quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Evaristo Costa fará muita falta no "Jornal Hoje"

Na última quinta-feira (27/07), houve a concretização de uma notícia que nenhum telespectador queria acreditar: a saída de Evaristo Costa do "Jornal Hoje." Após 14 anos apresentando o telejornal ao lado da querida Sandra Annenberg, formando uma das melhores duplas do jornalismo brasileiro, o jornalista resolveu não renovar seu contrato com a Globo, alegando a necessidade de parar por um tempo para um ano sabático com a família fora do país. Menos de duas semanas depois que essa informação foi divulgada, todos acabaram surpreendidos com ele se despedindo da colega de bancada e do público.


A surpresa se deu, claro, pelo fato da Globo nem ter esperado o contrato do jornalista acabar (em setembro), além de uma natural esperança das notícias dessa saída serem inverídicas. Mas, infelizmente, não eram. O seu último 'boa tarde' na bancada do jornal veio no meio de uma mensagem final sucinta: "A edição do Jornal Hoje dessa quinta-feira, 27 de julho, fica por aqui e eu também me despeço do Jornal Hoje e de todos vocês. Essa foi minha última apresentação de tantas, ao longo dos 14 anos que estive com vocês. Muito obrigado pelo carinho nesse tempo todo e até breve. Obrigado também, Sandra, pela parceria."

Depois, o jornalista ainda gravou um vídeo e postou na internet, fazendo uma outra despedida, também curta. Toda a repercussão que essa saída provocou não foi exagerada ou gratuita. É apenas fruto do grande trabalho de Evaristo ao longo de 14 anos ocupando um dos maiores postos do jornalismo da Globo, no terceiro maior jornal da emissora e do país.
Ele foi fixado como âncora em fevereiro de 2004, logo após Carlos Nascimento ter se transferido para o SBT. E desde então deu uma nova roupagem ao jornal, inserindo um clima mais leve, propício ao horário de almoço, fazendo uma parceria vitoriosa com Sandra Annenberg. Os dois viraram os queridinhos do grande público em virtude da evidente amizade que cultivavam diante das câmeras.

A dupla humanizou a figura do jornalista, muito antes do clima de descontração 'virar moda' no jornalismo nacional. Algumas piadas bobas do Evaristo, deixando Sandra sem graça, viraram 'memes' na internet e a troca de sorrisos entre eles sempre foi uma constante. Mas, vale ressaltar, a seriedade sempre esteve presente no jornal. Ambos imprimiam um tom sério toda vez que era necessário, não afetando em nada a credibilidade. Até mesmo notícias tristes, como mortes, inclusive de colegas deles, eram dadas com emoção, fugindo daquela expressão fria tão comum em vários outros profissionais. Em suma, uma dupla que funcionou plenamente.

Até mesmo as notícias em torno de uma possível transferência de Evaristo para o "Fantástico" ou "Jornal Nacional" implicavam em reclamações por causa do fim da parceria com Sandra. Portanto, a decepção do público pela sua saída da Globo é mais do que compreensível, assim como o questionamento em cima de sua decisão. Afinal, ele está no auge da carreira e tinha um futuro brilhante na emissora. Vários colegas queriam estar em seu lugar, batalhando para algum dia conseguir algo parecido. Entretanto, só o jornalista sabe as razões que o fizeram tomar tal atitude ---- segundo o mesmo, bem pensadas e tomadas com muito pé no chão.

Evaristo Costa foi contratado pela Globo em 1998, fazendo parte de uma das suas afiliadas (a TV Vanguarda, em São José dos Campos). Em 1999, foi transferido para a Globo São Paulo e lá virou repórter do "Mais Você", fazendo boas matérias para Ana Maria Braga. Chegou a apresentar a Previsão do Tempo no "Globo Rural", "Bom Dia São Paulo", "Bom Dia Brasil", "Jornal Nacional" e do próprio "Jornal Hoje", até virar o âncora do telejornal do almoço, se firmando de vez e ficando bem mais conhecido nacionalmente.

Agora, o jornalista vai trilhar outros rumos e encarar novos desafios. Se terá sucesso, só o tempo vai dizer. Mas, a única certeza que fica nisso tudo é a falta que ele fará no "Jornal Hoje". Seu substituto, Dony De Nuccio (ótimo profissional da Globo News), com certeza honrará o posto; entretanto, o vazio que o telespectador sentirá é algo inevitável. Evaristo Costa deixou sua marca e emprestou seu carisma ao telejornal vespertino da Globo, fazendo companhia para milhões de pessoas ao longo desses 14 anos. Vida que segue.

