quarta-feira, 5 de março de 2014

Fátima Bernardes e Thiago Leifert: os grandes acertos da transmissão dos desfiles do RJ

Dificilmente há algo de novo nas transmissões do Carnaval. As emissoras abertas sempre optam pelo mais do mesmo e nem merecem ser condenadas, já que o próprio espetáculo não muda. Band e SBT focam nos festivais de Salvador, enquanto que a Globo transmite os desfiles das escolas de samba. Porém, esse ano a emissora carioca acertou com as mudanças feitas na transmissão das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro.


Thiago Leifert foi colocado como repórter e também comentarista dos desfiles. Luis Roberto continuou sendo o narrador, mas ganhou a companhia de Fátima Bernardes, que entrou no lugar de Glenda Kozlowski. O resultado dessas, aparentemente, pequenas alterações foi muito positivo. O telespectador saiu ganhando após tantos anos sofrendo com o excesso de informações irrelevantes e exageros narrativos.

Fátima mostrou porque é uma das melhores jornalistas do país e não quis aparecer mais que o espetáculo das escolas. Seus comentários eram precisos e a jornalista evitou falar o tempo todo, tirando assim o foco dos sambas e do próprio desfile. O tom de voz sereno também ajudou a deixar
todo o conjunto ainda melhor. Era perceptível que ela sabia o que estava fazendo, apesar de algumas gafes, que acabam sendo normais em qualquer transmissão ao vivo. 

E a serenidade de Fátima beneficiou Luis Roberto, que evitou maiores empolgações, quase sempre comuns quando Glenda estava presente ao seu lado. Isso porque Glenda Kozlowski ----- apesar de ótima apresentadora, vide "Esporte Espetacular" e o extinto "Hipertensão" ------ nunca se adaptou bem ao formato. Ela esteve presente por cinco anos na narração, mas falava mais que o necessário e muitas vezes cansava o telespectador. Não parecia algo natural. 

A entrada de Fátima Bernardes em sua lugar foi um grande acerto da Globo. E o sempre espontâneo Thiago Leifert marcou presença nas transmissões, comprovando que merecia um lugar ali. Suas entrevistas eram sempre descontraídas e os comentários durante os desfiles divertiram. Vale destacar a sua frase sobre a Grande Rio, escola caracterizada pelo número de famosos presentes: "Se acontecer algo com a Grande Rio, o Projac acaba!". Ele ainda brincou com o colega César Tralli na hora do desfile da União da Ilha, quando apareceu uma ala com patinadores: "Um abraço a César Tralli, nosso amigo, que gosta muito de patins em São Paulo." ----- o jornalista havia sido flagrado recentemente de minishort, andando de patins na orla carioca. Brincadeiras que não soaram forçadas e ainda serviram para quebrar um pouco a sisudez de alguns comentários.

As alterações feitas pela Globo foram acertadas e o resultado pôde ser visto no ar. Colocar a experiente Fátima Bernardes para fazer dupla com Luis Roberto e ainda inserir Thiago Leifert como comentarista e repórter foi uma ótima decisão da emissora ---- que também contou com opiniões precisas do carnavalesco Milton Cunha. Que na transmissão dos desfiles das escolas do Grupo Especial, do Rio de Janeiro, no Carnaval de 2015, esse conjunto seja mantido para o bem do público. 

40 comentários:

chica disse...

Não assisti nada de Carnaval, mas acredito que Fátima tenha se saído muito bem.Ela tem presença e carisma! abração,chica

Trilhamarupiara disse...

olá amigo, interessante como as pessoas tem visões diferentes, assistindo o desfile em um dos dias, eu comentei com meu marido que não estava entendendo muito a história das fantasias por que os apresentadores quase não explicavam nada, eu gosto muito dos dois mas sinceramente senti falta de maiores detalhes sobre as histórias que foram p a avenida! Abraçoss

Fabíola Oliveira disse...

