quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Ótima em "Espelho da Vida", Alinne Moraes é uma atriz que nunca decepciona

O elenco de "Espelho da Vida" foi muito bem escalado, com raras exceções. Elizabeth Jhin escolheu bem seus atores e a autora tem a sua 'panelinha', assim como todos os novelistas. Alinne Moraes entrou nesse time quando viveu Lívia, a mocinha das duas fases da primorosa "Além do Tempo" (2015). É compreensível, afinal, a atriz deu um show como protagonista e não foram poucas as cenas grandiosas da intérprete. Agora, a escritora a presenteou com duas vilãs interessantíssimas.


Isabel e Dora são personagens complexas e muito bem construídas pela autora, o que proporciona ótimos momentos para Alinne na atual novela das seis da Globo. A mulher de 2019 é calculista, fria e irônica, mas carrega um trauma da infância ainda não muito explorado no enredo: foi abandonada pela mãe em um colégio interno das Irmãs Benditas, sem maiores explicações. Nunca perdoou Grace (Patricya Travassos) por isso e a relação das duas ---- iniciada há pouco tempo, após um longo período de afastamento ---- é péssima.

Interesseira, se relacionou com Alain (João Vicente de Castro) no passado com o intuito de sair de Rosa Branca, uma cidade pacata, e melhorar de vida. Como não atingiu seu objetivo, o traiu com Felipe (Patrick Sampaio), primo do então noivo, que estava de viagem marcada para o exterior. A relação resultou em uma tragédia: o rapaz sofreu um acidente de carro no dia que iam fugir e Alain flagrou os dois juntos no local do capotamento.
Felipe acabou espancado pelo cineasta e faleceu pouco tempo depois, após o agravamento de um coágulo. Isabel nunca mais teve uma relação amigável com o ex, mas a filha que esperava era dele. E apesar de usar Priscila (Clara Galinari) para se aproximar de Alain, a personagem realmente ama a menina.

Já Dora, antepassado da vilã, amava verdadeiramente Gustavo Bruno, vida passada de Alain. No entanto, a humilde, mas elegante mulher, sempre era humilhada pelo comparsa, que a usava como mero objeto sexual e uma espécie de trunfo para se aproximar de Júlia Castelo (Vitória Strada). Ela, vale ressaltar, tinha as mesmas falhas de caráter de Isabel e as chances de ter sido a assassina da mocinha são bem altas. Ou seja, a atriz está com dois papéis riquíssimos em mãos e tem aproveitado mais essa chance dada por Elizabeth Jhin para brilhar. Afinal, nada melhor do que duas víboras no currículo, após duas heroínas com a mesma autora.

E são duas vilãs com camadas. Nada contra o maniqueísmo. Malvadas mais caricatas também funcionam em alguns folhetins, mas Isabel e Dora têm traços de bondade e de sofrimento. Alinne emocionou em uma das cenas mais delicadas da novela, quando Isabel consolou Priscila, após a menina ter se negado a chamar Alain de pai. Um dos raros momentos em que aquela mãe demonstrou um carinho verdadeiro pela filha. A mágoa que a personagem sente de Grace também expõe o talento da intérprete durante os embates entre as duas. Aliás, a rivalidade com Cris é outro fator que ajuda bastante no destaque da mau-caráter. As cenas protagonizadas por Alinne e Vitória são carregadas de deboche e ironias, valorizando o desempenho de ambas.

A atriz vem se destacando cada vez mais na novela e as sequências das últimas semanas expuseram uma Isabel descontrolada emocionalmente. A vilã flagrou Cris sendo sugada pelo espelho da mansão de Júlia e chegou a ficar presa no portal quando tentou ir atrás da inimiga. Foram cenas muito intensas dramaticamente, mas Alinne não teve qualquer dificuldade. Conseguiu transmitir o choque e o surto que sua personagem teve diante daquele absurdo que presenciou. Ainda brilhou quando, dias depois, a mãe de Priscila fez questão de quebrar o espelho para prender a mocinha no passado. Também deu show no momento em que Isabel proibiu Jadson (Otávio Martins) de contar a alguém sobre o espelho quebrado ---- uma cena de vilã tirando doce de criança, literalmente.

A riqueza na construção das vilãs proporciona uma legítima torcida para que Isabel não tenha um final trágico no folhetim. Afinal, se Alain teve redenção na nova vida, após as inúmeras atrocidades de Gustavo Bruno, ela também poderia ter. Mas é bem provável que Dora tenha matado Júlia e Isabel pode tentar repetir o crime no presente. Um dos muitos trunfos do enredo é justamente esse: as teorias que são criadas por quem assiste de acordo com a história apresentada. E a autora valoriza bastante Alinne nas duas vidas. O maior elemento humanizador das vilãs é a existência de Teresa/Priscila. A menina foi irmã de Dora em 1930 e agora é a filha de Isabel. As cenas da atriz com a grata revelação mirim Clara Galinari sempre funcionam.

