sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Tentativa de estupro em Lado a Lado mostra a coragem dos autores e o talento de Marjorie Estiano

Nesta quinta-feira (10/01), o telespectador de "Lado a Lado" foi surpreendido com uma grande sequência. A cena da tentativa de estupro, onde Laura era agarrada pelo senador Laranjeiras, gerou um grande impacto e já deve ser considerada uma das melhores cenas da teledramaturgia, sem nenhum tipo de exagero. A sequência foi extremamente ousada, levando em consideração o insuportável período do 'politicamente correto' que se instaurou no país.


Quem lê os resumos dos capítulos já sabia que o assédio iria acontecer, entretanto, a surpresa foi geral tanto para os que gostam de se inteirar quanto para os que ignoram qualquer tipo de 'spoiler'. A cena foi tensa do início ao fim. A música incidental foi totalmente apropriada e despertou ainda mais o nervosismo do público, intensificando o 'terror' da sequência. Aliás, a trilha escolhida foi a mesma amplamente utilizada em "Insensato Coração" e esse fato é explicado pela presença do grande Denis Carvalho na direção. O diretor também dirigia a novela das nove e acertou ao repetir a trilha, que foi um dos poucos acertos da trama passada.

Como se não bastasse o clima pesado que se instaurou, o telespectador ainda foi presenteado com um show de atuações. Marjorie Estiano demonstrou todo o desespero de Laura enquanto que Dudu Sandroni se entregou totalmente em cena, fazendo o público sentir asco pelo senador Laranjeiras. Camila Pitanga e Isabela Garcia também
não ficaram atrás e brilharam na hora em que Isabel e Celinha chegam para socorrer a protagonista. Foi uma cena de tirar o fôlego e que parecia de uma trama das nove.

Aliás, falando nisso, ficou difícil não estranhar uma sequência como essa ter ido ao ar. João Ximenes Braga e Cláudia Lage estão de parabéns por terem escrito uma cena tão boa e a direção da novela merece todo o reconhecimento pela coragem de gravá-la e exibi-la, sem medo da maldita fiscalização do Ministério da Justiça ou das críticas dos mais conservadores. A atitude até fez brotar uma esperança de que, quem sabe, as novelas possam voltar a ter a total liberdade que tinham nos anos 90.

Após ter assistido a uma cena tão intensa e bem interpretada, o público ainda se emocionou na cena final do capítulo. Difícil não ter segurado o choro ao ver Laura totalmente destruída emocionalmente e precisando ser amparada por sua melhor amiga e pela tia. Marjorie Estiano a cada dia que passa prova ser o maior talento da sua geração e é impressionante como a a atriz consegue vivenciar absolutamente todos os sentimentos de suas personagens. Já Camila Pitanga e Isabela Garcia também merecem elogios, pois emocionaram da mesma forma. O trio tomou conta do capítulo.

"Lado a Lado" é uma produção impecável e tomara que a Globo esteja observando o talento dos autores, da direção e do elenco escalado. A audiência está baixa, sim, mas a qualidade desse produto supera qualquer tipo de turbulência nos números do ibope. Aliás, quem gosta de teledramaturgia e pode prestigiar uma produto desses, mas prefere ignorar, não tem ideia do que está perdendo.



Para quem não viu a cena: Senador tenta agarrar Laura à força

44 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Que cena, hein, Sérgio! Foi de arrepiar a alma!!!!!

A entrega da Marjorie a esse papel e a essas cenas foi tão intensa que ela merece todos os aplausos, tá cada vez mais perfeita. E mais tarde, na mesma toada, vieram Camila e Isabela, com a experiência de quem entende do riscado. E Dudu Sandroni retratou brilhantemente o asqueroso tipo.

Duvido muito que intervenham em LaL mais do que já fizeram (quando reclassificaram pra 10 anos em Dez). João Ximenes, Cláudia, Marjorie, Camila, Isabela e Dudu: aplausos pra esse time!

Anônimo disse...

muito boa a cena eu mesmo me emocionei, foi muito intensa, show de interpretação da minha diva Marjorie

Bruno Marques disse...

Sérgio,concordo com você.
A cena foi perfeita.Marjorie Estiano brilhou novamente(Aliás,ela brilha sempre).Camila Pitanga e Isabela Garcia também estavam ótimas.E realmente o que mais impressionou foi essa cena ter conseguido ir ao ar numa novela das seis!
Os autores estão de parabéns e eu lamento muito a baixa audiência da trama!!!

paulo disse...

Tentei assistir essa novela pra poder ter ao menos uma idéia do que vcs aqui tanto elogiam, e infelizmente pude comprovar que apesar do capricho na produção a novela é desinteressante, é insípida, realmente não dá a menor vontade de deixar de fazer qualquer outra coisa pra acompanhá-la. A não ser que voce seja um aficcionado por televisão e assiste tudo, ou quase tudo que passa na telinha.
Abrçs a todos!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Sempre admirei o trabalho da Marjorie Estiano (e pessoalmente ela é uma pessoa super do bem). Mas Lado a Lado não me cativou. Não me fisgou....Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

LUIZ disse...

