terça-feira, 3 de julho de 2018

"Malhação - Vidas Brasileiras" falha na construção de todos os casais

A atual temporada de "Malhação" já merece ser considerada uma das piores da história do seriado adolescente. A tentativa de copiar o esquema da trama canadense "30 Vies", que apresentava um novo enredo a cada quinze capítulos, não deu certo e fica impossível o público ter qualquer empatia pelos personagens. O resultado é uma história rasa, forçada e desinteressante. Para culminar, a autora ainda fracassou na construção de absolutamente todos os casais de "Vidas Brasileiras".


Na verdade, a ausência de romances bem construídos é consequência de um roteiro limitado. Não há qualquer personagem carismático na trama, o que nunca aconteceu em 26 temporadas. Mesmo nas fases mais fracas, havia pelo menos um casal atrativo ou um perfil que roubava a cena. Não há nada disso agora. Então, é até compreensível a inexistência de pares que despertem algum tipo de torcida ou empatia.

Os protagonistas, por exemplo, formam um casal que provoca tédio. A intrometida professora Gabriela (Camila Morgado) e o apático Rafael (Carmo Dalla Vechia) sempre foram apaixonados, mas nunca conseguiram firmar a relação por conta de imprevistos do cotidiano. Os dois seguiram suas vidas e se reencontraram no início da história.
Porém, ela se casou e teve três filhos. E acabou traindo o marido com o ex. Para não prejudicar a imagem da heroína, a autora inventou recentemente um passado onde o esposo Paulo (Felipe Rocha) foi o responsável pela interceptação das cartas amorosas que Rafael enviava para Gabi, com o apoio da sogra. Nada desse conflito atrai e fica a cada dia mais cansativo. Ou seja, não adiantou inovar colocando dois atores mais experientes para protagonizar um seriado adolescente.

Mas as relações dos jovens não são diferentes. O triângulo inicial formado por Alex (Daniel Rangel), Pérola (Rayssa Bratillieri) e Maria Alice (Alice Milagres) foi uma clara tentativa da autora em reeditar o trio insosso de "Malhação - Casa Cheia" ----- Ben (Gabriel Falcão), Anita (Bianca Salgueiro) e Sofia (Hanna Homanazzi) ----, também escrita por ela, em 2013. E Patrícia conseguiu criar uma situação ainda mais rasa que a anterior. Os perfis não apresentam qualquer construção e mudam de acordo com a necessidade do roteiro. Pérola até parecia um tipo complexo no começo, mas não demorou para se mostrar tão superficial quando os demais.

Alex é um rapaz que aparenta integridade em alguns momentos e em outros se revela um cretino. Isso não tem nada de dubiedade, pois são ações que soam sempre gratuitas. Se apaixonou subitamente por Maria Alice e não se incomodou em trair Pérola, mesmo a patricinha passando por um dos piores instantes de sua vida, com o pai indo preso e a mãe ficando endividada. Nunca foi possível torcer por ele e a filha da empregada. Até mesmo o romance dos dois aparece pouco em virtude do foco semanal em algum conflito específico, sempre priorizando um personagem que tem seu problema magicamente solucionado em menos de dez dias. Para culminar, Pérola e Maria ficaram amigas e ele se interessou por uma menina em uma balada (vivida por Carla Diaz), sem se importar muito com a atual namorada.

Outra relação equivocada é a protagonizada por Tito (Tom Karabachian) e Flora (Jeniffer Oliveira). Os dois logo se mostraram perdidamente apaixonados no começo da trama e não houve qualquer desenvolvimento. Ainda assim, o romance nunca chegou a vingar de fato por conta do ciúmes que ela tinha de Jade (Yara Charry). O par também não teve uma boa sintonia. Os dois terminaram e pouco tempo depois ele se envolveu com a mesma Jade. Outro casal que não funcionou. Aliás, a cena da quase primeira vez de Tito com Jade chegou a ser constrangedora de tão artificial. O menino, então, terminou o relacionamento e se reaproximou de Flora. Vale citar o período em que Flora se envolveu com Érico (Gabriel Fuentes), garoto problemático que sempre gostou dela. Até sequestrada em uma Instituição para Menores Infratores ela foi, expondo o absurdo do roteiro. Mais uma trama forçada que não despertou interesse.

