sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Tudo sobre a entrevista com atores de "Espelho da Vida" e o passeio pela mansão da Júlia Castelo

Na quinta-feira passada (24/01), fui convidado para uma entrevista com os atores Vitória Strada, Rafael Cardoso, João Vicente de Castro e Letícia Persiles nos Estúdios Globo, Curicica, Rio de Janeiro. Também para visitar a mansão de Júlia Castelo, principal cenário de "Espelho da Vida", melhor novela da Globo atualmente. Foi um dia muito especial e vou compartilhar tudo com vocês que me acompanham sempre.


Foram onze jornalistas/blogueiros convidados e o primeiro entrevistado foi João Vicente de Castro. Debochado (no bom sentido da palavra), o ator brincou um pouco com todos durante o bate-papo e contou um pouco sobre a dificuldade de interpretar um perfil tão controverso como o Alain. "No início, o personagem era muito difícil de engolir, duro, agressivo. Ele foi mudando aos poucos", disse o ator. Ainda comentou que às vezes é alertado pelo diretor Pedro Vasconcellos quando está gravando como Gustavo Bruno, o grande vilão em 1930: "Esse aí é o Alain, João". Isso porque o tom de voz do vilão é mais baixo que o de Alain.

Letícia Persiles foi a segunda entrevistada. A atriz não escondeu a alegria em trabalhar pela terceira vez com Elizabeth Jhin, autora que a escalou para viver a mocinha de "Amor Eterno Amor" (2012) e a melhor amiga da heroína de "Além do Tempo" (2015). Ficou surpresa pelo convite para entrar na novela já em andamento e adorou o perfil de Maristela, amante de Coronel Eugênio (Felipe Camargo), em 1930.
Letícia ainda confessou que não sabia que também participaria da história no presente e se animou bastante com Letícia, psicóloga de Daniel (Rafael Cardoso), que entrou recentemente no folhetim. Embora não acredite em qualquer religião, a atriz disse querer experimentar uma regressão algum dia.

Rafael Cardoso foi o terceiro a chegar e sua educação é admirável. Não se esquivou de nenhuma pergunta, brincou, e até demorou um pouco para deixar a sala de entrevistas porque ficou tirando foto com todos e conversando. O ator falou de como está satisfeito com essa história e fez piada sobre as poucas cenas de Danilo nos primeiros meses: "Várias pessoas na rua me perguntavam se eu estava mesmo na novela ou se já tinha sido escalado para outra. Mas eu brinco com o Pedro (diretor) que quero sempre fazer novela com ele porque nessa eu gravava uma vez por semana. Era quase férias." Mas agora o intérprete vem ganhando cada vez mais sequências, tanto no passado quanto no presente. E Rafael comentou sobre a sua expectativa para o encontro de Daniel e Cris: "Estou esperando por esse momento desde o início. Acho que vai ser lindo". Perguntado sobre as torcidas divididas do público ("Junilo" e "Crislain"), o ator provocou uma gargalhada geral: "Olha, quando Daniel chegar não vai ter pra Alain, não. Sinto muito. Perdeu, playboy".


Perguntado como era seu processo de construção de dois mocinhos em um só, após o vilão Renato, de "O Outro Lado do Paraíso", o ator disse: "Acho que cada processo é um processo. Não tenho um processo meu fixado. Vou descobrindo coisas. Até porque é uma obra aberta. Com Renato tivemos uma preparação muito grande. Aqui são dois personagens, mas muito parecidos. A mesma alma e as diferenças são as vivências. Daniel tem uma casca um pouco mais grossa desse mundo louco que vivemos. E eu comecei a pintar muito mais, a fotografar muito mais..." Perguntado se pode rolar algo entre Daniel e Letícia, respondeu: "A tensão sexual existe entre a analista e a analisado. Mas é mais pela parte da Letícia. Ele sente, mas tem a sapiência de deixar de lado".


E Vitória Strada fechou o ciclo de entrevistas com chave de ouro. Simpática e sem qualquer estrelismo, fez questão de beijar todos os presentes antes do início da conversa. Não demorou para a entrevista se transformar em um bate-papo entre amigos de infância. Ela falou sobre a felicidade de estar vivendo sua segunda protagonista seguida em seu segundo trabalho na televisão e comentou sobre a riqueza do enredo de Elizabeth Jhin. Perguntada se 'shippava' Junilo ou Crislain, defendeu as duas relações: "Não tenho uma torcida. Vivo isso tão intensamente que entendo de várias maneiras. Sou libriana. Penso nos dois lados. Tem meu lado romântico que acredita naquele amor puro e lindo, mas tem meu lado que acredita no amor que um aprende com o outro. Só sei que eu, Vitória, to sem amor agora. Amo pela Cris". Também brincou com a intensidade das torcidas: "Percebi um lado mais passional nas pessoas. Não podia postar vídeo com o Rafael Cardoso porque estava declarando torcida, não podia postar com João Vicente..." E o momento mais engraçado foi ouvir os relatos da atriz sobre as peripécias de sua mãe, Marizete, ao lidar com a sua fama. De rolar de rir. Vitória até fez um vídeo com todos nós especialmente para Dona Marizete.


