sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

"O Sétimo Guardião" é um conjunto de equívocos

A atual novela das nove está quase na metade de seu percurso e até agora não disse a que veio. "O Sétimo Guardião" estreou cercada de expectativas porque marcava a volta do realismo fantástico ao horário nobre da Globo, estilo que virou uma especialidade de Aguinaldo Silva. O primeiro capítulo, inclusive, iniciou a história com pé direito: muitas cenas ótimas, conflitos promissores e um clima misterioso que parecia enriquecer o conjunto. Mas não demorou para a constatação de uma mera propaganda enganosa.


O enredo parece não andar e se arrasta ao longo dos meses. Aliás, que enredo? Muitas vezes há a sensação da inexistência de uma história para contar. A fictícia cidade de Serro Azul tem uma fonte milagrosa com sete guardiães que a protegem. Tudo bem, mas e daí? Até agora os sete encarregados se mostram bem inúteis na função, uma vez que a vilã Valentina (Lília Cabral) consegue acessar o lugar com facilidade e já levou seus cúmplices Otávio (Tony Ramos) e Marcos Paulo (Nany People). Até mesmo Sampaio (Marcello Novaes) e Robério (Heitor Martinez) foram lá espionar e roubar água. E por que sete escolhidos? Como essa escolha foi feita? Qual a história de cada um? Não houve interesse em contar.

O romance dos mocinhos nunca funcionou. Gabriel e Luz são protagonistas antipáticos e, infelizmente, Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa não tiveram a menor química. Tanto que a separação do casal por causa da missão do rapaz de ser o sétimo guardião não provoca qualquer tipo de torcida para que se reaproximem. Os personagens, inclusive, pouco acrescentam, por mais estranho que pareça.
Afinal, são classificados como perfis principais. Mas não têm densidade e nem elementos que despertem interesse. O mesmo vale para a suposta grande vilã. Lília Cabral não consegue brilhar na trama em virtude da falta de ação de sua dita antagonista. Seu único feito é perseguir o gato León. Gato esse que era um dos grandes atrativos da história, até perder a importância com o tempo. Tanto que o realismo fantástico mal é utilizado. Tem a fonte que cura e o homem que vira gato. As poucas situações apresentadas além disso foram gratuitas e toscas, como a chegada de Firmina (Guida Vianna) em um tornado e o carro voador de Ypiranga (Paulo Betti) ---- qual o intuito?

Nem mesmo o conflito envolvendo o fato de Murilo (Eduardo Moscovis) ser o pai de Luz empolga. Tanto que era bem mais interessante quando ele era um gato quase integralmente. Nada contra o talentoso Du, mas até esse personagem parece deslocado. Seria interessante ver o romance do ex-guardião castigado da fonte com Judith, sua grande amiga e parceira de anos. Isabela Garcia está ótima e seu papel é bem mais atrativo que o da dita mocinha. Ela, por sinal, defende a fonte com muito mais competência que todos os guardiães juntos. Mas o autor quer mesmo juntar Murilo com Neide (Viviane Araújo), a mãe de Luz que até hoje procura o paradeiro da filha.

Aliás, os núcleos paralelos são uma negação. Um amontoado de personagens avulsos e com enredos totalmente descartáveis. A única exceção é a trama de Mirtes (Elizabeth Savalla) e Stela (Vanessa Giácomo). Mirtes é a verdadeira víbora da novela e merecia muito mais espaço. O núcleo da sogra e da nora que se odeiam é o único que proporcionou cenas merecedoras de elogios nos últimos meses, mesmo tendo pouco destaque. Pena que o foco no alcoolismo de Stela tenha sido simplesmente abolido sem maiores explicações. O romance dela com o marido José Aranha (Paulo Rocha), um dos guardiães, também não chegar a empolgar.

Lamentável ver a talentosa Flávia Alessandra protagonizando cenas bobas em torno de um filme que Rita de Cássia quer participar sobre a rotina de Serro Azul. Foram várias cenas repetitivas da atriz sendo filmada por Leonardo (Jaffar Bambirra) de biquíni em uma cachoeira. Uma pena que Flávia tenha acabado nessa produção e não na próxima das nove, escrita por Walcyr Carrasco. O autor foi o que mais a valorizou na carreira e agora dificilmente seria diferente. E o que dizer da trama em cima do fetiche de Joubert em usar calcinhas? Milhem Cortaz merecia mais. Até mesmo o inicialmente convidativo romance de João Inácio (Paulo Vilhena) com a ex-prostituta Stefânia (Carol Duarte) não teve um bom desenvolvimento. Os personagens nem aparecem.