Verena (Joana Borges) e Hugo (Leonardo Bittencourt) também fazem parte da lista de romances equivocados. A menina foi abusada sexualmente pelo professor da escola e sofreu um trauma imenso. Já o rapaz tentou forçar uma transa com ela, o que só piorou o estado emocional da aluna. E como todos os conflitos e dramas da temporada só podem durar pouco tempo, esse sofrimento de Verena sumiu assim que o abusador acabou desmascarado e expulso da escola. O que ela fez então? Continuou o namoro com Hugo e as cenas eram romantizadas pela escritora, esquecendo que o público já havia visto ele tentando forçar relações. Depois, todavia, Patrícia parece ter se lembrado do ocorrido e o transformou em um machista. Ele não queria mais que a namorada andasse de saia curta ou treinasse com as amigas. O absurdo do contexto é que o mesmo garoto participou de um protesto com os demais alunos contra o professor abusador. Pelo menos esse relacionamento já acabou.

Infelizmente, o número de pares ruins é grande. Kavaco (Gabriel Contente) e Amanda (Pally Siqueira) não têm a menor química e a relação não foi explorada nem quando ele era o perfil central, pois o namoro não havia iniciado. Agora, ambos têm algumas breves cenas e todas sem empolgar. Se sumissem da história, inclusive, seria difícil de notar. O único casal que poderia render no roteiro era o formado por Pérola e Márcio (André Luiz Frambach). Porém, até esse a autora consegui falhar. Primeiramente na forma como começou. Os dois se esbarraram na rua, trocaram ofensas e ele logo a puxou para um beijo. Nunca tinham se visto na vida. Em um momento onde um beijo no rosto de uma repórter provoca indignação e reclamações de assédio, a situação foi surreal. Neste caso, todavia, há química entre os atores. O problema é justamente o desenvolvimento errôneo. Até mesmo a abordagem artificial e caricata da bulimia de Pérola prejudicou o romance, uma vez que o nível da doença chegou ao máximo em poucos dias e ele só foi se importar quando ela já estava quase morta. Por sinal, vale o adendo: até a relação de amizade entre todos os personagens não convence. Os vínculos soam falsos. A impressão passada é de meros conhecidos que conversam de vez em quando.

Enfim, não faltam problemas em "Malhação - Vidas Brasileiras" e o fracasso de todos os pares românticos é o reflexo da superficialidade do enredo de Patrícia Moretzohn, que não conseguiu construir bons personagens e muito menos desenvolver conflitos de forma consistente. Ela já havia falhado nesse sentido em "Malhação - Casa Cheia", mas na temporada de 2013, pelo menos, a autora conseguiu criar o apaixonante romance de Micaela (Laís Pinho) e Martin (Hugo Bonemer), que roubou a cena. Agora nem isso.

47 comentários:

Lisandra disse...

Você quando elogia é bom mas quando critica é melhor ainda. AMO!!!!

Anônimo disse...

Conseguiram substituir a MELHOR temporada pela PIOR temporada, o que eu considero um feito inédito na história da Malhação. Seria cômico se não fosse trágico. Desde as chamadas, já previa uma bomba e infelizmente minha má impressão foi confirmada após a estreia. Pra Vidas Brasileiras eu já lavei minhas mãos. E que venha Priscila Steinman (Corre o boato q ela será a autora da próx. temporada, que terá a direção de Paulo Silvestrini), afinal, sendo ela uma "discipula" de Rosane Svartman e Paulo Halm, já podemos esperar coisa boa vindo por aí.

Chaconerrilla disse...

Nossa, concordo com tudo o que foi dito. Essa temporada é horrível e não há um casal que se salve. Como você falou, Pérola e Márcio até tem química, mas a construção foi horrível.

Anônimo disse...

SERGIO TE VENERO!!!!!!!!!!!

Lois Racca disse...

Falou tudo 👏👏👏

chica disse...

Gosto de te ler e saber das novidades sempre bem mostradas! abração,chica

Malu disse...

