quarta-feira, 27 de março de 2013

BBB13 chega ao fim demonstrando fôlego para novas edições e comprovando a competência de Boninho

Nessa terça-feira (26/03), foi exibida mais uma final de um BBB. Após 78 dias de programa, o "Big Brother Brasil 13" chegou ao seu fim consagrando Fernanda, comprovando a genialidade da edição e mostrando para o telespectador que ainda há fôlego para muitas outras edições. Apesar da falta de emoção e surpresa, uma vez que a vitória da advogada era mais do que previsível (venceu com 62,79% dos votos contra míseros 28,29% de Nasser e 8,92% de Andressa), o reality deu adeus exibindo uma leva de vídeos divertidos e apresentando um ótimo show de Lulu Santos.


Apesar das iniciais falhas técnicas, a final do BBB13 foi marcada pela genialidade de Boninho e equipe. Absolutamente todos os vídeos exibidos foram impecáveis, demonstrando toda a criativa inspiração da produção que merece o reconhecimento por conseguir muitas vezes 'tirar leite de pedra'. Ainda por cima conseguiram inserir a nova campanha da Globo --- o "Vem aí" sendo adaptado com "Vem aqui" --- nos clipes finais fazendo uma junção perfeita de marketing com criatividade.

A décima-terceira edição do reality mais amado e odiado do país foi recheada de surpresas que ajudaram a movimentar o programa. Além da volta de seis ex-BBBs, ainda apresentaram paredão falso apelidado de "BBB Vai e Volta", uma sequência impiedosa de provas de resistência, paredão surpresa, "Sumiu e
apareceu" (tendo o delicioso sequestro de Kamilla), Casa de Vidro, Correndo contra o tempo, Caixa Surpresa, enfim, é inegável o esforço de Boninho para não deixar esse BBB cair no marasmo.

Infelizmente o público não contribuiu muito com os esforço do diretor. Afinal, eliminou Aline --- a participante mais falastrona e engraçada da edição --- logo na primeira semana e também tirou Kamilla, Eliéser e Maroca bem antes do tempo. Um BBB que rendeu boas situações poderia ter rendido três vezes mais se essa turma permanecesse por mais tempo na casa. A atração sentiu o 'golpe' depois da saída prematura de Eliéser, um dos protagonistas, e logo depois com a eliminação de Kamilla. Duas figuras que movimentavam a casa o tempo todo. Ao tirar a briguenta e convencida Maroca, o público também errou ao optar pela expulsão de uma mulher que poderia render novas discussões.

Mas mesmo que parte dos telespectadores não tenha contribuído para que o reality fosse ainda melhor do que de fato foi, não dá para contestar que o BBB13 demonstrou ter fôlego de sobra para novas edições. Embora não faça todo o barulho que fazia anos atrás, o programa ainda é uma febre entre adolescentes e muitos adultos também. A internet, por exemplo, é dominada pelo assunto "Big Brother", onde pessoas no Twitter, Facebook e em diversos blogs comentam sobre tudo o que se passa na casa mais vigiada do país. Não é por acaso que várias empresas disputam todo ano a chance de poder patrocinar a atração, deixando a Globo mais do que satisfeita com o faturamento.

E todas as novidades apresentadas pela edição surtiram efeito na audiência. A final obteve 29 pontos de média, três a mais que a do ano passado. Não deixa de ser uma evolução, levando em consideração que o ibope do programa vinha caindo ano após ano --- muito embora isso também seja natural uma vez que não se pode comparar ibope de 2002 com de 2013, afinal são outros tempos.

Após fechar o ciclo de mais uma edição do BBB, Boninho mostra que não está nem um pouco enferrujado e que continua sendo o melhor diretor de reality do país. Já Pedro Bial mais vez  demonstrou segurança e competência na apresentação do programa. Não há melhor pessoa do que ele para comandar a atração. Sabe como ninguém interpelar os participantes e provocá-los na medida certa. Em suma: Boninho, Bial e equipe formam um conjunto perfeito e que ainda dá frutos. O "Big Brother Brasil 13" se despediu do público com mais pontos positivos do que negativos e os 'bbbmaníacos' não têm do que reclamar. Que venha o BBB14!

