sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Melhor casal da trama, Shirlei e Felipe esbanjam química e se sobressaem em "Haja Coração"

"Haja Coração" teve um ótimo início, mas foi perdendo o rumo ao longo das semanas, lamentavelmente. Essa queda de qualidade, inclusive, pôde ser observada através do desenvolvimento de vários casais da história ---- muitos deles começaram promissores e tiveram o enredo estagnado. Já o par protagonista, composto por Tancinha (Mariana Ximenes) e Apolo (Malvino Salvador), cansa pela repetição desde o começo do folhetim. Porém, em contraponto a tudo o que foi mencionado, Daniel Ortiz criou um casal que caiu nas graças do público assim que surgiu e, desde então, vem tendo um bom desenvolvimento: Shirlei e Felipe.


Os personagens interpretados com competência por Sabrina Petraglia e Marcos Pitombo protagonizam um dos enredos mais clássicos dos contos de fadas: o da gata borralheira em busca do seu príncipe encantado. É uma situação que transborda clichê, mas sempre funciona quando bem construída. E foi o caso da novela. Aliás, embora seja um remake de "Sassaricando" (1987), Shirlei não pertencia ao folhetim das sete de Silvio de Abreu. Mas fazia parte de outra novela do autor, do horário das nove: "Torre de Babel" (1998). A menina ingênua que tinha um problema na perna foi vivida na época por Karina Barum, fazendo um grande sucesso ---- a música "Corazón Patío", de Alejandro Sanz (tema da personagem), estourou, inclusive.

Ao inserir Shirlei no contexto de "Haja Coração", o autor acabou se vendo obrigado a criar uma trama para ela e não simplesmente seguir com a obra original. E isso foi algo bem positivo, ainda mais levando em consideração os erros que Daniel Ortiz vem cometendo com vários perfis e enredos da sua história, muitas vezes tentando repetir situações de 1987 que não funcionaram agora ---- vide o sumiço de Teodora (Grace Gianoukas) e toda a trajetória de Aparício (Alexandre Borges), por exemplo.
E todo o contexto que cerca a personagem é, propositalmente ou não, digno de uma mocinha de novela. Portanto, não demorou para a menina assumir esse posto com louvor. Ela e Felipe, que se comporta como o verdadeiro mocinho do enredo.

O rapaz está sempre com um sorriso no rosto, é solícito, transborda integridade e trabalha na empresa de Beto (João Baldasserini). Vale mencionar que o personagem demorou para entrar na novela, juntamente com a sua até então namorada, a patricinha Jéssica (Karen Junqueira). Foi só com a chegada dele que a trama da Shirlei deslanchou, pois a situação em torno da paixão platônica por Adônis (José Loreto) já estava cansativa. E o primeiro encontro do casal representou o clássico "Cinderela", da Disney. Isso porque o bom moço quase atropelou a menina, que acabou perdendo sua bota ortopédica em um bueiro, durante uma forte chuva. Felipe pegou o sapato e passou a procurar a moça para devolvê-lo.

Após muita procura e vários desentendimentos (a garota chegou a achar que ele estava debochando de sua deficiência), os dois finalmente se 'entenderam' e o rapaz devolveu a famigerada bota. O encontro, aliás, se deu por uma 'coincidência' digna de folhetins: ela passou a trabalhar na casa dele como empregada. E não demorou para o interesse mútuo se manifestar, despertando o ciúme de Jéssica. Foi a partir de então que começou o calvário da mocinha, encarnando de vez a gata borralheira. A patricinha fazia de tudo para diminuir a funcionária e até a obrigou a subir vários andares de escada, carregando compras pesadas, ignorando seu problema na perna. A vilã encarnou de vez a madrasta da Cinderela, fazendo jus ao contexto da trama de Shirlei.

Para culminar, a filha de Francesca (Marisa Orth) é constantemente alvo da irmã Carmela (Chandelly Braz), que sempre faz questão de humilhar a caçula. Ainda há a presença do já citado Adônis, sujeito aproveitador que nunca retribuiu os sentimentos de Shirlei ---- mas, vale ressaltar, agora passou a enxergá-la com outros olhos, virando mais um obstáculo para o casal. Outro ponto é a chegada da mãe de Felipe, interpretada por Betty Gofman. A nova personagem não admitirá o romance, pois sabe que a menina é filha de seu marido, Guido (Wernner Schunemann) ---- o desaparecimento dele, inclusive, é um dos mistérios da história (aliás, é preciso colocar que a demora da entrada desses perfis é um dos vários erros do folhetim). Portanto, fica claro que Shirlei tem um enredo próprio muito mais atrativo do que todo o restante da novela, que vem se mostrando bastante equivocada.

E uma ironia do 'destino' é ver o casal Shirlipe ofuscando o par protagonista, exatamente como ocorreu em "Sassaricando." Porém, curiosamente, na época, era o triângulo formado por Tancinha, Apolo e Beto que apagou o protagonismo de Aparício. Agora, o trio amoroso virou protagonista, mas de nada adiantou, pois foi ofuscado pelo casal de coadjuvantes. Ou seja, os personagens cresceram na obra original e no remake (por razões óbvias) entraram para o núcleo principal, mas o imponderável novamente se fez presente.

