sexta-feira, 6 de julho de 2018

Globo abusa da imagem de Tiago Leifert

A Globo parece gostar bastante do Tiago Leifert. A emissora o presenteou simplesmente com quatro programas e só não conseguiu emplacá-lo em cinco porque não havia possibilidade de conciliação do trabalho. Atualmente, o apresentador pode ser visto quase diariamente no "Central da Copa", iniciado em 14 de junho, junto com a Copa do Mundo de 2018. O jornalista tem um incontestável carisma e sabe comandar um programa ao vivo como poucos, mas a pergunta é: essa "overdose" é realmente necessária?


Tiago estreou no canal a cabo SporTV em 2006, como repórter, e migrou definitivamente para a Globo em 2009, onde passou a apresentar o "Globo Esporte SP". Ficou na atração esportiva até 2015 e inseriu um novo jeito de comandar um programa de esportes. O tom mais sério e sóbrio foi deixado de lado, enquanto a descontração virou a protagonista. Deu tão certo que virou uma espécie de "regra" em todo formato, se estendendo para outros estados. Não por acaso, deixou de vez o jornalismo, indo para o entretenimento em 2012. Virou o apresentador do "The Voice Brasil", que iniciava sua primeira temporada.

Sua desenvoltura caiu como uma luva na competição musical e de lá não saiu mais. Leifert acabou virando peça fundamental no comando da disputa de vozes, sempre interagindo bem com os jurados e público. Em 2015, chegou a substituir Fátima Bernardes durante suas férias, fazendo dupla com Ana Furtado no "Encontro".
No mesmo ano, foi escalado para apresentar o "É de Casa", então novo programa matinal da Globo aos sábados, junto com André Marques, Cissa Guimarães, Patrícia Poeta, Zeca Camargo e Ana Furtado. Não durou muito lá por uma simples razão: em 2016 foi escolhido para apresentar o "The Voice Kids", versão com crianças do "The Voice Brasil".

Mas a Globo ainda não estava satisfeita. Queria mais Tiago Leifert no ar. A saída de Pedro Bial do "Big Brother Brasil", após 16 temporadas, virou outra oportunidade para o apresentador. A emissora, então, o escalou para a difícil missão de substituí-lo. Entretanto, ao contrário das atrações já citadas, o apresentador não foi feliz na empreitada. Escancarou sua preferências no "BBB 17", interferiu diretamente no jogo e não soube se impor, sendo constantemente desrespeitado pelos participantes, que várias vezes nem escutavam suas orientações na hora das explicações das provas. Mas, ainda assim, foi efetivado e comandou o "BBB 18" este ano. Seguirá por muitas outras edições.

O apresentador, é preciso lembrar, também ganhou da emissora o "Zero 1" em 2016. Um formato semanal curto, com menos de dez minutos, que explora a cultura nerd. Na época, estreou em grandes pretensões e até saiu do ar. Todavia, voltou em 2017, com maior duração, contando até com convidados para rodadas de vídeo-game e muito bate-papo sobre cultura pop. Vai ao ar após o "Altas Horas". Leifert mais uma vez se mostra à vontade na função e realmente se diverte. Ele sempre faz questão de dizer o quanto é conhecedor do assunto. Sabe tudo de jogos, filmes da saga Star Wars, enfim. Essa atração, por sinal, é a que melhor combina com Tiago.

E como está no ar diariamente com o "Central da Copa", o apresentador não pôde conciliar com o "Zero 1", que saiu de cena durante esse período. Mas o fato é que se ele conseguisse se dividir em dois, a emissora com certeza deixaria os dois programas na grade. Tanto que Leifert só deixou o "The Voice Kids" porque a competição musical vai ao ar na mesma época que o "Big Brother Brasil". Ou seja, tem formato demais para um só apresentador. É uma superexposição desnecessária, por melhor que seja o profissional em questão. Para culminar, a sétima temporada do "The Voice Brasil" será exibida duas vezes na semana (terças e quintas), estreando logo após a Copa, quebrando a tradição do formato semanal. Mais Tiago no ar.

