quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

"Isso a Globo Não Mostra" é uma grata surpresa do "Fantástico"

No dia 20 de janeiro, há pouco mais de um mês, a Globo surpreendeu todo mundo com um novo quadro no "Fantástico": "Isso a Globo Não Mostra". A reação nas redes sociais foi imediata e o primeiro vídeo da atração (de apenas cinco minutos) se espalhou feito pólvora com milhares de compartilhamentos. Isso, obviamente, atestou o sucesso da ideia e ninguém esperava. Afinal, não houve qualquer anúncio de novidades nas chamadas ou algo do tipo.


Em ritmo ágil, o quadro lembra muito um "Mini-Tá no Ar", melhor programa de humor nacional, cuja última temporada vem sendo exibida às terças, logo após o "Big Brother Brasil". Não por acaso, Marcius Melhem, um dos responsáveis pelo outro formato, supervisiona essa novidade da revista eletrônica dominical. O curioso é que esse compilado de imagens de arquivo de produções e telejornais da emissora era um projeto para a Globo Play que não chegou a ser realizado. Felizmente, resolveram inseri-lo na televisão.

O primeiro programa foi o que mais repercutiu justamente pelo fator surpresa, mas também pelas críticas ácidas aos contratados da Globo e ao novo governo Bolsonaro. Simplesmente genial a montagem de Odete Roitman (vilã icônica de "Vale Tudo") assassinada ao lado de um liquidificador em alusão ao ministro Onyx Lorenzoni, que comparou o risco de portar uma arma em casa com a presença de um liquidificador no mesmo ambiente.
Também sobrou deboche para Susana Vieira cantando "Per Amore" no "Domingão do Faustão" e nenhum técnico do "The Voice Brasil" virando a cadeira. O que dizer dos vídeos, exibidos em sequência, de Ana Maria Braga errando vários nomes de atores e cantores em seu programa?

"Conversa com Bial", "O Sétimo Guardião", "O Outro Lado do Paraíso", o comentarista Casagrande e Zeca Camargo foram outros alvos do quadro, assim como Flávio Bolsonaro através de falas dos jornalistas sobre "Foro Privilegiado" e uma matéria do "Globo Rural a respeito do cultivo de laranjas. Vale citar ainda o sucesso que a piada em cima de Ana Furtado fez ---- chocada com o preço de custo para fabricar uma carteira em casa ("Três reais??????"). O que dizer então da exibição de um vídeo da ministra Damares Alves falando barbaridades e sendo chamada de mentirosa? Outra piada ótima foi a montagem de Maju Coutinho se vendo no "Jornal Nacional".

 Mas já houve espaço para críticas dolorosas e precisas, como a sensacional junção da música de abertura de "Vale Tudo" --- "Brasil", cantada por Gal Costa --- com a abertura de "Deus nos Acuda", que exibe milionários assinando cheques e chafurdando na lama felizes com seus bolsos cheios de dinheiro, ignorando a ruína do Brasil, enquanto a lama é sugada pelo imenso ralo do país. O título "Vale Tudo" com o símbolo da Vale, empresa de mineração responsável pela tragédia de Mariana e agora de Brumadinho (ambas em Minas Gerais), foi um soco na cara.

"Isso a Globo Não Mostra" é criação de Celio Porto, Diego Tavares, Luana Guimarães, Rodolpho Rodrigo, Guilherme Sousa, Eduardo Rios, com redação final de Leonardo Lanna, da equipe do "Tá no Ar" e do site de humor "Sensacionalista" ----- já a pesquisa de imagens é feita por Ferdinando Dantas, Célia Brandão e Luciana Kuhl. O planejamento inicial era de apenas cinco domingos com esse inspirado quadro, mas o êxito foi tanto que acabou fixado no "Fantástico". Melhor medida tomada.

11 comentários:

Gabriella disse...

É genial esse quadro. Eu adoro as porradas que a Globo vem dando. hahahahahaha

Anônimo disse...

Globo afrontosa. hahahahah

Yasmin disse...

Ainda bem que ficou fixo. Assunto não falta. E pelo menos quando o Tá no Ar acabar ficará uma lembrança boa com esse quadro.

Anônimo disse...

Para mim, alguns dos melhores momentos desse quadro do "Fantástico" e de "Tá No Ar: A TV Na TV" foram os trechos envolvendo paródias com o logotipo e/ou algumas cenas de "Malhação - Vidas Brasileiras", pois só assim para essa temporada enfadonha tentar reverberar na Internet ou fora dela. Mas foi uma gracinha "Malhação - Viva A Diferença" (2017) ter ganhado um espaço no "Isso A Globo Não Mostra", além de despertar a saudade da primorosa obra teledramatúrgica que foi. Enfim, o "Fantástico" não poderia ter estreado esse quadro em momento melhor do que esse delicado que o Brasil vive em vários aspectos. Parabéns aos criadores.

Pamela Sensato disse...

A tempos heim não paro pra assistir quadros da emissora kkkkk com esse negócio de netflix e futebol mais futebol nem assisto mais rs

Beijinhosss ;*
Blog Resenhas da Pâm

Sérgio Santos disse...

Idem, Gabriella!

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Tb gostei, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, Pam.

Pedrita disse...

eu tenho me divertido. inteligente, ácido. eu gosto mujito desse novo humor que descortina. beijos, pedrita