quinta-feira, 7 de março de 2013

Com o vilão Russo de Salve Jorge, Adriano Garib vive seu melhor momento na televisão

Ele não é um estreante, muito pelo contrário. Sua carreira é longa e foi iniciada no teatro no começo da década de 80. Adriano Garib coleciona participações em diversas novelas e várias peças de teatro no currículo. Entretanto, nunca ganhou um papel de destaque na televisão. Eram sempre personagens que ficavam por poucos capítulos ou então apareciam no elenco de apoio. Mas tudo mudou com a chegada de Russo, o comparsa de Lívia (Cláudia Raia) em "Salve Jorge".


É do conhecimento de todos que a atual novela das nove enfrenta inúmeros problemas e um deles é o excesso de atores. Infelizmente esse fato acaba deixando vários profissionais talentosos fazendo apenas figuração de luxo. Entretanto, mesmo havendo muita gente desperdiçada, é verdade que alguns personagens cresceram muito e foram ganhando cada vez mais destaque. Giovanna Antonelli é o principal exemplo, porém, Russo também está incluso nessa lista de 'sortudos', digamos assim.

O capanga de Lívia era na verdade apenas um figurante nas cenas do tráfico humano. Mas não demorou muito para que suas sequências aumentassem e o vilão crescesse. Se por um lado a vilã de Cláudia Raia foi um grande
equívoco da autora e da atriz, pode-se dizer tranquilamente que, além de Wanda (Totia Meirelles), Russo foi um grande acerto.

O capanga que humilha e estapeia as traficadas é um tipo bem caricato. Ainda por cima tem um gatinho que ama incondicionalmente; ou seja, quase um vilão de novela mexicana ou de desenho animado. Porém, mesmo interpretando um personagem que oferece vários 'perigos para um ator', Adriano Garib consegue imprimir veracidade no vilão. Sua interpretação não soa forçada e nem artificial. Ele convence tanto nos momentos em que transmite afeto pelo seu mascote quanto na hora em que aterroriza as prostitutas na boate. Suas cenas são quase sempre pesadas, o que exige mais do intérprete.

Adriano Garib está tendo a chance de mostrar para o país todo o quão é talentoso justamente em uma trama de horário nobre. Fica difícil entender o porquê de um ator talentoso nunca ter tido a oportunidade de ganhar um papel tão bom quanto esse. Foram anos vivendo de pequenas participações na televisão. "Salsa e Merengue", "Chiquinha Gonzaga", "O Quinto dos Infernos", "O Profeta", "JK", "Duas Caras", "Caras & Bocas" e "Passione" são apenas algumas novelas que contaram com a (pequena) participação do ator. Porém, fora da tevê o ator teve mais oportunidades: se destacou no megassucesso de bilheteria "Tropa de Elite 2", além de ter feito várias peças teatrais --- "Toda Nudez será Castigada", "Rei Lear" e "O Mundo dos Esquecidos" são algumas delas.

Após anos interpretando tipos de pouca importância na televisão, finalmente Adriano Garib ganhou um papel que faz jus ao seu talento. Glória Perez foi muito feliz na escalação e o ator está retribuindo a oportunidade dada com muita competência e dedicação. Que a partir de agora o ator seja presenteado com papéis de mais destaque em seus futuros trabalhos. Merece.

22 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Perfeito artigo, Sérgio.

Por ele não ser um rosto tão frequente na TV, graças às pontas das outras novelas, fica a ideia equivocada de que ele é uma revelação, uma vez que agora ele aparece com bem mais frequência.

Erros à parte em SJ, Glória acertou na escolha de seus vilões "que não deveriam ser os principais, mas acabaram sendo". Adriano merece todos os elogios pelo trabalho impecável, mesmo em uma trama de poucos atrativos. E pensar que ele foi cotado pra viver o Cigano Igor... E torço pra vê-lo com bons papéis em novelas que sejam boas de verdade no futuro. Ele veio pra ficar. Abçs!