O mau aproveitamento do elenco é um dos muitos problemas da produção. O já citado Tony Ramos ganhou um vilão deslocado e que funciona como mera "orelha" para Valentina. E olha que Valentina nem é uma boa vilã. Marcelo Serrado e Carolina Dieckmann fazem parte de uma das piores tramas do folhetim e até agora não foi possível compreender o objetivo daquele conflito do machista Nicolau com a passiva Afrodite. Nem mesmo a revolta da esposa, finalmente enfrentando o marido, promoveu uma boa virada. A situação dos três filhos do casal também não disse a que veio: o rapaz que adora dançar (Bebeto - Eduardo Speroni) continua na mesma e a menina que ama lutar (Diana - Laryssa Ayres) tem conseguido treinar sem problemas, enquanto Rivalda (Giulia Gayoso) vem se revelando uma vilã sem maiores justificativas.

Já o bordel de Ondina (Ana Beatriz Nogueira) é o mais desanimado da história da teledramaturgia. O núcleo nunca apresenta situações relevantes e é lamentável ver uma profissional do estofo de Ana Beatriz com um papel tão desinteressante. Nem mesmo Adamastor (Teodoro Cochrane), figura que prometia roubar a cena, consegue bons momentos. Outros nomes subaproveitados são Inês Peixoto (Socorro), Julia Konrad (Raimunda), Leopoldo Pacheco (Feliciano), Adriana Lessa (Clotilde), Fernanda de Freitas (Louise), Marcos Caruso (Sóstenes), Matheus Abreu (Maltoni) e Giullia Buscacio (Elisa). Os dois últimos, vale ressaltar, formam um lindo casal, mas raramente ganham oportunidade de destaque. E o romance tinha tudo para ser o melhor do enredo. Como ponto positivo do folhetim, além das mencionadas Mirtes, Judith e Stela, está a divertida Marilda, sendo muito bem interpretada por Letícia Spiller, que forma uma boa dupla com Dan Stulbach, o prefeito Eurico. Nany People também vem brilhando. No mais, fica difícil selecionar algo.

"O Sétimo Guardião" fica no ar até maio. Ou seja, ainda tem muita novela pela frente. Todavia, a chance de engrenar e melhorar está cada vez menor. O roteiro parece sem rumo e com poucas possibilidades de viradas convidativas. Um verdadeiro conjunto de equívocos. A audiência segue baixa e a repercussão nula. Para culminar, a direção de Rogério Gomes não parece em sintonia com o que vem sendo escrito por Aguinaldo. Há um certo exagero no tom de suspense em uma trama que já se revelou por completo. Pena.

36 comentários:

William O. disse...

Não entendo alunos terem brigado pra assinar o roteiro dessa coisa. É uma das piores novelas que já vi. Teu texto resume tudo o que acho.

Anônimo disse...

Sérgio, que análise perfeita sobre "O Sétimo Guardião"! Um "folhetim" que tem muito em comum com "Malhação - Vidas Brasileiras" (não adianta, alfinetarei essa temporada até 17 de abril, data de seu término). Além de todos os pontos que você destacou no texto, gostaria de destacar o fato de que as duas "obras de ficção" já eram desacreditadas antes mesmo da estreia sobretudo por pessoas que mantêm espaços online sobre teledramaturgia. Enquanto ainda restam 79 capítulos para Aguinaldo Silva tentar conferir alguma dignidade à sua história, nenhum dos 44 capítulos restantes do enredo de Patrícia Moretzsohn será capaz de melhorar a reputação da futuramente esquecível temporada ainda no ar. Fugindo um pouco do foco da publicação sobre a atual novela das 21h15min, você soube que "Dias Felizes" teve seu título alterado para "A Dona Do Pedaço"? Sinceramente, não reconheço mais a Rede Globo!

Anônimo disse...

Nenhum crítico até agora tinha resumido essa novela péssima tão bem quanto você.

Yasmin disse...

Aguinaldo dá tanto importância pra audiência que tá aí amargando um fracasso. Tudo o que vai volta.

chica disse...

Mesmo sem assistir as novelas,aqui fico sabendo do que se trata , se são boas, ruins, se valem ou não. Teu trabalho sempre legal! abração,chica

Andrew frozen disse...

