quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Agatha Moreira se destaca com a derrocada de Domitila em "Novo Mundo"

A atual novela das seis da Globo está a pouco menos de dois meses de seu final. E um dos momentos mais aguardados da trama foi finalmente ao ar nesta quarta-feira (16/08): a queda de Domitila (Agatha Moreira). A amante de Dom Pedro (Caio Castro), conhecida nos livros de História como a Marquesa de Santos, acabou mais vilanizada pelos autores Alessandro Marson e Thereza Falcão, privilegiando o bom folhetim, criando assim uma maior rivalidade com a doce princesa Leopoldina (Letícia Colin). A estratégia se mostrou um acerto e o desmascaramento da personagem destacou a atriz.


Inicialmente, Domitila parecia uma vítima sofredora, padecendo com as agressões do marido violento (Felício - Bruce Gomlesvky) e sofrendo nas mãos da irmã, a interesseira Benedita (Larissa Bracher). O início de seu  romance com Chalaça (Rômulo Estrela), por sinal, rendia cenas delicadas para o casal. Entretanto, aos poucos, a verdadeira face da mulher foi sendo exposta para o público através de atitudes egoístas e traiçoeiras. O lado maquiavélico se firmou desde que ela adotou como principal meta a sua aproximação de Dom Pedro, com o intuito de se livrar do marido e conseguir a guarda dos filhos.

Mas, na verdade, Domitila sempre quis uma vida luxuosa e a posição de princesa do Brasil. Tanto que assim que conseguiu a guarda das crianças, as internou em um colégio. Também não pensou duas vezes antes de trair Chalaça, fazendo o amante odiar seu até então melhor amigo.
Quanto mais manipulava Dom Pedro, mais conseguia atingir seus objetivos, passando por cima de todos que atravessassem seu caminho. Se aliou até a Thomas (Gabriel Braga Nunes) para conseguir um dinheiro à parte através de acordos políticos, usando o príncipe como isca. Ou seja, ela acabou virando a maior vilã do enredo.

E, como sempre ocorre com as diabas das novelas, a maior expectativa era justamente em torno da sua desgraça. A longa espera valeu a pena. A sequência em que Chalaça armou uma cilada para a víbora, proporcionando o esperado flagra de Dom Pedro, ficou muito boa, destacando Agatha Moreira, Caio Castro e Rômulo Estrela. A atriz emocionou no confronto da mau-caráter com o ex, fazendo uma ótima dobradinha com Rômulo. Domitila confessou todas as suas armações e ainda tentou sensibilizar o amigo do príncipe demonstrando um falso arrependimento. A cena foi difícil, explorando o poder de manipulação daquela mulher.

Já o restante da sequência, com Dom Pedro transbordando de ódio para o desespero da amante, se mostrou ainda melhor. O marido de Leopoldina finalmente enxergou a verdadeira Domitila, não escondendo a fúria e a decepção. O momento em que ele a expulsou do Solar, a jogando no meio da rua, lavou a alma do público. Agatha Moreira protagonizou sua melhor cena na novela e o choro de desespero da vilã foi vivenciado com total entrega da atriz. A intérprete, inclusive, se destacou ano passado na mediana "Haja Coração", mesmo em um papel que se perdeu pelo caminho. E seu melhor papel até agora foi a Giovana, de "Verdades Secretas", em 2015. Ela é uma grata revelação de "Malhação Intensa", temporada de 2012, onde viveu a doce Ju. Não por acaso ficou tão disputada pelos autores.

Alessandro Marson e Thereza Falcão foram corajosos na alteração da história real de Domitila em prol de uma boa ficção. Afinal, é sabido que a Marquesa de Santos nunca foi castigada e seguiu como amante de Dom Pedro, indo até morar junto com Leopoldina. Porém, seria demais acompanhar toda essa triste história também no mundo da fantasia. É certo que a vilã terminará com o príncipe novamente, pois não é possível tamanha liberdade poética. A melhor solução criada pelos autores é o encerramento do enredo antes da morte da princesa do Brasil e ao menos valeu acompanhar essa derrocada, ainda que breve, de Domitila. Agatha Moreira foi a maior beneficiada nisso.

21 comentários:

Anônimo disse...

Ela está muito bem e deu tudo de si nessa cena. Adorei.

Fernanda disse...

Agatha merece os elogios mas acho lamentável os autores deixarem ela sendo amante do Dom Pedro no final. Pelo menos na ficção ela tinha que terminar punida e Leopoldina bem. Novela não é documentário.

Bell disse...

E tem tantas dela por ai manipulando tudo e todos rs...

bjokas =)

Karina disse...

Parabéns pelo texto! Mais uma vez irretocável!

JAN disse...

Oi Sérgio!
Muito bom, seu texto!

Ágatha Moreira mostrou-se excelente atriz e convenceu como vilã, tanto que tenho vontade de bater nela rsrsrs.