O talento de Tiago Leifert é incontestável, assim como sua facilidade em dialogar com o telespectador, goste dele ou não. Porém, a Globo está abusando da sua imagem e parece até que está faltando bons apresentadores no mercado ou na própria emissora. O ideal seria o jornalista comandar apenas o "The Voice Brasil" e o "Zero 1". Já estava de bom tamanho. Agora, colocá-lo em em tantas atrações ao mesmo tempo cansa o público e até mesmo o apresentador. A audiência pouco satisfatória do "Central da Copa", por exemplo, talvez seja uma resposta a essa overdose de Leifert na tevê.

26 comentários:

Anônimo disse...

Não aguento mais as piadinhas desse sujeito

Anônimo disse...

Ainda achei ele um pouco parcial no BBB 18, não escancarado como no anterior, mas tem um longo caminho a percorrer e acredito que no 19 vá melhorar bastante. As vezes a informalidade dele é um pouco incômoda, tipo aquele cara forçado num churrasco de fim de semana que quer a todo custo se enturmar e ser amigo de todos. Mas de modo geral, é um bom apresentador.

Sandro disse...

Falou tudo. Nunca vi darem tanto programa pra uma pessoa só. Não tem outro não??????

Anônimo disse...

Ainda tem o The Voice agora quase colado.Ninguém merece.

chica disse...

Realmente ele nos cansa!!! Tá na hora de dar um descansinho! abração, tudo de bom,chica

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Concordo plenamente!
Gosto do Tiago Leifert, engraçado que exatamente na área dele, esportes, não gosto não, até acho um mérito ele ter trazido o formato americano de ser de apresentação, mas prefiro ele na área de entretenimento.
Acho ele perfeito no The Voice.
Não gostei dele no BBB, muitoooooo parcial.
Não gostei nadinha dele no Central na Copa, parecia que ele estava constantemente pilhado o que soou artificial e forçado.
É de casa e Zero 1 não assisti e não posso dar minha opinião.
Agora uma coisa é certa: ele tem muito talento e é carismático, massssss genteeee só tem ele?
Sem falar que é mesmo uma superexposição desnecessária e que cansa siiiiim a imagem do apresentador.
Excelente fds pra ti
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Critica literária disse...

Enquanto isso angélica está sem função na globo.Lamentável!

Walter de Souza disse...

Assino em baixo!

André disse...

Eu sei que isso não deve ser mérito de julgamento, mas esse cara parece cheirar leite azedo.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu gosto mais do Tiago Leifert no entretenimento. Jamais curti o apresentador no jornalismo esportivo. Ele chama mais atenção que a notícia em si... Isso desde o Globo Esporte....Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

CÉU disse...

Olá, Sérgio!

Gente haverá que não gosta do jeito desse apresentador, mas me parece, pelo seu post, que muitos a ele se renderam.

grata por sua visita e gentis palavras.

Beijo e bom domingo.

Unknown disse...

Acho esse um problema que é mais causado pelo Boninho do que a própria globo.
Leifert, Andre Marques, Ana Furtado, Cissa Guimarães são os apresentadores que ele sempre coloca como substituto nos programas que estão em seu núcleo.

Matheus Nogueira disse...

e ainda por cima,Sérgio.o Tiago Leifert continuará junto com o Caio Ribeiro,a fazer a narração do vídeo-game Fifa,da Eletronic Arts.os dois renovaram seus contratos e continuarão fazendo a narração do game,para alegria de uns e tristeza de outros,que queriam um narrador melhor,tipo Luís Roberto de Múcio

Sérgio Santos disse...

Pouco é generosidade da sua parte, anonimo. Ele foi imensamente parcial...

Sérgio Santos disse...

pois é, Sandro.

Sérgio Santos disse...

Overdose, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Umas férias, Rejane...

Sérgio Santos disse...

Dois programa já estavam mais do que suficientes, Luli...Bjão

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Felipe.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Walter!

Sérgio Santos disse...

André... kkkkkk

Sérgio Santos disse...

Sim, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Ceu.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Prsicila.

Sérgio Santos disse...

Jesus, Matheus...

Rose Karimme disse...

Tiago tem parente "gente grande" dentro da Globo. Não questionando o profissionalismo dele, que NO ESPORTE era impecável. Mas quando ele passou a integrar a parte de entretenimento, ficou extremamente deslumbrado (principalmente no BBB e no ZeroUm, que parece ter sido feito pra ele).