Concordo! ate hj nao entendi a hustoria de cada um dos guardiões e bem a função deles...a historia de cada personagem biba e fraca na vdd sem historia...tinha tudo pra trama dar certo...porém que historia chata essa da fonte pq ela é tao abençoada e seus guardiões tem uma vida de maldição...penso eu que a trama era pra ter tido uma primeira fase terminando com a maldição do gato Leon...engrenando anos depois com o casamento do Gabriel e essa nova fase de descobertas...penso que desnecessario carolina dickman e marcelo serrado nuns papeis tão brocochó...o sósia do Cauã que prometia muitas cenas desnudo so de bata na igreja tocando sino arrancando suspiros das beatas e dos encubados não exustem mais alias uma cena q teve cortes foi dele contando as velas e as comparando com seu bilau kkkkkkkl nunca mais teve...ate o padre q teria um momento obiscuro mudou...sem contar das cenas belissimas de leicia spiller nua na Fonte maravilhosas q nao tem mais...se a fonte castiga pq ela foi agraciada a juventude e os demais nao foram punidos ja q nao eram guardiões? Tony e lilia estao sendo desperdiçados na trama a viviane merwcia um couco mais de destaque pra provar aos telespectadores que ela tambem tem drama na veia...e sabe atuar pra desmistificar os murmurinhos q ela nao é atriz!!!! Ate hj nao ente di qual a do jr e do irmao dele o pq es um ex-drogado...nao entendi rita de cassi e a di marido de calcinha nada haver!!! Que guardiões meia boca....

dicasdriver2.blogspot.com disse...

Assisto de vez em quando e a estória continua sempre estagnada na mesma coisa. Sete guardiões e qualquer um que queira consegue acessar a dita fonte. Qual a função deles afinal? Não sabemos, visto que são subaproveitados na trama. Nem comento nada sobre o casal protagonista, que é um dos mais sem sal que já vi na teledramaturgia. Os dois não conseguem ter química nem no comercial da Renault, imagina como protagonistas de novela das 21h? Marina sempre sem graça e superestimada. Enfim, uma novela divisora de águas, pena que para o lado ruim, um exemplo de como não fazer uma trama. Desinteressante, sem graça, sem enredo... esquecível!

Leitora disse...

Olá Sérgio! Eu falo todo dia aqui em casa que essa novela é ruim. O pessoal aqui em casa assiste (tudo começou por causa do gato) Engraçado que nem de gato eles gostam. Kkkkkk. Essa semana mesmo eles tavam assistindo e comentando o fato de todo mundo saber desse raio de fonte.
Eu tbm já me fiz essa pergunta de como foi feita a escolha dos guardiões. Especialmente naquelas infinitas semanas do Padre lá. Aliás eu que não queria essa gente pra cuidar da minha segurança. Eles não fazem absolutamente nada apenas se reúnem pra falar falar falar... Aliás esse foi outro ponto levantado aqui a cidade parece ser daquelas onde todo mundo se conhece e ninguém estranha o fato de 7 pessoas que não tem nada em comum andarem juntas de tititi pra cima e pra baixo?
O casalzzzzzz já falei em outro comentário sobre eles o Gagliasso eu só gosto dele como louco ou vilão ou então uma mistura dos dois. A Marina ultimamente parece que não anda tendo muita sorte nos papéis, aliás depois dessa é bom ela dá uma descansada na imagem. A gente sabe que a bichinha não vai se enrolar em dívida se tirar um ano sabático, né? $$$
A propósito tô até torcendo pra essa menina ficar com o Loreto. Uma ou outra cena que vi achei que os dois tinham muito mais química que ela e Gabriel.
A fotografia escura e soturna é incomoda especialmente porque não acontece nada. Combina com um clima mais sombrio e soturno (obviamente) até de terror tudo exatamente que a novela não é. Se bem que a gente pode considerar um terror uma história tão ruim.
Os vilões Otávio e Valentina dão preguiça e sono nem parece o cara que fez Nazaré Tedesco. E são dois atores talentosos sendo subaproveitados e se gente do cacife de Tony e Lília estão passando por isso imagine os outros cujo os nomes possuiem menos peso?!
Ahh porque raios o titãs precisa da autorização da Mirtes pra namorar a tiazinha das ervas? Sinceramente? Ridículo! Ridículo!
Agora aquele núcleo lá do cara machista sinceramente 2 ? Pra mim aquilo é só pra lacrar. Mostram um pai de família tradicional sendo um calhorda, um escroto eu vi aquilo e pensei: Vcs querem dizer o que com isso? Que os conservadores são todos assim? Que a família tradicional é essa merda? Pois bem não são. Claro que defeitos e pessoas ruins existem em qualquer lugar em qualquer meio, mas ai ali generalizam legal e o mais curioso é que fazem campanhas para não rotularem as pessoas e vejam só... Eu mesmo tô farta de ver essas situações do cara machista com a mulher capacho ou com a feminista. Em o Tempo não Para ficavam batendo nessa tecla (Desisti de assisti tbm e um dos motivos foi esse) Aí nessa a mesma coisa. Pra mim tá muito chato e olha que eu sou mulher.
Falei tudo isso e foi apenas umas poucas vezes que vi a novela e notei essas coisas, além dos comentários feitos aqui em casa.
Eu realmente estou evitando TV ao máximo. (Com algumas exceções)
Seu texto como sempre tá excelente.