A aguardada cena do pedido de namoro, que resultou no primeiro beijo do casal (exibido na terça-feira passada - 31/08), rendeu a maior audiência do dia da Globo (30 pontos), comprovando o acerto do romance. A sequência primou pela sensibilidade, destacando a arrebatadora química entre Sabrina Petraglia e Marcos Pitombo. Os atores estão ótimos e a sintonia da dupla se evidencia em todos os momentos deles juntos. A troca de olhares é outro ponto que enriquece o relacionamento que demorou bastante para finalmente acontecer. Ainda assim, valeu a espera. O aguardado beijo foi bonito e é bom ver atores não tão 'conhecidos' em destaque. Afinal, a atriz estreou no SBT em 2010, quando viveu a Terezinha em "Uma Rosa com Amor". Foi para a Globo no mesmo ano, onde teve uma pequena participação em "Passione". Também fez uma ponta em "Flor do Caribe" (2013), até ganhar a Itália em "Alto Astral" (2014), estreia de Daniel Ortiz como autor solo. Ela brilhou e acabou conquistando essa ótima personagem agora.

Já Marcos Pitombo é mais experiente, pois é revelação da temporada de 2006 da "Malhação". Depois do sucesso no seriado adolescente, ele foi para a Record, onde esteve em seis novelas: "Os Mutantes" (2008), "Os Mutantes: promessas de amor" (2009), "A História de Ester" (2010), "Vidas em Jogo" (2011), "Pecado Mortal" (2013) e "Vitória" (2014). Porém, é inegável que atuar fora da líder não dá a mesma visibilidade. O ator voltou para a Globo em 2015, onde fez uma breve participação na fracassada "Babilônia", e agora está em grande momento vivendo o carismático Felipe. Vale destacar as boas cenas que o intérprete faz com Karen Junqueira, protagonizando ótimos embates com a agora ex-namorada; além, claro, de representar o sujeito mais íntegro da novela. Não é por acaso que o personagem, mesmo não aparecendo tanto, ofuscou a figura de 'galã' de Apolo. Aliás, o casal se sobressaiu com grande facilidade, virando o melhor par do enredo com larga vantagem. Tanto no quesito química, quando na questão do desenvolvimento do romance.

Shirlei e Felipe (Shirlipe para os 'shippers') representam o amor puro dos contos de fadas e o imenso sucesso do casal apenas comprova que o clássico, quando bem feito, funciona sempre. Os dois viraram os verdadeiros mocinhos de "Haja Coração", protagonizando a melhor história da novela, com direito a cenas românticas, maldades de vilões e questões envolvendo a baixa autoestima de uma menina com deficiência. Sabrina Petraglia e Marcos pitombo fazem por merecer todo esse êxito do par, transbordando química em todas as cenas.

69 comentários:

Décio Lucas Pereira Rodrigues disse...

Melhor casal da novela, sem dúvidas. A química é evidente e os atores estão ótimos. Mais um ótimo texto seu.

Anônimo disse...

QUE TEXTO LINDOOOOOOOO!!!!!!

Daniela disse...

Texto que descreve com detalhismo todas as razões que fizeram desse casal a melhor coisa dessa novela chata e mal escrita.

Zyon disse...

Onde eu assino? Que palavras bem colocadas!

Anônimo disse...

O melhor casal e é bom ver rostos não tão conhecidos ganhando destaque. Chega das mesmas caras!

Vivian disse...

Os dois são mt talentosos e o casal é uma graça.Concordo com o texto!

Karen disse...

Sabrina Petraglia virou a mocinha da trama com muito mérito.A Shirlei é uma graça e roubou a cena.Só vejo por causa dela.

Lucianne disse...

Perfeito! São críticas assim, que o nosso autor tinha que ler, porque pelo que vejo, só lê e dá importância ao que agrada seu gosto, da crítica construtiva, ele corre ou bloqueia quem lhe dá audiência. Acho que o Daniel tinha que se adaptar às redes, assim como muitos autores fazem, pra ter a real noção do público dele, que não são os alienados que ele diz por aí. As pessoas clamam por mais espaço pra Shirlipe, eu já fiz isso, mas agora eu já acho que tão na medida, não quero overdose dos dois pra não perder o encanto. Enfim, é inegável o sucesso desses dois, faz tempo que não vejo um casal arrebanhar tantos fãs, Sabrina e Marcos fazem por merecer esse sucesso.

Anônimo disse...

Concordo com tudo, sem tirar nada! E é impressionante o quanto a cada cena esse cadal conquista mais ainda!

Não sou fã da novela, mas como já comentei aqui, amei a história do casal e agradeço apenas por eles e por me apresentar o ótimo trabalho da Sabrina. Amo atores que trabalham como ela. Ela não apenas interpreta bem e só, mas parece viver mesmo a personagem, ser a Shirlei, se entrega e emociona de forma verdadeira, natural, e me passa fácil a emoção da personagem... Marcos está ótimo também e sai daqueles mocinhos galãs que parece faltar vontade de ir além do mocinho gato e bom. Percebo em várias cenas ele indo sem medo na emoção junto com ela e fica nítido. E o personagem dele me surpreendeu de cara na cena da bota perdida, pela atitude bacana que levou adiante mesmo com a namorada fútil perturbando... Pequenas coisas que hoje são raras até em novelas. E não é um mocinho chato e cansativo, assim como Shirlei também não é.
Pelo menos no casal o autor acertou e muito. Tudo casou bem nesse núcleo. Química, personagens, história...
Também sentia falta de casais com começo, meio e fim nas novelas. Que se conhecem e têm toda uma descoberta do sentimento, criam mesmo momentos, uma história até confirmarem o que sentem e ficarem juntos.

