terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Com polêmicas, brigas e traições, "O Sétimo Guardião" parece uma novela amaldiçoada

A atual novela das nove da Globo fracassou. É um fato. Com uma audiência bem abaixo do esperado e uma repercussão nula, a história de Aguinaldo Silva, dirigida por Rogério Gomes, se arrasta e parece nem ter conteúdo até maio. Vários personagens desinteressantes e atores subaproveitados. O irônico é que todos os assuntos sobre os bastidores de "O Sétimo Guardião" rendem muito mais repercussão do que qualquer trama ou conflito que a ficção oferece. E não falta polêmica.


A novela enfrentou uma sucessão de problemas antes mesmo de estrear. Alunos do curso "Master Class", criado pelo autor há alguns anos, decidiram entrar na justiça exigindo a co-autoria da obra, pois, segundo eles, o enredo foi todo criado em conjunto com Aguinaldo durante as aulas. O escritor não aceitou e a briga judicial foi oficializada. Os alunos acabaram levando a melhor e a Globo se viu obrigada a exibir o nome dos envolvidos no encerramento da trama. Todos os dias até o último capítulo.

A produção até chegou a ser cancelada antes desse imbróglio por conta de um outro processo movido por Silvio Cerceau, o primeiro aluno que se sentiu ''lesado''. Aguinaldo, inclusive, já escrevia um novo folhetim. Mas, Silvio de Abreu, atual responsável pelo setor de teledramaturgia da emissora, convenceu o autor a voltar com o projeto.
E, observando tudo o que vem acontecendo, foi um grave erro. Era apenas o início de mais uma leva de dores de cabeça que estava prestes a ocorrer.

A estreia da novela foi muito bem-sucedida e o primeiro capítulo agradou. Parecia uma trama ousada e enigmática. Mas os problemas do roteiro foram logo aparecendo e um deles era o excesso de personagens sem função. Vários atores talentosos mal aparecem na história e até os que aparecem com certa frequência não têm papéis atrativos. Notícias na imprensa sobre a insatisfação de parte do elenco começaram a aparecer. E era compreensível.

Os problemas dos bastidores, após um certo tempo, pareciam 'amenizados'. Mas uma forte discussão entre Lília Cabral e Marina Ruy Barbosa foi exposta nos sites e jornais. O motivo seria um atraso da intérprete da mocinha Luz. Vários atores a esperavam e se aborreceram com o fato, incluindo Lília. A veterana, intérprete da vilã Valentina, teria chamado a colega de "mimada". Até mesmo os jornais que fazem parte da própria Globo divulgaram, como "Extra" e "O Globo". Mas as atrizes logo fizeram questão de desmentir o ocorrido. Se aconteceu ou não será impossível saber. A questão é que foi mais um fato dos bastidores que teve grande repercussão. Enquanto o conteúdo da novela seguia apagado e desinteressante.

Todavia, a maior polêmica ainda não tinha estourado. E explodiu na semana passada, aniquilando de vez o clima da produção do principal folhetim da emissora. José Loreto, intérprete de Júnior, traiu a esposa Débora Nascimento (atualmente em "Verão 90") com uma colega de "O Sétimo Guardião" e Marina Ruy Barbosa foi apontada como o "pivô". A atriz logo desmentiu, mas o escândalo se espalhou e tomou proporções dignas de um dramalhão mexicano de baixo nível. Várias atrizes deixaram de seguir Marina no Instagram e Débora e Loreto não desmentiram o envolvimento da ruiva.

A traição, contudo, vem rendendo outros desdobramentos. Notícias a respeito da inocência de Marina são constantes e, segundo fontes que sabem a respeito do assunto, o ator traiu a esposa com outra atriz, também casada, do elenco. Alguém viu os dois se beijando no camarim e contou para Giovanna Ewbank, esposa de Bruno Gagliasso, intérprete do mocinho Gabriel, que teria repassado a informação para Débora. O problema é que essa 'informante' nunca gostou da Marina e a colocou como culpada. Mas qual a razão de terem acreditado? Porque há mensagens com cantadas de José Loreto para Marina que foram flagradas por Débora no celular do agora ex-marido. Ou seja, além de ficar com outra atriz do elenco da trama, o ator ainda tentou ficar com Marina, que recusou. Quem seria a outra atriz? Parece até que há um diretor também envolvido no caso e por isso essas mensagens não foram expostas.

