segunda-feira, 25 de junho de 2012

Encontro com Fátima Bernardes: o maior atrativo é a apresentadora

Após muita expectativa e uma verdadeira 'overdose' de chamadas na programação, estreou, nesta segunda-feira (25/06), o novo programa de Fátima Bernardes. Com um time composto por: Lilia Teles, Aline Prado, Marcos Veras, Victor Sarro, Gabriela Lian e Lair Rennó, além, claro, da própria Fátima, o programa que passou a fazer parte das manhãs da Globo no lugar da "TV Globinho", tem o objetivo de mostrar um bate-papo descontraído entre a apresentadora, seus colaboradores e a plateia a respeito de três temas específicos, sendo que um será desmembrado ao longo da semana. Pelo pouco que se viu neste primeiro dia, o objetivo foi alcançado.


Assim que foi ao ar, às 10h30, vimos uma data (05/12/2011) que correspondia ao momento em que Fátima se despedia do "Jornal Nacional", que contou com a sua presença por 14 anos. A partir daí, vimos a agora apresentadora contando como foi esse período de criação da nova atração, ao mesmo tempo que o telespectador via imagens do cenário sendo montado, equipe se reunindo, enfim, foi falado até a duração deste processo: 6 meses, 19 dias e 13 horas, menos que uma gravidez ou construção de uma casa, disse a jornalista.

O cenário é muito bonito, bem produzido e apresenta poucos lugares para a plateia, pois o intuito é ter uma espécie de reunião entre amigos e não um programa de auditório. A produção caprichada não é surpreendente em
se tratando dos padrões da Rede Globo, mas fica difícil não elogiar. Até William Bonner apareceu em um link, direto da redação do "Jornal Nacional", elogiando a mulher e sua nova empreitada. Foi bacana ver a rápida interação do casal. O primeiro tema abordado, e que será mais desenvolvido ao longo da semana, foi a adoção. A conversa --- que teve as participações de Marcos Losekann em Londres e Thiago Crespo em Rabat, além de convidados na plateia que contaram boas histórias --- foi agradável, muito bem conduzida pela apresentadora, e Lilia Teles fez uma bonita reportagem; no entanto, as demais matérias (sobre a viagem de três amigos para a Disney e depilação masculina) foram totalmente desinteressantes. Outro ponto negativo foi a presença de dois humoristas: Marcos Veras e Victor Sarro. Ambos pareciam deslocados e todas as tentativas de piada foram equivocadas e sem a menor graça. O objetivo de tê-los na equipe ainda é um mistério e não dá para saber se terá algum efeito positivo. Já a presença de Lair Rennó é interessante, uma vez que lê recados dos telespectadores, interage com Fátima e divulga algumas notícias que estão acontecendo no Brasil e no mundo.

Tirando o fato de ser comandado por uma das jornalistas mais respeitadas deste país, o programa em si não tem muitos atrativos. E isto já havia ficado perceptível apenas pelas chamadas. Apesar de o formato parecer uma novidade, não passa de mais um programa feito para as donas de casa, público cativo de todas as manhãs. Porém, justamente o único atrativo visto ali, fará o "Encontro com Fátima Bernardes" obter um bom retorno financeiro e bons números de audiência. Fátima estava totalmente à vontade e não mostrou um pingo de nervosismo. Parecia que apresentava aquele programa há tempos. Sua desenvoltura no palco deixa qualquer apresentadora veterana devendo diante de tanta naturalidade. A quantidade de admiradores que Fátima tem sustentará a atração, por mais insossa que ela venha a ser.