Também concordo sobre ser bom vermos atores "desconhecidos". Outra coisa que me cansa nas novelas hoje é a repetição exagerada de atores. Globo anda parecendo a Televisa que coloca protagonistas pra revezar sem descanso e necessidade. E muitas vezes é cada ator...

Agora espero que aproveitem eles, ainda mais Sabrina que me apeguei mesmo e torço para que faça agora outras tão boas como ou quanto Shirlei, pois quero acompanhar outros trabalhos e ela tá fazendo por merecer mais destaque.
Inclusive, espero que façam como os casais de sucesso da emissora e repitam a parceria deles. Ou até dela com Alejandro Claveaux, que por Shirlipe só fui ver algumas cenas agora e adorei também!
Mas que ela e Marcos colham mesmo os frutos desse sucesso merecido do casal. Estão sendo uma surpresa maravilhosa e fico feliz de ver porque dá pra perceber que eles estão realmente se dedicando muito aos papeis.
Melhor casal, sim, reais mocinhos, e com certeza marcarão!

Anônimo disse...

*casal

Lucianne disse...

Esqueci uma coisinha kkk eu vejo ele falar que as 80 mulheres do grupo de discussão (sim eu tô p da vida com isso) estão apaixonadas pelo Apolo, só que esse grupo aconteceu há quase dois meses, antes mesmo do casal Shirlipe se formar. Queria muito ver a opinião dessas 80 mulheres agora, já que pelo que bem disse no texto, e pelo que a gente conhece das donas de casa não "alienadas" como nós, eu acho que contos de fadas são enredos unânimes na preferência dessas mulheres, queria muito ver se agora, ele concordaria com a opinião delas.

Anônimo disse...

Não, perai, deixa eu ver se entendi direito, quer dizer que Shirlipe supostamente dominou a novela? Mas é cada uma que leio, o nucleo da Tancinha segue com o mesmo destaque de sempre, isso dai é so uma opiniao sua nada mais. As pesquisas e as votaçoes da internet mostram q nao ha rejeiçao alguma no nucleo da Tancinha, isso é tudo invençao da sua cabecinha. As vezes acho que vc tem birra com alguns atores sei lá. O que esperar de alguem que só sabe endeusar Fatinha e Werneck?

Melina disse...

Sérgio, querido, há quanto tempo, não? Estou de volta e devo dizer que odeio essa novela e mal vejo. Mas do pouco que vejo gosto muito desse casal e pra mim é o único que salva dessa novela ruim.Não conhecia essa menina e me encantei por ela e ele eu me lembro da Malhação.Casal lindo e a Cinderela é algo que nunca morre. Um beijo!

Denner disse...

Adoro o casal. Ofuscou os protagonistas SIM SENHOR!

Anônimo disse...

Sérgio, vc acredita que aquele boçal que começa com T continua lendo o que vc escreve msm vc tendo bloqueado ele??? O DOENTE DEVE TER CRIADO OUTRA CONTA. HAHAHAHAHAHA Igual a esse anônimo aí de cima com o mesmo argumentinho. Além de seus haters, eles são haters da Juliana e da Tatá. A vergonha alheia não acaba pra essa gente. Mas ele era hater da Sophie também, lembra? Eles tão sempre falando de você. São seus fãs encubados. E Shirlipe é o maior sucesso da novela. Resta as fanáticas pela Tancinha aceitarem.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkk, como se zamenza também não fosse hater de alguns atores, a única diferença é que ele disfarça melhor, a gente simplesmente fala o que pensa doa a quem doer, e não adiante chorarem, aqui todo mundo está no mesmo barco. E outra coisa, esse blog anda perdendo muita credibilidade, tá mais parecendo um antro de bajulação de alguns atores e autores, se a tal da Ju Paiva fizesse alguma participação especial de um capítulo em alguma produção da Globo como uma periguete ou seja lá o que for é capaz do blogueiro fazer um texto inteiro só pra ela, ai que náuseas. Por isso mesmo prefiro ler Nilson, Stycer ou Kogut, eles são mais abrangentes nas coisas, eles não tem medo de criticar só porque alguns autores de novela têm twitter. E outra para o anônimo aí de cima, você deve gostar muito do thallys, né, está sempre antenado nos comentários dele, confessa vai, rsrsrs.

Anônimo disse...

Ps: soube que a Ju Paiva fará uma outra Fatinha em um filme com Luana Piovani, kkkkk. Abçs.

Pâmela disse...

Concordo com você. Esse casal é a coisa mais fofa �� Eu lembro bem do Marcos nos Mutantes , ele fez um certo sucesso sim só que a Record exagerou , antes tivessem parado na segunda temporada, enfim... Gostei dele também em Vidas em Jogo e até em Vitória achei que ele estava bem esbanjando química com a Juliana Silveira, o personagem dele me dava náuseas. Agora veio a merecida consagração é que venham muitos papéis bacanas pra ele e pra Sabrina porque merecem , que a Globo os valorize e não deixem o Pitombo escapar de novo.

