segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Letícia Sabatella se destacou em "Nos Tempos do Imperador"

 A atual novela das seis, dirigida por Vinícius Coimbra, está em plena reta final e já foram muitas as críticas em cima do roteiro de "Nos Tempos do Imperador." De fato, a produção teve um desenvolvimento controverso e arrastado. Mas o folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão passa longe de ser ruim e há qualidades, como a representação da figura de Teresa Cristina, a imperatriz do Brasil. A personagem virou a queridinha do publico nas redes sociais e e destacou o talento da intérprete. 

Letícia Sabatella foi uma escolha certeira para interpretar a esposa de Dom Pedro II (Selton Mello). A atriz adotou um tom ameno e conformista que coube bem ao papel. Teresa Cristina de Bourbon nasceu como princesa no Reino de Duas Sicílias, sendo filha do rei Francisco I, pertencente ao ramo italiano da Casa de Bourbon e de sua esposa, a infanta Maria Isabel da Espanha. Um sotaque carregado para a imperatriz implicaria em uma caricatura ou em um exagero desnecessário. A atriz foi inteligente em não forçar demais e adotou uma prosódia bem sutil, sublinhando apenas algumas breves expressões em italiano, presentes no texto. 

Embora não tenha uma participação relevante no contexto histórico da família imperial, Teresa sempre foi muito elogiada em livros sobre a história do Brasil por conta de sua postura e personalidade, além de seu interesse por arqueologia. Conhecida como a "Mãe dos Brasileiros", a personagem ganhou relevância com a novela. E o telespectador se encantou com o perfil logo no início, ao contrário de Pedro II, que vem despertando mais antipatia a cada capítulo.

Isso porque o casamento do imperador com a imperatriz nunca teve amor e foi um arranjo entre famílias. Algo natural na época. Ainda assim, é impossível não sentir pena de Teresa e ranço do seu marido. Até porque os autores a colocam como uma mulher apaixonada e não correspondida. 

A trajetória de Teresa Cristina em "Nos Tempos do Imperador" é muito parecida com a de Leopoldina (Letícia Colin) em "Novo Mundo", dos mesmos autores, exibida em 2017. O conjunto que a cerca no roteiro é quase idêntico. No entanto, o conjunto que envolve Pedro II é bem menos atrativo que o de Pedro I. O que infelizmente acaba afetando a novela. Não é um folhetim que arrebata quem assiste. Pelo contrário, muitas situações são cansativas e não despertam atenção. A família real tem até perdido bastante destaque na reta final da trama, pois com o casamento das princesas todo o contexto se esvaziou. Mas nada afeta o desempenho de Letícia. 

A atriz é um dos pontos altos de "Nos Tempos do Imperador" e a história sempre ganha quando a personagem surge em cena. Aliás, vale elogiar as sequências que contaram com o talento vocal da atriz quando a imperatriz cantou para convidados ou simplesmente protagonizou um momento mais descontraído com as filhas. A parceria de Letícia com Selton Mello funciona, assim como a dobradinha ao lado de Bel Kutner, intérprete de Celestina, a dama de companhia. Os vários embates recheados de finas ironias, protagonizadas por Teresa e Luísa nos meses iniciais, também destacaram a boa dupla formada por Sabatella e Mariana Ximenes. 

O telespectador atualmente também tem o privilégio de ver o desempenho de Letícia na reprise de "O Clone", no "Vale a Pena Ver de Novo", onde viveu um de seus melhores momentos na carreira na pele da carismática Latiffa. E na reexibição de "Páginas da Vida", no canal Viva, onde interpretou a Irmã Lavínia. É sempre bom vê-la brilhando na televisão. 

"Nos Tempos do Imperador" está perto de seu fim e, em meio a tantos problemas visíveis no roteiro, uma das qualidades da novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão foi a presença de Letícia Sabatella na pele de Teresa Cristina. Um papel sob medida para a atriz. 

20 comentários:

chica disse...

Letícia é ótima atriz! abração, tudo de bom,chica

Pedrita disse...

sim, merecida postagem. a atriz comentou no encontro que pouco se falou de teresa cristina. que ela era muito querida por tudo o que fazia pelas pessoas. beijos, pedrita

Unknown disse...

leticia arrasou muito, merece todo o reconhecimento por ter dado vida a teresa cristina de uma forma tão respeitosa e doce que conquistou a todos.

Anônimo disse...

Que texto perfeito e uma pena estar numa novela tão ruim.

Gabriella disse...

Leticia sempre brilha mas toda a situação com a condessa deixou a novela ainda mais irritante e cansativa.

Unknown disse...

A Letícia Sabatella desempenhou com louvor a personagem Teresa Cristina. Sentirei saudades da minha novela preferida.

Luma Rosa disse...

Oi, Sérgio!
Gosto muito da atriz por ela ser dedicada e talentosa.
Um desserviço ensinarem a História do Brasil errado. Pelos relatos da época, era sabido que Teresa Cristina e o marido eram dedicados um ao outro e que quando estavam ausentes, escreviam cartas de amor, de dedicação e saudades. Ela era geniosa e cheia de quereres, bem diferente da personagem. Por outro lado, era amável e simples no trato com as pessoas. Ela foi uma das grandes incentivadoras da imigração de italianos, além do intercâmbio de peças arqueológicas. Ela tinha um acervo enorme.
Boa semana!!
Beijus,

Anônimo disse...

Mesmo com vários equívocos de condução do enredo por parte de Alessandro Marson e Thereza Falcão, Letícia Sabatella faz por merecer cada elogio ao seu desempenho como a imperatriz Teresa Cristina em "Nos Tempos Do Imperador", já em sua reta final.

Guilherme

Lulu on the sky disse...

Infelizmente não acompanho a novela, mas sou fã da atriz.

Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

Big Beijos,
www.luluonthesky.com

João Paulo disse...

A teresa foi só ok, n tenho nada contra a personagem, só acho ela meio sem sal, mas o seu fã-clube, pelamor... Gente de péssimo nível, que persegue, intimida e ameaça quem gosta de outros personagens ou shippa outros casais, n sei se é uma tendência, o fato é q comentar novela na internet tem se tornado uma experiência terrível com esse tipo de gente em ação.
Além desse fã-clube da teresa às seis, temos os fãs do casal nerrare às sete, que dão um show de racismo ao detonar a personagem rose, e os fãs da aline moraes às 9, que passam pano para as maiores barbaridades que a personagem bárbara faz, incluindo agredir uma criança.
Dá para perceber que muitos desses fãs são crianças e adolescentes, se nessa idade já agem desse jeito, imagine quando crescerem! Medo das próximas gerações...

Solange disse...

Falou tudo, João Paulo! Eu até curtia comentar ntdi no começo, mas essas pirralhas fãs da sabatela me fizeram pegar ranço, agr só vejo a novela na paz, sem comentar

Sérgio Santos disse...

É sim, Leticia.

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Uma pena, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Deixou mesmo, Gabi.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Luma.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Gui.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Confesso que estou por fora disso, João Paulo, pq comentei pouco a novela nas redes.