quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Há salvação para o "BBB 19?

A décima nona edição do "Big Brother Brasil" estreou no dia 15 de janeiro e até agora não disse a que veio. Já era previsível, por sinal, que o reality enfrentaria problemas com a audiência em virtude do fracasso de "O Sétimo Guardião". Ou seja, agora não tem o fenômeno "O Outro Lado do Paraíso" para o programa 'pegar carona'. A atração precisaria ser muito atrativa para conquistar o telespectador. Mas isso não aconteceu ainda.


E será que vai acontecer? Tudo é possível, todavia, a produção não parece muito preocupada em esquentar o jogo. A seleção dos participantes foi boa. A ideia de Boninho claramente foi provocar uma guerra entre ''nichos''. Escalou jovens brancos, bem-nascidos e fúteis juntamente com negros engajados, inteligentes e que tiveram uma vida bem mais difícil. Nem foi necessário estabelecer uma divisão de grupos. Tudo aconteceu naturalmente através da convivência.

Não por acaso, o público apelidou um grupo de "Gaiola" --- em referência ao "Gaiola das Popozudas", antigo grupo de funk comandado por Valesca Popozuda ou ao Baila da Gaiola famoso no RJ ----- e o outro de "Villa Mix" (baladas ou festivais frequentados por jovens ricos e 'mauricinhos'). De um lado estão Rodrigo, Gabriela, Rízia, Danrley, Elana, Alan e Hana (eliminada); do outro Gustavo (eliminado), Diego, Isabella, Carolina, Maycon e Tereza.
Os elementos "coringas" da casa são Paula e Hariany, dupla que não criou laço com ninguém e fala mal de todo mundo. Parece uma estrutura excelente para um bom reality show, correto? Teoricamente sim, mas na prática o que tem sido visto é um grupo que não rende.

E a produção tem boa parte de culpa. A Prova da Comida, um elemento que sempre gerou brigas e aumentou rivalidades no "BBB", foi simplesmente extinta sem qualquer explicação plausível. Agora todos fazem compras individuais em poucos minutos diante de uma espécie de Caixa Eletrônico. Uma bobagem. E já foi possível perceber que a equipe do programa se arrependeu. Afinal, recentemente Tiago Leifert lançou uma enquete perguntando se o telespectador queria a volta da Prova da Comida em um domingo. Claro que ganhou a opção "sim". E a situação acabou provocando um atrito entre os participantes.

O Big Fone, um dos maiores elementos de tensão da casa, segue subaproveitado. Esse é um erro das últimas cinco edições, vale ressaltar. Só tocou uma vez até agora e provavelmente não tocará mais que umas 4 vezes até o final, caso siga o padrão dos anos anteriores. Já o Jogo da Discórdia, realizado toda segunda-feira, é o maior equívoco do "BBB 19". O famigerado jogo criado para gerar discussões entre os participantes teria que ser feito com todos os moradores da casa. Mas apenas 4 ou 5 pessoas participam porque o programa fica sem tempo. E o pior é que os realizadores nem sabem aproveitar o Pay Per View ---- serviço de canal a cabo bem caro que o assinante paga. Se não há tempo na edição da Globo, por que não continuam com o jogo apenas para quem assina o canal? Depois poderiam mostrar os melhores momentos na edição de terça-feira. Porém, Leifert simplesmente encerra o jogo sem a participação nem da metade da casa. O efeito, claro, é nulo. Até agora ninguém se aborreceu ou ficou em uma saia justa por causa do quadro.

Os participantes também ainda não fizeram por merecer grandes torcidas. O grupo liderado por Diego tem movimentado um pouco o jogo com combinações de votos recheados de cinismo em torno das articulações, mas o grupo adversário não reage. Embora Rodrigo, Gabi, Rízia e Danrley sejam pessoas inteligentes e aparentemente bem queridas, ignoram as atitudes de seus adversários achando que o público ficará do lado deles só pelo fato de não combinarem nada. É delicioso acompanhar a conversa deles sobre racismo e outros temas importantes. Verdadeiras aulas. Mas se continuarem assim, ignorando o jogo, serão eliminados facilmente por omissão. Toda ação gera uma reação. Resta esperar isso acontecer. Ao menos para movimentar um pouquinho esse jogo. Já Paula era engraçada no início, mas seus comentários racistas e repletos de preconceitos expõem uma pessoa pequena e maledicente. Sua atitude, inclusive, acaba respingando na fiel escudeira Hariany, que muitas vezes não contesta nada dos absurdos que a amiga profere.