A estreia rendeu 10 pontos para a Globo (com a "TV Globinho" obtinha em torno dos 6 pontos), que se isolou na liderança. Ao que tudo indica, o "Encontro com Fátima Bernardes" foi um golpe certeiro no "Hoje em Dia", da Rede Record, que hoje ficou na terceira colocação. Quem ganhou foi o SBT, pois o público infantil que prestigiava a Globo migrou para a emissora de Silvio Santos, que continua exibindo desenhos com o "Bom Dia & Cia". Fátima Bernardes conseguiu o seu tão almejado programa, mostrou que tem competência de sobra para tal e se fizer as modificações necessárias na atração, conseguirá somar o bom comando que já tem, com um bom e atraente formato que tem tudo para ser.

45 comentários:

Dandara Blue disse...

Sérgio.

Concordo que o melhor do programa é a apresentadora,mas ela não mostrou todo o potencial que tem.Achei o formato interessante,mas a equipe de apoio fraca e deslocada.Gostaria de ter me surpreendido com algo ousado e novo nas manhãs.Não aconteceu.Porém,acredito muito na profissional que Fatima é e acho que poder ficar sim, muito bom.A estreia não foi. Um grande beijo, Dandara

Anônimo disse...

Parabéns!!! Vc postou tudo o q imaginaria colocar no "papel" sobre o novo pgr de Fátima Bernardes.... Tb achei q faltou algo p nos prender mais!!! Daremos uma segunda chance então!!! Rsrsrs

ELAINE disse...

Amigo Sérgio! Passando pra agradecer o comentário carinhoso! Confesso que não assisti o tal programa.... Mas acho que é melhor esperar um pouco mais antes de tanto entusiasmo, pra gente ver no que vai dar depois de um tempinho no ar....Uma abençoada semana, repleta de muita paz e alegria! Grande e carinhoso abraço!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Sérgio Santos disse...

Oi Dandara, obrigado pelo comentário. Achei o programa previsível e nada inovador. Pelas chamadas já dava para prever isso. Achei a Fátima ótima e muito à vontade, nem parecia nervosa.

Vários ajustes são necessários e acho que, com o tempo, as coisas melhorarão mais. Investimento não falta. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi "Anônimo", muito obrigado. Pois é, nos resta aguardar e ver se as pautas ficarão mais interessantes. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Elaine, espero que esteja melhor. Sim, por isso mesmo que não elogiei muito o programa, e sim a Fátima. Beijos e obrigado pelo comentário.

Gabriela Palombo disse...

Ela é ótima creio que com o tempo tudo vai melhorar.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Concordo em parte, Sérgio. Após tanta expectativa, curiosidade e divulgação massiva, esperava-se muito mais do que o programa de estreia apresentou. Fátima Bernardes estava bonita e à vontade, mas as pautas foram fracas. O ponto alto foram as matérias dos correspondentes internacionais, sobre adoção na Inglaterra e no Marrocos.
O horário não é dos melhores.
Marcus Veras tem potencial para produzir matérias mais divertidas.
Por ora, não vi nada de diferente em relação a outros programas dirigidos ao público deste segmento. Espero que as próximas edições do "Encontro" sejam melhores.

Trilhamarupiara disse...

Eu não vi a estreia, mas vi um pouquinho hoje e achei legal a proposta, minha filha mais nova ama essa mulher desde os 9 anos ela diz que será jornalista por causa da Fátima, está com 12 e ainda não mudou de ideia, qdo estive no Rio tive que leva-la p ver a central de jornalismo da globo, mesmo na recepção ela amou! Bjooooss

Trilhamarupiara disse...

Eu não vi a estreia, mas vi um pouquinho hoje e achei legal a proposta, minha filha mais nova ama essa mulher desde os 9 anos ela diz que será jornalista por causa da Fátima, está com 12 e ainda não mudou de ideia, qdo estive no Rio tive que leva-la p ver a central de jornalismo da globo, mesmo na recepção ela amou! Bjooooss

Unknown disse...

Além do charme e beleza, Fatima é um talento como jornalista. Apresentadora é fichinha pra ela.

Uma Interessante Vida disse...