Pâmela disse...

Hey ' anônimo' pra quem não gosta da Ju Paiva tá sabendo da carreira dela hein ?

El Comentador disse...

Daniel Ortiz é cria do Sílvio de Abreu, que faz questão de ignorar solenemente as redes sociais, fazendo o que quer em suas novelas. Embora eu tenha achado corajoso ele dar fim na Diana de Passione, uma das mocinhas mais odiadas da história da teledramaturgia. Mas nas entrevistas, percebe-se que Sílvio de Abreu tende a culpar o público por seus fracassos - e não a si mesmo e suas escolhas - além de tratar os brasileiros como idiotas, ser elitista, só colocar negros para fazer papéis menores como empregados e contra os atores se assumirem gays. É só dar um google que você descobre isso e muito mais.
Infelizmente, Sílvio escolheu mal seu sucessor. Embora Daniel tenha boas ideias, não sabe colocá-las em prática, ou seja, não tem o mesmo talento e genialidade de Sílvio de Abreu. Fica ruim pra nossa geração, já que os que viveram a década de 80/90 puderam desfrutar de Guerra dos Sexos, Cambalacho, Deus Nos Acuda, A Próxima Vítima, e nós, dos anos 2010, temos que nos contentar com Alto Astral, Haja Coração e a próxima tranqueira que Ortiz inventar.

El Comentador disse...

Voltando ao tema, não sou lá muito fã de Shirlipe, por ser muito longe da realidade. Felipe não tem defeito algum, Shirlei até outro dia só fazia se lamuriar por causa de seu problema na perna e Adônis é o único que é mais humano. Agora que está apaixonado por Shirlei, ele tem demonstrado ser menos babaca e dado sinais de mudança na personalidade. Mas respeito sua opinião. O casal que eu gosto está destinado a não ficar junto: Betancinha. Para você ver como Apolo e Tancinha são mil vezes melhor separados: Ela vai virar empresária e ficar mais chique; Ele virou piloto de corridas, deu um tapa no visual e vai tirar aquela barba por fazer. Mas infelizmente, o autor insiste em ouvir as tais 80 donas de casa que ninguém sabe quem são ou de onde vieram e que pensam exatamente igual a ele (estranho isso, não?) E quanto ao anônimo que falou mal da Juliana Paiva, certeza absoluta que é o tal T disfarçado! kkkkkkkk Para ele, só resta aceitar que Juliana Paiva está destinada a protagonizar muitas novelas de sucesso, no lugar da atriz que ele gosta (deve ser a Mariana Ximenes, se for quem tô pensando. Embora a ache talentosa, sinto informar que depois dos 40 os papeis de mocinha diminuem, e só vão sobrar os de mãe da protagonista, mãe megera do mocinho, dondoca decadente, dondoca gente boa ou a que pega garotão).

Anônimo disse...

El Comendador, a Mariana Ximenes já está reservada para ser uma das protagonistas da próxima novela das nove, O Homem Errado, quem pode pode, aceita que dói menos, e não adianta chorar.

Vinícius disse...

Os dois haters babacas da Juliana tão sabendo mais da carreira dela que os fãs. Isso que é amor encubado.E o blog do Sérgio não tem credibilidade mas vc tá sempre aqui, anônimo. Aí é covarde que não diz o nome.O Sérgio já deve ter bloqueado os dois (vai mesmo é aquele babaca mesmo fingindo ser outro) e tão com medo de dizer quem são... E credibilidade é falar dos outros pelas costas... RSRSRSRSRSRSRS

Vinícius disse...

Fora que esses merdas criticam os outros poe elogiarem atrizes, mas lambem aquela forçada da Fernanda Vasconcelos que agora tá fazendo uma vilã que faz cara de choro o tempo todo...HAHAHAHAHAH É porque de tanta mocinha que fez ela não consegue se livrar daquela cara de coitadinha pura.Ainda acham talentosa.

Sempre Fênix disse...

O casal Shirlipe ganhou espaço pq são doces e tão conto de fadas que tira do expectador o peso o dia a dia !!!!
Mas na Vida real , não funciona assim... porque faltam Felipes que assumam uma mulher sem se importar com sua deficiência ( falo isso por experiência) , é lindo de ver , um fato inegável!!

Ótimo post como todos que leio por aqui

Marcia Pimentel disse...

Oi, Sérgio.
Eu não gosto muito de novela não.
Só vejo A Terra Prometida, por ser uma novela bíblica. Mas confesso que dou uma olhadinha agora na novela Haja Coração por causa desse casal. Eu adoro a Sabrina, ela está perfeita como Shirlei. O casal é lindo demais.
Abrçs

✿Blog: Autora Marcia Pimentel✿ ✿Instagram✿ ✿Twitter✿

Jessica Giambarba disse...

Adorei o texto sobre o casal Shirlipe. Estava na espera! O único erro na trama do casal, na minha opinião, é colocar o babaca do Adônis no meio deles. Todo casal de novela precisa de conflitos, mas nesse caso parece uma tentativa do autor de dar alguma função ao personagem do José Loreto(que está completamente canastrão).

