segunda-feira, 9 de novembro de 2015

"Jogo de Panelas": um ótimo quadro do "Mais Você"

Em 2012, o "Mais Você" estreou o que viria a ser um de seus melhores quadros: o "Jogo de Panelas". A competição culinária começou de forma despretensiosa e acabou virando um dos trunfos do programa matinal, comandado por Ana Maria Braga, e desde então não saiu mais do ar. Já está na sua décima sexta temporada e com fôlego para muitas outras ainda. Divide com o "Super Chef Celebridades" o posto de melhor reality da atração.


A disputa consiste em cinco jantares, promovidos por cinco participantes, que são competidores e jurados ao mesmo tempo. Cada um é responsável por um cardápio, contendo a entrada, o prato principal e a sobremesa. Os figurinos, sempre de acordo com a temática de cada jantar, proporcionam mais um atrativo. Ainda é necessário que haja uma 'atração', cujo conteúdo pode ser a gosto do candidato --- apresentação musical, brincadeiras, etc --- , mas dentro da proposta do tema escolhido pelo mesmo.

A ordem dos jantares é feita por sorteio e a casa de cada um se transforma no cenário para a 'confraternização'. Eles ainda precisam fazer a decoração do ambiente (pois também conta ponto) e enfrentam a dificuldade de inserir um 'elemento surpresa' em algum prato.
O intuito é disfarçar bem para que os demais não acertem qual foi o ingrediente que não estava na receita original ---- e que foi obrigado a ser usado por Ana Maria Braga.

Toda a dinâmica é muito interessante. Tanto a 'saga' de cada participante para a realização do jantar, quanto as análises feitas dos pratos por todos eles. As notas são dadas 'particularmente' (o candidato justificando e olhando para a câmera) e somente um tem a má sorte de ser sorteado para dar o seu veredito diante dos demais, o que costuma provocar uma certa saia justa. Ainda há sempre uma nota oculta, revelada apenas no último dia e ao vivo.

Cada temporada dura seis dias. Isso porque são cinco pessoas, o que implica em cinco jantares, promovidos de segunda a sexta. Já o resultado com a soma das notas vai ao ar sempre na segunda, com todos reunidos no programa. A decoração tem uma votação especial, onde atores, diretores e figurinistas da Globo são escolhidos para uma avaliação mais contundente sobre a criatividade dos participantes.

O reality é despretensioso e muito agradável. Já revelou, inclusive, dois talentos que viraram integrantes fixos do "Mais Você": o Dimmy (participante da segunda temporada ) ---- conhecido como Ogro e responsável por um quadro onde cozinha em várias cidades ---- e o Beto (participante da oitava temporada) ---- integrante do quadro "Você + poderosa", que consiste na transformação do visual da pessoa selecionada.

A décima sexta edição, exibida na última semana e finalizada nesta segunda (09/11), mostrou que o quadro segue atrativo e bem realizado, repleto de boas razões para a sua permanência no "Mais Você". É um reality criativo que mescla jogo e um dos prazeres de muito brasileiro: receber amigos em casa. No caso da atração, amigos que acabaram de se conhecer. Uma ótima opção de entretenimento para quem gosta de culinária e busca algo diferente dos já conhecidos formatos do gênero.

20 comentários:

Vivian disse...

Esse quadro é uma delícia. Original e gostoso de ser visto. Adoro!

Anônimo disse...

Não vi todas as temporadas, mas as que vi gostei muito.

Marília disse...

Eu não perco um e até já te pedi para fazer um post sobre esse quadro. Achei que vc não ia mais fazer porque já tá na décima sexta temporada como vc bem escreveu. Ainda bem que mudou de ideia. Adorei o texto!

Karina disse...

O quadro é ótimo mesmo mas não gostei daquele francês chato ter ganhado dessa vez.

Heitor disse...

Já até me inscrevi pra participar uma vez. É bom mesmo.

Uma Interessante Vida disse...

Uma pena eu não ter tempo para ver, mas parece ser um bom programa, Sérgio. bjs

Flávia disse...

Eu adoro esse quadro e deveria ser até independente mas aí acho que a Globo não teria espaço na grade. Bjkkk

Vera Lúcia disse...


Não cheguei a assistir e até desconhecia sobre o reality.
Pelas suas considerações parece mesmo ser um quadro interessante e que merece continuidade.

Abraço.

MARILENE disse...

Sergio, só me inteirei do que acontece através de sua postagem, sempre muito bem elaborada. Não costumo ver o programa, mas valeu. Bjs.

Anônimo disse...

Eu adoro o quadro. Concordo com você.

Sérgio Santos disse...

Tb curto, Vivian.

Sérgio Santos disse...

É um bom reality, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Acabei demorando, mas escrevi, Marília. bjs

Sérgio Santos disse...

Nessa edição eu tava torcendo pro Luis, Karina.

Sérgio Santos disse...

Jura, Heitor? Que bacana!

Sérgio Santos disse...

É bom sim, Barbie. bjs

Sérgio Santos disse...

Não teria mesmo, Flávia.

Sérgio Santos disse...

Merece sim, Vera. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Marilene. bj

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo. Tb gosto.