O "Big Brother Brasil 19" tem deixado muito a desejar e a baixa audiência é justificável ---- nesta terça, dia da eliminação de Hana, marcou apenas 20 pontos. Para culminar, Tiago Leifert segue com comentários desnecessários, tentando a todo custo manipular o público de acordo com suas opiniões e preferências. Muitas vezes até "explica" diálogos ao invés de apenas exibi-los para deixar o público tirar suas conclusões. Enfim, se continuar do jeito que está o "BBB 19" entrará fácil para a lista de piores edições. Será que ainda há salvação?

35 comentários:

Anônimo disse...

Disse tudo o que eu penso sobre esse BBB. TUDO.

Gabriella disse...

Tá broxante. Me arrependi de ter comprado o PPV.

Pedro Bertoldi disse...

Nossa, como eu te admiro. Falou tudo que eu sinto.
Acho que a produção nem está se esforçando pra melhorar. Achei um absurdo a Rízia ter ido pro paredão por uma coisa que o público nem viu. E francamente, é mais absurdo ainda a edição ignorar os comentários da Paula ou exibi-los só com contrapontos que a aliviem. Como no dia em que mostraram a conversa com o Rodrigo e Gabi dizendo que o problema não era ela, mas o sistema.
Enfim, uma edição que, por enquanto promete ser esquecível.

Anônimo disse...

Pra falar a verdade o passado foi ruim também. Só fingiram que foi bom por causa daquela vingança forçada que colocaram na Gleici pra surfar na onda da Clara Tavares que tava bombando.

chica disse...

Sérgio, não posso te responder. Há séculos não assisto! Está ruim novamente??? abração,tudo de bom,chica

Anônimo disse...

Sérgio Gaiola é em referência ao Baile da Gaiola, um baile funk bem funk bem famoso aí no Rio rsrs
Abraços ^^

Daniel- @Viciado_Telev disse...

Larguei esse BBB de vez e não acho que tenha salvação.É um conjunto de erros: produção preguiçosa, elenco fraco que não se posiciona e só falam por trás, ausência de tretas e rivalidades, NÃO DÁ PRA ACOMPANHAR ESSE BBB, que tem tudo pra se juntar com o BBB 17, BBB 6, BBB 14 e BBB 15 como uma das piores edições.Aliás, que fase ruim da Globo hein Sérgio: Malhação Vidas Brasileiras, a pior temporada de todas e uma grande bomba, Verão 90 que ainda não disse a que veio(só o Jerônimo salva) e O Sétimo Guardião ruim demais.Só a maravilhosa Espelho da Vida que salva.

Anônimo disse...

Achei que a produção tivesse aprendido com o BBB 18 a fazer uma boa edição. Ledo engano. Eu posso estar sendo precipitado (Nesse caso, eu faço questão de estar...), mas não iria me admirar se aquela porca racista e sua fiel capacho chegassem até a final, uma vez que já premiaram a igualmente execrável Emily em 2017. Espero, sinceramente morder a língua quanto a isso.

Obs: A edição desse ano, maior descaramento impossível.

Obs 2: É bom a Gaiola começar a mexer as peças o quanto antes. Os assuntos das suas conversas são extremamente ESSENCIAIS, mas tem hora pra falar e tem hora pra agir.

Obs 3: Quanto ao Tiago Leifert, só posso dizer: O público tem olhos pra ver e cérebro pra pensar. Limite-se apenas a apresentação do programa.

Anônimo disse...