Já o passeio pela mansão de Júlia Castelo foi um show à parte. Apenas eu e duas amigas (Mariane e Letícia, também blogueiras) conhecemos o principal ambiente de "Espelho da Vida". O projeto arquitetônico é impressionante: a mesma mansão representa o passado e o presente. Quem observa a casa em ruínas pela televisão não imagina que nos fundos a construção está belíssima, fazendo jus aos imponentes casarões das famílias ricas de 1930. São duas casas em uma. O interior, no entanto, é praticamente todo destruído e empoeirado, representando o estado deplorável do lugar quase 90 anos depois do assassinato de Júlia. O clima do lugar realmente é bem aterrorizante e fica difícil não lembrar dos instantes de tensão protagonizados por Isabel (Alinne Moraes) e Guardiã (Suzana Faini). Fiz 165 fotos de cada cômodo da mansão (que tem ar condicionado para os atores não sofrerem no calor infernal do Rio) e de detalhes da cidade cenográfica ---- que podem ser conferidas na página do blog no Facebook aqui.


Um detalhe importante e que muitas vezes passa despercebido é a vizinhança do lugar. Em 1930, as casas que estão na mesma viela da mansão luxuosa se mostram em ótimo estado e o local parece pacato e agradável para se morar. Mas as mesmas casas estão em ruínas em 2018/2019, assim como a mansão da protagonista. Isso porque todo mundo fugiu daquele lugar depois do assassinato de Júlia Castelo. Observar esse paralelo ao vivo foi impactante, até pelo minucioso trabalho da equipe da novela. Que produção primorosa. Dois ambientes totalmente distintos em um mesmo local. Deu vontade de ficar ali o dia todo (mas antes de anoitecer, claro).


"Espelho da Vida" está cada vez melhor e só tenho a agradecer o convite da Globo para bater um papo com os atores da novela e conhecer a misteriosa mansão da mocinha da história de Elizabeth Jhin. Valeu cada minuto.


25 comentários:

Chaconerrilla disse...

Acabei de ver as fotos no facebook. Que produção incrível, que lugar maravilhoso! Acho que todo noveleiro queria ter essa oportunidade, né? Ami as entrevistas com os atores e estou cada vez mais ansiosa para os próximos capítulos da novela. Não perco um!

Yasmin disse...

Tu tá chique demais, Serginho!!!! Adorei essas entrevistas e as fotos me deixaram maravilhadas!!!!!!! QUE SONHO CONHECER ESSA MANSÃO!!!!!!!

Anônimo disse...

O RAFAEL DISSE PERDEU PLAYBOY???? HAHAHAHAHAHAHAHAHHA AMEI!

Valéria disse...

João Vicente é lindo mesmo como na TV? Ele parece ser bem alto! Que presença!

Andressa Mattos M. disse...

Adorei, Sérgio. E que alegria ver os atores sendo tão queridos com você. Você merece esse reconhecimento. E não tinha ideia que a mansão nova e velha era a mesma. Chocada.

Vera Lúcia Sampaio disse...

Adorei as fotos! Trabalho primoroso da Globo. Tudo parece muito real.
Achava que essa mansão era verdadeira, aí mesmo em Tiradentes ou Mariana.
Obrigada por compartilhar conosco essas
fotos maravilhosas.

Anônimo disse...

Que viagem! Se eu me senti assim só vendo suas fotos, imagine vc lá. AMEI!!!!!

Lulu on the sky disse...

Que delícia de entrevista hein Sérgio? Eu sonho em conhecer o Projac!
Estou com uma Pesquisa de Público no blog e convido você para participar.
big beijos,
Lulu
www.luluonthesky.com

Xaiene disse...

ADOREI CADA FOTO, CADA PALAVRA DAS ENTREVISTAS, SEUS RELATOS, TUDO.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Que legal! Adoro o departamento de mídias sociais da TV Globo que sempre valoriza nós, blogueiros. Espelho da Vida, na minha humilde opinião, é uma trama que não é linear e, por isso, uma parte dos telespectadores fica confusa. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Elisabete disse...

Excelente reportagem!
Bom domingo.

Unknown disse...

Sérgio você merece todo sucesso e prestígio do mundo . Espero que o seu blog ganhe tb o you tube . Parabéns

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sérgio Santos disse...

Idem, Chaconerrilla!!!

Sérgio Santos disse...

Foi maravilhoso, Yasmim!!!

Sérgio Santos disse...

Disse, anonimo..kkkk

Sérgio Santos disse...

Ele é alto sim, Valéria.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Vera.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Honrado, Xaiene.

Sérgio Santos disse...

Acho a novela perfeita, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Elisabete.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Unknown. Mas Youtube não dá pq escrevo melhor do que falo...kkkk