Anônimo disse...

Quando o fenômeno a força do querer estreou, foram meses de deleite. Que prazer! Logo veio um outro lado do paraíso que embora tenha seus méritos, no apanhado geral era lamentável, exagerada, nada sutil, uma trama infinitamente inferior da que veio anteriormente. Depois estreou segundo sol que fui obrigado a acompanhar por ser fã da Adriana Esteves. A novela de jec só conseguiu contar aquela historinha besta às custas de milhões de situações ridículas, inimagináveis, inaceitáveis, inverossímeis, um horror, nem um final digno teve. Quanto essa o sétimo guardião, eu nunca quis assistir, mas quando me deparei com algumas cenas no ar, me belisquei pra ver se nao era sonho e se realmente aquilo estava no ar, no horário nobre da principal emissora aberta do país, sendo estrelada por grandes atores da dramaturgia. Enfim! OQ TA CONTECENO. Minha esperança está na novela da Manuela Dias.

Malu disse...

Essa novela tem tantos erros que é mais facfá apontar os acertos, ou melhor, o uniún acerto: ISABELA GARCIA e sua Judith! Eu não sou fã do Walcyr, O Outro Lado do Paraíso, por exemplo, era pavorosa (sei que vc gostava, mas tenho uma opinião diferente sobre ela), mas ele, ao contrário de Aguinaldo sabe dar um jeito na novela no meio do caminho como ninguém. À essa altura, Cyrcyr já teria transformado Judith na verdadeira protagonista e a juntado com Leon.

Anônimo disse...

Sérgio essa novela já era uma tragédia anunciada, as próprias chamadas eram fraquissimas e já nos dava o tom da porcaria que viria pro ar. Tomara que o ego do Aguinaldo fique um pouco menos inflado depois desse merecido fracasso.
Só tenho dó mesmo dos bons atores e atrizes que formam o elenco, pois não mereciam estar nessa bomba radioativa em forma de novela.

Edna disse...

Concordo com a Malu. Também detestava o outro lado do paraíso, como o mesmo visual sombrio e desagradável, apesar de no início parecer bonito e trama batida. Já esta trama parece um saco de...gatos! -Isabela devia ser a protagonista desde o início, com Bruno ou Du porque é ótima atriz (Marina já tinha sido rejeitada em Deus salve o rei porque se repete). O texto é péssimo, aliás, por que nos últimas dias(ao menos nos que eu vi), SEMPRE tem alguém falando a palavra "merda"? A vilâ (deslocada) no outro dia disse várias vezes. É algum recado do autor para a emissora ou para os telespectadores? Quem escreve a novela deve estar de mal com a vida. Deixar Tony, Ana Beatriz, Theodoro, Fernanda, Novaes, Caruso quase como figurantes, é demais da conta. Vergonha. Prazer só em ver Bruna e Caio bons como sempre, Bruno, que faz bem qualquer coisa, Milhem,Leopoldo, Aílton e Nany (que arrasa). Núcleo do machão pode acabar, porque Serrado não está convencendo nem a ele mesmo. Paulo Vilhena... Outras "tramas"... Savalla gritando para movimentar a novela, mas o texto não ajuda. Situações ridículas. Coitado do pessoal do bordel. Nem existem. Excesso de personagens dá nisso. Feliz foi Viviane Pasmanter que pulou fora, e Calloni que saiu no começo. O gato salva!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? É um dos piores trabalhos (pelo menos de 2000 para cá) da atriz Lilia Cabral.... A atriz não conseguiu domar a Valentina....E o pior: todos brigavam nos bastidores pela autoria da novela... Por outro lado, eu gosto do casal formado entre os personagens do Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa que ganha rejeição por parte dos telespectadores. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Pedro Bertoldi disse...

