domingo, 11 de novembro de 2012

Em prol da AACD, Teleton completa mais uma edição cumprindo seu objetivo e tendo Silvio Santos como atração principal

Na última sexta-feira (09/11), foi ao ar mais uma edição do "Teleton" --- programa criado em 1998, e desde então exibido pelo SBT, com o intuito de ajudar crianças e pessoas com deficiência. Assim como o "Criança Esperança", a atração tem um cunho social e sempre cumpre seu objetivo com louvor. As doações em prol da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) são importantíssimas e necessárias para que a instituição continue com seu trabalho. Todos os anos as metas são alcançadas para a alegria dos que precisam.


Há quinze anos no ar --- e apesar de ter incluído a presença de twitteiros famosos para aumentar a dinâmica e facilitar a campanha na internet ---, o "Teleton" sofre com o desgaste do formato, que raramente apresenta novidades. A única 'grande' alteração feita foi a interrupção da maratona. Há alguns anos, o programa entrava no ar na noite de sexta-feira e só acabava depois da meia-noite do sábado. Agora há uma exibição na sexta e uma continuação no sábado. Tirando esse fato, nada mudou. Vários artistas do SBT, cantores e também profissionais das emissoras concorrentes vão ao programa para pedir contribuições e são exibidos vídeos com depoimentos de crianças especiais. 

Apesar de apresentar poucas novidades, o "Teleton" ainda é uma atração interessante e bem mais agradável do que o "Criança Esperança". Isso se deve ao carisma de Silvio Santos. O rei da televisão domina o palco e não pensa duas vezes antes de soltar suas pérolas. Não é por acaso que o ponto alto do programa é justamente a presença do
comunicador na abertura --- quando Silvio fala do projeto, pedindo doações --- e no encerramento, quando o apresentador fica no palco interagindo com os convidados. Outro bom momento era a presença da maravilhosa Hebe Camargo, mas infelizmente a rainha partiu esse ano, para a tristeza do Brasil, e sua alegria fez muita falta no palco.

É importante ressaltar que não há razão alguma para criar 'rivalidade' entre o "Criança Esperança" e o "Teleton". Ambos são projetos sérios e ajudam crianças que realmente estão precisando de amparo. Globo e SBT merecem elogios pelas louváveis campanhas.

Mas voltando ao "Teleton", há uma situação nada agradável e que todo ano é repetida: a falsa impressão de que a meta estipulada não será atingida. Há tanto tempo no ar, já deu para o telespectador perceber que sempre na reta final da campanha, vários empresários surgem no palco e doam pomposos cheques que fazem a quantia arrecadada aumentar significativamente. Portanto, não deixa de ser um fingimento a 'tensão' dos convidados e do próprio Silvio. Obviamente que se o público não doasse nada, realmente a meta  não seria atingida mesmo recebendo os valores doados pelas empresas; mas como o brasileiro é sempre solidário, isso nunca acontece. Portanto, não deixa de ser uma atitude desnecessária tentar transmitir para o público uma falsa sensação de medo.

Fingimentos à parte, o "Teleton" mais uma vez alcançou seu objetivo: arrecadar uma grande quantia em dinheiro para ajudar crianças e pessoas  especiais, mantendo o trabalho da AACD. Para a satisfação de todos, essa edição --- marcada pela tristeza causada pela ausência de Hebe Camargo, a principal incentivadora do projeto --- conseguiu arrecadar mais de R$ 30 milhões, valor superior aos R$ 25 milhões estipulados. O SBT e todos os envolvidos nessa vitoriosa campanha estão, novamente, de parabéns pelo bonito trabalho realizado! Ano que vem tem mais!



37 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Sérgio, lembro que nos primeiros anos o Teleton misturava a maratona com edições especiais de programas da emissora, como por exemplo em 2001, quando houve um Show do Milhão especial com artistas e outro com políticos, onde metade dos prêmios ganhos era doada ao Teleton.

O formato de fato é cansativo, mas se formos assistir só as partes que nos interessam, aí fica agradável, como no encerramento com Sílvio Santos - cujo carisma e bom humor nunca param de surpreender a gente.

Assistindo a essa edição, ficou mais clara essa "falsa sensação" de demora pra atingir a meta, onde os empresários em sua maioria são deixados pro final para que as grandes doações façam a quantia arrecadada subir rapidamente. Soa falso. Na edição de 2003, por exemplo, a meta foi atingida mesmo só alguns dias depois, durante um programa especial da Hebe.

Sobre a tal rivalidade, acredito eu que o Criança Esperança seja criticado porque o nome da Globo de uma forma se sobressai em relação ao da Unesco, enquanto o Teleton, mesmo sendo sua versão brasileira criada pelo SBT, é mais intrinsecamente ligado à causa da AACD, além da impopularidade de Renato Aragão (apresentador do CE) nos últimos anos.

Só não acho que a edição 2012 "tenha sido marcada pela tristeza" porque, pelo menos nas partes que vi, o clima era de alegria, exatamente como Hebe Camargo gostava, ou seja, a homenagem à madrinha do Teleton lembrava exatamente sua irreverência e simpatia.

