sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

"Espelho da Vida" é a novela atual de maior repercussão

Audiência e repercussão nem sempre andam juntas. Muitas vezes uma novela pode ser um sucesso nos números do Ibope e ter uma repercussão nula ou cair na boca do povo e ter médias bem baixas. Mas, claro, também pode existir a junção perfeita, sonho de qualquer autor: êxito nos números e no burburinho. Não é uma ciência exata. "Espelho da Vida" é o maior exemplo atual de controvérsia entre esses pontos.


A história de Elizabeth Jhin enfrentou sérias dificuldades ao longo dos meses no quesito audiência. As médias sempre eram baixas demais e derrubaram os índices do sucesso de "Orgulho e Paixão", primorosa trama de Marcos Berstein. Infelizmente, um fracasso nos números. No entanto, o enredo da autora sempre despertou atenção e interesse dos telespectadores fiéis. E esse interesse foi aumentando à medida que o folhetim se desenvolvia, provocando debates acalorados nas redes sociais.

Inúmeras teorias a respeito do mistério envolvendo o assassinato de Júlia Castelo (Vitória Strada) são expostas e amplamente discutidas entre as pessoas, assim como as torcidas a respeito do destino amoroso da mocinha: "Crislain" e "Junilo" são os 'fandons' que mais se enfrentam na internet desde que a novela estreou.
Afinal, Cris deve ficar com Alain (João Vicente de Castro) ou Daniel (Rafael Cardoso) que entrou em plena reta final e já conquistou boa parte do público? Jhin vem desenhando de todas as formas o final feliz entre Cris e Daniel; afinal, Julia e Danilo representam um amor que ultrapassa o tempo e em todas as vidas o casal não conseguiu ficar junto por causa da inveja dos demais.

Porém, mesmo com esse final sendo muito bem construído pela autora através de várias cenas bem entrelaçadas de passado e presente, as discussões e brigas continuam. E seguirão até o último capítulo. Assim como a indignação de parte dos telespectadores só porque o 'seu final' não será o escolhido. Isso é comum em qualquer folhetim que promova divisões de pares. Vide a guerra entre os fãs de "A Vida da Gente", em 2011, em virtude dos casais Ana e Rodrigo e Manu e Rodrigo (Fernanda Vasconcellos, Rafael Cardoso e Marjorie Estiano). Ou os enfrentamentos nas redes sociais a respeito do destino de Eliza (Marina Ruy Barbosa), em "Totalmente Demais" (2015) ----- uma parte torcia por Jonatas (Felipe Simas) e outra Artur (Fábio Assunção). Isso apenas para citar dois exemplos. Aliás, a irretocável trama de Lícia Manzo, assim como "Espelho da Vida", não teve uma audiência estrondosa. Mas o burburinho era imenso, ainda mais em uma época onde nem era tão normal comentar novela em ''tempo real" ---- Twitter era bem recente e Instagram nem existia. Já a das sete reuniu imenso sucesso e repercussão.

A atual produção das seis é a melhor no ar de longe. A qualidade da história de Elizabeth impressiona, assim como sua ousadia na forma de contá-la. Viagem no tempo através de um espelho se mostrou genial e inserir o mocinho no presente apenas na reta final foi de uma coragem absurda. A direção de Pedro Vasconcelos é ótima, a construção dos personagens em 1930 e em 2019 impecável, e o elenco repleto de atores talentosos e com destaque. A trama ter a maior repercussão atualmente é fruto do merecimento da equipe e principalmente da autora. "Malhação - Vidas Brasileiras" é um fracasso e pela primeira vez na história do seriado adolescente não há qualquer reverberação em torno do enredo ou personagens. "Verão 90" ainda é muito recente, enquanto "O Sétimo Guardião" não repercute nem para se falar mal. "Jesus", na Record, nem parece que ainda está em exibição e "As Aventuras de Poliana", no SBT, perdeu o fôlego com o tempo.

A pouco mais de um mês para seu final, "Espelho da Vida" faz por merecer essa grande influência na paixão do público. E não é só nas redes sociais. As pessoas comentam nas ruas sobre os desdobramentos. É uma história fascinante que prende pela habilidade da autora em desenrolar o imenso novelo que construiu tão inteligentemente. Aliás, a audiência vem reagindo muito bem e aumentando a cada capítulo, principalmente agora que acabou o famigerado Horário de Verão. A trama vem atingindo os 20 pontos e chegando a picos de 23 ---- em seu início marcava em torno de 14. É difícil até imaginar como será a reação do público e dos números quando o aguardado encontro de Cris e Daniel finalmente acontecer em 2019.

23 comentários:

Andressa Mattos M. disse...

Até Sete Vidas mesmo que também não teve uma audiência imensa teve uma grande repercussão com os debates sobre os sete irmãos e os romances. Maravilhosa crítica. Vem logo, Daniel!!!!!

Anônimo disse...

QUANDO O DANIEL E A CRIS VÃO SE VER???? NÃO AGUENTO MAIS ESPERAR!!!!!!!

Nina disse...

Merece. É a única que repercute vamos deixar bem claro.As outras ninguém ouve falar e muito menos comenta na internet. Essa Verão 90 é recente mas já tá sendo espinafrada por todo mundo.Espelho da Vida é maravilhosa. Aguardando o Daniel no presente e no Brasil!!!!

Heitor disse...