É tanta coisa ruim pra falar dessa Malhação... Mas focando no tema do texto, absolutamente nenhum personagem me desperta interesse ou torcida, são todos insossos, incoerentes, forçados, etc. Não vou nem comparar com MVAD porque seria até covardia, mas a própria Casa Cheia, que também era ruim e forçada e teve o pior casal de mocinhos da história da Malhação, tinha alguns perfis legais, e até mais de um casal que segurava a novela, já que Sofia e Sidney também foram sucesso na época. O problema também é que os personagens mudam a cada quinzena, tipo Alex sendo babaca agora, mas na quinzena da Maria Sonsa, que provavelmente é sobre abuso sexual (deus nos proteja dessa abordagem) ele vai voltar a ser um amorzinho com elazzzzz preguiça total. A própria Pérola não decide se é ou não amiga dessa chata, enfim. Aliás, boa observação sua, quem é amigo de quem ali? Umas viviam chamando a Úrsula de gorda, aí do nada resolveram fazer um vídeo enaltecendo o girl power, sério, não dá pra levar a sério. A própria Patrícia é incoerente pra caramba fazendo uma abordagem sobre assédio e botando o Márcio pra agarrar a Pérola à força e ela “gostando”. Desserviço o nome disso. Essa malhação é um mico.

Malu disse...

Aliás, aproveitando, acho que dava pra fazer outro texto detonando essa temporada, mas focando só no quão equivocadas são as abordagens sociais. Tipo, Patrícia Moretzohn, querida se você não sabe escrever sobre esses assuntos com naturalidade e propriedade, é melhor ficar só nos romancezinhos adolescentes mesmo. Quis pegar carona no sucesso da anterior, porém Cao é um gênio e deixou bem claro que por trás daquilo ali teve muita pesquisa, estudo e responsabilidade, coisa que essa mulher não tem. Aliás, ela andou dizendo que vai enfiar agressão à mulher na novela, por causa do que houve com a Jeniffer Oliveira, e eu achei de um oportunismo... Pior é que vai ficar ruim e forçado, como sempre.

Isa disse...

Análise precisa Sérgio!! Assisto Malhação desde 1995 e essa sem dúvidas conseguiu ocupar a posição de pior temporada!
Ao longo dos anos, tivemos altos e baixos, mas sempre salvava um casal ou personagem para nos apegarmos...dessa vez não! História fraca e rasa, sem perfis interessantes e longe da realidade atual dos jovens... Tentei dar uma chance e assistir alguns capítulos, mas é impossível, principalmente depois termos sido privilegiados com uma temporada tão bem construída e real como MVAD! E falo isso, não como "viúva de MVAD", como gostam de reclamar nas redes sociais, mas como telespectadora que reconhece ótimas temporadas como: Malhação Sonhos, Intensa e da Vagabanda! Bom, o que nos resta é esperar e torcer pra Globo ver o grande equívoco que é deixar essa temporada no ar até agosto de 2019!

Smareis disse...

Boa tarde Sérgio!
Eu nunca vejo a malhação, acho que poderia colocar algo melhor nesse horário. Talvez não tenha.
Beijos e boa semana!
Que o mês de julho seja de muitas bênçãos em sua vida.

Jorge Fortunato disse...

Vi um pouco dessa nova Malhação e, de fato, é a pior de todas Curioso que a anterior eu impliquei porque se passava em SP, mas depois comecei a assistir e gostar de tudo ali. as meninas eram ótimas.
A atual é fraca e sem carisma.
Não convenceu.

Guilherme disse...

Péssima temporada em tudo e nenhuma novidade em se tratando de Patricia, a pior autora ever de Malhação. Quando foi assinalado que ela que seria a substituta do Cao, já dava pra prever que seria isso. Uma autora que não sabe tratar nenhum assunto de maneira profunda, colocando a esmo e tirando do nada. Nenhum personagem decente foi criado e nenhum tema social foi abordado de maneira decente. Não tem como defender!!!

Lulu on the sky disse...

Não acompanho Malhação.
big beijos

Anônimo disse...

"Ele não queria mais que a namorada andasse de saia curta ou treinasse com as amigas. O absurdo do contexto é que o mesmo garoto participou de um protesto com os demais alunos contra o professor abusador. "

O tanto de macho que faz a linha mente aberta e pró-feminista, mas por trás... não tá no gibi, principalmente em tempos de policiamento P.C. em alta

Unknown disse...

