domingo, 8 de julho de 2018

Apesar dos exageros, "Show dos Famosos" virou um bom quadro do "Domingão do Faustão"

Baseado no formato original "Your Face Sounds Familiar", o "Domingão do Faustão" estreou o "Show dos Famosos" em  2017 e ficou claro que o quadro era uma boa ideia mal executada. Apesar das várias críticas a respeito das caracterizações exageradas e muitas vezes nada parecidas com os artistas homenageados, o programa insistiu na proposta e exibiu a segunda temporada em 2018, que chegou ao fim neste domingo (08/07). E pode-se constatar que, entre erros e acertos, o show funciona como entretenimento e apresentou uma sensível melhora.


Basicamente, todo o esquema da primeira temporada foi mantido. Oito participantes participaram da disputa e quatro se apresentaram em cada domingo. Porém, ao contrário do ano passado, não houve vencedor em cada rodada. Ou seja, quem se saía melhor e ocupava o primeiro lugar no dia da sua apresentação não levava troféu. A não eliminação, todavia, se manteve, implicando em uma acumulação de pontos. Silvero Pereira, Naiara Azevedo, Sandra de Sá, Paulo Ricardo, Helga Nemeczyk, Mumuzinho, Tiago Abravanel e Alessandra Maestrini foram os selecionados da segunda edição e vários deles fizeram bonito.

Alessandra foi a que mais se destacou na voz, fazendo jus ao seu reconhecido trabalho em musicais. Sua potência vocal impressionou, mas infelizmente não conseguiu ser finalista. Tiago honrou o que se esperava dele e chegou à final com méritos, embora tenha tropeçado em algumas apresentações. Mumuzinho foi outro grande competidor e a imitação da maravilhosa Alcione o transformou em favorito.
Já Helga acabou como a maior surpresa da disputa em virtude da sua entrega no palco. A sua performance de Luciano Pavarotti arrebatou o público e o juri. Porém, Silvero, Paulo, Sandra e Nayara deixaram a desejar no saldo geral.

Cláudia Raia e Miguel Falabella foram mantidos no juri e novamente teceram bons comentários sobre as apresentações. Ainda protagonizaram momentos divertidos, trocando provocações e expondo a sintonia de anos de amizade. O único porém foi o critério das notas, pois o excesso de 10 e 9,9 incomodaram. Os números generosos muitas vezes não eram condizentes com as análises negativas. Já Boninho entrou no lugar de Silvio de Abreu e acabou se saindo melhor. O diretor se mostrou bem mais crítico na hora de emitir suas notas.

A maior polêmica da segunda temporada foi a seleção dos finalistas. Isso porque seriam quatro escolhidos, como era previsto. Os dois melhores colocados de cada rodada. No entanto, Faustão anunciou na semifinal que haveria uma repescagem. Quem tivesse a maior pontuação geral seria o quinto escolhido para a final. E a beneficiada foi Naiara Azevedo, uma participante que nunca chegou a se destacar. Não deu para entender a mudança de regra repentina e nem o objetivo.

Na final, Paulo Ricardo, Sandra de Sá e Alessandra Maestrini homenagearam Elvis Presley, Clementina de Jesus e Pink, respectivamente, mesmo não disputando o título. Já entre os finalistas, os imitados foram Anitta (escolhida por Naiara Azevedo), Milton Nascimento (escolha de Tiago Abravanel), Dona Yvone Lara (Mumuzinho), Edith Piaf (Silvero Pereira) e Liza Minelli (Helga Nemeczyk). Mumuzinho foi claramente o melhor mereceu ganhar. Aliás, a caracterização merece os parabéns. Ele ficou a cara da Dona Ivone, assim como o Tiago ficou do Milton. Helga também convenceu, enquanto Naiara e Silvero não comprometeram. Foi um belo desfecho de temporada.

O "Show dos Famosos" sempre vira alvo de piada nas redes sociais por conta das caracterizações exageradas dos participantes e valeria a pena a produção repensar no excesso de látex das tais máscaras usadas em praticamente todos os competidores. Muitas vezes o menos é mais. A performance do artista é que a protagonista da disputa e vale elogiar a superprodução de cada show, cujos efeitos de luzes no palco viram complementos primorosos. Ou seja, houve uma melhora na segunda temporada e só falta ajustar essa questão da caricatura. O quadro, entre pedradas e aplausos, acabou se firmando no "Domingão do Faustão" e gerou repercussão. A terceira temporada já está confirmada em 2019. Tomara que corrijam os erros e deixem a competição tão boa quando é a consagrada "Dança dos Famosos".


16 comentários:

Unknown disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Seu baba-ovismo pela Globo beira o ridículo, esse quadro é motivo de chacota nacional, logo vc que passa o dia no twitter vai dizer que não sabe disso? Uma das coisas mais bizarras da historia recente da TV. Só vc mesmo Zamenza, aff.

Anônimo disse...

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...

Anônimo disse...

No inicio eu não gostava mas agora até que melhorou e gostei do Mumuzinho ter vencido.Era o melhor.

Fabiana disse...

Torcia pela Alessandra mas me emocionei com o Mumuzinho vencendo.Concordo com o texto.

Elisabete disse...

Boa semana, Sérgio.

Anônimo disse...

Imagina o dia do Sergio como deve ser: de manhã ele vê Encontro com Chátima, a tarde Malhação, a noite as novelas caídas da Globo, aos sábados ele não sai de casa pra ver Zorra, aos domingos Faustão. Coitado...

Anônimo disse...

Ihh Sérgio... Parece q duas pessoas estão afim de vc. Sim, pq só assim pra explicar tamanha curiosidade sobre sua vida pessoal rsrs. Quanto ao Show dos Famosos, estava torcendo desde o início para o Mumuzinho e o Silvero Pereira, portanto o resultado final me deixou bem feliz. Ótimo texto como de costume.

Anônimo disse...

Vc deve ter uma vida bastante agitada para ficar especulando sobre a rotina dos outros, né? Eu hein...

Anônimo disse...

PQP, eu amava o RPM do Paulo Ricardo e a Sandra de Sá nos anos 80, qdo ainda se chamava Sandra Sá apenas. Depois de ver os dois pagando king kong nesse quadro do Faustão agora tenho até receio de dizer que gosto.

Sérgio Santos disse...

Ok, Luiz. Pena que quando eu critico algo da Globo vc nunca apareça pra dar um oi...

Sérgio Santos disse...

Ele merecia, anoniimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Fabiana.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Elisabete.

Sérgio Santos disse...

Eles me amam, anonimo.Há tempos me acompanham.

Sérgio Santos disse...

Eles continuam ótimos, anonimo.

Rose Karimme disse...

COMO ASSIM o Silvero não se destacou??? Ele conseguia todos os trejeitos e expressões faciais das personalidades às quais imitou. A caracterização pode ter sido exagerada (e isso foi comum para todos) mas dizer que o Silvero não foi bom é uma injustiça. Tão injusto quanto é terem dado a vitória para o Mumuzinho, que embora muito bom (em 2 ou 3 caracterizações), não teve tanta boa interpretação quanto o Silvero. Tanto que este merecia ser o campeão e não o segundo lugar. Silvero era o favorito de grande parte do público, mas dava pra perceber que essa edição já tinha suas cartas marcadas,mais ou menos pelo meio da competição isso infelizmente já nem se escondia mais.