terça-feira, 23 de maio de 2017

"Pega Pega": o que esperar da próxima novela das sete?

A estreante Maria Helena Nascimento fez um ótimo trabalho com "Rock Story". A primeira novela da autora teve evidentes deslizes, mas o saldo geral foi extremamente positivo e a trama agradou. Fará falta. Agora, ela passará o bastão para outra colega que está escrevendo seu primeiro folhetim: Claudia Souto. A novata foi colaboradora de Walcyr Carrasco, além de outros autores, e inicia sua nova fase com "Pega Pega", produção que se classifica como uma comédia policial, dirigida por Luiz Henrique Rios, cujo clipe pode ser conferido aqui.


Chamada inicialmente de "Pega Ladrão", a novela teve seu título mudado pela Globo em virtude do atual momento do país. Constatou-se que não seria apropriado um nome assim em meio a tantos casos de corrupção no país. A questão é que o novo nome é horrível. E o anterior (embora também estranho) valeria justamente por causa da atual situação do Brasil. Ou seja, deveriam ter usado para fazer uma interessante analogia ao triste mundo real atual. "Pega Pega" resulta em algo tosco ou boboca. Não é um bom chamariz. Mas, deixando isso de lado, o enredo tem um bom mote central.

A história principal é sobre um roubo milionário ao Carioca Palace, um hotel de luxo em plena decadência. O dono do estabelecimento é o bon vivant Pedrinho Guimarães (Marcos Caruso), que vende o lugar para o empresário Eric (Mateus Solano), sem o consentimento da neta Luíza (Camila Queiroz).
A menina, aliás, vive um romance com o comprador e os dois são os protagonistas da trama. A relação entra em crise após essa compra e tudo piora porque a quantia da venda (40 milhões de dólares) é roubada por quatro funcionários do hotel, que subtraem a imensa quantia do cofre durante o baile de gala da mocinha.

O plano é arquitetado por Malagueta (Marcelo Serrado) --- responsável pela ideia ---, Júlio (Thiago Martins), e os namorados Sandra Helena (Nanda Costa) e Agnaldo (João Baldasserini). Os quatro decidem continuar trabalhando no hotel depois do roubo para não levantar suspeitas, mas Júlio se arrepende do crime e quer devolver o dinheiro. Claro que isso tudo resulta em vários conflitos que irão permeando o núcleo central, principalmente porque a policial Antônia (Vanessa Giácomo) é designada para resolver esse roubo e acaba se envolvendo amorosamente com Júlio. Tudo vai se entrelaçando, transformando esse 'mistério' em uma confusão tremenda.

A trama ainda marca a estreia de Mariana Santos nos folhetins, após anos no "Zorra Total" e na bancada do "Amor & Sexo". Ela viverá a vilã Maria Pia, que será apaixonada por Eric, alimentando um ódio por Luíza ----- e será filha de Ligia Camargo (Ângela Vieira) e Athaíde (Reginaldo Faria), com quem terá uma relação complicada. A grande Irene Ravache também marca presença vivendo a ricaça Sabine Favre, mulher elegante, que vem tratar de negócios com Eric, e é mãe adotiva de Don (David Júnior).

O elenco ainda conta com nomes como Marcos Veras (Domênico, policial honesto); Danton Mello e Dani Barros (Borges e Teresa, donos de uma companhia de teatro de bonecos); Cristina Pereira e Nicette Bruno (Prazeres e Elza, duas fofoqueiras hilárias); Rodrigo Fagundes (Nelito, amigo fiel de Pedrinho); Elizabeth Savalla (Arlete, mãe de Júlio); Milton Gonçalves (Cristóvão, 'faz tudo' do hotel); Jeniffer Nascimento (Tânia, camareira); Guilherme Weber (Douglas, gerente do hotel); Ícaro Silva (Dilson); Edmilson Barros (Aníbal); Edvana Carvalho (Silvana); Bruna Spínola (Cíntia); Paulo Vilhena, Álamo Facó, Camila Amado, entre outros.