Não gosto dessa novela mas respeito seu gosto, feliz ano novo!!!

BIA disse...

Noossaa!!! Não assisti mas pela sua descrição a cena foi tão real, que é de arrepiar!!! Marjorie arrasa mesmo, devia continuar também sua carreira na música, acho que ela combina com pop rock!!!
Bom fim de semana Sérgio!!!
Bjs :)

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Não acompanho Lado a Lado, mas dei sorte de estar assistindo o capítulo ontem, e pude acompanhar a cena. Cena bem realizada por sinal, principalmente pelo elenco envolvido. Marjorie passou todo o desespero que a cena pedia. Acho que quem assistiu sem dúvida se sentiu angustiado, com um frio na barriga, sentiu o desespero de Laura. E nas sequencias que se seguiram, Marjorie também arrebentou, mostrando o quanto pode ser traumático para uma mulher passar por uma situação dessas, ainda mas naquela época. Que esse senador tenha o que merece rs. Realmente os autores foram ousados em exibir a cena no horário, estão de parabéns! cada vez gosto mais do trabalho de Marjorie, me apaixonei pela Manu de a vida da gente, e acho a Laura uma simpatia. Sem dúvida LaL merecia uma audiência melhor.

Abraços.

juan disse...

Todas minhas reverencias !!!

Carlos disse...

Essa novela só dá audiência baixa porque ela é mais lenta, porque qualidade nela não falta. Se todo dia tivesse alguma coisa diferente, com mais ação, imagino que o ibope iria aumentar. De qualquer jeito é a única trama que acompanho e uma das poucas atrações que acompanho na TV e no ritmo que tudo caminha, será minha última novela também.

Abraço

Vanessa disse...

Sérgio, tudo bem?
Que show vimos ontem, não? Fico pasma como a Marjorie Estiano tem essa capacidade de surpreender. Por seu nível, esperamos o melhor sempre. Acontece que sempre somos presentados com atuações além, muito além, da expectativa.

Volto depois com mais calma para comentar este post, além do "BBB" e "Canto da Sereia". Você sabe que adoro escrever, né? Agora foi só um aperitivo. rs :)

Beijão!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde!
Sérgio
tive a oportunidade de ver a cena pelo seu link.
Que cena tensa. Foi "criado um belo diálogo",onde foi exposto a fragilidade da vítima e para que houvesse na sequência a tentativa de estupro.Muito boa a produção.
Marjorie merece todos os aplausos. E Dudu Sandroni ,espetacular.
A música bem escolhida.
Bom final de semana!
Abraços
ClicAki Blog(IN)FELIZ

Milene Lima disse...

Poxa,não acredito que não vi essa sena. Estava na estrada, quando cheguei em casa já tinha acabado a novela. Mas depois deve se achar no You Tube,né?

Beijo, Sérgio.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Concordo totalmente, Sérgio. As cenas foram densas, tensas e intensas e possibilitaram grandes atuações de Marjorie, Sandroni, Camila e Isabella.

Lulu on the sky disse...

Ai que pena não vi.
Big beijos

A Viajante disse...

Adoro essa novela!! Não consegui assistir ao capítulo citado, mas concordo que essa é uma das melhores atuações de Marjorie Estiano. Um abraço!

Anônimo disse...

A cena foi tão intensa, que quando eu vi que até o meu pai chorando, um homem que quase nunca chora, eu não aguentei foi um choradeira danada aqui em casa, fortíssima e belíssima. O que dizer da Marjorie?? Perfeitaa demais

Verinha disse...

Boa noite Sergio
Gosto muito do trabalho de Marjorie, desde que ela foi como Natasha no seriado Malhação,era a Seu primeiro papel, então depois disso sua carreira deslanchou. Vi o vídeo e realmente cenas muito fortes e tensa, nos provoca varios sentimentos.
Amigo um fim de semana maravilhoso, Beijinhos !!!

Vera Lúcia disse...


Oi Sérgio,

Ótimo você trazer a cena, pois assim me poupou de ir atrás dela para assistir-rsrs. Diante de seus comentários fiquei mesmo curiosa, mesmo não acompanhando a novela.
De fato, uma cena de grande tensão e muito bem trabalhada, com ótima atuação dos respectivos atores participantes.

Beijo.

Uma Interessante Vida disse...

Apesar de não assistir, tenho ciência de que é uma boa novela, Sérgio. E pelo o que você descreve a cena foi de arrepiar. A Marjorie é uma excelente atriz, sempre com boas atuações. beijos e lindo final de semana.

Sérgio Santos disse...

Thallys, foi uma baita cena mesmo. Como é bom poder ver atores brilhando tanto. E fiquei surpreso positivamente em assistir isso às 18h. Ainda há esperanças. Aplausos mesmo. Abraços!

Sérgio Santos disse...

"Anônimo", foi excelente mesmo. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Bruno, também lamento a baixa audiência e fiquei admirado ao ver uma cena dessas no horário das seis. Não deixa de ser um progresso. Grande cena. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Paulo, estranho seria se você tivesse gostado. Achou tudo uma porcaria, então manteve o padrão. Nem vou te pedir pra tentar ver a cena citada porque você vai criticar mesmo, então nem vale a pena. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Fabio, obrigado pelo comentário. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Luiz, feliz ano novo. Abraço

Sérgio Santos disse...