Para culminar, um perfil falso no Instagram divulgou informações sobre uma suposta "confraternização grupal" de atores famosos em Fernando de Noronha. Alguns presentes no elenco da novela, inclusive, além das próprias atrizes que deixaram de seguir Marina. Um festival de baixaria. Quem está falando a verdade? Será bem difícil descobrir, mas o fato é que isso tudo manchou bastante a imagem dos envolvidos e o escândalo nunca será esquecido; ao contrário da novela, cuja trama falhou em todos os aspectos. O irônico é observar um apedrejamento muito maior em cima das mulheres, deixando o principal culpado (Loreto) de lado. O típico machismo.

E ainda não acabou. Outros notícias recentes expõem uma briga entre Marina e Loreto nos bastidores. A atriz teria chamado o colega de covarde. Ela também, segundo informam, rompeu a amizade que tinha com Gagliasso em virtude do envolvimento da esposa do ator em toda essa polêmica. O clima anda tão desagradável nos bastidores que matar Júnior para retirar logo José Loreto do elenco virou uma forte possibilidade, embora o autor negue veementemente.

O festival de polêmicas em torno de "O Sétimo Guardião" ajudou a sepultar de vez qualquer chance da história de Aguinaldo Silva decolar. Até porque se o público não se preocupou em acompanhar o enredo nem por curiosidade em virtude de todos esses problemas de bastidores ---- a audiência segue baixa, em torno dos 28 pontos ----, não vai mais se interessar. Parece um folhetim amaldiçoado. E não é culpa do gato preto, pois León era um dos poucos acertos da produção. Mas nem o coitado está mais na novela. A situação está complicada.

40 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o final do texto: "E a culpa não é do gato preto, coitado." HAHAHAHAHAHAH

Anônimo disse...

Amaldiçoada e odiada desde antes da estreia sobretudo por blogueiros dedicados a publicar informações a respeito de produções televisivas, "O Sétimo Guardião" não poderia dar certo. Nem mesmo a intragável "Malhação - Vidas Brasileiras" apresenta tantas polêmicas envolvendo nomes do elenco, apesar de ser igualmente péssima. Mas a partir de 30 de julho próximo creio que não haverá tantos escândalos envolvendo a desunida classe artística, bem como estrearão folhetins que realmente têm chances de cativar público e primar pela qualidade nas próprias concretizações.

William O. disse...

Tu disse tudo. Onde eu assino????

Anônimo disse...

DESCULPA MAS ESSE PAPO DA MARINA SER A SANTINHA NÃO COLA. SÓ FALTA CULPAREM A ESPOSA TRAÍDA PELO CHIFRE QUE LEVOU. ELA SEMPRE CONSEGUE REVERTER OS ESCÂNDALOS A SEU FAVOR. SONSA. E ESSA NOVELA PÉSSIMA.

Gabriella disse...

Uma novela que ja tinha briga judicial pela autoria nao podia dar certo, mas ninguém imaginava que daria tão errado. Já podia acabar.

Anônimo disse...

Eu não compro essa história da Marina ser culpada. Acredito na inocência dela. Mas ao mesmo tempo eu acho estranho a madrinha do seu casamento tê-la deixado de seguir por nada. Essa história está confusa.

Leitora disse...

