segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Françoise Forton era sinônimo de elegância e talento

 O Brasil perdeu Françoise Forton neste domingo, dia 16, após quatro meses de internação para o tratamento contra um câncer que começou na região da bacia e chegou aos pulmões. A grande atriz tinha 64 anos e partiu precocemente. Nascida no dia 8 de julho de 1957, era filha de pai francês e mãe brasileira. 

A intérprete enfrentava um câncer pela segunda vez. A primeira foi em 1989, época em que brilhava como Helena Trindade, em "Tieta". Françoise contou em algumas entrevistas que se dividia entre o consultório médico e o estúdio da televisão. Foi o trabalho que lhe deu força para encarar a doença. Seu amor pelo ofício era visível em cada participação na TV (foram mais de 40 produções, entre novelas e séries) ou em peças teatrais. 

Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", como Luna, exibida na Globo. Desde então, não parou mais e um de seus tipos mais marcantes foi a Tetê, de "Estúpido Cupido", em 1976, que retratava a sociedade brasileira na época.

Várias novelas contaram com seu talento ao longo de seus mais de 50 anos de carreira. "Bebê a Bordo" (1988); "Meu Bem, Meu Mal" (1990); "Perigosas Peruas" (1993); "Quatro por Quatro" (1994), "Explode Coração" (1995); "Uga Uga" (2000); "O Clone" (2001); e "Kubanacan" (2003) foram algumas delas. 

A sua personagem mais popular foi a perua Meg, de "Por Amor", em 1997, novela de sucesso de Manoel Carlos. Até hoje o público lembra com carinho da ricaça que não desgrudava de sua cachorrinha (da raça pug) de estimação. Aliás, o porte elegante e o refinado gestual sempre atraíram perfis de milionárias para a atriz. Ainda assim, conseguia diferenciá-los com sua grande atuação. 

Em 2004, foi para o SBT onde atuou em "Seus Olhos" e "Os Ricos também choram" (2005). Em 2006, migrou para a Record e esteve em "Cidadão Brasileiro", "Luz do Sol" (2007), "Caminhos do Coração" (2008), "Promessas de Amor" (2009), "Ribeirão do Tempo" (2010) e "Louca Família". Já em 2013, retornou à Globo e atuou em "Amor à Vida", quando viveu a divertida Gigi. Também esteve em "I Love Paraisópolis" em 2015 e no mesmo ano aceitou o desafio de competir na "Dança dos Famosos", onde fez bonito em todas as rodadas. Em 2017, esteve na novela "Tempo de Amar" na pele de mais uma personagem refinada, a linda Emília Macedo. 

A atriz amava qualquer participação que a tirasse de sua zona de conforto e em 2018 aceitou competir no "Super Chef Celebridades", quadro de sucesso do "Mais Você", comandado por Ana Maria Braga. Era a mais velha do elenco e uma das mais animadas. Se dedicava a tudo o que fazia. Em 2019, voltou para a Record, onde atuou em sua última novela, "Amor sem Igual". Emocionou na pele da cafetina Olympia, que na verdade se chamava Emília. Se despediu do público com um perfil que a valorizou. 

Françoise Forton era uma das atrizes mais elegantes do meio artístico e muito respeitada por todos. Sua carreira no cinema teve mais de cinco décadas, com filmes como "Marcelo Zona Sul" (1970), "Jardim de Alah" (1980), "Léo e Bia" (2010) e "Coração de Cowboy" (2018). Também participou de diversas montagens teatrais e ganhou prêmios, como do Festival Internacional de Angra, pelo seu trabalho em "Chopin Sand?", de 2011. A intérprete deixa o marido, o produtor cultural Eduardo Barata, e o filho, Guilherme Forton Viotti, fruto de seu primeiro casamento. 

14 comentários:

Anônimo disse...

Que tristeza.

Anônimo disse...

Françoise Forton, assim como vários consagrados colegas de profissão, primava pela dedicação a cada projeto de que participava, dona de uma elegância singular. Que descanse em paz e os familiares sejam confortados por Deus.

Guilherme

Isa Sá disse...

Eu vi essa novela cá em Portugal. Por isso me lembro dela.


Isabel Sá
Brilhos da Moda

Lulu on the sky disse...

Ela era uma boa atriz. Acompanhei alguns trabalhos dela na TV.
Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

Big Beijos,
www.luluonthesky.com

Rafa disse...

Conheço mais ela pelas novelas da Record, Os Mutantes e Amor sem Igual. Sempre achei ela muito elegante mesmo e a Olimpia realmente foi um ótimo personagem. Ela arrasou na novela. Uma pena a perda ��

Adriana Helena disse...

Sérgio, que tristeza a perda desta grande e bela atriz, elegante, sofisticada e tão jovem!!
É um alerta sobre o câncer, exatamente o que levou embora a minha querida tia no ano passado e sofro muito com a perda....
Linda homenagem a que fizestes Sérgio, relembrando os belos trabalhos da Françoise...
Tenha uma semana excelente amigo!! :))))

Jovem Jornalista disse...

Uma grande atriz que o Brasil perdeu!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Muita, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo mt, Gui.

Sérgio Santos disse...

Querida, Isa.

Sérgio Santos disse...

Triste, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Arrasou mesmo, Rafa.

Sérgio Santos disse...

Demais, Dri....

Sérgio Santos disse...

Grande, Emerson.