Poxa, Sérgio e não é que eu perdi... (risos) A televisão tem colocado tanta coisa boa que às vezes me perco... Outro dia desses vi que o SBT vai voltar a exibir "A Garota do Blog", mas não consigo lembrar qual dia. abraços e tudo de bom!

Fabio Dias disse...

O título do texto já diz tudo, afinal que pautas fracas foram aquelas?

Cadê a Fátima diferente prometida?

Espero que melhore!

Fabio
www.ocabidefala.com

Clau disse...

Oi Sérgio,boa tarde!
A Fátima tem uma credibilidade,que não é pra qualquer jornalista.
Porém o programa não me surpreendeu.
Confesso que assisti por curiosidade.
Os temas abordados,foram até interessantes,mas para um programa de estréia,foram fracos.
Mas de repente tudo pode melhorar.Após alguns ajustes,quem sabe,o 'Encontro com Fátima Bernardes' mostre a que veio.
Porque de diferente mesmo apenas vi a Fátima de corpo inteiro no vídeo.
Bjs!

Unknown disse...

Eu assisti a estreia e gostei, a Fatima realmente sabe como se apresentar acho ela uma mulher maravilhosa, tomara que esse programa de certo pq não é fácil ter a semana toda..valeu o post
Abraços com carinho
Rita!!!!

Adriana Helena disse...

Olá Sérgio!
Boa tarde amigo!
Puxa, eu queria muito ter assistido a estreia do programa, mas infelizmente não deu.

Entretanto, mediante a sua criteriosa análise percebi como foi: sustentou-se em cima da brilhante jornalista e agora apresentador Fátima Bernardes!

Deve mesmo ser sucesso... Uma pena terem tirados os desenhos..rsrs meu sobrinho de 4 aninhos e fã da TV Globinho não vai gostar nada nada desta mudança..rsrs
Abração amigo e muito obrigada!
Boa semana!!!

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Não vi o programa e é quase certeza que não verei, porém torço muito para que de certo sobretudo porque Fátima merece, ela é maravilhosa, competente e muito simpática, tenho certeza que o programa vai arrasar.

http://brincdeescrever.blogspot.com.br/

BLOGZOOM disse...

Sergio, eu não pude assistir, mas li as criticas (ruins) pela internet e ouvi de amigos. Ela é uma das melhores jornalistas brasileiras, muito capaz, tenho minha opiniao formada sobre ser apresentadora. Como ela é uma mulher inteligente, provavelmente vai encontrar uma maneira de fazer com que os encontros se tornem mais atrativos.

Bjs

Sérgio Santos disse...

OI Gabriela, obrigado pelo comentário. Também acho que tudo pode melhorar com o tempo e tem tudo para isso. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Elvira, é exatamente esse o ponto: não há diferença em relação aos demais formatos destinados ao público matutino. O maior atrativo foi a Fátima mesmo que se mostrou uma ótima apresentadora, mas de resto... Gostei da matéria sobre adoção, embora não tenha sido nada de muito diferente de tantas reportagens semelhantes que já foram exibidas. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen, quer dizer que sua filha tem o interesse em seguir no jornalismo por causa da Fátima? Ela arrumou um bom exemplo para se mirar. O programa não tem nada de novo, mas a Fátima se saiu muito bem. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Eliel, também acho. Fátima é muito simpática e competente. Torço pelo sucesso da atração. Abração e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie, o horário do programa é ingrato mesmo. Eu por exemplo só peguei o finalzinho, mas deixei gravando e vi depois. Acredita que não vi esse filme? Deve ser legal. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Fabio, já dava pra ver pelas chamadas que as pautas não seriam nada 'inovadoras'. Espero que com o tempo modificações sejam feitas e a atração melhore no conteúdo, porque na apresentação eles já acertaram. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Oi Clau, isso é verdade. Muita gente ficou surpresa ao ver que a Fátima 'tinha pernas'. rsrs E o motivo pela grande audiência da estreia foi mesmo a curiosidade, afinal, a emissora divulgou muito o programa e atiçou isso. Vamos ver se as pautas melhoram. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Rita, não será fácil ter uma programa diário. São muitas obrigações para entreter o telespectador o por quase duas horas diárias e a semana inteira. Mas Fátima estava feliz nessa sua nova empreitada. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Adriana! As crianças detestaram essa mudança e todas migraram para o SBT que ficará facilmente com a vice-colocação e brigará pela liderança com a Fátima. Acredito que com o tempo, a produção irá fazer muitas modificações para que o interesse do público não se perca. Vamos aguardar. Beijos e obrigado pelo comentário bacana de sempre.