Haja Coração estava chatíssima, mas essa semana vi que a trama está apresentando uma melhora. Shirlei e Felipe estão ganhando mais espaço, a entrada de Cristina Pereira deu novo fôlego ao núcleo dos Abdala, Tancinha e Beto estão tendo ótimas e divertidas cenas, Bruna finalmente está honrando o posto de vilã, Camila está mostrando que não ficou tão idiota assim(pena que a trama dela já vai se estagnar de novo com ela voltando a ser má, eu esperava que isso acontecesse, mas não do jeito que foi divulgado, com um novo acidente e uma nova perda de memória!), até o Apolo está ficando menos insuportável ao se envolver com a Tamara. Só falta a Teodora voltar! A novela não é péssima, embora também esteja longe de ser boa. No máximo mediana.

Unknown disse...

Ola Sérgio, é sempre um prazer visitar seu blog!

Concordo em tudo que foi destacado por vc. Sabrina Petraglia e Marcos Pitombo estão muito bem e têm uma química arrebatadora, eu diria que estão no melhor momento de suas carreiras. O casal se sobressai mesmo, porque além da química já citada têm uma história (ao menos essa),sendo bem conduzida. Shirlei tem dramas próprios de uma protagonista. Luta contra preconceito por ser deficiente, sofreu por um amor não correspondido por Adônis (José Loreto, mal no papel),a invejosa irmã Carmela(Chandelly Braz perfeita no papel), além da baixa estima que a personagem tem como mulher - a ponto de nunca ter beijado um homem antes de Felipe, por medo de deixar alguém se aproximar- mesmo assim, a personagem se mostra forte. Já Felipe só existe na novela em função da irmã de Tanconha (Mariana Ximenes, mal aproveitada mesmo sendo protagonista) mas Marcos Pitomobo esta muito bem. O perfil do mocinho é arriscado até para um protagonista. Um cara rico, bonito, com uma namorada mimada, e ainda por cima"bonzinho" e politicamente correto, poderia facilmente cair na antipatia do público, não caiu! Pitombo convence e seu personagem tem muito mais perfil de protagonista que mesmo Beto (João Baldasserine, que também não tem deixado muito a desejar) ou Apolo (Malvino Salvador em mais uma atuação dormente). Em resumo, o casal é ótimo e praticamente unanimidade no gosto popular. Espeto que ganhem mais espaço no folhetim - que ao que parece é influenciada pelo grupo de discussão da novela, que diz amar o Apolo. Essa avaliação bizarra me lembra até a carta que a dona Lúcia escreveu ao Felipão e o Parreira após o 7x1. Inacreditável!

Sem mais, obrigada pelo espaço

Unknown disse...

Algo a comentar...

Sérgio, o casal vivido por Marcos Pitombo e por Sabrina Petráglia é realmente o melhor casal da novela, justamente por reunir o enredo dos romances clássicos, dignos de contos de fada. Eu concordo com tudo o que voçê diz sobre o sucesso do casal.

Entretanto, dizer que o casal ofuscou o casal protagonista da história, formados pelas personagens da Mariana Ximenes e Malvino Salvador não expressa a realidade. Precisamos sempre fazer um diferencial daquilo que é nossa opinião pessoal daquilo que é fato. Podemos até gostar mais do enredo de Shirley e Felipe, mas é fato que história de Apolo e Tancinha agrada ao público que prestigia a novela.

Há, aí alguém vai dizer que Shirlipe rende mais "shippers" nas redes sociais. Todos sabemos que esses tipos de casais costumam bombar na grande rede. Porém, já é fato também, que nem tudo que vem das rede sociais é sucesso de público e nem contempla todos os telespectadores, é só vê que a Xuxa sempre bomba na rede todas as 2ª feiras, porém seu programa é um grande fracasso de audiência.

Os autores e produtores de novelas ainda se guiam pela audiência e pelos famosos grupos de discussão, organizado pela produção da Globo. E pasmem, todos os grupos organizados até agora apontam o Apolo como o personagem mais querido de "Haja Coração". Malvino Salvador, apesar de ser alvo dos críticos de plantão, é queridinho pelas espectadoras, e nem é difícil imaginar o porquê. E Marina Ximenes é uma atriz fantástica e super carismática, daí o grande sucesso que sua personagem está fazendo.

Não adiante também criticarmos o método do grupo de discussão quando o resultado é diferente do que imaginamos. Se o grupo apontasse o casal Shirlipe como o mais querido, não seria diferente. Nem aquela história que audiência não é sinônimo de qualidade, uma coisa não deixa de ter qualidade só porque não gostamos.

É meu caro Sérgio, você, assim como eu, achamos a história de amor de Shirley e Felipe a melhor e mais atrativa da novela. Mas temos que ser imparciais e reconhecer, que apesar de tudo, eles não ofuscaram os protagonistas da novela, que tem público e não é pequeno não. O público dessa novela é bastante plural.

Beijos... e até logo...

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Décio.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Agradeço, Daniela.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz que tenha gostado, Zyon.

Sérgio Santos disse...

Tem esse fator tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Vivian.

