quinta-feira, 5 de julho de 2018

Alice Wegmann vive seu melhor momento em "Onde Nascem os Fortes"

Que "Malhação" é um celeiro de talentos já é sabido há tempos. O seriado adolescente lançou muito ator talentoso no mercado e segue apresentando novos rostos que emplacam na carreira. A recém-terminada "Viva a Diferença", por exemplo, foi protagonizada por cinco meninas ótimas. Toda temporada revela bons nomes. Algumas mais e outras menos. Alice Wegmann é uma dessas gratas revelações e atualmente protagoniza com extremo brilhantismo "Onde Nascem os Fortes", trama das 23h, classificada pela Globo como supersérie.


A atriz é até um caso "atípico". Isso porque sua primeira aparição foi na fase de 2010, escrita por Emanuel Jacobina, onde interpretou a simpática Andréia, uma menina que entrou na metade da história e não teve muita importância. Em 2011, por sua vez, Alice conseguiu mostrar um pouco mais do seu talento na primorosa "A Vida da Gente", novela das seis de Lícia Manzo. Ela emocionou vivendo a tenista Sofia. Também era um perfil secundário, mas proporcionou bons momentos para a intérprete. Até que, em 2012, Alice voltou para "Malhação", interpretando Lia, uma das protagonistas do enredo de Rosane Svartman e Glória Barreto. Ou seja, esteve duas vezes no seriado adolescente.

A marrenta roqueira foi defendida com muita competência pela atriz, que ainda fez uma deliciosa parceria com Agatha Moreira, intérprete da doce Ju, outra boa revelação da fase e que atualmente se destaca como Ema em "Orgulho e Paixão". Lia foi o divisor de águas na carreira de Alice. A personagem era um dos trunfos da "Malhação Intensa" e o sucesso dessa temporada ajudou a projetá-la para voos mais altos.
Afinal, os demais autores e diretores passaram a observá-la melhor. Não por acaso, acabou escalada para a segunda fase de "Em Família", fracassada novela de Manoel Carlos, exibida em 2014. Apesar dos inúmeros erros do enredo, Alice se destacou na pele da ardilosa Shirley, vilã que foi vivida por Vivianne Pasmanter na terceira fase.

Seu desempenho foi tão bom que no mesmo ano esteve presente no elenco de "Boogie Oogie", equivocada trama das seis que também fracassou na audiência. Deixando todos os problemas do folhetim de lado, é preciso ressaltar seu ótimo desempenho na pele da determinada Daniela. Em 2016, a atriz encarou cenas de grandes dificuldades dramáticas na elogiada minissérie "Ligações Perigosas", de Manuela Dias, e arrebentou. Protagonizou momentos intensos ao lado de nomes como Selton Mello e Patrícia Pillar. A ingênua Cecília ficou em ótimas mãos. Sua atuação ainda rendeu mais reconhecimento em "A Lei do Amor", trama problemática escrita por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. Foi a primeira trama de horário nobre que contou com a presença da intérprete, que conseguiu convencer na pele da enigmática Isabela/Marina.

Agora, no entanto, Alice Wegmann vive seu melhor momento na televisão. A visceral Maria parece ter sido escrita especialmente para ela. Mas não foi o caso. Pâmela Tomé, que vem emocionando com a doce Jane em "Orgulho e Paixão", tinha sido a primeira opção para o papel, mas acabou deslocada para o folhetim das seis e Alice, que estava escalada para viver a Ema do mesmo enredo, foi escolhida por José Luiz Villamarim para protagonizar "Onde Nascem os Fortes". O próprio diretor ligou para a atriz e perguntou se topava o desafio. Ela, claro, aceitou na hora, oficializando a "troca" de produções. Uma troca que resultou em benefício para ambas.

A personagem central da atual trama das onze enfrenta uma perigosa caçada, passando por inúmeros sofrimentos e angústias desde que seu irmão gêmeo foi morto misteriosamente na fictícia Sertão. Ela buscou por justiça atrás do responsável por esse crime, enquanto era vítima de várias emboscadas armadas por Pedro Gouveia (Alexandre Nero) ----- principal suspeito da morte do rapaz ---- e Plínio (Enrique Diaz), inescrupuloso delegado do lugar. Maria era ao mesmo tempo caça e caçadora. Mesmo diante dessa avalanche de sofrimento e medo, não recua e consegue enfrentar seus inimigos de igual para igual. A entrega de Alice é impressionante. Seu sotaque nordestino está perfeito, assim como suas expressões faciais, expondo com precisão cada sentimento daquela menina que virou uma verdadeira muralha de resistência física e emocional. Todas as suas cenas são pesadas, carregando uma dose excessiva de drama. Não é qualquer jovem atriz que conseguiria viver um tipo assim. E suas sequências com Alexandre Nero, Patrícia Pillar, Enrique Diaz, Lee Taylor, Gabriel Leone, entre outros, são sempre grandiosamente interpretadas. Agora, em plena reta final, a personagem cedeu seu protagonismo para tipos como Ramiro, Cássia e Ramirinho. Ainda assim, a atriz vem ganhando boas cenas, como a recente descoberta de Maria a respeito de sua mãe ---- Cássia criou os filhos de sua melhor amiga como se fossem seus.

