segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Romance de Vitória e Clemência é o maior acerto da reta final de "Nos Tempos do Imperador"

 A atual novela das seis, escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão, dirigida por Vinícius Coimbra, entra em sua última semana sem grandes viradas ou acontecimentos. A guerra entre Brasil e Paraguai se encaminha para o fim e todos já conhecem os desdobramentos que vêm a seguir. Mas os autores acertaram em cheio em um núcleo que se mostrou deslocado ao longo da história. Isso porque saíram da mesmice e apostaram em um 'plot twist' ótimo: a paixão entre Vitória e Clemência.


Maria Clara Gueiros e Dani Barros sempre estiveram muito bem ao longo da novela. Porém, suas personagens são de um núcleo cômico que nunca teve função no enredo e Clemência chegou a sumir por alguns meses da trama (a personagem tinha abandonado o marido e fugido com um amante). Quando a esposa de Quinzinho (Augusto Madeira) voltou, um triângulo amoroso acabou criado e as duas passaram a brigar por ele. No entanto, com a história entrando em seus momentos finais, os autores desenvolveram um bonito sentimento entre as duas. 

O saturado clichê da rivalidade feminina por causa de um homem foi deixado de lado através do amor que Clemência passou a nutrir por Vitória, que inicialmente não se deu conta do que estava sentindo. Após ter se segurado por um longo tempo, a ex de Quinzinho se declarou para a ex-rival, que se chocou e acabou se afastando.

No entanto, não demorou para constatar que estava sentindo a mesma coisa e as duas se beijaram em uma linda sequência bem dirigida pela equipe de Vinícius Coimbra. E melhor ainda ver o casal em uma novela das seis. 

Vale destacar ainda o bom diálogo das personagens em uma alusão ao que poderia acontecer no futuro. Afinal, a história se passa no século XIX, por volta de 1867. "Nunca tinha sentido isso antes. Com você me sinto viva." "Como vai ser agora?" "Não sei. É absurdo pensar na opinião dos outros. É nossa vida." "Não vão aceitar." "Podemos manter a discrição. Será nosso segredo. Nossa joia. Vamos deixar ela bem guardadinha no fundo do armário." "Por enquanto. Chegará o dia em que o amor será livre, sem armários". 

É a terceira vez que um folhetim das 18h exibe um beijo entre iguais. A primeira foi em "Orgulho & Paixão", de 2018, trama irretocável de Marcos Berstein, através de Luccino (Juliano Laham) e Otávio (Luiz Henrique Muller). Já a segunda foi na fraca "Órfãos da Terra", de 2019, com Camila (Anaju Dorigon) e Valéria (Bia Arantes). Uma pena que os três casais foram desenvolvidos apenas na reta final de cada novela. E o beijo dado nas últimas semanas de enredo. Ainda assim, não deixa de ser um progresso que merece ser elogiado. Só que a teledramaturgias precisa de mais. Falta um longo caminho. 

"Nos Tempos do Imperador" chega ao fim nesta sexta-feira (04) e o casal formado por Vitória e Clemência é o maior êxito da reta final da novela. Maria Clara Gueiros e Dani Barros estão com um merecido destaque.

6 comentários:

Pedrita disse...

lindo demais! tudo muito delicado e bonito. beijos, pedrita

chica disse...

Muito legal te ler sempre! abração, ótimo fevereiro! chica

Lulu on the sky disse...

Não acompanho essa novela.

Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

Big Beijos,
www.luluonthesky.com

Sérgio Santos disse...

Muito bonito, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica!

Sérgio Santos disse...

Bjs, Lulu!