Sérgio Santos disse...

Ela é ótima, Karen!

Sérgio Santos disse...

Lucianne, excelente comentário. E esses grupos de discussão são mtt limitados. Vide o retrospecto da opinião dessa gente anteriormente. Veja, achavam Amora Campana de Sangue Bom uma pessoa má e a rejeitavam, sem nem se preocupar em observar as nuances do papel. O mesmo ocorreu com a Carolina em Totalmente Demais: achavam uma mera vilã e rejeitavam, ignorando sua complexidade. Ainda achavam o Arthur o melhor personagem. O mesmo grupo, aliás, exigiu o fim da prostituição em Babilônia, o que fez a trama da Alice ser aniquilada. Ou seja, está mais do que na hora de rever esse tipo de grupo que emite opinião. Eles vêm se mostrando bem limitados. Mas independente disso eu digo pra vc com tranquilidade que nada mudaria em torno de Apolo pq está claro em todos os capítulos que ele e Tancinha ficarão juntos, pois são os 'mocinhos', msm com uma trama repetitiva. Enfim... bjks

Sérgio Santos disse...

Anônimo, onde eu assino???

Sérgio Santos disse...

Nunca disse que há rejeição, anonimo. Pra variar, continuar sem capacidade interpretativa. Aliás, vc não cansa de passar vergonha? E essas provocaçõezinhas de quinta são dignas daquele babaca que vivia aqui. Deve ser vc mesmo ou um outro covarde qualquer.Vc não me aborrece com esse tipo de infantilidade, apenas me cansa msm.

Sérgio Santos disse...

Vc sumiu mesmo, Melina. Eu senti sua ausência. Não suma de novo!

Sérgio Santos disse...

Tb gosto mt, Denner.

Sérgio Santos disse...

Jura, anonimo? Nossa, então esse psicopata cretino é pior do que eu imaginava. Ainda bem que ele mora lá no quinto dos infernos pq se fosse perto de mim confesso que teria um certo receio. Isso não pode ser normal.Isso que é ser fã encubado.De mim e delas.

Sérgio Santos disse...

Tb espero que os dois sejam valorizados, Pâmela.E acho que serão, viu.

Sérgio Santos disse...

Esse aí sabe tudo, Pâmela. Isso que é ser fã, nem eu tava sabendo desse novo trabalho dela. Até vou dar uma olhada agora. hahahahah E é tão imbecil que nem sabe o quanto que eu massacrei Salve Jorge mesmo a Glória Perez tendo Twitter e tando lá ativa. Mas não tenho culpa se todas as novelas que tenho elogiado são excelentes e fazem sucesso... que chato. rs

Sérgio Santos disse...

El Comentador, eu sou fã do Silvio de Abreu, mas respeito a sua opinião sobre ele e concordo que Haja Coração no saldo geral é um erro. E esse covarde aí deve ser ele mesmo que é um cagão, mas pode ser outra idiota que eu bloqueei junto com ele tb. Toda a panelinha de amargurados e meus haters estão devidamente bloqueados e eles se uniam pra destilar veneno. Só que eu nem sei que eles existem, já o contrário... Nunca vi tamanho ódio pela Juliana, mas é um imbecil de fases. Já teve ódio pela SoPhie Charlotte, entre outras... Aliás, convivia qd ele odiava a Sophie, a Paiva eu já não peguei a época pq eliminei da minha vida há um bom tempo.

Sérgio Santos disse...

Eles sabem de tudo, Vinicius. Inclusive da minha vida. Veja como andam ocupados.

Sérgio Santos disse...

Isso é verdade, Sempre Fênix. E como é um claro conto de fadas, há mesmo uma dose de exagero comum no gênero.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Márcia. =) bjssss

Sérgio Santos disse...

Verdade, Jéssica. No máximo mediana. E eu achei essa volta da Camila má péssima. O ideal era ela recuperar a memória e ter que lidar com as suas duas personalidades juntas. Mas perder memória de novo? O autor tá achando que é bipolaridade... E a saída da Teodora foi o maior erro da novela pq não serviu para absolutamente NADA e só prejudicou o melhor núcleo da trama. Ao menos a entrada da Cristina foi uma luz no fim do túnel... bjs

Sérgio Santos disse...

E é sempre um prazer te receber, Rafaela. Seu comentário está perfeito e eu endosso. Eu que agradeço sua opinião e sua visita. Bjão!

Sérgio Santos disse...

Mas, F Silva, em nenhum momento eu disse que a trama principal é rejeitada. Digo que ofuscou simplesmente pq há um enredo convidativo sendo desenvolvido e o pico de audiência no dia do primeiro beijo é uma comprovação. Tancinha e Apolo vivem um enredo repetitivo desde a estreia e que nunca andou. A trama secundária ofuscou pq enquanto os 'principais' ficam brigando em situações cansativas, o secundário vai protagonizando cenas lindas e dignas de mocinhos. As próprias críticas que saem sobre a novela são sobre "Shirlipe". E no início da novela eram sobre o sucesso da Teodora da Grace, que na época tb ofuscou o dito núcleo principal. Isso tudo não é opinião minha, são fatos. Mas é lógico que os textos tb têm a minha opinião, afinal, são meus textos. E todo mundo é assim. Aliás, o Stycer, por ex, ama Velho Chico e recentemente em um texto escreveu que a novela é um sucesso. Mas nunca foi e mão é.