32 comentários:

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Eu também gostei da final, foi tudo muito caprichado com VTs super bem criativos e divertidos e os discursos do Bial foram demais também, só o show do LuLu que não foi muito apropriado para ocasião, apesar das belas músicas. vendo as imagens, pude relembrar o BBB13 e deu para ver que foi uma bela edição, longe de ser das melhores, mas uma boa edição, tudo isso graça aos esforços do Boninho que trouxe grandes novidades. Sobre os finalistas, não é a final que eu gostar de ter visto (preferia, Fani, Aline ou Maroca no lugar de Nasser e Andressa), mas valeu apena por ter visto a Fernanda se sair campeã, no meu ponto de vista, a única que fez por merecer o premio. Sobre os equívocos do publico, infelizmente é a decisão da maioria que conta né. Boa sorte a Fernanda e aos outros participantes aqui fora e que venham as próximas edições, embora eu prefira não me envolver tanto rs, sem digo isso mas não consigo.

Abraços

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!
Sérgio
Belo texto...
Boninho tem total crédito pelo sucesso final do BBB, afinal os participantes que poderiam "levantar" o programa foram pouco a pouco saindo.O que percebi é que o público já não é mais tão "inocente" em matéria de escolher quem sai e quem fica.A vencedora , previsível, pela formação do paredão final.

Obrigado
Boa quarta feira
Abraços

Unknown disse...

Bom dia!!!!
Sergio até que gostei que a Fernanda
fosse a vencedora...só de não ganhar os que já participaram dos BBBS, já foi bom, só não gostei do Lulu Santos pq não gosto dele mesmo, mas é coisa minha......Tomara que ela faça um bom uso desse dinheiro, só gostaria de saber os segredos do Nasser rsrsrrs..Se vc souber posta aqui ou me conta tá bom rs
Deixo um abraço com carinho
Rita!!!!

A Viajante disse...

Ai, acabou? Feliz por não ter me contaminado com nada dessa edição. Não consegui me envolver por pura falta de motivação... bom que agora teremos outras coisas na programação... beijo, querido!

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Sérgio, apesar de pouco ter assistido a essa edição do BBB, também gostei do último programa: da seleção dos melhores momentos, das charges do Mauricio Ricardo, do show do Lulu Santos e da vitória da Fernanda.
Agora, espero que a programação retome o seu ritmo normal.

Thallys Bruno Almeida disse...

Bem, Sérgio, o que posso dizer dessa final é que finalmente temos um BBB com uma vitória merecida desde o sétimo. Nada mais justo ver Fernanda lavando a alma de quem torcia especialmente por Eliéser e Kamilla.

Gostei da escolha de Lulu Santos para a final, embora eu esperasse um pouco mais porque queria outros clássicos dele, como "Um Certo Alguém" e "Casa". Criatividade total as chamadas fakes do Vem Aqui, principalmente a de filmes. O esforço foi válido ao apresentar o Vai e Volta, o "pseudo-sequestro" da Kamilla, os paredões em cima da hora, etc.

Apesar dos erros do público nas eliminações, a vitória da Fernanda deu uma compensação positiva à 13ª edição. E BBB sempre tem repercussão de público, seja com audiência caindo ou não. Mas eu confesso, eu fico um pouco aliviado quando o reality acaba... rsrs. Abçs!

MARILENE disse...

Sergio, não consigo sentir atração por esse tipo de programa. Confesso que prefiro, no horário, assistir um filme ou me dedicar ao blog. Mas percebo, até na família, que muitos o acompanham. Bjs.