Eu gosto muito do Thiago Leifert. Eu o acho super carismático e espontâneo. Leva jeito para ser apresentador mesmo ou comentarista.

O The Voice mesmo sob o comando dele é ótimo! Por falar em The Voice, cê tem notícias se o ganhador da última edição está trabalhando algum disco, Sérgio, porque fora o Programa do Serginho Groisman mês passado, eu não vi mais falar dele...

Beijão, Sérgio!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá,Boa noite, Sérgio
se eu te disser que só agora mesmo,fiquei sabendo o nome das Escolas que foram campeãs do Carnaval desse ano...não vi e li nada!
Mas, num ponto tenho que concordar com sua análise, em qualquer evento Fátima nunca foi de querer aparecer mais do que a própria "imagem" e T.Leifert sempre irá descontrair a sisudez de qualquer programa, com suas participações!Então, foram acertadas as mudanças da Plim Plim...
Obrigado, bela noite,belo dia, abraços!

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Fiquei completamente desligada da TV neste carnaval, a não ser para assistir ao jornal e à novela 'Em Família', que, por acaso, está dando preguiça.
Contudo, conheço o talento da Fátima Bernardes e gosto bastante do Thiago Leifert, o que leva a supor que suas considerações são procedentes.

Abraço.

Angelina disse...

Sinceramente, já me cansei da rede globo.

Anônimo disse...

Kkkkkkkkk, até carnaval Globeleza você assiste Serginho? Fala serio...

Anônimo disse...

FÀTIMA BENARDES E THIAGO LIEFERT OS
GRANDES ACERTOS DA TRANSMISSÃO
DOS DISFILES DO RJ SO TENHO UMA COISA A DIZER SERGIO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ME DESCULPAR SERGIO MAIS SO RINDO E RINDO MUITO.

Unknown disse...

Por que em 2001 o Bin Laden não decidiu jogar aquele avião no projac, ia fazer um bem pro brasil e até pra própria rede globo que já começava sua decadência. Globo já era.

Anônimo disse...

Nossa, Thiago é péssimo! Fátima não fala coisa com coisa... Vou parar de ler esse blog. Há muito tempo que o autor dele perdeu a noção do que é bom e ruim. Uma grande pena, pois indiquei pra vários amigos. Mas tudo bem, vou mesmo vou "malhar" esse blog e falar bastante mal dele pros meus amigos no nosso grupo do Facebook.

Cc disse...

Se a Fatima no carnaval teve um desempenho e "carisma" igual ela tem naquele programinha dela imagino o que foi essa transmissão, aff...

Melina disse...

Também gostei, Sérgio. Até porque eu nunca fui com a cara da Glenda! E como gritava! Agora pelo menos melhoraram e já é alguma coisa. A Fátima esteve muito bem mas achei o Luis ruim como sempre. Um beijo!

Luma Rosa disse...

Oi, Sérgio!
Não assisti aos desfiles, mas qualquer mudança no lugar da Glenda Kozlowski seria bem-vinda. Eu dei para a ex-narradora o prêmio de mala do ano! (rs*) Como grita!
Bom restinho de semana!!
Beijus,

Fabrício disse...

Nem acreditei quando vi que a Globo tinha mudado. Não aguentava mais a Glenda. A Fátima ficou muito melhor mesmo, embora não tenha visto muita graça no Tiago.

Mas e as notas das escolas? Achei uma roubalheira triste de se ver. Portela e Salgueiro encantaram a Sapucaí e a U. da Tijuca nem estava entre as favoritas pra ganhar.

Sérgio, você não acha melhor desabilitar os comentário anônimos? São pessoas tão chatas que ficam te enchendo o saco! Abraço!

MARILENE disse...

Sergio, não acompanho programação de carnaval, mas estou certa de que seus comentários tem fundamento. Fátima é ótima, assim como Tiago.
Algumas mudanças são benéficas. Bjs.

Uma Interessante Vida disse...