Ou seja, nesse caso ele extrapolou o seu gosto pessoal, ultrapassando a questão de um dado concreto. E voltando a Haja Coração, a novela é um sucesso e nunca neguei isso. Mas na minha opinião não merece os números que tem e não reflete a qualidade da trama, que se mostra mt mal desenvolvida em vários aspectos. Enfim, não é pq o grupo de discussão ama o Apolo que o Malvino atua bem, né? Isso sim seria fugir da realidade. E eu critiquei agora o grupo de discussão nem por isso e sim por um apanhado de coisas mais 'recentes' que até exemplifiquei para outro comentarista.

E concordo que a Mariana é um poço de talento, aliás, eu sou fã declarado e sempre a elogiei. Como a elogio agora, ela tá impecável como Tancinha. Mas isso não faz com que a protagonista seja boa. É uma protagonista que não tem enredo. Ela vive em função de homem e só. No início procurava o pai desesperadamente e do nada parou de ir atrás. Perdeu a memória? Não, é má condução do autor mesmo. Enfim.. bjssss

Anônimo disse...

Discordo um pouco da crítica. Adoro o casal, mas não acho que cheguem a se sobrepor sobre o casal principal. Primeiro acho o Marcos Pitombo um tanto forçado em suas falas, a Sabrina tem bem mais naturalidade. Depois, a história deles pode não ser tão repetitiva, mas os diálogos me cansam, a shirlei só sabe dizer que tudo é novo, o felipe é o primeiro homem que olhou, pra ela, o primeiro beijo, o primeiro namorado, ão vejo necessidade dela reavivar isso em toooooooooooooooooodos os encontros. Mas no conjunto geral eles tem uma história realmente boa

Vane M. disse...

Olá, Sérgio, não tenho visto boas críticas em relação a essa novela. Quando as tramas se arrastam o público se apega ao que há de melhor na trama para continuar assistindo, e um casal baseado no clássico conto de fadas sempre agrada. No fundo, somos românticos, rsrsrs. Abraços!

Raquel disse...

Fala Sérgio!

Finalmente uma notinha pra eu comentar! Haja Coração é a única novela que eu acompanho e concordo com vc quando diz que Daniel Ortiz se perdeu totalmente e a novela que começou bem, perdeu todo o encanto e agora anda em círculos e fica nítido que a história não tem pra onde ir. Também não sei de onde vem toda a audiência; não chega a ser nível I Love Paraisópolis de ruim, mas realmente anda chata demais pra audiêcia que tem. Pra mim é o remake mais desnecessário que eu ja vi.

Também concordo com você quando diz que Shirlipe acabou ofuscando o casal principal, repetindo o que aconteceu em Sassaricando. Realmente a história de Shirlei e Felipe é uma das pouquíssimas que vale a pena acompanhar na novela. Ortiz conseguiu a proeza de pegar um dos triângulos que fez mais sucesso nos anos 80 e tranformá-lo em algo sem sal, sem graça e repetitivo. Quem aguenta um casal chato como Apolo e Tancinha? Por que transformar Beto em um playboy de caráter duvidoso, com obsessão pela Tancinha? Beto e Tancinha fizeram tanto sucesso nos anos 80 pq eram um casal inusitado, leve e engraçado. Diferente. Apolo e Tancinha hoje só sabem brigar por coisas infantis, boicoitar um ao outro (mesmo sem intenção), se declararem e fazerem planos de casar e ter uma casinha no subúrbio. Sério mesmo? No ano de 2016? Isso sem falar que esão jogando fora o talento e o carisma do João Baldesserini que está fazendo miséria com o Beto pra fazer escada pra esses dois personagens desinteressantes.

Um aceno aí pro meu colega Betancinha, El Comentador. Tá puxado.

Sobre os grupos de discussão, pra mim fica cada vez mais claro que a grande maioria do público não presta atenção ou não consegue enteder as histórias que estão sendo mostradas. Não conseguem entender nuances, mesmo as mais simples. O mesmo grupo de discussão que elogiou o Apolo, afirmou não gostar de Camila por afirmar que achavam que ela mentia e que preferiam que o Giovanni ficasse com a Bruna. Dá pra levar a sério um povo desse? Infelizmente, esse é justamente o povo que faz o IBOPE crescer de 20 pra 30 pontos e pode significar um sucesso ou fracasso de audiência. Fazer novela boa pra que, se algumas conseguem audiência mesmo sendo purgante pra quem realmente presta atenção?

Anônimo disse...

Não sei quantos anos tem o Sergio, mas deve ser novo pra focar só nas redes sociais. Shirlipe é uma unamidade nas REDES SOCIAIS, mas dizer que ofuscou Tancinha, Apolo, Beto, é amador. Twitter não tem representatividade como pesquisa, os grupos de discussão são feitos com todas as faixas etárias e sociais, feito por institutos especializados. E lá, a trama da Tancinha é a que conta. Já foi dito e noticiado. Se SHIRLIPE fosse a única coisa que funcionasse na novela, aparecendo 1 ou 2 cenas por capítulo, a novela não estaria tendo a audiência que tem. SHIRLIPE é um sucesso, mas BETANCINHA e APONCINHA são o motor da trama e levam o ibope da novela desde o primeiro capítulo. Pergunta pras donas de casa! Kkkk

El ComenTador disse...