Agora vou outros posts sobre ela, para lembrar melhor.

BJK
JAN

Chaconerrilla disse...

A Agathe fez a gente detestar a personagem . Ela merece todos os elogios.

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Siiiiiiim uma cena aguardada e (adorei a expressão "diabas das novelas hihihi) merecido castigo (com a devida licença poética)
Incrivel como a Ágatha amadureceu como atriz né?
Ela realmente está dando conta do recado, porque se passamos a detestar o personagem é porque ela está fazendo a lição direitinho, esse é o grande segredo dos bons atores.
Eu sempre achei a Marquesa de Santos vilã da História do Brasil :/
Mas confesso que mesmo que Domitila fosse fofa sou #teamprincesaLeo genteeeeeee adoro a Letícia Colin!!!!
Destaque também é claro para as atuações do Rômulo Estrela e Caio Castro. Aliás a cena de hoje em que D.Pedro pede perdão a Leo e ao Chalaça foi fofínea <3
Excelente texto Sérgio
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Outsiders disse...

Fabuloso ver o príncipe de joelhos para a nossa linda Leopoldina. Amo essa personagem. Só esperamos que o público não sinto pena do príncipe, merece mesmo sofrer (Afe. ..nos poupe dessas "lágrimas de crocodilo").
Agora, a atriz demonstrou nesse personagem que pode encarar um desafio ainda mais difícil ao interpretar Domitila de Castro Canto e Mello, a Marquesa de Santos, personagem real, amante que foi a grande paixão de Dom Pedro I.
Gostei dessa atuação da atriz pois não precisou de uma personagem que fez sucesso por ser polemica ou mal aproveitada em Haja Coração.

Malu disse...

Agatha é uma atriz que eu simpatizo muito, mas que me deixa indecisa, não a acho consistente. Em Malhação por exemplo ela foi apenas ok, sendo ofuscada por Alice Wegmann e Juliana Paiva. Já em Verdades Secretas ela arrasou mesmo com tantos nomes fortes no elenco. Em Haja Coração eu achei ela ruim embora reconheça que a história da personagem era muito mal conduzida e a novela em si bastante mal escrita. Gosto do que ela está fazendo agora, acho que deu um grande passo na carreira e fico feliz por ela. Uma vilã é sempre um papel importante é ela agarrou a oportunidade com unhas e dentes.

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Conheci a Agatha Moreira em Verdades Secretas, ela foi mesmo muito bem como a Giovana. Também gostei dela em Haja Coração, mesmo com aquela trama difícil de engolir... e agora em Novo Mundo também tenho admirado o trabalho dela, ao mesmo tempo que odeio a Domitila... rs
Essa cena foi mesmo uma beleza de se acompanhar, aliás, todas as cenas em que a Domitila se dá mal são boas de alguma forma...
No mais, é isso. Abraços!!

Raquel disse...

"É certo que a vilã terminará com o príncipe novamente, pois não é possível tamanha liberdade poética. " - descordo totalmente!

Quer dizer que ataque pirata ao navio da princesa, professora de português acompanhando a princesa ao Brasil, terras doadas aos índios pelo príncipe, Joaquim soprando as falas do dia do fico, Domitilla tendo caso com Thomas E Chalaça, ela entrando na vida do príncipe MESES antes da realidade, romance entre Bonifácio e Leopoldina e príncipe bastardo Joaquim pode, mas fingir que o romance entre os dois terminou antes da morte da princesa não pode?! E olha que eles terminaram entre outras coisas pelo remorso do príncipe, hein?! D. Pedro mandou ela pastar pra casar de novo...

Infelizmente, acho que os autores concordam com vc e a história parece caminhar para os dois reatarem antes do final. Sinceramente, se for pra seguir a história prefiro que contem até depois da morte da Leopoldina quando Domitilla finalmente leva um pé definitivo. Se Leopoldina não pode ter final feliz, que a Domitilla tb não tenha um!

Agora a Agatha está mesmo muito bem. Domitilla é odiosa, uma verdadeira pilantra. Pelo menos a Agatha não defende a personagem.

Sérgio Santos disse...

Tb queria isso, Fernanda, mas duvido...

Sérgio Santos disse...

Verdade, Bell...

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Karina!

Sérgio Santos disse...

Entendo, Jan. rs bjssss

Sérgio Santos disse...

Merece mesmo, porlapazy. bjssssssss

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Luli. E ótimo seu comentário. bjsss

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Hearstbane.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Malu. Eu gosto mt dela.

Sérgio Santos disse...

São de lavar a alma, Germana... rs bjsss

Sérgio Santos disse...

O problema dessas licenças, Raquel, é que elas não afetam o resultado final em se tratando de história do Brasil. Se Domitila fosse punida e longe de Dom Pedro afetaria porque não foi isso que ocorreu.