Ambientada entre Copacabana e Tijuca, bairros do Rio de Janeiro, a trama ainda terá uma 'ligação' com "Totalmente Demais", grande sucesso do horário das sete de Rosane Svartman e Paulo Halm, através da Bastille, empresa de cosméticos de Lili (Vivianne Pasmanter) e Germano (Humberto Martins). Vários produtos da marca fictícia aparecerão e isso com certeza é ideia de Luiz Henrique Rios, que também dirigiu a outra novela.

"Pega Pega" é uma grande incógnita. O roteiro tem uma boa proposta, mas é difícil imaginar como se sustentará por tantos meses. E pouco se sabe dos núcleos paralelos. Só resta mesmo aguardar a estreia de Claudia Souto para uma análise mais objetiva.

26 comentários:

Gustavo Nogueira disse...

Sinceramente Sérgio, posso estar enganado, mas acho que essa novela será uma nova bomba das 7.O elenco é mt bom, mas achei a história fraca demais para se sustentar por tantos meses.Não vejo química entre os protagonistas Matheus Solano e a Camila Queiroz, apesar de ambos serem mt talentosos.E também achei nada haver a ótima Vanessa Giácomo fazendo par romântico com o fraco Thiago Martins.Não vejo nenhum atrativo nessa novela.

Anônimo disse...

Me cheira a fiasco.

Sandro disse...

Que clipe horrendo. Não fiquei nem um pouco animado.

Rafaela Mesquita disse...

Até desisti de comentar, porquê vc disse tudo que eu iria colocar, mas é isso mesmo, inicialmente não há atrativos, a história central é essa de mais, e, Solano e Camila apesar de excelentes não apresentam química nesse início, vamos aguardar.

Raquel disse...

Fala Sérgio!

Primeiramente gostaria de falar que tb achei nada a ver a mudança de título da novela. “Pega Ladrão” pra mim aludia a tramas do tipo “heist” em que um grupo de pessoas se reuniam pra executar um golpe, ou um roubo, tipo Onze homens e 1 segredo, Prenda-me se for capaz, e mais recentemente Truque de Mestre. E só isso já fez a minha expectativa pela trama crescer exponencialmente. Em geral, esse tipo de história tem passagens muito inteligentes, personagens interessantes e muita aventura. Como adicional, ainda tinha aquele aceno maroto à situação atual do país, mas abordada de forma leve e com comédia, sem o estilo panfletário que nos acostumamos em algumas novelas das 21hs... Me lembra um pouco de novelas do tipo Cambalacho e Deus nos Acuda de Sílvio de Abreu.

Simplesmente não passa pela minha cabeça como a emissora vai se preocupar com um detalhezinho como esse. Tá certo que agora o povo quer é fuga, mas será que a coisa está tão séria que até uma brincadeirinha no nome da novela é algo que incomodaria tanto assim? Brasileiro não sabe rir de si mesmo, é isso? Tá certo que passaram meses pensando pra chegar num nome boboca como Pega Pega, que ainda acho melhor que certos nomes bregas de novelas que tivemos a pouco tempo, como Haja Coração e A Lei do Amor. Mas um nome verdadeiramente criativo depois de tantos mais ou menos, jogado no lixo por conta de uma bobagem dessas, é uma grande pena!

Ao contrário dos outros comentaristas acima, estou esperando uma ótima novela pela frente. Primeiro pela ousadia de apostar numa trama diferente, que não gire somente em torno de temas batidos e clichezões de novelas brasileiras: versões de cinderella, amores de infância, versões de Romeu e Julieta, vidas passadas e etc... Depois pela qualidade dos atores escalados. E por último pela direção de Luiz Henrique Rios, que na minha opinião foi um grande trunfo de Totalmente Demais. Acho sempre muito bem-vindas histórias que arrisquem sair da zona de conforto novelística. Rock Story foi assim, espero que Pega Pega continue.

Se a novela se mostrar do tipo pretenciosa, em que a autora teve uma boa idéia inicial, mas não soube conduzir a trama pelos meses a fio, serei a primeira a jogar pedras! :P Que venha Pega Pega!

Anônimo disse...

Me assusta essa novela. Lembra o fiasco de Tempos Modernos.

Ana Carolina disse...

Achei tudo ruim, até mesmo o casal da Camila com o Solano.

Bell disse...