De toda forma, o Teleton Brasil merece nossos aplausos pelo projeto de fato emocionante, em prol do trabalho de credibilidade realizado pela AACD no Brasil. Abçs!

chica disse...

Uma ótima iniciativa que tanto faz bem pra quem precisa! Só pode ser aplaudida, assim como aplaudo e participo do Criança Esperança! abraços,tudo de bom,chica

Unknown disse...

¸.•°*”˜˜”*°•.ƸӜƷ ♥¸.•°*”˜˜”*°•.ƸӜƷ
Bom dia Sergio, fiquei feliz que
tenha dado tudo certo, essas crianças
precisam mesmo da nossa ajuda, que esse dinheiro seja bem aproveitado
Tenha um domingo feliz
Abraços
Rita
¸.•°*”˜˜”*°•.ƸӜƷ ♥¸.•°*”˜˜”*°•.ƸӜƷ

Carlos disse...

Pedir mudança nesse formato é bem difícil. Esse é o tipo de programa que não dá pra ter tanta mudança, fora o cenário, não dá pra fugir. O Criança Esperança tenta mudar, mas vc vê que no fundo é a mesma coisa naquele ritmo lento quase parando. Tentaram inventar e a cada ano fica pior. Esses programas acredito eu tem que ser o feijão com arroz mesmo, pq oq chama público não é a atração em si, mas os artistas.

Não assisti esse ano, só peguei os minutos finais com o coral cantando e a pintura de Jesus, pra ser sincero nem tava sabendo, pra mim já tinha até passado. Estou vendo pouca televisão mesmo pelo visto.

Abraço

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia!
Sérgio...
Tudo bem?
Importante que o objetivo de fortalecer a estrutura da AACD para continuar oferecendo tratamentos com excelência aos pacientes está sendo alcançado. Penso que o formato desses " programas" não tem muito o que mudar.Até a "dramacidade" do final faz parte.E Silvio Santos continua imbatível com suas pérolas e domínio de palco!
Obrigado!
ótima semana!
Abraços

Milene Lima disse...

Há alguns anos eu não assisto porque acho chatas as atrações musicais, além dessa história do fingimento citado por você. Também me lembro do Show do Milhão especial e foi bem bacana. Também me lembro quando até a Globo mandava artistas pra participarem (ainda manda?) e isso também era bacana, a interação e envolvimento completo de todas as emissoras. Perdeu o gás depois de tanto tempo, mas permanece o principal, que é atingir a meta e conseguir a quantia planejada para a AACD. Que assim seja por mais muitos anos.

Beijo, Sérgio.

eder ribeiro disse...

Essa campanhas são louváveis, merecem aplausos. Silvio Santos nunca perde o carisma.
Sérgio, agradeço-lhe o erro de digitação no meu texto, aproveito para lhe dizer q a frase: Portanto, não deixa de ser, está digitado assim: Portanto, não seixa de ser.
Bom domingo e boa semana.

eder ribeiro disse...

Essa campanhas são louváveis, merecem aplausos. Silvio Santos nunca perde o carisma.
Sérgio, agradeço-lhe o erro de digitação no meu texto, aproveito para lhe dizer q a frase: Portanto, não deixa de ser, está digitado assim: Portanto, não seixa de ser.
Bom domingo e boa semana.

Vane M. disse...

Oi, Sérgio. Apesar de não gostar de programas que usem pessoas de forma apelativa, admito que o objetivo do Teleton é maior e vai além do mero interesse por audiência, afinal a solidariedade é capaz de tornar a vida das pessoas com deficiência mais suave e isso é impagável. Sem falar que se pode encontrar inúmeras boas lições de vida.
Um abraço!

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

O Teleton é uma iniciativa de respeito. Hebe Camargo fez falta, mas Silvio Santos, Patricia e Tiago Abravanel e as talentosas crianças de "Carrossel" encantaram.

Smareis disse...

Olá Sergio,

Você tem toda razão, acho que o "Teleton" ainda é uma atração que o povo gosta de ver. Ao contrario de Criança Esperança. Silvio Santos tem um jeito todo especial de comandar esse programa, sem a presença dele acho que seria um desaste.O SBT esta de parabéns , esse é um trabalho muito engrandecedor que ajuda muitas pessoas, e dele tiramos grande exemplo de superação de várias pessoas.


Parabéns pela postagem tão sábia.Descreveste de forma magistral.

Beijos e ótima semana!

Smareis disse...

Olá Sergio,

Você tem toda razão, acho que o "Teleton" ainda é uma atração que o povo gosta de ver. Ao contrario de Criança Esperança. Silvio Santos tem um jeito todo especial de comandar esse programa, sem a presença dele acho que seria um desaste.O SBT esta de parabéns , esse é um trabalho muito engrandecedor que ajuda muitas pessoas, e dele tiramos grande exemplo de superação de várias pessoas.


Parabéns pela postagem tão sábia.Descreveste de forma magistral.

