terça-feira, 9 de maio de 2017

"Malhação - Viva a Diferença" tem estreia emocionante e envolvente

"A gente cresce com o que é diferente da gente. Se existe uma hora que se aprende que o diferente é ruim, eu não quero aprender isso nunca. O que eu quero é mostrar que a riqueza é a diferença." Essa simples, mas significativa mensagem fez parte do teaser de "Malhação - Viva a Diferença", já deixando clara a  intenção da nova temporada do seriado adolescente, que estreou nesta segunda-feira (08/05), após a exibição de uma prévia na última sexta e cinco vídeos com cerca de cinco minutos na Globo Play sobre os perfis principais.


A história, dirigida por Paulo Silvestrini, marca a estreia do talentoso Cao Hamburger como novelista na produção dramatúrgica mais longeva da Globo. O autor de sucessos infantis como "Disney Club" (1997), "Um Menino Muito Maluquinho" (2006), "Que Monstro te Mordeu?" (2014) e o inesquecível "Castelo Rá-tim-bum" (1994), que marcou toda uma geração, já mostrou sua competência em lidar com as crianças e agora terá o desafio de se comunicar com os adolescentes, embora "Malhação" seja para todos os públicos e tenha um forte apelo infanto-juvenil.

As chamadas da nova temporada foram promissoras e a estreia honrou todas as expectativas, após a convidativa sinopse ter sido divulgada amplamente nas últimas semanas. Pela primeira vez o seriado tem São Paulo como pano de fundo, depois de 24 fases ambientadas no Rio de Janeiro. E outra novidade é a questão envolvendo o protagonismo.
Não há um casal de mocinhos e, sim, cinco meninas completamente diferentes que acabam se conhecendo em um metrô, iniciando uma forte amizade que precisará lidar com vários conflitos e dramas ao longo dos próximos meses. A ousadia do autor é mais do que válida, quebrando uma tradição de muito tempo e deixando evidente que o foco será a relação do quinteto.

O primeiro capítulo foi delicioso e apresentou as protagonistas de forma breve, mas já identificando algumas características de cada uma, para logo depois focar no encontro do quinteto. Ellen (Heslaine Vieira) --- uma hacker que mora na periferia de SP ---, Tina (Ana Hikari) --- uma rebelde artista sansei ---, Lica (Manoela Aliperti) --- uma patricinha rica de estilo alternativo ---, Keyla (Gabi Medvedovski) --- uma mãe adolescente ---, e Benê (Daphne Bozaski) --- uma menina tímida que não tem amigos ---, se deparam sozinhas em um vagão de metrô, quando Keyla entra em trabalho de parto, para o desespero das demais, que conseguem ajudá-la. A inesperada situação une as cinco e cria um vínculo eterno que mudará a vida delas.

A estreia teve um quê de série americana com a exibição de cenas do futuro, para depois contar tudo o que aconteceu dez horas antes. A forma como o autor entrelaçou as histórias impressionou pela habilidade e a ideia de inserir uma chuva torrencial justamente no dia do encontro das cinco provocou uma tensão ótima, beneficiando o conjunto. Não foi difícil se envolver com a vida daquelas carismáticas meninas, mesmo em um tempo tão curto. Isso ocorre quando a trama é boa. E o começo da história não poderia ter sido melhor. A sequência das quatro desesperadas tentando ajudar a quinta a ter seu filho tirou o fôlego, sendo necessário elogiar a divertida situação delas pegando dicas de parto no Google. Direção precisa de Paulo Silvestrini. E o momento do nascimento do bebê, ao som de "Trem Bala", de Ana Vilela, foi de uma delicadeza ímpar. Um primeiro capítulo de emocionar.

A ideia de Cao é promissora e envolvente, pois criou tipos verossímeis e que nunca se relacionariam em virtude das inúmeras diferenças que os separam. O parto serviu para interligar todas as histórias de forma competente e esse início já despertou atenção, principalmente pela sensibilidade da condução do enredo. Sãs cinco meninas muito humanas, onde as virtudes e os defeitos caminham juntos. A Vila Mariana é a principal ambientação dessa nova história recém-iniciada e vale destacar a cidade cenográfica de 6.000 metros quadrados, a maior já feita para "Malhação". A trama ainda tem uma lanchonete que servirá de ponto de encontro, lembrando os tempos de "Giga Byte", inesquecível bar de Dona Vilma (Bia Montez) que foi cenário de várias temporadas.