Gosto de alguns participantes do Baile da Gaiola, mas o problema é que eles militam demais e quase não jogam de fato ou aproveitam a casa (muitos desse grupo ainda acham que o BBB é uma colonia de férias). Falar sobre politica, assuntos sociais e coisas afins é importante, mas aquilo é um jogo. BBB não é conversa, é ação.
Já no Vila Mix tem pessoas intragáveis, mas não são todas. Claro que alguns deles exageram em comentários desnecessários, mas infelizmente eles são um retrato da hipócrita e preconceituosa sociedade brasileira. Porém creio que alguns dali tem salvação (até mesmo Paula e Maycon). E infelizmente é o Vila mix que movimenta o jogo no momento e os que mais aproveitam a casa também, por isso que acabam chamando mais atenção (para o bem e para o mal) do que o Baile da gaiola.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Gaiola : papos chatos, militância o tempo todo, não se divertem, mimimi, doutrinação, politicamente correto.

Mix : politicamente incorreto, se divertem, Paula e Haryane, Diego lindo e gostoso, não tem mimimi, Paula fala o que pensa, não é igual a insuportável da Gabriela toda correta.

Pauryane são maravilhosas e rainhas da porra toda, pois elas estão lá justamente para atacar a militância insuportável que tentou barrar a vitória merecida do presidente eleito democraticamente.

ELEITO DEMOCRATICAMENTE...

Viva o Bolsonaro.... viva o presidente!

Anônimo disse...

Que comentário deprimente esse anterior. Não foi citado política no texto, isso é desnecessário. Criticar a Gabi por ser correta. Ela não é apenas correta, ela sabe respeitar o que é diferente. Gostar da Paula justamente pelos comentários racistas é assustador. Essa pessoa que escreveu isso devia se fratar.

Anônimo disse...

Não me conformo com a eliminação da Hana. Foi por uma casa decimal que a planta da Hariany continuou e ela saiu. A Hana era a única participante ali que podia fazer uma combinação de votos e agir contra o grupo rival. Ela era articulada e determinada. Tinha um jeitinho até meio afrontoso.

Anônimo disse...

Alguém aqui esqueceu de tomar o tarja preta hoje...

Anônimo disse...

Eu li isso mesmo? "negrinha"? Meu filho, tá achando que isso aqui é a seção de comentários da UOL ou G1? Aqui todos temos opiniões divergentes mas aqui se tem o RESPEITO. Sérgio, eu imploro que vc adquira um moderador de comentários pra sermos poupados de vômitos preconceituosos disfarçados de "opinião".

Anônimo disse...

Falta ao BBB se assumir como um jogo que não funciona se não for bem editado.
Olha a Fazenda tudo combinado em situações de briga o tempo todo.
Eles entregam o que o público quer ver.
Marcos Mion foi infinitamente superior ao Thiago Leifert no ano passado.

Anônimo disse...

As finais desse reality não são mais tão emocionantes. Eu adorei um instrumental que tocou na final de 2016, com a vitória da Munik Nunes. Que instrumental emocionante. Por que não colocaram mais? Eu, hein!

Ms. V. disse...

A verdade que o Thiago Leifert desde sua estreia,não disse a que veio na apresentação do BBB. Apresentador totalmente sem sal. E quando abre a boca pra falar, trata o público como idiota. É a 3 ou 4 edição que o Thiago apresenta e parece que caiu de paraquedas. A edicao/ direção também estão totalmente equivocadas. Não a toa o programa a cada ano que passa só perdem audiência e consequentemente patrocinadores.

Anônimo disse...

Até uma edição fraca do Big Brother é melhor que A Fazenda. Desculpa a sinceridade... rsrs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo..

Sérgio Santos disse...

Idem, Gabi.

Sérgio Santos disse...

Fico honrado, Pedro.

Sérgio Santos disse...

Parando pra pennsar, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Achei que era uma coisa ou outra, anonimo...kkk

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Daniel...

Sérgio Santos disse...

Onde eu assino, anonimo??

Sérgio Santos disse...

Nao vejo movimentação alguma nesse jogo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, se nota msm que vc votou nele...

Sérgio Santos disse...

Vc comentou duas vezes, anonimo?

Sérgio Santos disse...

Ta difícil, anonimo....

Sérgio Santos disse...

Tb queria que a Hana ficasse, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, eu ja pensei em fazer isso. Mas como quase sempre só acesso tudo maiss para noite, ia ficar mt tempo sem comentários de vcs...E eu sempre apago os imbecis.

Sérgio Santos disse...

Nem lembro, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Concordo, Ms!

Sérgio Santos disse...

Eu odeio A Fazenda, anonimo...