Alinne Moraes engrandece qualquer elenco e a intérprete costuma selecionar muito bem seus papéis. Não está em "Espelho da Vida" por acaso. A bem-sucedida experiência que teve com a autora na trama passada com certeza foi primordial para aceitar esse novo desafio e valeu a pena. Difícil imaginar Dora/Isabel sendo vivida por outra pessoa. Parece escrita especialmente para essa atriz que nunca decepciona.


29 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim a melhor atriz da geração dela.

Gabriella disse...

TAVA ESPERANDO ESSE TEXTOOOOOOO.

Anônimo disse...

Pra mim, a Aline Moraes é Deus e pronto. Independente da posição política dela (esquerda), continua sendo a MELHOR atriz da sua geração junto com a Paolla Oliveira. Admiro a beleza dessa mulher tbm e o fato dela não se meter em polêmicas. Não posso dizer o mesmo da vagabunda da Marina Ruim Barbosa, pois a mesma, além de péssima atriz, deixou exposto seu péssimo caráter quando "ficou" com um homem casado. Não tem moral, é uma vagabunda talarica devoradora de homens comprometidos. Espero que ela deixe de ser piranha e atue melhor, pois o salário dela é MUITO pra uma atuação fraca e apática. Volto a repetir; Aline Moraes sem defeitos!

Jayme disse...

Que texto perfeito!!! Alinne está maravilhosa como Dora e ainda melhor como Isabel. Já estou até de luto pela reta final da minha novelinha. Não queria que acabasse.

Mateus Sousa disse...

Eu acho as duas vilãs bem humanizadas e a valorização da Alinne é merecida. Adorei seu texto falando da parceria dela com Elizabeth Jhin.Que seja uma parceria eterna.

Felipe disse...

Esse hater seu doente pelo Bolsonaro é completamente idiota, Sérgio. Esse tesão que ele tem por vc vem de onde??? Porque não é normal. "Ai, vou derrubar sua conta, Marina é vagabunda, vc é um merda..." PE mais fácil vc colocá-lo na cadeia por racismo com os prints que tiraram dos comentários CRIMINOSOS desse imundo do que ele desistir de vc. Porque esse otário acha que vai escapar porque é anônimo???? Até uma delegacia rasteira te pega, seu merda. ABRE TEU OLHO, SEU OTÁRIO.

Anônimo disse...

Felizes os autores de novelas e séries que têm a oportunidade de trabalhar com Alinne Moraes, pois são presenteados com um banho de interpretações magistrais vindo dela, que coleciona vários personagens ricos e com camadas. De fato, é a melhor atriz de sua geração.

Michele disse...

Vc escreve muito bem. É a melhor crítica que li sobre a Alinne. Parabéns.

Chaconerrilla disse...

Que texto maravilhoso! Estava na torcida para você escrever sobre a Alinne Moraes. Ela está impecável vivendo Dora e Isabel. Na verdade, para mim, ela é a melhor atriz de sua geração. Além disso, ela é minha atriz preferida. Receberia todos os prêmios se eu fosse a responsável. S2

Bell disse...

Dona de uma beleza diferente, e um talento gigantesco.

bjokas e um ótimo carnaval =)

Leitora disse...

Olá Sérgio! Eu quero Isabel do outro lado do espelho!! Kkkk. Não acompanho Espelho da Vida religiosamente, mas quando posso eu assisto especialmente por conta do texto da Jhin gosto de escrever então... A Alinne é muito talentosa. Sílvia, Diana, Lívia e agora Isabel/Dora. Uma coisa que eu acho bem curiosa... Eu não acompanho artistas, não sigo ninguém, mas sempre tem famosos que vira e mexe estão com o nome na boca do povo e a Alinne é uma das atrizes que eu não escuto nada quando não está trabalhando, quero dizer não é aquele tipo que está sempre na mídia por conta de outras coisas que não o seu trabalho. Eu não recordo quem disse isso, mas sei que foi alguém de Hollywood e não era exatamente assim, mas é algo do gênero: "A vida privada do ator jamais deve ser maior que o seu trabalho."
Talvez essa preservação da imagem seja uma das razões pela qual Alinne sempre se saí bem. O público não vê a Alinne vê a personagem quando é outra atriz que esta sempre em evidência nós acabamos por não desligar a imagem de ator/personagem. Sabemos que um é um e o outro é outro, porém fica complicado para nós fazermos a separação. Outro fator tbm é que Alinne não emenda trabalhos e seus papéis não são semelhantes. Preservação da vida pessoal, descanso de imagem e muito talento são com certeza alguns detalhes que contribuem para o bom trabalho que ela vem fazendo.
Mudando um pouco de assunto... Não creio que tem gente que acha que a história de amor é Júlia e Gustavo??? Eu que não sigo a novela direito sei que não é. E principalmente que nunca se tratou de um triângulo amoroso e sim sobre a verdade de um assassinato. Não teria sentido nenhum a guria voltar no tempo pra descobrir o óbvio. Ahhhhh aliás aproveitando eu queria que Dora fosse a assassina. O Gustavo e o coronel seriam muito clichês o homem escroto matando a mulher tem aos montes por aí. Podia ser até a Piedade matando a filha por engano. Qualquer coisa menos o óbvio...