Sérgio Santos disse...

Oi Rafael, ela é simpaticíssima mesmo e parece que apresenta aquele programa há muito tempo. Mostrou naturalidade e desenvoltura. O conteúdo é que ainda deixa a desejar, mas acredito que com o tempo tudo irá se acertar, vamos ver. Abração e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Sissym, a crítica não gostou muito do programa mesmo. Fátima é competente e não deixará se abater por esse início um pouco conturbado, afinal, ela sabia que não seria fácil. Beijos e obrigado pelo comentário.

Vera Lúcia disse...

Olá Sérgio,

Não assisti e provavelmente não poderei acompanhar o programa devido ao horário. Contudo, Fátima Bernardes é uma jornalista de grande talento e bem desembaraçada. Estou na torcida pelo sucesso do programa. Se isso não ocorrer, com certeza, não será pela atuação dela, mas por eventuais falhas da produção.

Ótimo dia para você.

Abraço.

Paty Michele disse...

Oi Sérgio,
como estou de férias, dei uma espiadinha no segundo dia e vim aqui dar o meu pitaco. Assim como vc, tbm tive a mesma impressão sobre os humoristas. totalmente desnecessários. Talvez a intenção fosse dar leveza ao programa, mas eles não se acertam no momento de falar e acabam quase atropelando a estrela mor.
Acredito que os ajustes serão feitos ao longo dos meses, pois em televisão, ibope é tudo!
Um beijo, querido!

Milene Lima disse...

Não vi a estréia e acho que pouco vou ver do programa, já que trabalho pela manhã e quando estou em casa, quase não vejo TV no horário matutino.

Mas gosto muito da Fátima e espero que o programa dê muito certo, que engrene um pouquinho a cada dia, porque ela é uma grande profissional.

Beijo, Sérgio.

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
ACOMPANHEI HOJE, O PROGRAMA DA FÁTIMA
E CONCORDO CONTIGO EM VÁRIOS PONTOS.
EU ACHO QUE ELA MERECIA UM HORÁRIO NOBRE, POIS COMO BEM DIZES SEU PUBLICO SERÁ A GRANDE MAIORIA DE DONAS DE CASA.( NÃO QUE ISTO DESMEREÇA A AUDIÊNCIA)
MAS, DESEJO SUCESSO A FÁTIMA, ELA MERECE.
ABRÇS

zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

Rosangela santos Ferreira disse...

Eu gostei do programa foi tudo de bom. A Fátima estava ótima. Espero que os temas continuam assim mesmo. O tema sobre adoação munca vai acabar é bom sempre lembrar que este tema no Brasil,fica um pouco a desejar, muita gente sem sabe o que é realmente adoação.Fiquei sabendo coisas que eu não sabia.Ainda falar que o tema é repetitivo, numca será porque tem gente que não sabe de nada.É importante falar sempre, que surgir um oportunidade com esta no seu programa, Sejam bem vindo Fátima. O seu programa é 10Parabéns.

Unknown disse...

assisti algumas partes do programa e acho que eles ainda vão fazer algumas modificações. tem alguma coisa que não está 100% e não sei definir.
li na internet que o pessoal da globo está comentando que ela está sendo favorecida com a presença de atores famosos que não aceitam ir em outros programas. enfim, é óbvio que ela está sendo favorecida inclusive com todo o aparato do programa, o que não tira o mérito da Fátima Bernardes.
Beijos

Sérgio Santos disse...