Olá Sérgio! Essa novela é pura decepção. Eu realmente achei que teria o realismo fantástico, mas... É um porre todo dia o povo brigando por causa daquela fonte. Eu escuto a novela do meu quarto. Aquele núcleo da beata louca me parece ser o único que presta. Embora mentir que a esposa é estéril não seja nada bonito.
Digo que é difícil de acreditar que o povo tava brigando por isso, mas sinceramente? Acho que eles não sonhavam que seria tão ruim e eu no lugar brigaria tbm. Ter uma ideia pode parecer algo meio aleatório, mas desenvolve-la, estabelecer uma narrativa é bem difícil. Mais difícil ainda é manter o público interessado. A.S é experiente, mas o público é inconstante algumas coisas a gente compra outras não.
Agora sobre a polêmica da vez como todos eu ouvi muitas coisas e agora com seu texto fiquei sabendo de mais. Kkkkkk.
Então qnd eu vi essas atrizes "atacando" Marina eu só pensei: "Ué? Cadê o mexeu com uma mexeu com todas?" Cadê a sororidade das manas? Cadê a união das mulherada? Ahhh, mas é que ela faz mais sucesso, tem mais grana, e pra algumas mais beleza. Não conheço Marina pessoalmente, mas ela me passa a imagem de uma lady. De uma princesa. E isso incomoda e ofende muita gente. Então ela não merece apoio, né? O universo feminino é complicado é comparações, competições geralmente inúteis e vazias, mas... Sou uma pessoa bem empática e solidária com mulheres e homens não todos, pois nem todos merecem, mas eu nunca fiquei do lado de alguém só por está ser mulher como eu. Por isso acho uma tremenda hipocrisia o que fizeram com a Marina, que aliás ela desejou boa sorte pro Jairzinho. Aí que afronta! Que horror desejar boa sorte pro presidente! Aí ai aí Marininha vai ficar de castigo. Bom talvez isso não tenha nada haver, embora ela tenha sido atacada pelo fato. Contudo quando vejo quem são as pessoas que a atacaram é algo no mínimo suspeito. Só acho graça que me parece que ali a traída, o traidor, as "migas" todo mundo tem teto de vidro...
Bom não estou aqui defendendo a ruiva. Eu não a conheço como disse e não boto minhas mãos de fada no fogo por ninguém. Marina não é nenhuma Santa, mas é que até agora eu não vi nenhuma prova concreta, além do mais ela pode não ser santa, mas me parece muito inteligente não ia destruir sua imagem e seu casamento assim...
Agora sobre o Loreto me consta que ele foi sim muito criticado e condenado, mas o nome Marina pesa mais. Causa mais frisson. As pessoas já entendem que numa traição a culpa não é só dá mulher (Digo assim: Se eu mesmo solteira me envolver com um homem sabendo que ele é casado eu tbm terei a minha parcela de culpa. O que não isenta a dele que será bem maior) As pessoas já sabem disso. E traidores não tem mais o respeito, a admiração e a confiança de antes. Basta observar um casalzinho "amigo" da Marina.
PS: Um milhão de desculpas por esse comentário gigante. A "novela" aqui fora é tão mais interessante que rendeu tudo isso.

Giam disse...

Quando as fofocas de bastidores da novela repercutem muito mais do que a novela em si, é porque està tudo errado!

Adriana Helena disse...

Infelizmente a novela se perdeu no caminho e acabou tornando-se enfadonha...
Mas como você disse, depois da saída do gato Leon, piorou pois ele era o melhor ator a novela...rsrs
Boa semana amigo!

Anônimo disse...

Agora o Bruno Gagliasso pediu afastamento das gravações pra operar um cálculo renal... Tu vai ter que atualizar esse texto todo dia. kkkkkkkk

Anônimo disse...

Eu estava esperando esse texto, Sérgio. Por que em todo lugar que eu ia pra tentar entender o que aconteceu, o google só me mandava pra artigos de fofocas sensacionalistas de 10 linhas que não explicavam p...rra nenhuma, na verdade só me confundiam mais. O seu texto é o que melhor explica e sintetiza o que pode ter acontecido. Eu acredito na inocencia da Marina.

Chaconerrilla disse...

Nossa, eu soube segunda-feira que essa bomba tinha explodido. Fiquei chocada com a proporção que tomou. Na minha opinião, a Marina é inocente e o que vem acontecendo com ela é extremamente machista. Espero que ela dê a volta por cima e volte a sorrir o mais rápido possível.

Anônimo disse...

Polêmicas à parte, "O Sétimo Guardião" tem em comum com "Segundo Sol" (2018) o fato de apresentar tramas que indicam esgotamento antes mesmo do centésimo capítulo, e quando o dito-cujo finalmente é exibido, não arrebata telespectador algum. Posso ter minha repulsa por "O Outro Lado Do Paraíso" (2017), mas creio que até em 16 de fevereiro de 2018 houve algum acontecimento realmente relevante que provocasse uma virada sensacional no enredo, ao contrário de suas duas novelas substitutas diretas até então, que, de quebra, ainda derrubaram cerca de cinco pontos de suas respectivas antecessoras. Assim como aconteceu com "O Outro Lado Do Paraíso", "O Sétimo Guardião" também terá seu centésimo capítulo exibido na semana do Carnaval, mas sem público suficientemente fidelizado para mantê-lo atento à televisão nesse período atípico. Até agora, os resquícios de alguns folhetins de 2018 não tão bem sucedidos em todos os aspectos apontam um início desanimador de 2019 no que tange à condução das tramas dessas produções televisivas. Nem mesmo "Verão 90", que completará um mês de exibição no fim desta semana, empolga no conjunto da obra. Mas creio que o quadro atual de pontos de audiência não tão expressivos de alguns programas da Rede Globo seja apenas uma fase como tantas outras que a emissora enfrentou e superou até optar novamente por produzir obras de qualidade questionável, arriscando-se a enfrentar periodicamente fases difíceis em se tratando de resposta dos pontos de audiência desses projetos.