A Jhin é bem ousada. Nunca vi o mocinho entrar só na reta final e ainda bem que vimos ele no passado esse tempo todo. A cena de hoje do Felipe Camargo com a Vitoria Strada foi show.

Letícia Guignone disse...

Ah!! Esse encontro da Cris com o Daniel, vai abalar as estruturas do Twitter, rsrsrs. Ótimo post =)

Anônimo disse...

"As Aventuras de Poliana" perdeu o fôlego, sim. Mas todas as infantis do Sbt perderam. Teve uma idolatria com "Carinha de Anjo", só que essa também perdeu o fôlego e ninguém criticou. Pelo contrário, só elogiou. A saga de Dulce Maria começou a enrolar rápido com acontecimentos irrelevantes e isso aconteceu com todas. É comum nas novelas do sbt. Só acho que críticos exaltaram demais a trama de Dulce como se acontecesse ali algo diferente das outras.

Anônimo disse...

Sérgio, só de pensar que faltam poucos capítulos já da um nó na garganta. Desde o início, quando boa parte do público dava as costas pra novela, achei a trama bem interessante e ousada e fico feliz pela guinada na trama e o reconhecimento ainda que tardio. Antes tarde do que nunca, né. kkkk

Ainda sobre a Jhin, já ficou sabendo sobre a possível nova trama dela. Acabei de ler uma nota a respeito...

"Déjà vu

Envolvida com a reta final de Espelho da Vida, a autora Elizabeth Jhin tem uma história que pesquisa há anos sobre déjà vu, sensação desencadeada por um fato presente que faz com que a pessoa sinta ter visto ou vivido uma situação anterior. Jhin deve desenvolver uma história em cima do assunto e apresentar a Globo para mais uma novela."

A princípio eu pensei que seria repetitivo pq a Cris passa por situação semelhante na atual novela das seis, mas cheguei a conclusão que o deja vu utilizado em EDV serviu apenas como um pontapé inicial a trama da protagonista. Se essa futura trama vier a se concretizar, só posso dizer: VEM kkk.

Anônimo disse...

Amo essa novela e adorei seu texto! assim como falaram aí, desde o início eu achei a trama muito interessante, ousada. Mas como boa ariana que sou, ja to quase infartando por causa da demora de daniel e Cris se encontrarem! essa novela não é pra gente impaciente que nem eu não kkk

Anônimo disse...

O início lento da trama prejudicou muito a audiência da novela, o relacionamento da Cris e Alain que sempre foi ZZzzzzZzz que na minha opinião afastou público, pq muita gente não comprou Alain de "mocinho", o que ele realmente nunca foi e muitos não entenderam isso, (não consigo gostar do Alain e depois de conhecer Gustavo Bruno tô sem entender o pq ele merece redenção, tinha é que sofrer mais, não importa se ele se arrependeu depois, queria mais é que Isabel fodesse com a vida dele de vez), mas como já disse uma vez, sempre vi potencial na trama, o texto de Espelho da Vida sempre foi caprichado e isso ficou bem mais nítido quando Jhin começou a focar no que realmente importa, é uma injustiça essa novela ter uma audiência "ruim"... e ainda tem aquela bomba da malhação, meu deus, que temporada medonha, eu fico sem entender como essa bomba está tendo mais tempo de exibição do que espelho da vida que nessas últimas semanas só faz a audiência subir, e outra ao invés de esticarem Espelho da Vida, e encurtar malhação, o novelão vai terminar antes de malhação, certo?

Dias atrás fiquei pensando em como Espelho da Vida deveria ter começado, a primeira cena deveria ter sido algo bem impactante, Cris de cara já sonhando com o assassinato da Júlia, mantendo o suspence da trama claro, sem revelar nada, apenas Júlia levando o tiro, a trama da novela começando aí, sem enrolação, deveriam ter explorado mais a vida passada dos personagens, é triste saber que esse novelão vai ficar no ar por 1 mês praticamente quando ainda se tem bastante historia para contar, agora tá bem evidente que Espelho da Vida não precisava de toda aquela lentidão do começo, pq é uma novela bem rica, com boas historias e personagens... de qualquer forma, concordo e muito com seu texto Sérgio, Espelho da Vida desde o começo sempre teve uma certa repercussão, o "fandom" da novela é bem ativo e caloroso haha

Nich

Chaconerrilla disse...

Simmmm, "Espelho da vida" repercute muitoo. Afinal, como não amar esse novelão? Confesso que fico muuuito feliz em ver a novela reagindo. Queria que os números fossem estratosféricos para compensar o início com baixa audiência, mas já é pedir demais. Mal posso esperar pelo "reencontro" de Daniel e Cris. Vai ser muito emocionante. Também não vejo a hora de assistir a cena que Cris descobre que André é filho de Júlia e Danilo

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Com certeza, Espelho da Vida, atualmente, é a melhor novela da TV Globo. Já comentei no meu blog. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Sérgio Santos disse...

Isso, Andressa!!!!

Sérgio Santos disse...

Só na última semana, anonimo... kkkk

Sérgio Santos disse...

Isso, Nina.

Sérgio Santos disse...

Foi mesmo, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Letícia!!!

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo, todas perderam.

Sérgio Santos disse...

Será, anonimo??? Tomara!!

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo hahahaha

Sérgio Santos disse...

Onde eu assino, Nich????

Sérgio Santos disse...

Eu também, Chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Abçs, Fabio.

Unknown disse...

Melhor novela do momento