22 comentários:

Patrícia Campos disse...

Achei ingratidão da parte dele. Sair assim...ano sabático? ele nem tem 40 anos...

Chaconerrilla disse...

Que coisa triste! Vai fazer muita falta. Ele e Sandra formavam uma ótima dupla.

chica disse...

Fará mesmo, mas creio que não aguentou mais nosso país...Fugiu...Se mandou para um lugar melhor, como todos aqui temos vontade de fazer! abração,chica

Clau disse...

Olá Sérgio,
E como ele fará falta!
Lindo, talentoso, espontâneo
e autêntico.
Não sei por quais motivos ele saiu, mas,
de qualquer maneira
a Globo perdeu um grande jornalista.
E se ele voltar como âncora algum dia,
tomara que não seja nessa emissora.
Adorei seu texto!
Bjs!

JAN disse...

Olá Sérgio!
Sem dúvida, sentiremos falta, pois o Evaristo Costa, até mesmo visualmente, fazia um belo par com a Sandra Annemberg.
Mas, não sabemos o que acontece "por detrás dos panos"...

ABÇ
JAN

Lulu on the sky disse...

Olá Sérgio,
É uma pena eu achava o Evaristo tão simpático.

Big Beijos,
Lulu
BLOG | YOU TUBE

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Não assistia muito o Jornal Hoje, mas o pouco que vi, a dupla Evaristo e Sandra imprimiam ao jornalismo uma singularidade, com seriedade e descontração na medida exata apresentavam e pareciam "conversar" com o público interagindo.
Muito se vai especular e muitos vão questionar e até julgar a decisão dele, mas como você muitíssimo bem disse: só ele sabe quais foram essas razões e obviamente foram muito bem ponderadas.
Eu acho que foram por questões familiares, a esposa dele ficou doente no início do ano e penso que ela gostaria de voltar para a Inglaterra, as vezes a rotina de trabalho é muito estressante e exige demais do profissional.
Enfim desejamos que seja o melhor para todos os envolvidos e vida que segue :)
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Smareis disse...

Olá Sérgio!
Eu acho o Evaristo, um grande jornalista. Se ele não quis renovar o contrato, é pq deve ter recebido proposta melhor do que o que a Globo lhe oferecia. Talento ele tem de sobra. Com certeza ainda vai brilhar muito.
Bom fim de semana Sérgio.
Beijos!

Sérgio Santos disse...

Muitos acharam, Patricia.

Sérgio Santos disse...

Vai sim, porlapazy. bjssss

Sérgio Santos disse...

Triste isso, Chica.... bjs

Sérgio Santos disse...

Eu torço para que seja na emissora, Clau. Pq ele saiu pq quis msm. bjsss

Sérgio Santos disse...

Verdade, JAN. bjsss

Sérgio Santos disse...

Ele é msm, Lulu. bjs

Sérgio Santos disse...

Pode ter sido isso mesmo, Luli. bjssss

Sérgio Santos disse...

Não foi isso não, Smareis. Ele quis parar por um tempo mesmo. bjs

Leitora disse...

Olá Sérgio!Olha aqui mais uma fã do Evaristo. Aliás, dele e da Sandra. Que dupla maravilhosa! Ouvi muitas histórias sobre a saída dele e não sei até que ponto são reais ou não, mas independente do que seja só lhe desejo o melhor.

Sérgio Santos disse...

Tb sou fã, Leitora. E que dê tudo certo agora. bjssss

Anônimo disse...

Olá Sérgio, e haja fãs , na verdade o Evaristo além de carismático era de uma seriedade ímpar, formava uma dupla perfeita com a Sandra. E se resolveu sair assim com certeza está partindo para algo promissor, afinal o Brasil já não atrai nem segura os bons profissionais.
Abraço!

Sérgio Santos disse...

É verdade, Dina. bjsss

solitude disse...

Nossa, vou sentir muita falta do Evaristo , ele e a Sandra eram tao fofos juntos. Shippava os dois mesmo sabendo q ele era casado kkkkkk
E o que achou do Dony de Nuccio? Eu achei ele fofo e a vontade, mas ate brinquei com minha mae que ele parece um irmao gemeo do Evaristo, muito parecido! Ate a voz eh parecida!

Sérgio Santos disse...

Achei ele ótimo, Worm. Realmente, lembra o Evaristo.