Elisabete disse...

Não dececiona e é linda.
Bom domingo.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? O melhor trabalho da Alinne Moraes na TV foi na novela Viver a Vida. Ótima atriz. Abs e bom carnaval! Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Leitora disse...

Olá! Olha eu aqui de novo... Sobre o assassinato da Júlia que eu comentei antes, não poderia ser o Felipe o assassino a mando da Isabel? E por isso ele a persegue tanto? Quando ele diz que ela acabou com a vida dele duas vezes não estaria se referindo a este fato? E na vida atual ninguém odeia a Cris mais do que a Isabel. Alain é um calhorda, mas ainda não demonstra o ódio de um assassino pelo menos não no nível de Isabel. Américo é um bufão, mas muito diferente do coronel não é ruim igual o Eugênio. Isabel por outro lado... Ahhh seria muito esquisito a Isabel odiar a Cris só por causa do boçal.Embora isso aconteça já que a cabeça das pessoas é um mistério, mas para uma história este é um Plot fraco, sabe? Então esse ódio da Isabel não seria carga de outras vidas? A bala que matou Júlia foi feita das alianças dela e de Danilo tanto o coronel quanto G.B e Hilde se incomodavam muito com o amor dos dois, mas e Isabel??? Não teria ela inveja desse amor? Não que ela quisesse o Danilo, mas sim que ela desejasse viver um amor assim com o G.B, no entanto o G.B estava obcecado pela Júlia é como se a bala simbolizasse a personificação de tudo que Isabel desejou e não teve ao passo que a outra tem tudo naturalmente, ou seja, talvez na cabeça doentia dela a Júlia morrer com o "objeto" de seu amor é uma espécie de justo castigo. Isabel viu o corpo de Julia quando entrou na casa certa vez se não me falha a memória. Américo tbm viu, mas acho que o comportamento dele naquele momento era remorso não de um assassinato, mas remorso do abandono já que ele largou a filha e de repente se desse conta de que ela poderia morrer a qualquer momento. E talvez naquele instante tbm houvesse remorso pelas atrocidades do coronel, mas nesse ponto provavelmente Americo não saberia, ele talvez sentisse uma angústia inexplicável, aquela sensação ruim que não se sabe da onde vem. Sentimentos de outra vida que ele não imagina.
Tbm pensei em Hilde matando a Júlia ou contratando alguém para fazê-lo. No entanto a possibilidade foi descartada pelos motivos que citei dos outros, Margô ama Cris e está disposta a corrigir seus erros e a pessoa que matou Cris parece que a odiava em todas as vidas.
Ahhh ainda a hipótese de Júlia ter morrido pra salvar Danilo. A bala não seria pra ela e sim pra ele então nesse ponto eu aposto em G.B por ciúmes do rival e até no próprio coronel depois desse fato Danilo teria se deixado levar preso porquê sem Júlia sua vida não faria sentido.
Enfim obviamente que essas teorias não são apenas minhas, mas de todas as que mais fazem sentido para mim sao aquelas que envolvem Isabel.

Anônimo disse...

Vai tomar no seu cu, desgraça! Eu comento essa porra mesmo e tô nem aí...

Sérgio Santos disse...

Eu sou mt fã, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que bom, Gabriela.

Sérgio Santos disse...

Eu tb vou sentir muita falta, Jayme.

Sérgio Santos disse...

Que seja, Mateus.

Sérgio Santos disse...

É, Felipe...

Sérgio Santos disse...

Felizes mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Michele.

Sérgio Santos disse...

Ela é tb uma das minhas favoritas, Chaconerrilla!!!

Sérgio Santos disse...

Isso, Bell.

Sérgio Santos disse...

Leitora, ela é extremamente discreta mesmo. E tem gente que acredita piamente no amor de Cris e Alain/Julia Gustavo. Por isso chamo de psicopatas pq não podem ser normais... kkkk

Sérgio Santos disse...

Fato, Elisabete.

Sérgio Santos disse...

Deu show mesmo, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Leitora, pra quem acompanha pouco a novela vc está por dentro de tudo. Excelente comentário e eu aposto que Otávio segurou a mão de Dora e quase a obrigou a matar Julia. Isso pq ela deve tê-lo traído com Gustavo e pra se vingar ele tirou a vida de quem o irmão era obcecado e ainda fez Dora carregar uma culpa que ela jamais imaginaria. Mas quem acabou arruinado mesmo foi Danilo.

Unknown disse...

Estou a assistir de portugal a essa maravilha de novela, para mim ou foi isabel ou o coronel. Ela oara ficar com o seu amor ( Gustavo ) ele por engano , para matar Danilo.
O enrredo é maravilhoso, os actores incríveis, todos....adoro a docura de Bendita...A atriz Vitória Stadra foi uma surpresa , linda , talentosa, expressiva, carismática....nso gonhecia a atriz e fiquei fã.
Quanto á Alinne Moraes, ela é maravilhosa sempre, e surpreende de novela em novela.....é otima.