Oi Vera, também acho que a culpa não é da Fátima e sim do formato. Não cheguei a acompanhar os demais programas, mas de acordo com os comentários a atração continua sem atrativos. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Paty, obrigado pelo comentário. A presença dos humoristas foi para dar um ar de leveza mesmo, mas não deu certo, pelo menos na estreia. Não vi graça alguma, pelo contrário, fiquei constrangido com as 'piadinhas'. Desnecessário. Acho que com o tempo, a produção vai acertar, porém, acredito que a concorrência ficará acirrada sempre. Beijos! =)

Sérgio Santos disse...

Oi Milene, o horário é ingrato e também não cheguei a ver o programa ao vivo. Deixei gravando e vi depois. Torço pelo sucesso da Fátima, vamos ver no que vai dar. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Zilani, também desejo sucesso para a Fátima. Ainda é cedo para dar um parecer 'final', mas com ajustes creio que o programa terá um bom retorno para a Globo. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Rosangela, obrigado pelo comentário. O tema da adoção foi muito bem tratado pelo programa e foi um dos poucos pontos positivos da estreia. Fátima agora enfrentará a dura concorrência das manhãs e terá trabalho pela frente. Também torço pelo sucesso. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Jeanne, isso é um fato. A Globo tem investido alto no programa e continuará fazendo isso nos próximos três meses. E vale a pena, pois é um novo projeto. Muita gente esperava mais da atração, pois gerou muita repercussão antes mesmo de entrar na grade. Beijos e obrigado pelo comentário.

Samanta disse...

Olá Sérgio, tudo bem ?

Não tive a oportunidade de assistir, mas como trabalho na internet já vi inúmeras críticas e elogios...
Mesmo sem ter visto, já posso afirmar que concordo contigo que humoristas em um programa neste formato me parecem um tanto desnecessários e podem até dar um tom vulgar a um programa que provavelmente tem o intuito de ser "classudo" afinal com a Fátima no comando, não poderia ser de outra forma.
Acho que com o tempo talvez sejam feitas mudanças e até chegarem ao formato ideal, sabemos que bons assuntos não faltam e que o carisma e inteligência dela são inquestionáveis.
A Emissora tem a faca e o queijo na mão para produzir um programa de qualidade, vamos ver se irão aproveitar a oportunidade ;)

Um enorme abraço e um ótimo restinho de semana pra você :D

Sérgio Santos disse...

Oi Samanta! Obrigado pelo ótimo comentário de sempre. A audiência do programa caiu e agora tem perdido para os desenhos do SBT. Isso era previsível e agora é necessário que esses ajustes venham com mais rapidez, porém, ainda é cedo para falar qualquer coisa a respeito do rendimento da atração. Acredito que com o tempo, o programa conquistará seu público. Beijos e ótimo restinho de semana pra você também!

Thallys Bruno Almeida disse...

Bem, Sérgio, para as expectativas depositadas no programa, o resultado geral é desanimador, o que tem favorecido o SBT e seus investimentos na programação infantil - acho até que o programa estreou cedo demais. As pautas da primeira semana eram um tanto batidas e o cenário me pareceu algumas vezes confuso. Espero que o programa consiga se diferenciar ao longo do tempo, dada a competência e o carisma de Fátima junto ao público. E, mudando um pouco de assunto, também torço para que o Na Moral, do Pedro Bial, tenha uma melhor sorte em sua estreia.

Sérgio Santos disse...

Thallys, houve um erro de estratégia. Estrear um programa como esse perto das férias escolares foi um equívoco. E o formato não tem nada de novo, o que também prejudica. Vamos ver se melhora. Acredito que o programa do Bial será mais interessante, acho eu. Abração e obrigado pelo comentário.