Oi Sérgio!Acompanhei os 15 primeiros capítulos e até tinha alguma esperança, apesar de detestar o núcleo do Serrado. Mas depois desisti. A novela não anda. Os 7 guardiões não tem histórias próprias, e os que tem, nada acrescentam.Acho os 7 bem rasos. Uma pena ver o Tony Ramos nesse papel. A Valentina, por mais que seja chata, ainda tem alguma importância, agora o Olavo, é patético. Vive ouvindo conversas atrás da porta e não faz nada. Acho que com toda polêmica envolvendo a novela o Aguinaldo perdeu interesse de escrever. Tanto que até entregou essa sinopse, mas a Globo quis essa.

Pedro Bertoldi disse...

Desistiu dessa sinopse*

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Mano vc tá louco?? Aqui é o blog do cara e ele posta o que ele quiser, ele não é obrigado a gostar dessa merda de novela não!!! Aprenda a ter educação

Anônimo disse...

Vou te contar, viu. É cada débil mental que surge nesse comentários ultimamente. Dignos de pena...

Anônimo disse...

"O Sétimo Guardião" não é conhecida por repercutir na Internet, e se essa situação se mostrou diferente nos últimos dias foi devido à polêmica em torno da traição de José Loreto à Débora Nascimento, com Marina Ruy Barbosa tomada como pivô desse acontecimento impactante que inclui até o nome de Carolina Dieckmann no enredo. Como consequência, algumas atrizes mandaram mensagens de apoio à Débora e deixaram de seguir Marina nas redes sociais. Uma das poucas pessoas que se compadeceram de Marina nesse episódio foi Sonia Abrão. Mas o que poucos sabem é que Débora Nascimento também traiu no passado, mais especificamente Arthur Rangel, envolvendo-se com José antes de se divorciar de Arthur. Diz-se que a classe artística é desunida, mas no ano passado essa desunião mostrou ainda mais intensidade com a polarização devido à política partidária e episódios de agressão a colegas de profissão. Sinceramente, alfinetadas de cantoras pop estrangeiras umas nas outras e rixas de atores e atrizes brasileiros são coisas patéticas, e quando essas contendas surgem com a intenção de quem as protagonizam "lacrarem" ou militarem, tornam-se ainda mais ridículas, levando algumas pessoas à conclusão de que ser famoso não é tão bacana, pois quando problemas mútuos surgem, alguns "famosos" não procuram resolvê-los conversando de forma civilizada, apelando para trocas de farpas via Internet ou não. E os "seguidores de famosos" são outros exemplos de seres igualmente chatos, que às vezes querem ditar a maneira como um "famoso" deve proceder diante de várias situações, e que se não o fizerem, ameaçam deixar de segui-los. Como diria Dulce Maristany, uma das juradas do programa "Amor & Sexo", "celebridade é alguém que fez algo pela humanidade e fama é passageiro". Mais dia, menos dia, alguns "famosos" perceberão o efeito desses dizeres nas vidas particulares de cada um deles. Sem mais. (Pelo menos até então...).

Sérgio Santos disse...

Verdade, William.

Sérgio Santos disse...

Tb achei esse novo título pior que o outro, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fato, Yasmin...

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Rejane.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Puro.

Sérgio Santos disse...

Esquecível é a palavra, Jonathan.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz em te ver de volta, Leitora.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Isso é verdade, Malu.

Sérgio Santos disse...

Dá pena mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É isso, Edna...

Sérgio Santos disse...

Eu acho o casal péssimo, Fabio.

Sérgio Santos disse...

É inassistível, Pedro...

Pedrita disse...

a maldição de sétimo guardião. primeiro tiraram a novela da duca rachid e thelma guedes do horário. seria por preconceito? medo de arriscar? aí o autor é acusado de roubar o texto dos alunos do seu curso. muitas instâncias até os acordos serem feitos e a novela poder sair. e segue então uma enxurrada de equívocos de novelas velhas. marido q espanca e é perdoado. maldição dos guardiões. na novela bom é ser vilão. a vila fica com o mais gato da novela e não sofre punição alguma. os guardiões só se lascam, sem falar que um deles tem que ser celibatário. os personagens que agradam desaparecem e os rejeitos nas pesquisas ganham destaque. vai entender. beijos, pedrita