Acho que as histórias das novelas se repetem, e ficam tudo igual.
Ah a propósito não estou curtindo a nova Malhação.

bjokas =)

Unknown disse...

Algo a comentar...

Andamos tão desconfiados ultimamente, que eu diria que quase todas as novelas são uma incógnita nas estreias. Veja que as sinopses e os primeiros capítulos dos grandes fracassos recentes eram ótimas, entretanto, o problema se dá no desenvolvimento do roteiro, que terminam por decepcionar e afugentar telespectadores.

Acho essa questão de nome de novela uma grande e imensa bobagem, eu particularmente, prefiro nomes assim, do que aqueles nomes cafonas e que remontam a dramalhões mexicanos. Muitas novelas tem títulos bonitos mas, que não tem nada haver com o roteiro da trama. Aliás, na história da Globo há diversos nomes de novelas que causaram estranheza em suas épocas como: "Uga Uga" "Vira lata" "Ti Ti Ti" "Cambalacho" "A Gata Comeu" "Boogie Oogie" "Pé na Jaca" entre outros títulos. O nome da novela é, dentre tudo, o que menos importa, principalmente se fizer sucesso.

Indo na contramão de todos, gostei desse título "Pega Pega", que aliás se encaixaria perfeitamente como títulos de outras novelas aí, e com duplo sentido, se é que me entendes...(risos).

Grande parte dos autores estreantes, em voos solos, não tem decepcionado, espero e torço pra que Cláudia Souto e o experiente Luiz Henrique Rios façam com que "Pega Pega" realmente "Pegue".

Beijão...

Leitora disse...

Pega Pega... Será que pega? Atualmente eu estou esperando pra ver no que vai dar, mas eu admito que não estou sentindo muita firmeza no casal interpretado pela Camila e o Mateus só pelas chamadas eu não estou vendo química, porem eu posso estar errada. Vamos ver.
E sim esse nome é horrível não que o outro fosse um primor, mas entre Pega Pega e Pega Ladrão eu prefiro o segundo e seria bom porque é bem sugestivo por razões mais que óbvias.

Clau disse...

Oi Sérgio,
Até que eu gostei do nome!rs
Geralmente as novelas das sete
tem nomes esquisitos mesmo!
Gosto de comédia policial,
tomara que a trama divirta o publico
e faça sucesso. Tem atores ótimos
no elenco.
Beijos \o/

Sérgio Santos disse...

Tb não estou nada animado, Gustavo. Mas aguardemos.

Sérgio Santos disse...

Vamos ver, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb não estou com expectativa, Sandro.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Rafaela. bjsss

Sérgio Santos disse...

Eu não estou animado, Raquel, mas tomara que me surpreenda. Não sei se esse enredo tem estrutura pra durar tanto, mas quem sabe. E não achei o elenco tão bom assim não,mas,enfim... E concordo, essa mudançade título foi nada a ver. Pega Ladrão era um nome feio, mas Pega Pega é ainda pior.

Sérgio Santos disse...

Credo, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Vamos ver, Ana...

Sérgio Santos disse...

Não está, Bell? Nossa,acho essa temporada maravilhosa. bjs

Sérgio Santos disse...

Vamos torcer, F Silva. bjs

Sérgio Santos disse...

Concordo com vc, Leitora!

Sérgio Santos disse...

Tomara, Clau. bjssss

Unknown disse...

Eu tô com expectativa pra Pega Ladrão (pq me recuso a chamar ela de Pega Pega), por incrível que pareça. É raro hoje em dia ver uma trama que tem um foco diferente do casalzinho mas esse enredo parece que não vai se sustentar por muito tempo. E sinceramente não vi química entre o Solano e a Camila, gostei mais do casal da Giácomo com o Thiago, apesar de achar ele super limitado. A trama do roubo me empolga sim, mas sinceramente não sei o que esperar depois. Abçs

Trilhamarupiara disse...

Eu estou bem animada com esta novela, o tema parece ser bem divertido e os atores também, só de ver Matheus Solano já me animo! Tomara que seja mesmo uma boa novela! Acho que a Globo está acertando nas ultimas novelas da 7! Abraço

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Ed. abçs

Sérgio Santos disse...

Vamos ver, Kellen. bj