Oi Bia, a cena foi grandiosa mesmo. E Marjorie é boa no pop rock, também acho que deveria se firmar nisso. Bjs

Sérgio Santos disse...

Rafael, que bom que conseguiu ver a cena 'ao vivo'. Foi excelente mesmo e Marjorie é fantástica. Melhor ainda poder ver uma sequência dessa às 18h. Merecia ser um sucesso. Abração.

Sérgio Santos disse...

Juan, minhas também. abçs

Sérgio Santos disse...

Carlos, não acredito que seja o ritmo a causa da baixa audiência. Caso contrário, todas as novelas das seis do Benedito Ruy Barbosa teriam naufragado, o que não ocorreu. Cabocla, Sinhá Moça e Paraíso foram muito mais lentas do que Lado a Lado e tiveram uma boa audiência. Abraço

Sérgio Santos disse...

Oi Vanessa. Imaginei que vc fosse amar mesmo. Grandiosa cena. Grandiosa. Ok, aguardo sua volta! rsrs Bjão

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto. Postei justamente o link para quem tivesse a curiosidade de ver. Ótima cena, né? E grandes atuações. Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi Milene. Não precisa procurar no youtube, não. Eu postei o link no final do texto. Talvez vc não tenha lido todo. Bjão!

Sérgio Santos disse...

Elvira, foi absurdamente fantástico e surpreendente pela intensidade da cena e no horário que foi. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Lulu. Se quiser ve clique no link que eu postei. bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Ju! Sem dúvida alguma. Bjs!

Sérgio Santos disse...

"Anônimo", foi uma cena que mexeu com as emoções e os nervos. Tudo por causa de belas interpretações e uma cena muito bem produzida e dirigida. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Vera. Me encantei pela Marjorie na época da Malhação mesmo e de lá pra cá ela só deu show. Mais uma grande cena no currículo. Bjs e bom domingo.

Sérgio Santos disse...

Oi Vera. Pois é, fiz questão de postar o link para todos os que não chegaram a ver. Que cena, hein? Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie. Foi de arrepiar mesmo. Bjs e bom domingo.

Vane M. disse...

Fico triste quando leio que essa novela não é um sucesso de audiência, acho maravilhosa, pelo contexto histórico e para mostrar o quanto de preconceito já foi superado, sem falar que conta com grandes talentos. Um abraço!

Sérgio Santos disse...

Oi Bia. Também lamento muito isso. A trama não merece mesmo. É uma novela de imensa qualidade! Beijos.

Vanessa disse...

Sérgio, querido, aqui estou com mais calma. :)
Pior que já entraram outros dois posts, e eu não consegui comentar este e tampouco o do BBB13 ainda. rs. Vou tirar o atraso agora! ;)

A cena foi de fato impressionante mesmo. Ainda mais pelo horário que foi exibida. E a Marjorie Estiano conseguiu transparecer toda a angústia de quem passa por uma situação dessas.

Achei também louvável terem fugido do clichê e não terem transformado a Isabel/Celinha em super mulheres, com força suficiente para derrubar a porta. Aliás, a Camila Pitanga e a Isabela Garcia também estiveram ótimas.

E se essa cena impressionou tanto, a sequência toda foi ainda melhor. O que foi a Marjorie deitada na cama, naquele choro desesperado, relembrando a tentativa de estupro pela qual acabara de vivenciar?

A discussão na Confeitaria Colonial também foi digna de aplausos, mas nenhuma superou, pelo menos pra mim, a conversa entre mãe e filha na casa da Isabel. Foi de partir o coração ver a Baronesa ali.

Mais triste ainda foi ver a mãe propor encontros às escondidas, mostrando à filha que tanto ama que não dá pra mudar o mundo, lutar contra ele, embora Laura estivesse certa.

Patrícia Pillar foi divina, esplêndida. Não precisou de caras e bocas pra demonstrar a dor da Baronesa. E que personagem incrível essa? A complexidade dela, ao mesmo tempo que me assusta, me encanta.

E Marjorie mais uma vez foi uma monstra. Como não comprar a briga da Laura por liberdade e direitos iguais? Na pele de Laura a Marjorie só confirmou que é a maior de todas dessa geração.

E vou confessar... Essa cena mexeu demais comigo, a ponto de ficar refletindo mesmo com a novela já fora do ar. Como é bacana ver que mulheres como a Laura nos ajudaram a ser as mulheres que somos hoje!

Beijos, querido.
Vou comentar o post do BBB13 agora. ;)

Sérgio Santos disse...

Oi Vanessa. Concordo plenamente. Tanto a cena do estupro, quanto todas as seguintes foram esplêndidas. E para culminar ainda teve uma discussão na confeitaria. Outra cena excelente! E a sequência protagonizada por Marjorie e Patrícia foi maravilhosa. Mais um show de atuação dessa dupla! Sou fã mesmo, não nego! rsrs Beijão!!!