Eu acho essa temporada ruim sim,mas não creio que seja a pior,(na minha opinião claro)"casa cheia" pra mim foi horrível,"seu lugar no mundo" dava vergonha alheia entre tantas outras,porém na minha simples opinião, "conectados" é que merece ostentar o título de pior temporada;Essa temporada é péssima,por incrível que pareça a meu ver a personagem mais cativante é a professora mesmo apesar de tudo, em fim

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Faço das suas as minhas palavras: roteiro raso, forçado, desinteressante e com personagens pessimamente construídos.
São personagens que não criam empatia com o público.
Aliás eu acho que o adolescente tem que se sentir representado, e isso não acontece se a protagonista é a Gabriela né? (Detalhe: eu adoro a Camila Morgado, acho a atriz excelente, o problema é a personagem intrometida)
Péssimo tb o casal Verena e Hugo.
Uai como assim ela sofre assédio do profe e a polícia não é envolvida no caso?
E ela ainda começa a namorar o Hugo? E os nudes?
Afe viu?
Onde é que fica a abordagem social? E educativa?
Absurdamente negativo.
Por falar em negativo, não quero parecer saudosista de MVAD (saudadessssss), mas houve um retrocesso significativo com relação a última temporada :(
Ou talvez fosse melhor dizer que MVAD foi uma singularidade, um outro patamar.
E pensar que essa temporada vai até agosto... de 2019 :(
100ooooooor!!!!!!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Dean Winchester disse...

Concordo com o quase o seu texto Sérgio.Essa Malhação pra mim é a pior temporada de todas da Malhação, conseguindo superar até aquela horrível Malhação Conectados do número misterioso que até então era a pior temporada na minha opinião.Não há UM personagem carismático ou UM casal pra gente torcer, os pares são sem química nenhuma e a Pérola e o Márcio que têm química e poderiam salvar, não dá pra torcer por causa do péssimo desenvolvimento.A única coisa do seu texto que eu discordo é em relação ao Hugo, ele participou do movimento sim contra o professor, mas quantas pessoas bancam de militantes e nas atitudes demonstram o contrário?Não achei essa situação um furo do roteiro.Mas realmente esse par foi mt ruim, ainda bem que a autora teve pelo menos a decência de desfazer.E não tem condições dessa temporada ir até agosto de 2019.

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Só posso dizer que sinto saudades da temporada passada de Malhação!!!


Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.com/

Marcos disse...

Sérgio concordo com tudo que você escreveu, essa temporada é horrível demais meu deus!!! Os personagens não tem carisma nenhum e pior do que as abordagens equivocadas são eles agindo como " coadjuvante feliz " como se nada tivesse acontecido com eles na semana anterior.
Não é possível que os próprios atores estejam felizes com essa história, porque depois do " destaque " que tem eles logo some!!! Como exemplo o personagem Kavaco, que teve uma história péssima em relação a drogas e logo depois sumiu. O ator não deve mesmo estar feliz com o personagem, que é simplesmente um inútil e não tem nada a acrescentar na história.
MVAD faz uma falta enorme e eu amava muito aquela temporada por ter sido tão bem construída, tão bem feita. Se reunir todos os personagens dessa temporada não da uma sequer das Five em profundidade e realismo.
Mas é isso, espero que percebam o erro que é essa péssima temporada e não deixem até agosto do ano que vem.
Abraços ^^

Adriana Helena disse...

Puxa Sérgio, que pena!! Nas chamadas parecia que seria uma temporada esplêndida!!
A trilha sonora então, encantadora!!
Penas que os casais não acompanharam o que o roteiro pretendia!!
Mas sua análise, como sempre, perfeita!!

Tenha um lindo restante de semana amigão!!
Beijos!!! :)))

dicasdriver2.blogspot.com disse...

Sergio, poderia mudar o título da postagem pra ""Malhação - Vidas Brasileiras" falha em completamente tudo!". Que temporada pavorosa, ainda mais sendo impossível não comparar com a anterior. Há anos que eu não assistia mais Malhação, e a Viva a Diferença conseguiu me conquistar de uma forma natural e crescente. Essa conseguiu me repelir no primeiro capítulo. Não há como dar uma chance, tudo funciona de forma ruim e artificial. As resoluções de conflitos são absurdas, a atuação de algumas pessoas tenebrosa... enfim, passo longe! Ótima crítica.