Não vi aos desfiles, mas sei que a Fátima é uma boa apresentadora, Sérgio. beijinhos

Sérgio Santos disse...

Chica, obrigado pelo comentário. bjssss

Sérgio Santos disse...

Jura, Kellen? Achei que eles explicavam o necessário e às vezes menos é mais. Achava as constantes interrupções da Glenda irritantes. Bjsssss

Sérgio Santos disse...

Fabíola, também gosto do Leifert. Olha, não soube mais nada do Sam Alves, não. Acho que ele faria sucesso se fizesse dupla com a Marcela Bueno. Caso contrário, acho que será igual a Ellen Oléria mesmo. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Oi Felis! As mudanças foram benéficas, até pq os anos anteriores foram tristes no quesito narração. Tudo ficava mt forçado. abçssss

Sérgio Santos disse...

A novela é bem arrastada mesmo, Vera. Entendo a sua preguiça. Mas sobre os desfiles, a mudança valeu a pena e foi bem elogiada, inclusive. Bjão!

Sérgio Santos disse...

Ok, Angelina.

Sérgio Santos disse...

Nossa, Alexandre, que comentário incrível, hein?

Sérgio Santos disse...

Fique à vontade, anônimo. Que vc e seu grupo de amiguinhos do Facebook se divirtam malhando o blog.

Sérgio Santos disse...

Foi bem boa, Cc.

Sérgio Santos disse...

A Glenda gritava mesmo, Melina. A troca foi benéfica. Eu gostei mais do Luis com a Fátima. bjssss

Sérgio Santos disse...

Mala do ano, Luma? rs Eu gosto dela, mas como narradora não funcionou, fato. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Também me surpreendi com a mudança, Fabrício. Mas que bom que mudaram.

Tb achei que a Unidos da Tijuca não merecia vencer. Portela e Salgueiro (até Grande Rio) foram bem mais merecedoras esse ano. E as notas de vários jurados foram vergonhosas. Não deu pra entender nada dos critérios. São Clemente merecia ser rebaixada no lugar da Império e Vila Isabel ganhar nota alta em fantasia foi piada.

Olha, não vale a pena prejudicar um grupo por causa de 2 ou 3. Tem mts comentários anônimos bons. E esse tipo de bobagem não me aborrece. Tem coisa mt mais importante pra se preocupar do que comentário de hater de internet. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Marilene. Bjs

Sérgio Santos disse...

Beijos, Barbie.

Unknown disse...

Algo a comentar...

Sérgio, não sei se você lembra, mas a Fátima já participou das transmissões dos desfiles nos anos 90, ao lado, do impagável Fernando Vannucci.

Aliás, Vannucci era maravilhoso, sua narração era cheia de entusiasmo que expressava naturalidade e bom humor. Bons tempos.

Não gosto da narração do Luis Roberto acho forçado.

Para narrar um carnaval precisa ter uma certa dose de irreverência, assim como o Vanucci tinha ao fazer brincadeiras com as imagens que iam ao ar.

A espontaneidade e naturalidade de Leifert e Fátima, somadas a competência de um bom narrador, seria um sucesso. Não acha?

Um grande abraço.

Patrícia disse...

Sérgio,

Vou perguntar uma coisa totalmente fora do assunto: Você vai falar alguma coisa sobre o Oscar??

Clau disse...

Oi, tudo bem?!
Não assisti tudo, mas pra mim o destaque das transmissões foi Tiago Leifert, acho ele simpático, carismático. Me agrada muito vê-lo.
A Fátima tem credibilidade, mas é sem graça.
Bom fim de semana Sérgio!
Bjs!

Thallys Bruno Almeida disse...

Antes de falar sobre as escolhas de Fátima e Thiago, me sinto à vontade em falar sobre os desfiles.

