sexta-feira, 15 de julho de 2016

"Tamanho Família" reúne tudo o que um bom programa de domingo precisa ter

A promessa de um programa para Márcio Garcia era antiga. O ator estreou na Globo em 1994 como ator, chegou ao ápice com o michê Marcos em "Celebridade" (2003), mas tomou gosto mesmo pela apresentação ao comandar o "Gente Inocente" entre 1999 e 2002. Em 2005 foi para a Record e chegou a atuar, entretanto, se fixou como o apresentador do sucesso "O Melhor do Brasil", aos domingos. Voltou para a emissora que o lançou em 2008 com a garantia de que teria uma atração para chamar de sua. Apesar da (longa) demora de oito anos, ele finalmente ganhou o "Tamanho Família", que estreou no último domingo (10/07).


O programa ocupou a faixa vespertina anteriormente preenchida pelo "The Voice Kids" e "SuperStar". Com uma hora de duração, o formato é simples: Márcio Garcia recebe dois famosos por domingo, e cada um deles leva três familiares para participar das descontraídas conversas e brincadeiras propostas pelo apresentador. É a tradicional disputa entre figuras conhecidas em forma de game show, com a diferença em torno do conjunto. Afinal, a competição não é o foco principal, é apenas uma pano de fundo para o público conhecer um pouco mais a intimidade dos famosos, que também ganham homenagens.

As homenagens, inclusive, funcionam como uma espécie de "Arquivo Confidencial", quadro de sucesso do "Domingão do Faustão". Os familiares dos convidados dão depoimentos e alguns ainda encenam situações no palco para os homenageados. Óbvio que o intuito é provocar o choro, inserindo a cota de sentimentalismo que praticamente todos os programas de auditório costumam ter.
Porém, neste caso, há uma preocupação em não parecer gratuito ou simplesmente piegas. Remete até aos tradicionais trabalhos escolares que os filhos fazem para os pais na infância, por exemplo, se apresentando nas festinhas dos colégios ou algo semelhante.

Aproveitando o êxito do fenômeno da novela "Totalmente Demais", que, além do imenso sucesso de repercussão e audiência, exibiu um 'capítulo zero' antes da estreia, a emissora lançou exclusivamente para a internet (através do Globo Play) um 'programa zero'. Contudo, houve uma preocupação em apresentar mais do que os seis minutos da trama de Rosane Svartman e Paulo Halm. Foram exibidos trechos do dia em que Tom Cavalcante e Fabiana Karla participaram, somando quase 25 minutos. A diferença em relação ao folhetim é que tudo será exibido na televisão (já no próximo domingo), ao contrário das cenas da novela que não foram inseridas no primeiro capítulo. Só por essa apresentação de praticamente meia hora já foi possível perceber que a atração era promissora.

E a percepção virou certeza com a estreia. O primeiro programa ---- que ainda tem a família Lima responsável pelas inserções musicais, incluindo a clássica "Família", dos Titãs, que virou o tema do formato ---- contou com a presença de Juliana Paes, que levou as duas irmãs e a mãe, e Bruna Marquezine, que levou dois primos e a irmã. As duas entraram no clima da atração e se divertiram. Ainda houve uma lindo momento final, quando elas foram homenageadas --- a Juliana pelos filhos e marido e a Bruna pelo pai. A estreia, aliás, teve um ótimo retorno do público. Marcou 13 pontos no Ibope, representando um crescimento de 44% na faixa.

Não há nada de inovador no formato. Pelo contrário, tudo já foi visto inúmeras vezes. Entretanto, souberam juntar as partes mais atrativas de vários programas em um só, conseguindo entreter de forma despretensiosa e até ingênua o telespectador. Colocar famosos com seus familiares no palco para uma disputa leve e descontraída foi um acerto e tanto, pois, além de explorar o interesse do público em saber mais da vida familiar dos atores (ou cantores, apresentadores e afins), também serviu para deixar os convidados bem mais à vontade. Fica evidente a sensação de 'aconchego' dos famosos se vendo perto de gente que os conhece tão bem, deixando de lado aquele natural travamento que muitos sentem em situações do tipo.

O "Tamanho Família" é uma grata surpresa e Márcio Garcia estava merecendo há tempos voltar como apresentador, seu maior desejo. O programa, por ter apenas uma hora de duração, não cansa e tem fôlego para muitas outras temporadas, afinal, o que não falta é famoso para participar com seus familiares. O formato reúne uma ótima disputa com provas divertidas, momentos de emoção e bate-papos onde a descontração é a protagonista. Ou seja, apresenta tudo que uma boa atração de domingo precisa ter.

32 comentários:

Olímpia Menezes disse...

O programa foi uma surpresa pra lá de agradável.Adorei e pretendo acompanhar.Reúne tudo de bom mesmo!

Fabio Lira disse...

Um excelente contraponto ao sensacionalista e apelativo Domingo Show.

Anônimo disse...

Um programa para a família, resumindo.

Renato disse...

O Marcio tava merecendo isso há tempos.Já estava na hora e combinou com a grade vespertina dos domingos.

Sol disse...

Não sabia desse programa zero, mas nem verei pq já vai passar mesmo na íntegra nesse domingo.Amei o programa.

Marília disse...

Eu nem dava muito pelo programa, mas fui surpreendida. Márcia é um dos melhores apresentadores que temos e achei uma hora muito pouco pro programa. Aquela porcaria de Esquenta tinha quase duas.