"Onde Nascem os Fortes" conta uma história densa e sua protagonista passa longe da classificação de mocinha. É uma sobrevivente que busca justiça. Alice Wegmann vem angariando merecidos elogios pelo seu irretocável trabalho na trama de George Moura e Sérgio Goldenberg, expondo a todo instante o quanto Maria é corajosa. Um perfil que envolve quem assiste, despertando uma natural torcida. O ótimo desempenho da atriz, inclusive, já rendeu a escalação para outra produção: "Troia", novela das nove escrita por Manuela Dias, prevista para 2019. Merecido.

24 comentários:

Valentina disse...

Essa menina é um talento e a novela deu uma guinada boa nessa reta final!

Anônimo disse...

Ela deu show como Lia e como Shirley.Agora emociona como Maria. Adoro ela.

Gisela disse...

Ela merecia essa oportunidade e não a vejo vivendo a Ema. Que bom que ficou pra Agatha Moreira.E também não vejo a Pâmela Tomé interpretando a Maria. Acho que todas as trocas funcionaram bem.

Eslane Costa disse...

Parabéns pelo texto, como sempre rico nos detalhes e na veracidade. Eu sou suspeita para falar pois sou fã incondicional da Alice desde uma das suas melhores personagens, Lia. Recordo que na época comentava com amigos que essa linda menina ia longe, pois era evidente tamanho talento e carga dramática. Alice Wegman é uma atriz excepcional e que bom que a emissora tem percebido isso, pois nos presenteou com esse belo trabalho da personagem Maria. Arrisco a dizer, sua melhor personagem, que traz levemente lembranças da forte e valente Lia. O fato é que sem sobras de dúvidas, Wegman é o tipo de atriz para papéis únicos e complexos, típico para profissionais capazes de interpretar essa dimensão. Linda e muito profissional, merece todo o sucesso.

Paula disse...

Ela tava merecendo esse texto e até tive um medinho de vc não fazer porque a trama já tá acabando. Mas tu nunca decepciona!!!!

Thamires disse...

Como vc disse num outro texto, não é uma trama pra 55 capítulos. Tanto que voltou a ter bom ritmo nessa reta final. Ou seja era pra ter uns 30 capítulos.E Alice está muito bem.Se entregou total.

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Gosto muito dessa atriz e estou gostando muito do trabalho dela!!!


Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.com/

Lulu on the sky disse...

Eu adoro essa menina desde que ela fez a primeira vez a Malhação. Se supera a cada trabalho.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Sou fã da Alice e acho incrível como ela se supera a cada papel.
Exercendo com paixão a arte de interpretar e compondo com perfeição e singularidade cada personagem.
Aliás uma das coisas mais importantes, ela compõe perfeitamente as facetas distintas da mocinha e da antagonista com total convencimento em ambas.
Coisa que é difícil as vezes até para atores consagrados.
As vezes me pego falando: ator/atriz x não convence como mocinha/o ou então fulano/a não faz um vilão com atitude.
E ela manda super bem.
Está sensa como a Maria "bonita" nessa releitura do sertão 👏👏
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Emilly kathleen disse...

Eu fico toda orgulhosa a cada papel que ela faz..acompanho ela desde lia e ela vem melhorando a cada novela, meu sonho da um abraço nela kkk amo demaais

BLOGZOOM disse...



Ela é sensacional.

Anônimo disse...

Sempre achei ela muito boa. O papel que eu mais acompanhei foi a Lia de de Malhação. Eu tenho a curiosidade de saber se você acha a Cléo Pires uma boa atriz? Eu sei que ela não está fazendo nada no momento, apenas estará na próxima novela das sete. Mas, eu tenho a curiosidade de saber, já que ela é filha da maravilhosa Glória Pires. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Deu sim, Valentina.

Sérgio Santos disse...

Tb adoro, anonimo.

Sérgio Santos disse...

As trocas funcionaram mt bem mesmo, Gisela.

Sérgio Santos disse...

Onde assino, Eslane???

Sérgio Santos disse...

Que bom, Paula.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Tamires.

Sérgio Santos disse...

Ela é ótima, Debora.

Sérgio Santos disse...

Isso, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Luli!

Sérgio Santos disse...

Tomara que vc consiga abraçá-la, Emily!

Sérgio Santos disse...

É, Syssim!

Sérgio Santos disse...

Acho mediana, anonimo.