Trilhamarupiara disse...

eu acompanhei bastante essa edição, ontem dormi no inicio acredita?! kkkk vou ver na globo.com, mas eu acreditava e já torcia pela Fernanda desde o inicio, felicidades p ela agora! Abraçossss

paulo disse...

BBB já deu o que tinha que dar, até aquela musiquinha "se quiser vencer..." me dá nos nervos. Pedro Bial e seu "olááá": ARGH!!! E você Sergio ainda deseja que venham mais e mais edições, kkk, só você mesmo...
Abrçs.

Lulu on the sky disse...

Sérgio,
Não se vc reparou mas achei o Lulu Santos tão mal humorado. Só porque o show dele foi de graça??? Fala sério. O cara tem tantas músicas boas, eu até reclamei no twitter e depois melhorou um pouco o repertório , não sei se vc leu minha tuitada apesar de vc não me seguir lá.
A impressão que eu tive foi que o Boninho deu uma bronca no Lulu.
De resto, Fernanda é bem nascida não precisava do prêmio, tive a sensação de que ela entrou sabendo que chegaria na final, Nasser precisava ganhar. Achei tão deselegante o Bial ignorá-lo como segundo colocado e humilhar a Andressa que ela tinha dívida com a prefeitura de Cia Norte.
big beijos
Lulu
blog | twitter | face

nino disse...

Graças a adeus... finalmente acabou!!!!

Nada de críticas a quem gosta,adoro quando algo incomoda o povo e abre-se os debates
Apenas uma dorzinha de consciência que me fez afastar por alguns dias minhas participações na net e adormecer numa profunda viagem reflexiva,quando fui atentado em opinar num post que 10 malucos participavam:o tema...BBB!
uma participante interpretou como bbb(mentes apofenias),como 666
um outro afirmou que o robozinho era o olho da besta,criação do genial Hans Donner,isso me sensibilizou...epifânias do terror!
quase adoeci quando um doido ,este era agressivo,disse que tinha que acabar com essa indecência,o peste,desconhece que existe o controle remôto

Faço uso deste tal olho em brincadeiras como elogios,um nome entre os 3 que compóem a palavra Jahbulon-pirei o cabeção!
Quis aterrorizá-lo e entrar na discussão e lembrá-los que já existem satélites que capturam tudo,que o gps é uma tecnologia muito velha da guerra do vietnã / e as erbs? Fiquei mais perturbado
Misericórdia-já tá tudo dominado- RSRSRSRSRSRSRS

Nunca assisti por questões pessoais e não por ser contra nada,temos que parar com esta síndrome de Pablo Picasso: o que gostamos é belo e quando não gostamos retratamos de formas disformes

É isso aí Serjão,que venham para os bbbmaníacos o BBB 14

abraços

Michele Nunes disse...

Sergio, gostei muito de seu comentario tecendo elogios ao programa mas duvido que vc postaria todas essas coisas se o campeão não fosse quem vc queria!!

Carlos disse...

Graças à Deus não perdi meu tempo com esse programa. Sério, faz tempo que não assisto e esse ano a internet foi tão boazinha que até nas polêmicas não teve tanta repercussão.

Desculpe se vocês gostam, mas nossa, é tão chato ver esse povo coçando lá dentro e falando bobagens, prefiro fazer isso com meus amigos. Não tenho vocação pra torcer pra gente que não conheço e pior, no final chupar dedo porque não ganho nenhum centavo.

Abraços

Uma Interessante Vida disse...

Adoro Lulu Santos, Sérgio!
Confesso que nem li seu post hoje, mas queria escrever nem que fosse uma frase coerente referente ao post que você fez com tanta dedicação. Isso é reflexo da falta de tempo, sorry! beijos e lindo feriado.

Sérgio Santos disse...

Rafael, também gostei muito da final. Capricharam mesmo. E não há como negar o esforço do Boninho em animar essa edição. Pena que o público errou muitas vezes. Adorei o show do Lulu mesmo ele sem voz. A final estava precisando de um show de qualidade.