"Malhação - Viva a Diferença" teve uma estreia tocante e promissora. Cao Hamburger iniciou sua história de forma cativante, prometendo retratar a adolescência com total veracidade através de dramas envolventes e bem construídos. A presença de dois colaboradores de "Malhação Sonhos" e "Totalmente Demais" (Mário Viana, roteirista, e Charles Peixoto, supervisor de texto) em sua equipe é mais um indicativo de potencial da trama. O telespectador merece uma temporada ótima depois de duas equivocadas em sequência. Que o nível seja mantido.

24 comentários:

Fabiana disse...

Tava esperando sua crítica e valeu a espera. Senti a mesma coisa. Promete!!!

Anônimo disse...

Finalmente uma Malhação que presta. APRENDE, JACOBINA!

Zyon disse...

Cao é mestre e já esperava um primeiro capítulo impecável.Concordo com toda sua crítica muito bem escrita.

Kika disse...

ADOREI!!!!!!! JÁ QUERO VER O SEGUNDO E O TERCEIRO...

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Assisti o capítulo de ontem e adorei, realmente essa temporada promete!!!



Beijinhos;
Débora.
http://derbymotta.blogspot.com.br/

Bell disse...

Não deu para assistir ontem, mas vou ficar ligada no que vem por ai.

bjokas =)

Lulu on the sky disse...

Olá Sergio,
Ainda não vi, quero tentar assistir hoje
Big Beijos,
Lulu
BLOG | YOU TUBE

Anônimo disse...

Cao é um grande escritor e Jacobina deveria ter umas aulas com ele.

Leitora disse...

Olá Sergio, eu fiz questão de assistir ontem e amei o capitulo. Sabe quando uma estória lhe deixa com vontade de acompanhar o dia seguinte? Pois é, uma das protagonistas da trama é minha xara e temos até algumas coisas em comum. Achei engraçado. Tambem achei ótimo a forma que a gravidez na adolescência foi tratada eu que sou uma mulher adulta ainda não tive filhos justamente pelo trabalho que é imagine isso quando se é adolescente.
Enquanto eu escrevia começou o segundo capitulo e eu parei pra ver e foi tão bom quanto o primeiro. Pena que dura tão pouco.

Anônimo disse...

SHOW DE TEMPORADA!

Gustavo Nogueira disse...

Concordo Sérgio.Estou amando essa temporada, as 5 protagonistas são apaixonantes e carismáticas, até a Ellen que eu achei chatinha nas chamadas eu estou gostando, elas não estão fazendo feio na atuação.As minhas preferidas no momento são a Lica e a Benê.Muito bom ver a Malu Galli no elenco, ótima atriz!

Chaconerrilla disse...

aAmando a temporada. Impossível não se apaixonar pela história das protagonistas. O nome da que faz a Tina é Ana Hikari. Sera que torce por Takari (Takeru e Hikari) ficarem juntos em digimon? Hahahaha. Nada a ver, mas precisei comentar. hehe. Quero mais músicas japonesas

Sérgio Santos disse...

Promete, Fabiana.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Zyon.

Sérgio Santos disse...

A primeira semana foi impecável, Kika.

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, Debora!

Sérgio Santos disse...

Vale a pena, Bell.

Sérgio Santos disse...

Veja, Lulu. É mt boa.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Leitora. Dá vontade de continuar vendo e agora vc me deixou curioso sobre quem é a sua xará. Rs Eé verdade, agora a gravidez na adolescência tá sendo tratada de forma séria. Bjsss

Sérgio Santos disse...

Show, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Gustavo.

Sérgio Santos disse...

Adorei, porlapazyporlavida lc! rsrsrs Tb assistia muito!bjssss