Unknown disse...

Adorei o programa e nem sabia da existência dele até ver na Tv. Foi uma ótima surpresa e botou aquele Domingo Show horrível no chinelo. Se dependesse de mim duraria mais de uma hora, aquele péssimo Esquenta parecia durar a tarde toda. E o Márcio é um ótimo apresentador.
Abraços

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
COMO SEMPRE, TEUS TEXTOS SÃO TÃO COMPLETOS QUE FICA POUCO A ACRESCENTARMOS TENS O ENTENDIMENTO PERFEITO DO QUE AQUI NOS COLOCAS. TAMBÉM ESTOU APOSTANDO NO PROGRAMA, VI O PRIMEIRO E O ACHEI BEM LEGAL.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Adorei esse programa.Márcio merecia mesmo. E Sérgio, aquele babaca que puxa o saco da Fernanda Vasconcellos tá morrendo de inveja que vc e ela conversam pelo Twitter e diz que vc é falso pq sempre desprezou o trabalho dela.Ele tem uma fixação doentia por vc.Vc fez mt bem em banir essa praga da sua vida.

Pâmela disse...

A principal diferença entre o Rodrigo Faro e o Márcio é que o Rodrigo é bom em TUDO , típico "artista completo". A Record ganhou muito com ele, um de seus melhores profissionais. E enquanto isso a globo marcou bobeira ao contratar o Márcio pra ser ator, o próprio sabe que não leva jeito pra coisa. Sempre disse que como ator Márcio Garcia é um ótimo apresentador. O que se comprovou agora! Finalmente a globo percebeu que o talento dele é comandar um talk show e coisa do gênero. Espero que o "Tamanho Família" fique por muito tempo na grade de programação. Gostei muito!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá,Sérgio...realmente, não houve nada inovador no formato, mas, foi uma grata surpresa,Márcio Garcia é um bom apresentador ( na minha opinião, não tão bom como o Faro, que o substituiu com vantagem no "O Melhor do Brasil"...), e era um programa que faltava na grade do domingo.Feliz semana, belos dias,abraços!

Taina disse...

Realmente o programa eh otimo mas acho que devia ser em outro dia e horario. E um programa desses tem que ser curtinho mesmo senao cansa muito. Outra coisa devia tirar o esquenta do ar ta na cara que ngm gosta desse programa mas a globo insiste nesse trambolho chato.

Anônimo disse...

Eu sinceramente, acho que saiu melhor do que a encomenda, apesar de nada de inovador, Marcio Garcia até que apresenta bem, nunca tinha visto ele como apresentador (nem dava bola para o seu programa na Record).

almostamericans.blogspot.com/

Sérgio Santos disse...

É um ótimo programa, Olimpia!

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Fabio!

Sérgio Santos disse...

Isso, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Combinou msm, Renato. E o Márcio tava merecendo muito.

Sérgio Santos disse...

Passou hoje o da Fabiana com o Tom, Sol. Bjsss

Sérgio Santos disse...

Eu acho uma hora suficiente pro formato, Marília. Assim não cansa. E é mt melhor que o Esquenta msm.

Sérgio Santos disse...

Mas nem tinha como saber msm, Ed. Estreou domingo passado. É recente. E uma delícia de formato. Vc vê, se diverte e se emociona. abçsss

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Zilani! =) bjão!

Sérgio Santos disse...

Ele ainda fica falando de mim pelas costas, anonimo? Sério, isso é doença msm.E nem me surpreende ele falar essa imbecilidade. Escrevi texto em A Vida da Gente aplaudindo a atuação dela com a Marjorie e outro em Sangue Bom elogiando o desempenho dela com Sophie e vem dizer que desprezo o trabalho dela?E é o msm nível de argumento estúpido de 2013, ou seja, ele não mudou nadinha nesses 3 anos. Parou no tempo com sua obsessão. Mas nem precisa ficar me avisando dele não, não me interessa.Enquanto ele fala de mim eu pouco me lixo pra existência. ;)

Sérgio Santos disse...

Ótima observação, Pâmela. É verdade, apesar do ótimo desempenho dele em Celebridade. E o programa vai até outubro, mas com certeza terá mais temporadas. Foi um acerto e tanto. bjssss

Sérgio Santos disse...

Uma grata surpresa mesmo, Felis. abçsss

Sérgio Santos disse...

Eu acho adequado ao horário, Taina. Achava péssimo o SuperStar nessa faixa pq não tinha nada a ver, mas esse eu acho perfeito. bjs

Sérgio Santos disse...

Saiu mesmo, Cleber. E o Marcio é um ótimo apresentador. abçssss

Lulu on the sky disse...

Eu achei super divertido esse programa
big beijos

Sérgio Santos disse...

Também, Lulu. bjsss

Bell disse...

Não assisti =/

bjokas e uma ótima semana =)

Sérgio Santos disse...

É mt bom, Bell. bjs

Clau disse...

Oi Sérgio :)
Gosto do Márcio Garcia e
prefiro vê-lo como apresentador!
Ele tem desenvoltura e é ótimo comunicador.
Difícil ver algo novo na tv, mas quando o
apresentador é bom, a gente tolera as atrações!rs
Beijos e feliz dia do amigo \o/

Sérgio Santos disse...

Tb prefiro, Clau. Bjs e feliz dia do amigo atrasado.