, mas achei carregada de um humor muito pastelão, e personagens caricatos, e bem esse não é o tipo que me atrai. Salve Jorge, a temática não me interessou, então não posso dizer nada, pois nunca vi uma cena, mas normalmente não assisto novelas mesmo, desde Paraíso Tropical não acompanhava uma, até surgir Lado a Lado. Em relação a Lado a Lado, estou combinando de subir uma tag na terça (amanhã dia 27/11), #NaoSoIsabelQueroLaured, pois tenho achado que o site da globo faz uma overdose de propaganda sobre Isabel, e muito menos de Laura e Edgar,assim queria ver um maior reconhecimento no site do casal que é um dos maiores motivos para eu assistir a novela, um dos casais mais bonitos que já vi em novelas.

Sérgio Santos disse...

Oi Cíntia, me desculpe a demora em responder! Malhação e Lado a Lado não merecem mesmo a audiência baixa e Guerra dos Sexos melhorou bastante na minha opinião. Salve Jorge está péssima mesmo e nem tenho mais visto.

Puxa, fazia tempo que você não via novela, hein? rs Adorei Paraíso Tropical! Beijão!

Vane M. disse...

Oi, Sérgio! Concordo plenamente com seu texto, ainda ontem minha mãe esteve aqui em casa e estávamos falando sobre isso. Malhação e Lado a lado são ótimas novelas, realmente não compreendo os baixos índices. Concordo que Guerra dos Sexos é um tema ultrapassado e da Glória Peres nunca fui superfã (vi que fala sobre isso em outro post), mas dessa vez nem a questão da trama cultural está conseguindo envolver o expectador. O que fará a Globo nesse sentido? A cor do pecado, então por favor, com tanta novela boa pra reprisar, vai entender! Um abraço!

Sérgio Santos disse...

Oi Bia, obrigado pelo comentário e desculpe a demora em responder. Pois é, Malhação e Lado a Lado estão ótimas e a baixa audiência é injusta. Já na re-reprise de Da Cor do Pecado é merecido. Beijos.