quarta-feira, 16 de maio de 2012

Canal Viva completa dois anos de sucesso para deleite do público

Nessa semana o Canal Viva, pertencente ao grupo Globosat, completa dois anos de existência. Inaugurado no dia 18 de maio de 2010, o canal a cabo tem como objetivo reprisar vários programas, novelas, seriados e minisséries que marcaram a história da Rede Globo de Televisão e a vida dos telespectadores.


Apesar da pouca idade, o canal já pode ser considerado um dos maiores acertos da tevê por assinatura dos últimos anos. Desde sempre que o público cobra da Globo as reprises de seus programas mais antigos e novelas clássicas, que marcaram a história da televisão. O "Vale a Pena Ver de Novo" era um dos poucos recursos que a empresa dispunha para saciar essa saudade dos seus telespectadores, mas nos últimos anos, há muitas reprises de novelas recentes e quase nenhuma de tramas mais antigas (com mais de quinze anos no mínimo). E foi justamente com a criação desse canal que o público tem tido suas vontades atendidas.

"Quatro por Quatro", "Por Amor", "Vamp", "Vale Tudo" e "Roque Santeiro", foram algumas novelas já reprisadas pelo Viva.
Atualmente o canal tem reexibido "Top Model", "Barriga de Aluguel" e "Que Rei Sou Eu?", novelas que fizeram muito sucesso e marcaram época. Em breve, colocarão no ar as reprises de "Felicidade" e "A Próxima Vítima", substituindo as duas primeiras que já estão na reta final. Minisséries como "Os Maias", "Chiquinha Gonzaga" (que será exibida novamente nas próximas semanas), "A E I O Urca", "Labirinto", "O Tempo e o Vento" e "Agosto" também foram reapresentadas para o deleite dos saudosistas.

Além das novelas, vários programas humorísticos entraram para a grade do canal e repetem o sucesso que faziam antigamente. O "Sai de Baixo" é um exemplo. Esse fenômeno de audiência começou sendo exibido diariamente, assim que o Viva foi inaugurado, e ainda continua na grade, mas agora semanalmente. A "Escolinha do Professor Raimundo" vai ao ar de segunda a domingo e relembra o talento de Chico Anysio e  sua trupe. Também há reprises de "Viva o Gordo", protagonizado por Jô Soares, "TV Pirata", "Armação Ilimitada", "Chico City", "Minha Nada Mole Vida" e "Toma Lá Dá Cá", essas duas últimas séries um pouco mais recentes que as demais.

O canal optou por reexibir alguns programas da Globo que estão no ar, funcionando como uma espécie de horário alternativo, o que acaba sendo útil para quem não consegue vê-los nos horários tradicionais da emissora carioca. "Caldeirão do Huck", "Vídeo Show", "Mais Você" e "Estrelas" são alguns exemplos.

Recentemente o Viva começou a reprisar o "Globo de Ouro", atração musical de sucesso dos anos 70/80, o que tem ocasionado uma grande repercussão nas redes sociais, como o Twitter. Todos fazem questão de comentar sobre o programa (exibido às 23h15) e relembrar as músicas que fizeram sucesso no passado. Fato semelhante ocorreu na época em que a reprise de "Vale Tudo" foi ao ar (00h45). A novela foi intensamente comentada nas redes e todos voltavam a apreciar o 'mistério' a respeito do assassinato de Odete Roitman (Beatriz Segall) e as maldades de Maria de Fátima (Glória Pires).

O Canal Viva está completando dois anos de existência, recebendo o carinho cada vez maior dos telespectadores, que não se cansam de assistir aos programas e novelas que marcaram época. Com o sucesso obtido em tão pouco tempo de vida, está mais do que claro que o canal ficará por muitos anos no ar, revivendo uma época que não volta mais e entretendo o coração recheado de saudosismo e nostalgia do público. Parabéns, Viva!

30 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Perfeita crítica, Sérgio. O Viva foi um acerto e tanto da Globosat. É ótimo relembrar os programas/novelas que fizeram grande sucesso na tela da Globo e cujo público ansiava por possíveis reprises. Das que já foram, gostei especialmente de Vale Tudo (novelaça do Gilberto Braga) e Roque Santeiro.

Os dois maiores acertos da programação especial de dois anos do Viva foram os relançamentos de Que Rei Sou Eu (novelão do Cassiano Gabus Mendes) e principalmente do Globo de Ouro. No último caso, eu adorei o programa desde a estreia. As músicas de sucesso, os grandes artistas (especialmente da MPB e do rock) e até mesmo as "modinhas" da época dão a sensação de que aquela época tinha uma magia especial que se perdeu com o tempo. Além dos modismos, como os figurinos, cenários, visuais, que hoje seriam tachados de bregas.