Valeu, Sérgio! É bom conversar com alguém que respeita a opinião contrária, diferente do tal anônimo que tentou me responder (deve ser T ou um parça dele), mas errou meu nome HUAHAUAHAU! Dei uma pesquisada e vi que esses caras eram seus fãs até um tempo desses, se converteram a haters quando você começou a gongar a Tancinha. Agora falam que só consideram a opinião de críticos de portal, mas pra mim você não deve nada a eles. Bom saber que Mariana Ximenes estará em O Homem Errado, e espero que confirmem que ela será a protagonista, já que às vezes, os primeiros nomes divulgados são os coadjuvantes, os protagonistas, na maioria dos casos, são escolhidos quando se aproximam as primeiras leituras. Espero que ela não seja vilã, porque Duca Rachid e Thelma Guedes não sabem escrever boas vilãs femininas, são sempre meio apagadas e ofuscadas, diferentemente dos vilões masculinos, que sempre brilham e se destacam mais por suas maldades.
E a Marta Zabaleta acima, realmente, Twitter não tem representatividade nenhuma. Tanto é que os programas de TV não costumam colocar a hashtag do seu programa no topo da tela pro povo comentar, não leem comentários nos programas de TV, e nenhuma votação é feita usando as hashtags com os nomes dos participantes. Falando sério, pode ser que alguns programas que estejam sempre nos Trends (como o da Xuxa e o X-Factor) sejam fracassos na audiência, mas a repercussão nas redes sociais conta muito também, senão o próprio Ortiz não teria dado mais destaque a Shirlipe citando em entrevista a enorme quantidade de fãs do casal na Internet.
E um aceno para Raquel, minha colega Betancinha! Tamo junto!

Anônimo disse...

Vc tá certa, todo mundo aqui do meu bairro gosta da Shirlei, mas a briga é aponcinha e betancinha, o Sergio tá se deixando levar pelos adolescentes que ficam fazendo ruido pela Shirlei, o que é lindo, mas a força da novela tá na Tancinha, Shirlipe só aconteceu depois do segundo mês e a novela já era um sucesso! Beijocassssss

Vivian disse...

O Sérgio tá se deixando levar pelos adolescentes? Então o que dizer da CAPA DO JORNAL EXTRA colocando Shirlipe como os verdadeiros protagonistas da trama e que os atores roubaram a cena???? O Sérgio representa a opinião dos que entendem. Aceita que dói menos.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, anonimo. Respeito sua opinião.

Sérgio Santos disse...

Somos, né, Bia? E a novela no saldo geral deixa mt a desejar. Vários erros. bj

Sérgio Santos disse...

Tava sumida, Raquel. E concordo plenamente com seu comentário. Não chega a ser uma I Love Paraisópolis, mas decepcionou mt. O saldo final será mediano pra ruim e olhe lá.

Sérgio Santos disse...

Marta, eu tenho 29, mas não me baseio só nas redes sociais não. Aliás, saiu uma matéria hj no Jornal Extra, no RJ, que faz um ensaio lindo com Sabrina e Marcos. A matéria ainda diz que ele roubaram a cena e viraram protagonistas. Todas as criticas recentes que saíram sobre a novela foram sobre o casal. Ou seja, definitivamente não é só rede social. E nem só eu que falo. Aliás, antes só fosse eu. Não me baseio em opiniões dos outros para ter a minha. Mas vc dizer que Tancinha e Apolo carregam a audiência da novela nas costas é um pouquinho de fanatismo, não??? Até pq eles nem têm história pra isso. As mesmas donas de casa amam Fedora, inclusive.

Sérgio Santos disse...

El Comentador, elas me adorava msm e viviam puxando meu saco dizendo que meus textos eram maravilhosos e tal. Foi assim por anos. Mas bastou eu criticar o enredo da Tancinha (e olha que nem foi a Mariana --- mas ainda que fosse, era direito meu), que elas tiraram a máscara, dando chilique digno de uma criança de 9 anos. Já esse babaca desse T tb me adorava e bancava meu amigo, mas os meus elogios pra Amora Campana em Sangue Bom e minhas críticas pra insuportável da Malu fizeram ele surtar de vez. Começou a dar vários chiliques bancando um fã lunático que mistura personagem e atriz. Aí virou hater. Depois limei de vez da minha vida, mas sempre continuou com meu nome na boca...

Sérgio Santos disse...

Marta, vc concordou com vc mesma?

Sérgio Santos disse...

Pois é, Vivian, que coisa...

BLOGZOOM disse...



Sergio, graças ao Metrô hahahahah estou chegando mais cedo em casa!
E então assisto parte da novela, fofa! Não lembro muito das novelas antigas que inspiraram, mas torço por este casal.

Bjs

Sérgio Santos disse...

Que bom, Sissym! hahahaha bjsssss

Anônimo disse...

Sangue bom o melhor casal GIane e Fabinho

Unknown disse...

É verdade. O casal é puro romantismo e simpatia.