Anônimo disse...

Não assisto essa malhação. Mas, o pouco que eu vi achei chata. Não sei se é impressão minha, mas o elenco jovem parece extremamente fraco, com atores inexpressivos e artificiais.

Anônimo disse...

Adorei! Você parece super inteligente, deve ter estudado muito para ficar tão crack em textos. Ou talvez seja por natureza. Rss Parabéns!

Sérgio Santos disse...

Que bom que gosta, Lisandra.

Sérgio Santos disse...

Trágico, anonimo. E a próxima só em agosto de 2019...

Sérgio Santos disse...

Uma desgraça, Chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Valeuu, anonimo...kkkk

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Louis.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Chica.

Sérgio Santos disse...

É muita coisa pra falar mal mesmo, Malu. É tudo muito raso...

Sérgio Santos disse...

Boa sugestão, Malu.

Sérgio Santos disse...

Isa, tb considero essa já a pior de todas. Simplesmente não dá...

Sérgio Santos disse...

Sobre cancelar eu discordo, Smareis. Pq há muitas temporadas ótimas.

Sérgio Santos disse...

Nao mesmo, Jorge.

Sérgio Santos disse...

Noa tem mesmo, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Ok, Lulu. bjs

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, anonimo, mas nesse caso foi construção rasa mesmo pq ele uma hora é babaca e em outra é legal.

Sérgio Santos disse...

Foram muitas ruins, Maria Sophia, mas essa considero a pior porque nao tem um personagem sequer que valha a pena. É grave isso.

Sérgio Santos disse...

Concordo com cada vírgula, Luli.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Dean.

Sérgio Santos disse...

Muitas saudades, Debora...

Sérgio Santos disse...

Fora que são muitos atores ruins, Marcos...

Sérgio Santos disse...

Mas é horrivel, Adriana. E ja tinha achado as chamadas bem ruins, viu... bjssss

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Johnatan!! Abração!

Sérgio Santos disse...

Elenco bem fraco mesmo, anonimo....

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, anonimo. Honrado em ler isso!

Anônimo disse...

É uma pena que eu só possa ter seguido comentar algo sobre essa temporada agora... Quando ouvi dizer que a Patrícia iria assumir o "barco", no quesito em escrever uma nova temporada, já sabia que essa temporada não iria emplacar de maneira alguma....

1 - A começar pelo subtítulo que não é muito atrativo "Vidas Brasileiras"

2 - Tramas quinzenais que na verdade são abordadas e resolvidas muitas das vezes em uma semana e meia.

3 - NÃO EXISTE NO PLANETA TERRA, UMA PROFESSORA COMO A GABRIELA, QUE SEJA AMIGA DE TODOS OS ALUNOS, SE INTROMETA DA FORMA COMO ELA FAZ.

4 - A trama da Gabriela poderia ser mais aceitável, caso ela fosse uma terapeuta, psicóloga, analista, psiquiatra algo do tipo para poder ajudar os jovens e assim sair da sua zona de trabalho e de uma forma anti ética, se intrometer da forma como ela faz.

+1 Salve... A Pérola e a Jade seriam uma ótima dupla de "meninas malvadas"

+1 Salve... Também concordo com você 100% que se o Márcio e a Pérola se forem mais explorados nesse enredo catastrófico, eles pelo menos podem soltar faíscas.

+1 - Érico é um personagem que continua misterioso.

+1 - Kavaco, Verena, Amanda, Michael, Talíssia, Úrsula, Leandro, Érico são personagens que estão apenas enchendo a trama.

+1 - Maria Alice aparece, porém apagada, o mesmo acontece com Álex, Hugo (que só surge porque é o melhor amigo do protagonista)

+1 - Márcio tem ódio de tudo e todos, só consegue ficar mais "tranquilo" com Pérola.

+1 - Flora parece aquelas personagens de qualquer trama, seja filme, novela, série, peça etc
... que só veio para ser sequestrada e correr perigo, fora isso não há vejo mais útil para nada.

Saudades de comentar aqui no seu site... estava sumido já há um tempo, poderia ficar aqui enchendo essa temporada de críticas também. Forte braço!