E na minha singela opinião, acho que a Unidos da Tijuca mereceu SIM e muito ganhar o carnaval desse ano. Salgueiro e Portela foram maravilhosos, mas a Tijuca não ficou devendo em absolutamente NADA pra eles. Achei o desfile belíssimo, maravilhoso, trabalhando muito bem a velocidade em suas mais variadas formas e personagens - a homenagem a Ayrton Senna nunca foi TODO o enredo, mas sim parte dele, pois o enredo era de velocidade. E também adorei ver a Beija-Flor fora do desfile das campeãs depois de mais de vinte anos. Apesar do tema ser bom, o desfile deles não me empolgou em nada. O que eu concordo, aí sim, foram as notas altas bizarras pra Vila Isabel e a injustiça em relação ao Império da Tijuca. Em compensação, achei o desfile das campeãs desse ano um dos mais justos dos últimos tempos.

Sobre Fátima, foi acertada a troca, embora eu tivesse achado que ela apareceu pouco - impressão talvez provocada porque Glenda falasse demais em outros tempos. E Tiago como repórter também funcionou. E, milagrosamente, Eri Johnson não falou tanto como em outras vezes (um alívio).

Sérgio Santos disse...

Lembro sim, F Silva. E fizeram mt bem em trazê-la de volta! Tb acho o Luis exagerado, mas até que com ela ele melhorou. Desculpe a demora em responder. Abçs

Sérgio Santos disse...

Patrícia, não vou falar não. Só falaria daquele programa que a Fernanda Lima fez se fosse o caso, mas nem valia a pena. Desculpe a demora na resposta. bjssss

Sérgio Santos disse...

Clau, eu gostei da Fátima e dele. Mas entendo sua concepção. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Não acho, Thallys. Tanto que os especialistas nem cogitaram a escola estar entre as favoritas. Fez um desfile bonito, mas inferior aos seus grandiosos e pior que Salgueiro e Portela. O enrede era sobre velocidade mas ela conseguiu o patrocínio por causa do Senna. E todos os jornais só falaram sobre a homenagem, deixando o enredo de lado. O que só mostra como o desenvolvimento foi confuso. Mas merecia estar nas campeã. Só que vencer pra mim não.

Tanto que várias escolas estão protestando contra o esquema da votação, incluindo Beija-Flor, Império da Tijuca e Grande Rio. O próprio Boni, que é um homem sério, disse que a apuração foi equivocada e ele tem razão pq o desfile da escola que o homenageou não merecia ganhar, mas tb não merecia aquelas notas. O desfile com o Roberto Carlos, por ex, foi mt pior e ela ganhou.

A Fátima e o Tiago funcionaram na transmissão.

Thallys Bruno Almeida disse...

Só que: eu enxergo o protesto da Beija Flor pelo favorecimento à Vila Isabel. E a Império da Tijuca protestou pela mesma coisa e pelas notas menores pelo fato de ser recém-chegada do acesso. E, longe de duvidar de Boni, mas acho o protesto da Império um pouco mais válido, graças à clássica má-vontade com escolas novas do acesso que "estreiam" no GE - só a São Clemente teve alguma sorte depois que subiu.

Não acho que protestem contra a Tijuca porque não vi acusação grave - roubo ou coisa parecida, só o descontentamento de quem torcia por outras ou dos que não gostam do estilo inovador do Paulo Barros msm. De resto, posso dizer apenas que o G6 desse ano eu considerei justo, independente de ordem e continuo achando merecida a vitória.

E pelo que tenho visto, os jurados parecem não gostar muito de temas com TV. Em 2001 uma escola homenageou o Sílvio, anos mais tarde caiu pro Acesso e ñ voltou mais. Idem em 2004 com outra que homenageou a Xuxa. São Clemente ano passado falou das novelas e quase se ferrou (ainda que mais por sabotagem da Inocentes de Belford). E agora a Beija-Flor fora do G6 com homenagem do Boni. TV parece ser "assunto proibido" pra eles.

Sérgio Santos disse...

Não sei qual protesto é mais válido, mas as escolas têm razão na indignação. Foi estranho ver algumas notas que foram dadas. TV tem sido um tema maldito pras escolas de fato.