Tafena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felisberto T. Nagata disse...


sorry pelo comentário excluído, errei de login
Olá!
Sérgio
é aquilo, muitas vezes não basta só competência, precisamos de oportunidades para mostrar nossa capacidade e talento. Já tinha um "rosto" conhecido, mas pouco se sabia dele.Que bom, que Garib aproveitou a chance dada por Glória e tenha se destacado.Fui pesquisar e vi que ele é professor de teatro, ( além de ator e jornalista) .Muito bom seu depoimento.
Bom dia de sexta feira
Abraços

chica disse...

Ele realmente está trabalhando muito bem. Dá vontade de esganar de tão nojento que está no papel. Trabalho perfeito dele no papel! abração,tudo de bom,chica

Patricia P. Galis disse...

Concordo ele tem dado um show temos raiva do Russo rsrs

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Até o meu marido, que não é chegado a novelas, acabou assistindo alguns capítulos comigo e chegou a dizer a respeito do "Russo": "Este cara trabalha bem". Eu achei até engraçada a observação dele, mas concordo inteiramente. Antes, eu nem reparava neste ator (Adriano Garib). Ele está sabendo muito bem aproveitar a oportunidade deste personagem que lhe foi presenteado por Glória Perez. É incrível como um personagem tão mau caráter consegue exprimir tanto afeto pelo seu gato Yuri.
Gosto muito da atuação dele e também torço para que doravante ele tenha mais destaque na vida profissional.

Obrigada pelo carinho dos cumprimentos pelo "Dia Internacional da Mulher".

Beijo e ótimo final de semana.

Verinha disse...

Olá Sergio, vi uma entrevista dele no mais você, deu para conhecer um pouquinho mais sobre ele. Como vilão o papel esta excelente mesmo pelas poucas vezes que o vi, o que achei legal é o carinho que ele tem pelo gato,apesar de ser mal.rs.
Meu carinho.
Beijos.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Adriano Garib realmente está ótimo no papel. Ele convence como o homem de coração duro, mas cujo único amor é pelo gato Yuri. Contracena bem com todas as parceiras: Claudia Raia, Totia Meirelles, Vera Fischer, Dira Paes, Nanda Costa, Carolina Dieckmann e as demais atrizes que fazem as meninas traficadas. Também espero que Garib seja escalado para outros trabalhos.

BLOGZOOM disse...

Amigo, saudades, tenho assistido esta novela e sao poucos atores que curto. Ele realmente está bem. Mas de todos, prefiro a Giovanna. Otima.

Muito obrigada pelo comentario recente no meu blog.
Bom final de semana!

Beijos

Paty Michele disse...

Russo dá medo!
Morro de pena das traficadas. rsrsr

Um bjo, Sérgio.

eder ribeiro disse...

Sérgio, os vilões sempre me fascinaram, o André, realmente, está arrasando juntamente com a Totia. ABÇS.

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys. Pois é, esse caso pode ser considerado um acerto da Glória. E também torço para que agora os outros autores tenham notado a existência do Adriano. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Felis. Sem problemas. Sim, ele é professor de teatro também e jornalista. Infelizmente não teve as oportunidades merecidas. Chegou a hora, finalmente. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Chica, concordo. Bjs!

Sérgio Santos disse...

O Russo dá raiva mesmo, Patrícia. Bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Vera. Pois é, ele trabalha bem mesmo. Só não havia tido a merecida chance de mostrar isso. Que a partir de agora venham melhores papéis.

Ah, cumprimentos merecidos. bj

Sérgio Santos disse...

Oi Verinha. Vi essa entrevista para poder escrever sobre ele. Foi bem bacana. Bjs!

Sérgio Santos disse...

Elvira, realmente, ele contracena bem com todas as atrizes. Está ótimo. Vamos torcer para que agora os outros autores o escalem. Bjs!

Sérgio Santos disse...

Oi Sissym. Giovanna é ótima mesmo. O destaque da novela. Bjs e eu que agradeço.

Sérgio Santos disse...

Oi Paty. Olha, Russo mete medo só pelo olhar. rs Bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Eder. É Adriano. rs Mas concordo com vc. Abraços.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.