terça-feira, 10 de julho de 2018

Após destaque em "Gabriela", Giovanna Lancellotti volta a ser valorizada em "Segundo Sol"

Quando estreou na televisão, em 2011, na fraca "Insensato Coração", em pleno horário nobre da Globo, Giovanna Lancellotti demonstrou potencial de sobra para voos maiores. Ela convenceu na pele da doce Cecília em uma novela cujos defeitos foram bem maiores que os acertos. Era um papel pequeno, mas foi uma ótima estreia. Um ano depois, ironicamente, a atriz interpretou o que viria a ser a melhor personagem de sua carreira até então: a sofrida Lindinalva, no remake de "Gabriela". E estava apenas em seu segundo trabalho. Mas bastou para provar que tinha chegado para ficar.


O sucesso foi tanto que a personagem ---- inexistente na obra de Jorge Amado ---- virou a mocinha da adaptação de Walcyr Carrasco, formando um lindo par com Marco Pigossi (Juvenal), e ofuscou a própria Gabriela (Juliana Paes). Giovanna protagonizou uma sucessão de cenas dramáticas e muito pesadas, expondo uma entrega admirável. Após esse intenso trabalho, portanto, a intérprete seria ainda mais valorizada nas próximas novelas ou séries, seguindo a lógica. Infelizmente, não foi o que aconteceu. Giovanna ganhou a promissora Bélgica em "Alto Astral" (2014), mas a vilã não teve grande relevância no enredo de Daniel Ortiz, embora seu núcleo tenha rendido alguns bons momentos.

No ano seguinte, então, o caso foi ainda pior. João Emanuel Carneiro a escalou para viver Luana na controversa "A Regra do Jogo". A personagem pertencia a um dos piores núcleos do folhetim, pois a família falida de Feliciano (Marcos Caruso) era uma tentativa fracassada de repetir o sucesso da família de Tufão (Murilo Benício) em "Avenida Brasil".
Nada naquela trama funcionava e a menina era uma das que menos aparecia. Giovanna mal teve falas e não foi aproveitada como deveria.

Em 2016, a atriz teve um papel um pouco melhor. A sonolenta "Sol Nascente" tinha conflitos fraquíssimos, não conseguindo prender quem assistia. Porém, Milena ao menos tinha mais destaque que Luana, conseguindo se sobressair em algumas situações, como a sua mudança de fase, deixando o temperamento tímido de lado e adotando uma postura mais rebelde. Novamente a atriz expôs seu talento, ainda que a personagem tenha deixado a desejar em virtude da equivocada condução geral de Suzana Pires, Júlio Fisher e Walther Negrão.

Agora, finalmente, Giovanna Lancellotti está recebendo o devido valor, lembrando os bons tempos de "Gabriela". João Emanuel resolveu se redimir, a presenteando com Rochelle, patricinha mimada e arrogante, responsável por várias maldades em "Segundo Sol". A menina é filha dos desequilibrados Edgar (Caco Ciocler) e Karen (Maria Luisa Mendonça), neta do corrupto Severo (Odilon Wagner). A vilã nunca tolerou a presença de Manu (Luisa Arraes) por considerá-la uma intrusa ---- a menina é filha de Luzia (Giovanna Antonelli) e acabou adotada pela família ainda criança, enquanto seu irmão, Ícaro (Chay Suede), ficou com a tia, Cacau (Fabíula Nascimento). Portanto, não pensa duas vezes antes de armar para prejudicar a irmã, sem se importar com o sentimento dos outros.

A personagem é maniqueísta, evitando qualquer nuance. Ou seja, um tipo que sempre apresenta o risco de cair na caricatura. Afinal, a menina não tem motivação alguma para suas maldades. Ela poderia ser no máximo rebelde, em virtude da sua família totalmente desequilibrada. Mas é perversa e interesseira. Os maiores absurdos saem de sua boca, ferindo todos ao seu redor. Rochelle sempre humilha o pai, destrata a mãe e enfrenta o avô, além de ter Manu como vítima preferida. Já ficou com o namorado da irmã, inclusive, além de ter plantado drogas nas coisas da "rival" para provar o vício em substâncias ilícitas da problemática filha de Luzia. São cenas fortes e Giovanna consegue se sobressair em todas, imprimindo um tom debochado que caiu muito bem no papel. Não é exagero, aliás, afirmar que a garota fala mais barbaridades que Karola (Deborah Secco) e Laureta (Adriana Esteves) ---- as consideradas "grandes vilãs" do enredo.

Recentemente, vale ressaltar, Giovanna protagonizou ótima cenas. Brilhou quando Rochelle descobriu uma quantia desviada do avô e o chantageou para ficar com a grana. Protagonizou momentos até cômicos durante a festa promovida pela blogueira, que viu seu evento ser arruinado pelo vexame de Manu. Até dentro do chafariz caiu, após uma briga com a irmã. O núcleo secundário, por sinal, vem se mostrando muitas vezes mais atrativo que o principal.