E não tem como ver BBB sem se envolver. rs Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Felis, é verdade. Obrigado pelo comentário. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Olha, Rita, não tenho a menor ideia dos segredos do Nasser. Ele aguçou a curiosidade de todo mundo com esse papo, mas nunca vai falar. Só se a imprensa descobrir mesmo... Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Ju. Sim, semana que vem o ano começa pra Globo. bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira. A edição foi muito caprichada e na final eles se superaram. Foi muito bacana. Sim, agora tudo volta ao 'normal'. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Thallys, eu também queria que o Lulu tocasse mais músicas. Porém, o programa não é tão longo e nem dá muito tempo. Mas foi o show que mais gostei até agora da final de todos os BBBs.

Eu sou viciado no BBB e fico triste quando acaba. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Marilene. Te entendo perfeitamente. Beijos!!!

Sérgio Santos disse...

Tem que ver na internet mesmo, Kellen. Foi muito bacana. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Eu torço para que seja eterno, Paulo. Adoro o reality. Mas mesmo que eu não quisesse, é uma atração que rende pra Globo, portanto vai durar ainda. abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Lulu. Sim, reparei que o Lulu estava desanimado. Não sei o motivo, mas talvez ele odeie BBB. No entanto como está no The Voice teve que aceitar ir. Vai saber...

Não acho que o ganhador do BBB deva ser quem precisa mais e sim quem joga melhor e quem conquista o público. Entre os que ficaram achei justa a vitória da Nanda. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Nino, é exatamente isso. Não gosta, não assiste. Pronto. Essa campanha que fazem dizendo que o BBB aliena as pessoas e que é por isso que o país está do jeito que tá é muito deprimente.

Aliás, fiquei constrangido quando vi um bando de gente espalhando o vídeo de um cara que criticou o BBB pro repórter do programa. Todos que divulgaram estavam se achando muito cultos mas não se deram conta da idiotice daquilo. Todo mundo tem um programa que ama ou que odeia mas ninguém faz campanha contra. Só com BBB. É uma modinha que pegou.

Feliz é vc que odeia mas não perde tempo bancando o culto e fazendo campanha contra. Vc simplesmente não vê. Abração!

Sérgio Santos disse...

Mas Michele, o vencedor não foi quem eu queria. Eu torcia para o Eliéser ganhar e para que houvesse uma final com ele, Kamilla e Fernanda. Fiquei feliz pela vitória dela porque eu jamais torceria por Nasser e Andressa. Mas independente de gostos pessoais pelos participantes, eu citei o programa em si no texto. Bjs

Sérgio Santos disse...

Respeito vc não gostar, Carlos. Vc sabe que eu sou fã mesmo. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Barbie, gostei da sua sinceridade. Bjão e obrigado pelo carinho.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

De fato, não houve surpresa quanto ao vencedor do BBB 13 e isto tirou um pouco do encanto do encerramento do programa . Apesar de ter torcido pelo Nasser, quedei-me à vitória da Fernanda. Afinal, ela se entregou inteiramente ao jogo.
Não curti a escolha de Lulu Santos para o show de encerramento.
Quanto ao mais e apesar de considerar que esta edição do BBB deixou a desejar, concordo que há fôlego para outras edições. Só espero que façam uma seleção com participantes mais carismáticos.

Beijo.

Sérgio Santos disse...

Oi Vera. Eu torcia para Eliéser mas entre os que ficaram preferi Fernanda mesmo. Alguns participantes foram muito mal selecionados mesmo e espero que ano que vem isso mude. No mais o programa ainda tem fôlego. Beijos!

Anônimo disse...

Nossa, como você Foi Gentil com o BBB13 ... fiquei até emocionado aqui, caiu uma lagrima do meu olho esquerdo

twitter: @LadislauPocoto

Sérgio Santos disse...

Quer um lenço, Anônimo?