E que venham A Próxima Vítima, Felicidade e Chiquinha Gonzaga! Vida longa ao Viva!

Uma Interessante Vida disse...

Ai que legal, Sérgio!
Não conhecia este canal... super interessante reprisar o que há de melhor! abraços e tudo de bom.

E. Felipe disse...

Parabéns ao Viva e ao ótimo texto que traçou muito bem a trajetória desses 2 anos do canal.

Realmente, o Viva foi uma ótima alternativa aos noveleiros saudosistas e mesmo os mais novos interessados em teledramaturgia de outras épocas, algo raramente atendido pelo Vale a Pena Ver de Novo.

Conhecer Vale Tudo, Vamp, Top Model e Que Rei Sou Eu? foram gratificantes para mim, assim como ver pela terceira vez Por Amor e o será em relação a A Próxima Vítima.

Só espero que o canal resolva pequeninos defeitos, como o visual exagerado (logotipo e inserções extravagantes que poluem as aberturas das novelas) e que valorize produções dos anos 70 e da primeira metade dos anos 80 (nada disso foi reprisado ainda), bem como invista em produções jamais reexibidas (como Cara e Coroa, Explode Coração, Salsa e Merengue, Selva de Pedra 1986, por exemplo).

Sérgio Santos disse...

Thallys, obrigado pelo comentário. Foi um grande acerto mesmo e o público tem assistido cada vez mais ao canal, que já ficou na liderança de audiência entre os canais pagos várias vezes, fato raro em se tratando do pouco tempo que tem de vida. Muitas novelas, minisséries e seriados ainda serão reprisados pelo Viva e o telespectador agradece.

O Globo de Ouro tem divertido os Twitteiros e acho que terá uma vida longa no ar, apesar do canal ter anunciado que seria uma breve homenagem apenas. Abraço!

Sérgio Santos disse...

Oi, Barbie! O canal é ótimo e vale a pena você conferir, caso possa! Obrigado pelo comentário. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi, Emerson! Obrigado pelo comentário e pelo elogio! Como você mesmo disse, o Viva não agradou só os saudosistas, como também os novos telespectadores que não puderam acompanhar programas e novelas mais antigas. Os erros apontados merecem ser corrigidos. Também não gosto dessas inserções, que acabam poluindo as aberturas, como no caso de "Que Rei Sou Eu?" e que leio suas reclamações no Twitter.

Também espero que o canal invista em reprises mais antigas, como dos anos 70, e acredito que fará isso mais cedo ou mais tarde. Abração! :)

K & A. disse...

Olá, Sérgio!
Do canal, gosto mesmo é das reprises da Escolinha do Professor Raimundo, são ótimas.
Abçs!
Rike.

Sérgio Santos disse...

Oi, Rike! Obrigado pelo comentário! Sempre que tenho tempo vejo a Escolinha. Também é um dos meus programas preferidos do canal Viva. Abração!

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Boa crítica, Sérgio. A equipe do Viva tem bom gosto ao escolher as atrações a ser reprisadas. "A Próxima Vítima", "Chiquinha Gonzaga", "Viva o Gordo", "TV Pirata", "Chico City", "O Tempo e o Vento", "Que Rei Sou Eu?", "Por Amor", entre outros, foram excelentes.

O Vitor viu... disse...

God Save the Viva!

Sérgio Santos disse...

Oi, Elvira! Obrigado pelo comentário. É verdade, essa equipe do Vive tem um bom gosto e tanto, e sabe do que o público sente falta. Que venham mais reprises por aí! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi, Vitor! Que bom te ver aqui! Obrigado pelo comentário! Salve mesmo! Abração! :D

Trilhamarupiara disse...

Olá Carlos, vim retribuir a visita e adorei tudo, sou uma ótima noveleira, e adoro tbém documentários etc, sabe que na VIVA agora estou assistindo DALLAS, amoooo, me lembro que era muito pequena qdo passava, e eu adorava fingir que era a Pamela ou a Suellen rrsrs, acho que vou ficar por aki se não se importa, assim ficarei mais antenada ainda! Abraços

Vera Lúcia disse...

Olá Sérgio,

Obrigada pela visita.

Já me instalei por aqui para ficar antenada com os detalhes da TV.

Assisto frequentemente as reprises da "Escolinha do Professor Raimundo". Meu marido adora e eu lhe faço companhia no horário do programa.

Seu texto foi muito bem colocado.

Abraço.

Ricardo Miñana disse...

Hola no conozco ese Canal, pero a su corta edad parece que es un éxito.
que tengas una buena semana.
un abrazo.