Anônimo disse...

*cinco pontos de média geral

André Vinícius disse...

Você conhece a novela Esperança, essa novela teve o processo de produção mais conturbado que eu já vi

Anônimo disse...

E AGORA MORREU UM FIGURANTE DA NOVELA. AMALDIÇOADA É POUCO.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Essa Marina Ruy Barbosa é uma vagabunda, piranha, biscate e ordinária. Sempre se interessou por homens casados e não é de hj que esses "boatos" rolam sobre ela e os atores globais, vide o Alexandre Nero, na época do comendador. Além dela ser uma péssima atriz, ela tbm é uma talarica que pega homem casado e com filho. Não passa de uma puta. Tomara que isso acabe bem mal nos bastidores da novela e ela fique na geladeira por 5 anos. Cansei da cara dessa piranha escrota.

Anônimo disse...

Zamenza, aquele que é um feministo lacrador, esta passando pano pra Bolsarina Ruy Barbosa e não tá nem aí pra traída da Débora Nascimento. Vivi pra ver o Zaza passar o famoso pano pra barbie fascista da ruiva. Cade a empatia com a traída? Vc não vai detonar a fascistinha da ruiva? Pensei que vc tivesse mais empatia pelas atrizes de esquerda. Essa Marina é uma vagabunda! Nunca me enganou!

Anônimo disse...

Acho é pouco pra essa novela idiota. A próxima que vai vim vai ser pior, pois Walcyr Carrasco + Amora Mautner? Não vai dar certo! E ainda tem José de Abreu que deu uma alfinetada no walcyr na época de amor a vida. A Paolla e Juliana que se "bicaram" na premiação dos mda. E ainda tinha o lance do guize com a ex e a atual, mas a ex saiu da trama, ainda bem. O walcyr gosta de polêmica e essa novela dele vai ter bastante, pelo jeito! Tá cheio de entrelinhas no elenco + uma diretora que gosta de dar show + um autor que gosta de polêmica. #ADonaDoPedaco vai ser polêmica do começo ao fim.

Anônimo disse...

Mas sabe de quem é a culpa do fracasso da novela, Zamenza? Vc. Desde o primeiro dia detonando a novela, sem dar uma chance pro autor mostrar seu potencial no lance que ele domina muito bem, por sinal. (Realismo fantástico).
Se fosse uma o outro lado do circo, aí tava bom pra vc. Pq vc é assim: elogio o que eu gosto e detono o que eu não gosto por birra de autor. E todo mundo sabe que tu não gosta da Aguinalda e nem da Glória Perez.

Felipe disse...

ABRE TEU OLHO, ANONIMO OTÁRIO. A POLÍCIA JÁ TÁ DE OLHOS NOS SEUS COMENTÁRIOS RACISTAS E CRIMINOSOS. É BOM TU CORRER DAQUI, SEU VERME!!!!!!!

Marcos Vinícius disse...

Sérgio se passasse os bastidores no lugar da novela dava uns 50 pontos de média hahaha

Anônimo disse...

Verme é vc, seu vagabundo lixo. Fica na tua aí , não mete

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK o auge vir achar que o Sérgio comanda audiência de um país inteiro. Fracassou porque a história é uma bosta e o Aguinaldo não escreve mais novela descente desde Duas Caras. Aceita que dói menos!

Sérgio Santos disse...

E nao é mesmo, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Obrigado, William.

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Podia mesmo, Gabriella.

Sérgio Santos disse...

Estáa mesmo, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, Leitora. E o irônico é isso: nem tem realismo fantástico e a história é mt ruim. O que acontece aqui fora tá mais atrativo.

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, Jason...

Sérgio Santos disse...

É isso, Adriana.

Sérgio Santos disse...

Pois é, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Chega a assustar, Chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Mt bom seu comentário, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Lembro sim, Unknown. Tb foi mt difícil.

Sérgio Santos disse...

Tá pesado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Marcos. kkkk