A premissa de "Segundo Sol" é a famigerada segunda chance que toda pessoa deveria ter para recomeçar ou redefinir sua vida. Ironicamente, João Emanuel Carneiro acabou se valendo disso na escalação de Giovanna Lancellotti para viver Rochelle. Ele deu uma segunda chance a si mesmo, pois a desperdiçou em "A Regra do Jogo", como já mencionado. E a atriz agora pode mostrar a competente profissional que é nesse segundo trabalho com o autor. Que siga se destacando até o final.

25 comentários:

Anônimo disse...

Muito mais vilã que Karola e Laureta juntas!!!!!!!

Juliana disse...

Ele se redimiu com ela e com Letícia Colin que fez figuração e, A Regra do Jogo também.

Unknown disse...

Eu tô gostando muito da Rochelle uma personagem que poderia muito ser chata ou caricata, mas a interpretação da Giovanna faz a gente gostar dela. Na verdade gosto muito dos personagens jovem da novela com exceção do Valentm acho ele muito pedante, chato, mimado

Malu disse...

Talentosa demais! De fato, não ganha muitas personagens boas, mas sempre brilha independente do papel! Enquanto umas e outras emendam protagonistas sem sal, Giovanna tá aí, se firmando como uma das melhores da geração! Que seja mais valorizada daqui pra frente

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Realmente ela está ótima!!! A Rochele é detestável, ruim... Estou adorando...



Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.com/

Adriana Helena disse...

Querido Sérgio, nossa, a Rochele é de arrasar!!
Geovana está tão bem no papel que a gente fica com ranço dela!! kkkkk
Mas é da competência da atriz, que extrapola talento e agora merecidamente recebeu um papel à altura!!!
Amigo e você também sempre arrasa com seu texto!! Incrível!!
Tenha uma semana muito linda!! :))))
Beijos!

Unknown disse...

Gosto muito do seu texto , você é justo sabe criticar e também elogiar , tudo de uma maneira construtiva sem ofender ninguém. .. Parabéns. ..

Lulu on the sky disse...

Ela está ótima. A gente fica com raiva dela diante de tantas maldades.
big beijos

Alan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alan disse...

Olá Sérgio.
Uma correção do nome de um dos autores da insossa Sol nascente é Júlio Fischer e não Lionel Fisher.

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Um dos casais mais fofis da TV, Lindinalva e Juvenal, numa narrativa que tinha tudo para ser dura o bastante e estereotipar, mas que foi de uma condução e sensibilidade que encantou.
Até acho que a Bélgica era um bom personagem, mas no núcleo o Afeganistão roubou todas as cenas.
Agora sim a Giovanna Lancellotti está mostrando todo o potencial, apresentando uma Rochelle que dá vontade de dar uns petelecos e uma voadora rsrs
Ela imprime um tom exato e a medida certa para não cair no exagero e conduz com atitude a personagem.
Aliás me surpreendeu mesmo porque achei que ela tinha bem o perfil mocinha e essa antagonista está absurdamente bem interpretada.
Excelente texto Sérgio, como sempre perfeito!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Unknown disse...

novela péssima e essa atriz nem sei quem é, kk.

Anônimo disse...

Não vejo a novela, mas acredito que ela esteja bem. Pois já vi outros trabalhos dela e gostei. Esse da Lindinalva, eu vi e adorei. Olha, enquanto essa atriz dessa geração está muito bem, a Bruna Marquezine está bem fraca. Mas, o trabalho anterior da Bruna na série "Nada Será como Antes" eu achei ela bem e acho que aquele papel era o mais desafiador até então. Você também achou ela ótima naquele papel?

Sérgio Santos disse...

Maravilhosa, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Isso, Juliana!

Sérgio Santos disse...

Valentim é insuportável, Lucas.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Malu!

Sérgio Santos disse...

Idem, Debora.

Sérgio Santos disse...

Adriana, obrigado sempre!!!! bj

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Maria Sophia!!!!!

Sérgio Santos disse...

Foi automático, Alan. Corrigi assim que li seu comentário.

Sérgio Santos disse...

Onde assino, Luli???

Sérgio Santos disse...

Ok, Luiz.

Sérgio Santos disse...

Achei mediana, assim como acho agora, anonimo... Nada além disso.

Anônimo disse...

PARA DE FICAR AI DIZENDO BESTEIRAS O SÉRGIO SANTOS, BAITA ZÉ MANÉ!. ESSA GIOVANNA LANCELLOTTI É UMA PUTONA DELICIA DE MENINA!.ORA BOLAS!, MEDIANA O CACETE, VOCÊ SÓ PODE SER MESMO É UM BIXONA-LOUCA, SEU TROUXA!.