Unknown disse...

Olá vim desejar um dia cheio de muita
alegria pra vc, com som de boa musica
agradeço sempre a visita por deixar
no meu cantinho a sua presença que
gosto tanto.
Parabéns por tudo que faz com bom gosto
Bjusss
Rita!!!!!

Unknown disse...

É muito bom mesmo este canal. Beijos :)

Unknown disse...

É muito bom mesmo este canal. Beijos :)

Dandara Blue disse...

Sérgio,
Adorei o texto,sou grande fã do VIVA.Gosto muito de algumas séries que reprisam.As novelas,os humorísticos,enfim,é mesmo um Video-Show de verdade.Se você souber,poderia me informar se o canal já reprisou Desejo,sobre Euclides da Cunha?Não me lembro de ter revisto e gostaria muito que voltasse ao ar.
Um beijo grande e mais uma vez,parabéns!

Sérgio Santos disse...

Oi, Kellen! Seja bem-vinda e obrigado pelo comentário! Mas meu nome é Sérgio, tá? rs

Sim, agora o Viva também está reprisando algumas séries e DALLAS é uma delas. Vc deve estar se divertindo em poder revê-la! Que bom que ficará por aqui! Beijos.

Sérgio Santos disse...

O, Vera. Eu que agradeço. Também vejo 'A Escolinha do Professor Raimundo' e o melhor do programa é a ironia e as piadas internas entre os humoristas. O Chico brincava muito com eles. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Ricardo, Bienvenido! Aconselho a tentar assistir o canal caso consiga. Vale a pena. Obrigado pelo comentário. Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi, Rita, obrigado pelo comentário gentil. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi, Jeanne! Obrigado pelo comentário. O canal foi um grande acerto e um presente para o público! Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi, Dandara, obrigado pelo comentário e pelo carinho de sempre! 'Desejo' foi reprisada sim e duas vezes (a primeira em novembro de 2010 e a segunda em agosto de 2011). Beijos.

Samanta disse...

Olá Sérgio, como vai ? Perdão pelo atraso, desde o dia das mães que viajei para visitar a minha mamys e só retornei ontem :)
O Canal realmente merece um destaque aqui no seu espaço, adorei a postagem ! Tomei conhecimento do mesmo a poucos meses e desde então estou sempre assistindo as atrações !
É muito bom rever programas que nos encantaram no passado e até mesmo para quem nunca assistiu naquela época, vale a pena conferir !
Aliás este é um dos aspectos que achei mais interessante, dar oportunidade aos mais novos de conhecer tanta coisa boa !
Que bom que continuará no ar, sem dúvidas é um ótimo entretenimento, já ganhou lugar aqui em casa :)

Grande abraço e que sua semana seja ótima !! :)

Sérgio Santos disse...

Oi, Samanta! Que isso, não tem problema algum! Espero que tenha se divertido na viagem!

Realmente quando encontramos esse canal dificilmente conseguimos sair dele. Foi uma criação e tanto. Isso apenas comprova como o público é saudosista. E os que não acompanharam na época têm a oportunidade de conhecer o que era sucesso no passado. Que você também tenha uma ótima semana! Beijão!

Anônimo disse...

Sergio ,tubo bem e parabens !
Olha eu gostaria de saber como faco para ter canal viva e quanto custa por assinatura ?
Porque depois de eu ter um dia esse canal viva e darei a resposta do pedido de novelas ? Porque depois de eu aguardar a chegada do tv a cabo do canal viva eu gostaria que aguarde o meu pedido que gostaria de rever novelas antigas pra reprisar

SONHO MEU
O OUTRO
VILA MADALENA
QUEM E VOCE
PATRIA MINHA
UGA UGA
SENTIMO SENTIDO
OLHO NO OLHO
A PADROEIRA
PERIGOSAS PERUAS
MEU BEM QUERER
VIRA LATA
DEUS NOS ACUDA
BAMBOLE
O AMOR ESTA NO AR
GENTE FINA
O DONO DO MUNDO

OK. uma dessas para reprisar no canal viva só depois de eu conseguir o cabo da globosat/canal viva darei a resposta. Sergio parabens e muito obrigado. Fabio santana

Anônimo disse...

Agora ja fiz pela assinatura com novelas para minha familia no canal viva e agora reprise algumas dessas novelas na lista acima que ja comentei e obrigado. Fabio santana

Anônimo disse...

Parabens sergio ,sou fã do canal viva porque ele reprisa as novelas "ANTIGAS" é a melhor canal que ja conheci é incrivel sem duvida .
Gostaria que o canal viva reprisasse as novelas Sonho meu e Gente fina .

Obrigado . Fabio