Beijos e ótima semana!

Clau disse...

Oi Sérgio!
Sempre assisto o Teleton,e acho muito legal as emissoras concorrentes liberarem alguns de seus funcionários para participarem do programa.
Eu admiro muito o trabalho da AACD.
bjs!

Sérgio Santos disse...

Thallys, também me lembro. Pena que nunca mais fizeram nada disso. Faz falta e ajudaria a fugir da mesmice.

Mesmo que o clima do programa tenha sido de alegria, como deveria ser, a ausência de Hebe foi sentida e as homenagens foram bonitas, mas tristes.

O Teleton merece elogios sempre mesmo. Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi Chica, muito obrigado pelo comentário. Ninguém ficará mais pobre por causa de R$5, por exemplo e acho a doação válida. A causa é série e as crianças merecem. Beijos!!!!

Sérgio Santos disse...

Oi Rita, obrigado pelo comentário. Você também. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Carlos, você tem razão, realmente é bem complicado mudar ou inovar em um formato desse tipo. Mesmo criticando a mesmice, tenho essa consciência. Mas ao menos a iniciativa é sempre válida. Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto, tá tudo indo e com você? O formato acaba ficando engessado mesmo e uma mudança acaba ficando complicada. Pelo menos a AACD continuará com seu importante trabalho. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Milene, na época do Show do Milhão, o programa ficou ótimo. Aliás, aquela atração do SBT fez um merecido sucesso e ainda é lembrada.

Sim, a Globo ainda libera seus artista, claro, não é quem o SBT pede e, sim, quem a própria Globo acha. Esse ano, por exemplo, foi o Tiago Abravanel, neto do Silvio e que hoje está em Salve Jorge.

Realmente a prioridade é a solidariedade e a doação. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Eder, muito obrigado pelo comentário e pela correção. Já alterei! Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Bia, obrigado por compartilhar sua concepção. Beijão.

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira, é uma grande iniciativa mesmo. A ausência de Hebe foi muito sentida, mas concordo com o seu comentário. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Smareis, muito obrigado pelo carinho e comentário. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Clau, o trabalho da AACD é admirável mesmo. Beijão.

Majoli disse...

Olá Sérgio, vim agradecer o carinho de sua visita e palavras lá no meu blog, obrigada.

Concordo contigo, tanto o Criança Esperança como o Teleton, são projetos sérios e de grande valor para crianças necessitadas.
Não tem como a gente cair nessa de que a meta não será atingida, essa parte eu não gosto de ver, perde um pouco a credibilidade do projeto em si.
Pior que tem muita gente que acredita.

Gostei do seu espaço.

Abraços de uma boa semana.

Sérgio Santos disse...

Oi Majoli, eu que agradeço. Seja bem-vinda. Beijos.

Anônimo disse...

O teleton é confiável porque é uma iniciativa do Silvio Santos e é parceiro da AACD. Já o criança esperança já ouvi de fontes confiáveis que a globo pega 20% do arrecadado e investe nos projetos, os outros 80% vão pro bolso deles. Fora que aquele show do CE com aquela tropa da globo é dose, aguentar Xuxa, Angélica, Luciano Huck, Ana Maria Braga, Didi E CIA apresentando shows de Daniel, Calypso e CIA é D-O-S-E.

ELAINE disse...

Sérgio, meu amigo! Parabéns pelo excelente post! Por todas as informações importantes sobre um evento de tamanha grandiosidade e importância para os menos necessitados que podem, ao menos uma vez no ano ser lembrados e terem suas necessidades expostas em busca de ajuda e em prol de melhores resultados! Como bem disse a Rita, que o dinheiro arrecadado por ser todo ele usado para o fim a que se destina! Um início de semana iluminado!
Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Trilhamarupiara disse...

Olá amigo, acredita que nunca assisti? mas sei que a causa é super nobre, tomara que seja ainda mais sucesso e beneficie muitas pessoas! Abraços e ótima semana amigo, volto somente na próxima terça, bom feriado!

Unknown disse...

O Sílvio é a alma do SBT, gosto muito dele, acho uma pessoa extremamente carismática.
e a causa é nobre e necessária, beijos

Sérgio Santos disse...

"Anônimo", obrigado pelo seu comentário. Porém, não vejo cabimento nessa sua afirmação. A Globo fatura com 5 minutos de intervalo quase a mesma coisa que uma edição do Criança Esperança. Qual o interesse dela em ficar com o dinheiro? Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Elaine, eu que agradeço o seu carinho! Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen, acredito sim! rs Bom feriado e boa viagem! Até a volta!!!

Sérgio Santos disse...

Oi Jeanne, também gosto muito do Silvio. Beijos e obrigado pelo comentário.

Uma Interessante Vida disse...

Esse tipo de ação é uma das mais lindas que existem... adoro o Silvio Santos, Sérgio. beijos e linda noite.

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie, é verdade! Beijos e boa noite! =)

Anônimo disse...

Eu achei estranho essas formas de conversar no ano de 2012🤔só tem eu aqui usando blog em pleno 2023?